Cartas de condução vão ter validade alargada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Cartas de condução vão ter validade alargada Empty Cartas de condução vão ter validade alargada

Mensagem por dragao Qua 06 Abr 2016, 15:23

O governo anunciou esta quarta-feira que as cartas de condução vão deixar de ter a morada na face do documento e validade alargada.
Graça Fonseca falava aos jornalistas à margem da audição da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
As alterações à carta de condução são "fundamentalmente quatro", afirmou a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.
"A primeira é o prazo de validade", apontou, recordando que atualmente o prazo é de 10 anos, o que resulta de uma diretiva que "o anterior governo transpôs" que permitia aos Estados escolherem entre o prazo de 10 e 15 anos.
"E o anterior governo escolheu 10 anos", adiantou.
"Parece-nos que o prazo adequado" dentro daquilo que a diretiva permite seria mais alargado, pelo que "vamos alterar o prazo para 15 anos", acrescentou Graça Fonseca.
Outra das alterações é "retirar da face da carta de condução, que é o único documento pessoal que ainda a mantém, a morada", disse a governante, salientando que "são cerca de 400 mil renovações por ano [que são feitas] por alteração da morada".
"Ao retirar a morada da face e ao fazer com que, de cada vez que altero a minha morada no cartão de cidadão, essa alteração seja automaticamente alterada no passaporte e, agora, na carta de condução".
Ou seja a morada que consta no cartão de cidadão passa a alimentar a informação em todos os outros documentos pessoais.
O objetivo é que seja feita apenas uma única vez a alteração de morada.
Além disso, a recolha de dados feitas pelo cartão de cidadão, "nomeadamente a fotografia e a impressão digital", passa também a "ser aquela que automaticamente alimenta as renovações das cartas de condução".
Outra das alterações é a desmaterialização dos atestados médicos, documento necessário cada vez que um cidadão renova a carta de condução, já que através de uma ligação entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes e o ministério da Saúde, o atestado médico "passa a ser automaticamente enviado".
Por último, Graça Fonseca adiantou que vai ser alargada "a frente de atendimento" para as cartas de condução, estendendo-se às conservatórias, permitindo que "o processo de renovação seja mais fácil".
Questionada quando é que estas medidas estarão em vigor, a secretária de Estado afirmou: "Estimamos que no início de 2017 esteja tudo concluído".

O objetivo para este ano é avançar os centros de atendimento em Lisboa e Porto para garantir "acelerar a entrega" das cartas de condução.
http://www.jn.pt/nacional/interior/cartas-de-conducao-vao-ter-validade-alargada-5113177.html
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23189
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Cartas de condução vão ter validade alargada Empty Re: Cartas de condução vão ter validade alargada

Mensagem por Remarc Qua 06 Abr 2016, 15:33

Medidas que devem ser apoiadas !!!
Espero que a valide do cartão de cidadão também deixe de ser apenas de cinco anos e passe , pelo menos, para dez.
A bem do "SIMPLEX"!
Remarc
Remarc
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 66
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 163
Mensagem : “Os empregos públicos pertencem ao Estado; não são patrimônio de particulares. Nenhum que não tenha probidade, aptidões e méritos é digno deles.”
(SIMÓN BOLÍVA)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Cartas de condução vão ter validade alargada Empty Re: Cartas de condução vão ter validade alargada

Mensagem por Guarda que anda à linha Qua 06 Abr 2016, 22:12

Muito bem, parabéns pela intenção destas mudanças, e esperemos que se efetivem.

O prazo de 10 anos que agora existe para as renovações são um absurdo. E não devia passar para 15, mas sim para 20 ou 25.

Um indivíduo que tire a carta de condução aos 20 anos de idade tem que a renovar aos 30. Isto é uma aberração e só tem um objetivo, que é o enchimento dos cofres.

E, já agora, no seguimento destas alterações todas, deviam alterar também o tamanho dos caracteres (números e letras) constantes nas cartas de condução, nos cartões de cidadão e nos certificados de matricula. Por vezes já nem com a lupa lá vou, de noite então nem é bom pensar nisso.

À conta disso (caracteres minúsculos nesses documentos e em outros) é que agora aqui neste fórum e noutros, tenho que escrever em letras gordas e a negrito, senão nem eu próprio consigo ler aquilo que escrevo.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2005
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Cartas de condução vão ter validade alargada Empty Re: Cartas de condução vão ter validade alargada

Mensagem por moralez Qua 06 Abr 2016, 22:59

Sem morada na carta e as FFSS sem acesso à base de dados do registo civil, basta que um condutor não queira fornecer a morada no ato da fiscalização para dificultar o trabalho...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7041
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Cartas de condução vão ter validade alargada Empty Re: Cartas de condução vão ter validade alargada

Mensagem por lrodrigues Qui 07 Abr 2016, 15:39

No geral até acho boas iniciativas... mas....
la vai andar o patrulheiro as aranhas com a morada.. esquecem-se que o cartão de cidadão tem a morada, mas não ta visível no cartão, e ainda não vi um posto que tivesse leitores de Cartões de Cidadão...  no up
lrodrigues
lrodrigues
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 35
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 44
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cartas de condução vão ter validade alargada Empty Re: Cartas de condução vão ter validade alargada

Mensagem por Overlord Qui 07 Abr 2016, 15:41

lrodrigues escreveu:No geral até acho boas iniciativas... mas....
la vai andar o patrulheiro as aranhas com a morada.. esquecem-se que o cartão de cidadão tem a morada, mas não ta visível no cartão, e ainda não vi um posto que tivesse leitores de Cartões de Cidadão...  no up


O posto onde tou tem, tão integrados nos teclados, todos os posto do destacamento tem igualmente, alias assim o comando de beja ta mais a frente
Overlord
Overlord
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 94
Profissão : GUarda de infantaria
Nº de Mensagens : 1183

Ir para o topo Ir para baixo

Cartas de condução vão ter validade alargada Empty Re: Cartas de condução vão ter validade alargada

Mensagem por moralez Qui 07 Abr 2016, 20:00

No meu pt há uns quantos teclados desses... Só que o teclado mais o computador não dá para levar para a patrulha...
Temos pena... Se agora já passo poucas multas, vou passar a passar ainda menos...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7041
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Cartas de condução vão ter validade alargada Empty Re: Cartas de condução vão ter validade alargada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes