Consumidores com novos direitos a partir de dia 23 de Março 2016
Página 1 de 1 • Compartilhe
Consumidores com novos direitos a partir de dia 23 de Março 2016
Consumidores com novos direitos a partir de dia 23
Serviços de resolução alternativa de litígios devem ser "disponibilizados pelas entidades" e são tendencialmente gratuitos para o consumidor.
A partir de amanhã, dia 23, as instituições de crédito, pagamento ou de moeda eletrónica assim como as sociedades financeiras vão ser obrigadas a informar os consumidores sobre a existência de entidades de resolução alternativa de litígios, informou o Banco de Portugal.
Segundo o supervisor bancário, estas entidades de resolução de litígios atuam “como um intermediário imparcial entre o consumidor e o fornecedor de bens ou prestador de serviços”, podendo juntar as duas partes na procura de uma conciliação, mediação ou arbitragem do conflito.
Estes serviços oferecidos pela resolução alternativa de litígios devem ser “disponibilizados pelas entidades que integram a Rede de Arbitragem de Consumo são tendencialmente gratuitos para o consumidor e devem ser decididos, em geral, no prazo máximo de 90 dias”.
Esta quarta-feira as instituições financeiras passam assim a ser obrigadas a informar os seus clientes da existência e dos contactos destas entidades de resolução alternativa de litígios e a quais a instituição em causa aderiu. “Esta informação deve ser prestada aos consumidores de forma clara, compreensível e facilmente acessível”, sublinha o BdP.
Fonte: dinheirovivo.pt
OBS:
Panfleto aqui: http://www.forumgnr.pt/t37600-resolucao-alternativa-de-litigios-de-consumo-novas-regras?highlight=lit%EDgios+consumo
Legislação aqui: http://www.forumgnr.pt/t37028-lei-n-144-2015-litigios-de-consumo?highlight=lit%EDgios+consumo
Serviços de resolução alternativa de litígios devem ser "disponibilizados pelas entidades" e são tendencialmente gratuitos para o consumidor.
A partir de amanhã, dia 23, as instituições de crédito, pagamento ou de moeda eletrónica assim como as sociedades financeiras vão ser obrigadas a informar os consumidores sobre a existência de entidades de resolução alternativa de litígios, informou o Banco de Portugal.
Segundo o supervisor bancário, estas entidades de resolução de litígios atuam “como um intermediário imparcial entre o consumidor e o fornecedor de bens ou prestador de serviços”, podendo juntar as duas partes na procura de uma conciliação, mediação ou arbitragem do conflito.
Estes serviços oferecidos pela resolução alternativa de litígios devem ser “disponibilizados pelas entidades que integram a Rede de Arbitragem de Consumo são tendencialmente gratuitos para o consumidor e devem ser decididos, em geral, no prazo máximo de 90 dias”.
Esta quarta-feira as instituições financeiras passam assim a ser obrigadas a informar os seus clientes da existência e dos contactos destas entidades de resolução alternativa de litígios e a quais a instituição em causa aderiu. “Esta informação deve ser prestada aos consumidores de forma clara, compreensível e facilmente acessível”, sublinha o BdP.
Fonte: dinheirovivo.pt
OBS:
Panfleto aqui: http://www.forumgnr.pt/t37600-resolucao-alternativa-de-litigios-de-consumo-novas-regras?highlight=lit%EDgios+consumo
Legislação aqui: http://www.forumgnr.pt/t37028-lei-n-144-2015-litigios-de-consumo?highlight=lit%EDgios+consumo
_____________________________________________
Respeite as regras Fórum
Tópico das Apresentações
Acessos/Utilizadores especiais
Caso tenha dúvidas procure um Administrador/Moderador
dragao- Cmdt Interino
-
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23239
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?
Tópicos semelhantes
» Decreto-Lei n.º 24/2014-Direitos dos consumidores
» A partir de amanhã, GNR conta com 300 novos guardas
» ADSE deverá abrir portas a novas inscrições a partir de março
» Presidente da República promulga diploma sobre defesa dos consumidores e coimas
» GNR com 450 novos Profissionais até ao final do ano 2016
» A partir de amanhã, GNR conta com 300 novos guardas
» ADSE deverá abrir portas a novas inscrições a partir de março
» Presidente da República promulga diploma sobre defesa dos consumidores e coimas
» GNR com 450 novos Profissionais até ao final do ano 2016
Página 1 de 1
|
|
Hoje à(s) 23:12 por Guarda que anda à linha
» Presidente da República - Profissionais da GNR e da PSP, e das outras polícias, devem ter regime compensatório equiparado ao da Polícia Judiciária
Hoje à(s) 12:16 por dragao
» Fisco não cobra valores de IRS inferiores a 25 euros e não reembolsa menos de 10 euros
Seg 29 Abr - 22:14 por dragao
» "Consternação". Marcelo lamenta morte de GNR em prova de esforço
Sáb 6 Abr - 21:13 por dragao
» Militares da GNR vão a julgamento por não passar multa de estacionamento
Sáb 6 Abr - 0:11 por Ice
» IRS a entregar em 2024: como preencher passo a passo?
Qui 4 Abr - 0:29 por smelly
» Polícias filmados a agredir jovens em Setúbal. PSP "instaurou processo"
Qua 3 Abr - 21:40 por dragao
» A partir de hoje já pode entregar a sua declaração de IRS
Seg 1 Abr - 15:56 por dragao
» Filho de líder do Comando Vermelho desafia GNR à saída de loja
Sáb 30 Mar - 18:06 por dragao
» Centenas de GNR promovidos mas prejudicados
Qua 20 Mar - 19:09 por zucatruca
» Suicídio dos elementos das Forças de Segurança
Seg 18 Mar - 11:24 por micro_fz
» Governo aprovou a promoção de 1.850 efetivos na GNR
Sex 15 Mar - 23:16 por filipemx
» Emissão de Carta de Condução – Nova funcionalidade disponível
Ter 12 Mar - 11:46 por conchinha
» O que muda com as novas regras para terminar o Ensino Secundário?
Qui 7 Mar - 19:18 por dragao
» TVDE – Submissão de pedidos através de canais digitais
Ter 5 Mar - 23:56 por dragao