Contribuintes já podem calcular novo valor fiscal dos imóveis. Veja como

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Contribuintes já podem calcular novo valor fiscal dos imóveis. Veja como Empty Contribuintes já podem calcular novo valor fiscal dos imóveis. Veja como

Mensagem por dragao Dom 10 Jan 2016, 19:14

O Fisco já actualizou o mapa onde, no Portal das Finanças, é possível ter acesso aos novos coeficientes de localização dos imóveis. Saiba onde poderá ver o que aconteceu na área geográfica dos seus imóveis e se pode vir a pagar menos IMI.
Em 2015 o Ministério das Finanças levou a cabo uma revisão dos coeficientes de localização dos imóveis em todo o país. Estes coeficientes são um dos elementos que compõem a fórmula de cálculo do IMI e, portanto, sempre que mudam, altera-se também o valor patrimonial tributário dos prédios.
 
Esta alteração, contudo, não é automática, o que significa que têm de ser os proprietários a verificar se o coeficiente correspondente à área geográfica dos seus imóveis sofreu ou não alterações. Podem fazê-lo junto dos serviços do Fisco ou através do Portal das Finanças, onde está disponibilizado um mapa no qual é possível pesquisar cada rua de cada município.
 
Através desse mapa - que foi actualizado esta sexta-feira, 8 de Janeiro - é possível saber qual o coeficiente de localização que corresponde a cada um dos actuais zonamentos, ou seja, às parcelas em que está dividido cada município. Acedendo à página da Internet, basta escrever a morada que se pretende consultar e efectuar a pesquisa.
 
Segundo o Código do IMI, o coeficiente de localização varia num intervalo que vai de 0,4 (o mais baixo) a 3,5 (o mais elevado) e é um dos elementos que compõem a fórmula de cálculo do valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis, que serve depois de base de cálculo do IMI a suportar anualmente pelos proprietários.
 
O zonamento e os respectivos coeficientes, introduzidos com a reforma da tributação do património, em 2004, tiveram algumas mexidas em 2006 e em 2009, mas a revisão que agora ficou concluída foi muito mais profunda e realizada a nível nacional pelos peritos avaliadores de cada serviço de Finanças.
 
Caso o proprietário verifique que o seu coeficiente de localização desceu, então pode fazer uma simulação, também no Portal das Finanças, e ficar a saber se há hipótese de vir a pagar menos IMI. Se for o caso, deverá então pedir uma nova avaliação do imóvel, o que poderá ser feito também através do Portal das Finanças.
 
Se o fizer, esta será também uma boa oportunidade para actualizar o coeficiente de vetustez, outro dos elementos da fórmula de cálculo do VPT, que depende da idade dos edifícios e que, apesar de estes, naturalmente, envelhecerem todos os anos, também não é automaticamente reflectido na matriz predial.

O que é o coeficiente de localização?
É um dos elementos da fórmula de cálculo do valor fiscal dos prédios e varia entre 0,4 e 3,5, podendo, em situações de habitação dispersa em meio rural, ser reduzido para 0,35. Muda conforme se trate de edifícios destinados a habitação, comércio, indústria ou serviços. Na fixação deste coeficiente tem-se em conta as acessibilidades (qualidade e variedade das vias rodoviárias, ferroviárias, fluviais e marítimas); a proximidade de equipamentos sociais (escolas, serviços públicos, comércio); serviços de transportes públicos; localização em zonas de elevado valor de mercado imobiliário. Cada município é dividido num zonamento, que consiste na determinação das zonas homogéneas a que se aplicam os diferentes coeficientes de localização. Num mesmo zonamento pode haver coeficientes diferentes consoante o imóvel seja para habitação, comércio, indústria ou serviços.
Fonte: Jornal de Negocios
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23220
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Contribuintes já podem calcular novo valor fiscal dos imóveis. Veja como Empty Re: Contribuintes já podem calcular novo valor fiscal dos imóveis. Veja como

Mensagem por Desautorizado Dom 10 Jan 2016, 21:36

militar
Desautorizado
Desautorizado
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 37
Profissão : Militar da Guarda
Nº de Mensagens : 172
Mensagem : Don´t Fuck the Police...again!!!
Meu alistamento : 2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes