Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
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Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
As tarifas reguladas - aquelas que todos os anos eram fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos - acabaram a 1 de janeiro e foram substituídas por tarifas transitórias que são, respetivamente, 2,8% e 2,5% mais caras.
A alternativa é mesmo passar para o mercado livre, onde são as empresas como a EDP, a Galp ou a espanhola Endesa a definir os preços, que serão mais baixos que os das tarifas transitórias.
Para isso, tem de mudar de operador, mesmo se se quiser manter na EDP, mas tem até ao fim de 2015 para o fazer. O Dinheiro Vivo explica-lhe como tudo vai funcionar.
Leia mais em a sua nova marca de economia
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Por acaso já mudei .mudei para a Galp. E mudei porque o fornecedor de gàz já era a Galp.
Mas, é tal coisa, mandaram-me sms a dizer que fizesse a contagem e ligasse para lá . Caso contrário faziam por estimativa.
O que eles não querem é pagar a quem faça a contagem. São menos postos de trabalho e, sendo assim.,colocam o utente a trabalhar para eles.
Como eu pago para não me chatear (já não tenho idade para isso...) fiz a contagem e mandei-lhes.
Mas, é tal coisa, mandaram-me sms a dizer que fizesse a contagem e ligasse para lá . Caso contrário faziam por estimativa.
O que eles não querem é pagar a quem faça a contagem. São menos postos de trabalho e, sendo assim.,colocam o utente a trabalhar para eles.
Como eu pago para não me chatear (já não tenho idade para isso...) fiz a contagem e mandei-lhes.
Luisa Baião- Coronel
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Ora aqui está uma noticia que mexe nos nossos bolsos.
Situação a estudar.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Gostava realmente de escolher mas não tenho informação suficiente... vou esperar para ver.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
msm escreveu:Gostava realmente de escolher mas não tenho informação suficiente... vou esperar para ver.
Aqui podemos consultar qual o fornecedor mais favorável:
http://www.erse.pt/consumidor/bibliotecadoconsumidor/abcdoconsumidor/escolhadefornecedor/Paginas/Escolhadefornecedor.aspx
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Aqui fica um simulador: http://www.erse.pt/pt/electricidade/simuladores/simuladoresdecomparacaodeprecosnomercado/Paginas/simuladordecomparacaodeprecosembtnparaportugalcontinental.aspx
Deixo aqui um comentário do JN
e encontrei ESTE guia que aborda quase tudo o que precisamos saber.
Deixo aqui um comentário do JN
Não há lei neste Pais que obrigue a ter conta bancária.Não vejo aqui ninguém falar sobre a forma de pagamento, pois agradecia que quem soubesse me informasse como vão os milhares de idosos portugueses que NÃO TEEM BANCO nem CARTÂO DE MULTIBANCO pagar por débito direto ou através de multibanco, que são as únicas formas de pagamento que passam a ser possiveis, quando antes era possível pagar ou pelos correios ou payshops. EU SEI PORQUE È, é simples as comissões que pagavam aos CTT ou payshops passam para lucros das empresas distribuidoras, Afinal enche-se a boca com os idosos e depois quando é necessário defendê-los ninguém liga nada.
e encontrei ESTE guia que aborda quase tudo o que precisamos saber.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Esta e mais uma forma de por os portugueses a pedir... vai ser como nos combustiveis, daqui a uns 5/6 anos, estamos a pagar o dobro do que pagamos agora...
PedroSantos- 2º Sargento
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Gostaria de ouvir opiniões de quem já mudou e quais as (des) vantagens e graus de satisfação dos diversos operadores de mercado.
Última edição por PINTAROLAS em Seg 07 Jan 2013, 14:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ort.)
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Mudei á mais de dois meses .Por ora ,ainda andam nos ajustes e ainda não faço ideia como virá a conta,nem as vantagens/desvantagens. Já lá fui para saber e disseram que estavam á espera de a EDP dar os numeros...
Luisa Baião- Coronel
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Tipo de Fornecimento: BTN, Potência Contratada até 20,7 kVA
Discriminação de Contagem: Simples
Escalão de Potência Contratada: 5,75 kVA
Consumo (1 ano): 6.000 a 7.000 kWh
Edesa ou Galp.
Como já era cliente Galp gás, beneficio ainda de 5% de desconto na factura do gás, bem como 5% na electricidade, aderi à um ano.
Discriminação de Contagem: Simples
Escalão de Potência Contratada: 5,75 kVA
Consumo (1 ano): 6.000 a 7.000 kWh
Edesa ou Galp.
Como já era cliente Galp gás, beneficio ainda de 5% de desconto na factura do gás, bem como 5% na electricidade, aderi à um ano.
Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Mudei recentemente (21DEC12) para a bi-horaria da Galp + 5% de desconto no gás natural. Ainda tou á espera da 1º fatura.
Depois info.
Depois info.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Eu vou manter-me na EDP.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Tambem eu, pelo menos por enquanto. Mas acho que mesmo assim temos de celebrar um novo contrato. A ver vamos....Pereira13 escreveu:Eu vou manter-me na EDP.
msm- Sargento-Ajudante
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Sim, eu já celebrei novo contrato.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Na DECO tem um simulador também muito bom: http://www.deco.proteste.pt/casa/eletricidade-gas/simule-e-poupe/eletricidade-gas-melhor-tarifa?ssAction=Index&forceProfileChoice=True
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Que fornecedor de gás e eletricidade escolher?
As tarifas reguladas de eletricidade e gás natural - aquelas que todos os anos eram fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos - acabaram a 1 de janeiro e foram substituídas por tarifas transitórias, mas isso não quer dizer que tenha de mudar já de operador ou que vá ficar sem eletricidade e gás em casa. Os clientes domésticos têm até ao final de 2015 para mudar para o mercado livre.
Neste momento, o pior que pode acontecer é estar a gastar mais dinheiro porque as tarifas transitórias aumentaram, respetivamente, 2,8% e 2,5% em janeiro, e podem voltar a subir novamente de três em três meses.
O primeiro passo é estudar as ofertas que existem no mercado e perceber qual a que melhor se adequa aos consumos mensais. O JN/Dinheiro Vivo compilou as ofertas que existem hoje no mercado livre de eletricidade e gás para os clientes domésticos.
A EDP e a Galp são as empresas com as campanhas mais agressivas e com mais pacotes disponíveis. Já a Endesa tem uma oferta bastante vantajosa, principalmente se tiver tudo elétrico em casa, e a Iberdrola prepara-se para apresentar uma nova oferta ainda este mês. Contudo, todas têm em comum o facto de não ter fidelização (pode-se mudar de operador quando se quiser).
EDP Casa Total
Oferta para ter fatura conjunta de eletricidade e gás. Dá 2% de desconto na eletricidade, nas tarifas simples e tri-horárias e 5% no gás. Tem tarifa bi-horária para potência a partir de 3,45 kvA, mas o preço é igual ao da tarifa transitória, ou seja, ao que existe atualmente.
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As tarifas reguladas de eletricidade e gás natural - aquelas que todos os anos eram fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos - acabaram a 1 de janeiro e foram substituídas por tarifas transitórias, mas isso não quer dizer que tenha de mudar já de operador ou que vá ficar sem eletricidade e gás em casa. Os clientes domésticos têm até ao final de 2015 para mudar para o mercado livre.
foto Global Imagens |
O primeiro passo é estudar as ofertas que existem no mercado e perceber qual a que melhor se adequa aos consumos mensais. O JN/Dinheiro Vivo compilou as ofertas que existem hoje no mercado livre de eletricidade e gás para os clientes domésticos.
A EDP e a Galp são as empresas com as campanhas mais agressivas e com mais pacotes disponíveis. Já a Endesa tem uma oferta bastante vantajosa, principalmente se tiver tudo elétrico em casa, e a Iberdrola prepara-se para apresentar uma nova oferta ainda este mês. Contudo, todas têm em comum o facto de não ter fidelização (pode-se mudar de operador quando se quiser).
EDP Casa Total
Oferta para ter fatura conjunta de eletricidade e gás. Dá 2% de desconto na eletricidade, nas tarifas simples e tri-horárias e 5% no gás. Tem tarifa bi-horária para potência a partir de 3,45 kvA, mas o preço é igual ao da tarifa transitória, ou seja, ao que existe atualmente.
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DECO e o leilão.
Até 30 de abril, participe no nosso (DECO) leilão de eletricidade e reduza a sua fatura mensal.
Esta ação é gratuita e está aberta a todos os consumidores. Quantos mais formos, maior o desconto que conseguimos.
Link de inscrição: https://www.paguemenosluz.pt/?utm_source=PROTESTE&utm_medium=TAKEOVER&utm_content=Takeover1&utm_campaign=paguemenosluz
Vamos aderir em massa para ver se poupamos uns trocos.
Vou me inscrever já de seguida.
Esta ação é gratuita e está aberta a todos os consumidores. Quantos mais formos, maior o desconto que conseguimos.
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Vamos aderir em massa para ver se poupamos uns trocos.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Mudei para EDP Casa Total estou satisfeito assim já não tenho que carregar a bilha
antipilho- 2º Sargento
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Mensagem : C.R.P. Artigo 26.º Outros direitos pessoais 1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Registei-me no https://www.paguemenosluz.pt/; preenchi uma ficha detalhada dos meus consumos, agurdarei que eles me proponham o melhor fornecedor, até lá prefiro agardar.
Convidad- Convidado
Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Tambem acabei de me inscrever agora é esperar a ver o que dá!!!!!!!!!
conchinha- Sargento-Ajudante
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Mensagem : olá um abraço amigo para todos os membros do forum
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Quantos mais melhor.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Os 12 passos para aderir ao leilão da electricidade
Desde a adesão à conclusão do contrato, conheça os principais passos a seguir, bem como quais são os principais entraves e exclusões.
1. Como é feita a inscrição?
Basta ir ao portal www.paguemenosluz.pt e preencher os campos referidos (nome, e-mail e telefone) e validar a inscrição. Para obter uma proposta mais personalizada, a Deco aconselha a preencher também alguns dados sobre o contrato actualmente em vigor como a potência contratada, o tipo de tarifário (simples, bi-horário ou tri-horário), os consumos, o fornecedor actual, entre outros.
2. Quem pode participar?
O leilão está aberto a todos os consumidores que residam no Continente (nas regiões autónomas não existe ainda mercado liberalizado), desde que se tratem de clientes particulares com potência contratada até 20,7 kVA.
3. Durante quanto tempo dura o leilão?
O período de inscrição decorre até 30 de Abril de 2013. Após a realização do leilão, com base na informação fornecida pelo consumidor, a Deco calcula a despesa com electricidade e informa-o da poupança que poderá ser obtida com a proposta de tarifa facultada pelo fornecedor que vencer o leilão. A associação de consumidores compromete-se a comunicar o resultado do leilão e as informações personalizadas a partir de 15 de Maio. Após essa data, cabe a cada consumidor aceitar ou recusar a proposta até 30 de Junho.
4. Quem se inscrever, tem de mudar de fornecedor?
Ninguém é obrigado a mudar de fornecedor apenas por ter procedido à inscrição no leilão. Depois de chegar a acordo com um fornecedor de energia, a Deco entra em contacto com o consumidor para apresentar a estimativa personalizada de poupança da proposta apresentada pelo fornecedor vencedor. Ao consumidor compete decidir se aceita ou não mudar para aquele operador.
5. É possível participar com maisdo que um imóvel?
Quem for proprietário de vários imóveis, pode participar com todos no leilão. Contudo, terá de fazer uma inscrição para cada um deles.
6. Como é elaborada a proposta a apresentar a cada consumidor?
Esta baseia-se na informação prestada por cada consumidor. Com base na tarifa actual, a Deco calcula quanto o consumidor gastaria nos 12 meses após o leilão e compara esse valor com o que seria pago caso fosse escolhida a tarifa vencedora do leilão. A associação de consumidores aconselha a que sejam preenchidos todos os campos do formulário de inscrição para que resulte a melhor proposta possível. Por exemplo, no caso de não ser preenchido o campo do consumo apenas poderá ser apresentado um valor de poupança aproximado.
7. Quem tiver um contrato duplo de fornecimento de electricidade e gás também pode participar?
O leilão apenas abrange o fornecimento de electricidade. Quem tiver o fornecimento de electricidade e gás contratado à mesma entidade está abrangido por um contrato específico pelo que não está enquadrado nesta oferta.
8. Como se processa a mudança de fornecedor no âmbito do leilão?
No e-mail que é enviado a cada consumidor após o leilão há uma ligação para a respectiva oferta personalizada. No caso de estar interessado, basta seguir os passos indicados, fornecer alguns dados pessoais e "enviar o pedido". A inscrição
é enviada ao novo fornecedor que se ocupa do processo de transferência de operador e da comunicação da data de entrada em vigor do novo contrato.
9. Quando é que o novo contrato entra em vigor?
Desde que as informações constantes no pedido de mudança estejam correctas, a activação ocorre no prazo máximo de três semanas a contar do pedido. Trata-se do prazo necessário para que o fornecedor actual e o novo possam proceder
à alteração.
10. O que acontece passados 12 meses?
Antes do contrato caducar, o fornecedor de electricidade propõe um novo contrato com uma tarifa diferente. A Deco aconselha o consumidor a verificar se a tarifa proposta é interessante face à oferta disponível no mercado.
11. Após aceitar a proposta vencedora, é possível anulá-la?
O fornecedor que vencer o leilão envia uma carta com as condições do contrato. A partir desse momento, o consumidor dispõe de 14 dias consecutivos para cancelar o contrato.
12. Quem contactar para o esclarecimento de dúvidas?
É possível contactar o serviço de informação da Deco de segunda a sexta, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas através do telefone 808 780 050 ou do 218 410 890, para quem ligar
do telemóvel.
ECONOMICO
Desde a adesão à conclusão do contrato, conheça os principais passos a seguir, bem como quais são os principais entraves e exclusões.
1. Como é feita a inscrição?
Basta ir ao portal www.paguemenosluz.pt e preencher os campos referidos (nome, e-mail e telefone) e validar a inscrição. Para obter uma proposta mais personalizada, a Deco aconselha a preencher também alguns dados sobre o contrato actualmente em vigor como a potência contratada, o tipo de tarifário (simples, bi-horário ou tri-horário), os consumos, o fornecedor actual, entre outros.
2. Quem pode participar?
O leilão está aberto a todos os consumidores que residam no Continente (nas regiões autónomas não existe ainda mercado liberalizado), desde que se tratem de clientes particulares com potência contratada até 20,7 kVA.
3. Durante quanto tempo dura o leilão?
O período de inscrição decorre até 30 de Abril de 2013. Após a realização do leilão, com base na informação fornecida pelo consumidor, a Deco calcula a despesa com electricidade e informa-o da poupança que poderá ser obtida com a proposta de tarifa facultada pelo fornecedor que vencer o leilão. A associação de consumidores compromete-se a comunicar o resultado do leilão e as informações personalizadas a partir de 15 de Maio. Após essa data, cabe a cada consumidor aceitar ou recusar a proposta até 30 de Junho.
4. Quem se inscrever, tem de mudar de fornecedor?
Ninguém é obrigado a mudar de fornecedor apenas por ter procedido à inscrição no leilão. Depois de chegar a acordo com um fornecedor de energia, a Deco entra em contacto com o consumidor para apresentar a estimativa personalizada de poupança da proposta apresentada pelo fornecedor vencedor. Ao consumidor compete decidir se aceita ou não mudar para aquele operador.
5. É possível participar com maisdo que um imóvel?
Quem for proprietário de vários imóveis, pode participar com todos no leilão. Contudo, terá de fazer uma inscrição para cada um deles.
6. Como é elaborada a proposta a apresentar a cada consumidor?
Esta baseia-se na informação prestada por cada consumidor. Com base na tarifa actual, a Deco calcula quanto o consumidor gastaria nos 12 meses após o leilão e compara esse valor com o que seria pago caso fosse escolhida a tarifa vencedora do leilão. A associação de consumidores aconselha a que sejam preenchidos todos os campos do formulário de inscrição para que resulte a melhor proposta possível. Por exemplo, no caso de não ser preenchido o campo do consumo apenas poderá ser apresentado um valor de poupança aproximado.
7. Quem tiver um contrato duplo de fornecimento de electricidade e gás também pode participar?
O leilão apenas abrange o fornecimento de electricidade. Quem tiver o fornecimento de electricidade e gás contratado à mesma entidade está abrangido por um contrato específico pelo que não está enquadrado nesta oferta.
8. Como se processa a mudança de fornecedor no âmbito do leilão?
No e-mail que é enviado a cada consumidor após o leilão há uma ligação para a respectiva oferta personalizada. No caso de estar interessado, basta seguir os passos indicados, fornecer alguns dados pessoais e "enviar o pedido". A inscrição
é enviada ao novo fornecedor que se ocupa do processo de transferência de operador e da comunicação da data de entrada em vigor do novo contrato.
9. Quando é que o novo contrato entra em vigor?
Desde que as informações constantes no pedido de mudança estejam correctas, a activação ocorre no prazo máximo de três semanas a contar do pedido. Trata-se do prazo necessário para que o fornecedor actual e o novo possam proceder
à alteração.
10. O que acontece passados 12 meses?
Antes do contrato caducar, o fornecedor de electricidade propõe um novo contrato com uma tarifa diferente. A Deco aconselha o consumidor a verificar se a tarifa proposta é interessante face à oferta disponível no mercado.
11. Após aceitar a proposta vencedora, é possível anulá-la?
O fornecedor que vencer o leilão envia uma carta com as condições do contrato. A partir desse momento, o consumidor dispõe de 14 dias consecutivos para cancelar o contrato.
12. Quem contactar para o esclarecimento de dúvidas?
É possível contactar o serviço de informação da Deco de segunda a sexta, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas através do telefone 808 780 050 ou do 218 410 890, para quem ligar
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
PINTAROLAS escreveu:Até 30 de abril, participe no nosso (DECO) leilão de eletricidade e reduza a sua fatura mensal.
Esta ação é gratuita e está aberta a todos os consumidores. Quantos mais formos, maior o desconto que conseguimos.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Endesa venceu o leilão da eletricidade da Deco
A operadora de energia Endesa venceu o leilão de eletricidade promovido pela Deco, informou, esta sexta-feira a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
A proposta vencedora preenche os requisitos de Escolha Acertada, quer na tarifa simples quer na bi-horária, acrescenta a associação em comunicado divulgado.
Aos consumidores que participaram no leilão e que decidam contratar com a Endesa, a Deco diz que garante a estabilidade do preço durante um ano e isenção de custos com serviços associados à tarifa de eletricidade, além da inexistência de cláusulas lesivas nos contratos.
"A Deco agradece a recetividade das operadoras de eletricidade, pela abertura negocial demonstrada num projeto verdadeiramente pioneiro para o setor e para o país", afirma a associação.
Os termos finais do acordo com a Endesa vão ser revelados segunda-feira.
A Galp Energia, a Gas Natural Fenosa e a Iberdrola já disseram que não participaram no leilão. Excluídas as três empresas, restam a EDP e a Endesa a operar no mercado livre de eletricidade.
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A operadora de energia Endesa venceu o leilão de eletricidade promovido pela Deco, informou, esta sexta-feira a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
foto Global Imagens/Arquivo |
Consumidores querem eletricidade mais barata |
Aos consumidores que participaram no leilão e que decidam contratar com a Endesa, a Deco diz que garante a estabilidade do preço durante um ano e isenção de custos com serviços associados à tarifa de eletricidade, além da inexistência de cláusulas lesivas nos contratos.
"A Deco agradece a recetividade das operadoras de eletricidade, pela abertura negocial demonstrada num projeto verdadeiramente pioneiro para o setor e para o país", afirma a associação.
Os termos finais do acordo com a Endesa vão ser revelados segunda-feira.
A Galp Energia, a Gas Natural Fenosa e a Iberdrola já disseram que não participaram no leilão. Excluídas as três empresas, restam a EDP e a Endesa a operar no mercado livre de eletricidade.
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Não sei se terá sido um leilão que mais favoreceu os consumidores, porque segundo já li, só duas empresas entraram neste leilão, parece que a DECO queria contrapartidas, deste negócio....a ver vamos como dizia o cego.....
Raí- Sargento-Ajudante
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Ganhou a Endesa, caricato da situação foi a unica a concorrer.
xjpto- 2º Sargento
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Deco: Consumidores vão poupar até 79 euros na luz
Subscritores do leilão de eletricidade da Defesa do Consumidor com descontos da Endesa de até 5%.
Hoje, 20h21Nº de votos (1) Comentários (0)
Os subscritores do leilão de eletricidade da Deco, ganho pela Endesa, vão ter um desconto de até 5% face aos preços das tarifas transitórias, e de até 1,2% nas tarifas bi-horárias, anunciou esta segunda-feira a associação.
O director da Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Pedro Moreira, afirmou em conferência de imprensa que esta é uma tarifa "sem truques ou armadilhas" e que, em todos os casos, "o resultado do leilão é melhor do que o mercado" atualmente pratica.
A associação revelou que os 587.080 possíveis clientes do leilão vão ter uma poupança anual, se aderirem à tarifa simples, entre 1 euro, para a potência de 1,15 KvA (Kilowatt/hora), até 79 euros, para a potência de 20,7 KvA.
Segundo a Deco, as potências de 3,45 KvA e de 6,9 KvA, onde se situam a maioria das famílias portuguesas terão uma poupança anual de 15 e 23 euros, respetivamente.
Caso os consumidores já sejam associados da Deco, irão beneficiar de um desconto de pelo menos 5 euros na fatura de novembro, mas poderá ser maior se a Endesa conseguir ultrapassar os 100 mil clientes das mais de 587 mil propostas.
Segundo Pedro Moreira, o resultado do leilão atingiu os objetivos da Deco já que atingiu dois critérios: "é a melhor oferta do mercado e apresenta uma oferta para todas as potências".
É, portanto, segundo a Deco, a escolha acertada porque "é um preço garantido por 12 meses, isento das revisões trimestrais praticadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, sem serviços obrigatórios pagos a associados e sem cláusula de penalização, sendo que o consumidor pode sair a qualquer momento".
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/sociedade/deco-consumidores-vao-poupar-ate-79-euros-na-luz
Subscritores do leilão de eletricidade da Defesa do Consumidor com descontos da Endesa de até 5%.
Hoje, 20h21Nº de votos (1) Comentários (0)
Os subscritores do leilão de eletricidade da Deco, ganho pela Endesa, vão ter um desconto de até 5% face aos preços das tarifas transitórias, e de até 1,2% nas tarifas bi-horárias, anunciou esta segunda-feira a associação.
O director da Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Pedro Moreira, afirmou em conferência de imprensa que esta é uma tarifa "sem truques ou armadilhas" e que, em todos os casos, "o resultado do leilão é melhor do que o mercado" atualmente pratica.
A associação revelou que os 587.080 possíveis clientes do leilão vão ter uma poupança anual, se aderirem à tarifa simples, entre 1 euro, para a potência de 1,15 KvA (Kilowatt/hora), até 79 euros, para a potência de 20,7 KvA.
Segundo a Deco, as potências de 3,45 KvA e de 6,9 KvA, onde se situam a maioria das famílias portuguesas terão uma poupança anual de 15 e 23 euros, respetivamente.
Caso os consumidores já sejam associados da Deco, irão beneficiar de um desconto de pelo menos 5 euros na fatura de novembro, mas poderá ser maior se a Endesa conseguir ultrapassar os 100 mil clientes das mais de 587 mil propostas.
Segundo Pedro Moreira, o resultado do leilão atingiu os objetivos da Deco já que atingiu dois critérios: "é a melhor oferta do mercado e apresenta uma oferta para todas as potências".
É, portanto, segundo a Deco, a escolha acertada porque "é um preço garantido por 12 meses, isento das revisões trimestrais praticadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, sem serviços obrigatórios pagos a associados e sem cláusula de penalização, sendo que o consumidor pode sair a qualquer momento".
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O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
PINTAROLAS escreveu:DECO:
Caro(a) Sr(a) xxxxxxxxxxxx,
28 de Junho é a data final para beneficiar da oferta do Leilão. Após esta data serão tratados os processos já iniciados. Faça desde já o seu pedido e junte-se aos mais de 24.000 consumidores que já mudaram.
Estou indeciso.
Alguém que saiba mais disto ?????
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Só sei que graças a deco a EDP; também já faz 5%, parece-me que valeu a pena..
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Electricidade
Pediu para mudar de contador? Pode ser multado se não estiver em casa
Multas também visam as empresas que falharem cumprimento de horários. Saiba quando é que as novas regras entram em vigor.
Imagine que pediu para mudar de contador. Liga à empresa de electricidade que lhe fornece o serviço e combina um horário - a partir de Janeiro, pode ter um intervalo até duas horas e meia (entre as 16h30 e as 19h00, por exemplo). Se não estiver em casa no período acordado, pode ter de pagar uma multa de 20 euros caso o técnico se desloque ao seu domicílio e não consiga falar com ninguém.
A medida, que se aplica nas situações que requerem a deslocação à residência dos clientes, entra em vigor no início do próximo ano e também funciona em sentido inverso. Ou seja, se a empresa falhar o cumprimento do horário, o cliente tem direito a indemnização de 20 euros.
O regulamento da qualidade de serviço do sector eléctrico (RQS), que estabelece as novas regras, foi aprovado esta quarta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Os novos procedimentos têm mais implicações: os comercializadores vão ser obrigados a ter atendimento escrito, telefónico "ou equivalente que garanta resposta imediata". Por outro lado, os pedidos de informação tem de ser respondidos em menos de 15 dias.
Quanto às reclamações, o prazo de resposta e o valor de compensação podem ser acordados contratualmente com o cliente.
RR
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dragao- Cmdt Interino
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Da minha experiência posso dizer que estou muito satisfeito com a empresa LuzBoa, óptimo preço e atendimento porreiro! Aconselho, vejam no site deles os preços!!
jorgefnn- Guarda Provisório
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
Cuidado com a GOLDENERGy, eu deixei de ser cliente em janeiro de 2015 e ainda continuo a receber faturas para pagar. O mais curioso é que aparece consumos. Sendo eu já cliente de outra empresa desde janeiro. Assunto entregue a DECO.
PJLDIAS- Cabo-Mor
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Re: Conheça o mercado livre da eletricidade e gás e saiba como mudar de fornecedor
http://pub.sapo.pt/ck.php?event=click3__IML=1__oaparams=2__zoneid=2089__bannerid=207521__oadest=http%3A%2F%2Fbs.serving-sys.com%2FBurstingPipe%2FadServer.bs%3Fcn%3Dtf%26c%3D20%26mc%3Dclick%26pli%3D13366159%26PluID%3D0%26ord%3D%7Brandom%7D
FORASTEIRO- Capitão
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