GIPS da GNR passa quase para o dobro

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em Curso GIPS da GNR passa quase para o dobro

Mensagem por dragao em Ter 07 Nov 2017, 18:03

Relembrando a primeira mensagem :

O GIPS da GNR vai passar dos atuais 600 homens para 1100, uma medida anunciada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e que se enquadra no reforço das estruturas profissionais envolvidas no combate aos incêndios. O reforço terá lugar já no próximo ano.

Eduardo Cabrita prestou esta informação no âmbito da audição no Parlamento sobre o orçamento para a Administração Interna, onde já era previsível o incremento dos meios envolvidos nos incêndios florestais. A falta de elementos profissionais nos fogos era, aliás, das principais críticas que surgiram no relatório da Comissão Técnica Independente.

Curiosamente, o GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro) foi criado pelo actual presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, general Mourato Nunes, na altura em que era comandante da GNR. O reforço do GIPS, anunciado por Eduardo Cabrita, parece estar associado não apenas à necessidade de aumentar a capacidade nacional de resposta imediata, mas também de melhorar o período de prontidão permanente.

Uma vez que os elementos do GIPS são profissionais e militares têm uma disponibilidade de permanente, o que permite ultrapassar uma das principais limitações na estrutura nacional, condicionada pela divisão de meios pelas fases Alfa, Bravo, Charlie e Delta.
in: JN
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 19987
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Em Curso Re: GIPS da GNR passa quase para o dobro

Mensagem por Guarda que anda à linha em Dom 25 Fev 2018, 12:56

Caríssimo Estranho, o que é que o leva a dizer que estou contra o GIPS ou contra outra unidade, especialidade ou função qualquer da Guarda?

Eu até em relação ao encerramento das messes fui/sou contra. Como é que uma instituição como a Guarda, em que numa situação de último recurso os seus militares podem ter de ficar um dia, dias ou semanas no interior dos aquartelamentos, por exemplo devido a uma calamidade, estado de sitio ou outra qualquer, se dá ao luxo de encerrar as messes? Se isso um dia acontecer quem é que vai fornecer a alimentação aos militares, a Santa casa da Misericórdia, os Bombeiros Voluntários? Eu até sou contra a colocação de civis a desempenhar as funções que os nossos camaradas dos serviços administrativos desempenham. Até porque, devido ao enorme aumento do número de militares debilitados física e psicologicamente por motivo de serviço, essas funções deverão, também, ser um ultimo recurso para esses militares. Aliás, situação em que qualquer um de nós de um momento para o outro pode vir a ficar um dia, e situação onde por acaso vários militares do meu Posto já estão.

Voltando novamente ao GIPS, está redonda e totalmente enganado. Sou totalmente a favor da sua existência e já elogiei aquele grupo vezes sem conta aqui neste Fórum. E se tem duvidas puxe a fita atrás, e veja os comentários que fiz em relação àqueles camaradas durante o ultimo verão, e particularmente na excelente ação que tiveram na localidade de Gardete no distrito de Castelo Branco. Portanto, a carapuça que me está a tentar enfiar, a mim não me assenta nem me serve.

Em relação à questão principal mantenho o que digo. Se no ano passado, infelizmente, morreram mais de 100 pessoas nos incêndios e por causa disso o GIPS vai ser reforçado e muito bem. E se no ano passado também morreram mais de 500 pessoas nas nossas estradas vitimas de acidentes de viação, no que é considerado já uma inversão do que vinha acontecendo até ali, o maior retrocesso dos últimos 20 anos, também acho que, chame-lhe grupo, chame-lhe brigadas, chame-lhe o que quiser, os militares afetos a esse serviço também deveriam ser reforçados em número de efetivos suficientes e equivalentes para por fim a este tipo de tragédia, que nunca poderá ser vista como menos importante que outra qualquer.
Guarda que anda à linha
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 1177
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Mensagem por Estranho em Dom 25 Fev 2018, 13:00

Guarda que anda à linha escreveu:
Caríssimo Estranho, o que é que o leva a dizer que estou contra o GIPS ou contra outra unidade, especialidade ou função qualquer da Guarda?

Eu até em relação ao encerramento das messes fui/sou contra. Como é que uma instituição como a Guarda, em que numa situação de último recurso os seus militares podem ter de ficar um dia, dias ou semanas no interior dos aquartelamentos, por exemplo devido a uma calamidade, estado de sitio ou outra qualquer, se dá ao luxo de encerrar as messes? Se isso um dia acontecer quem é que vai fornecer a alimentação aos militares, a Santa casa da Misericórdia, os Bombeiros Voluntários? Eu até sou contra a colocação de civis a desempenhar as funções que os nossos camaradas dos serviços administrativos desempenham. Até porque, devido ao enorme aumento do número de militares debilitados física e psicologicamente por motivo de serviço, essas funções deverão, também, ser um ultimo recurso para esses militares. Aliás, situação em que qualquer um de nós de um momento para o outro pode vir a ficar um dia, e situação onde por acaso vários militares do meu Posto já estão.

Voltando novamente ao GIPS, está redonda e totalmente enganado. Sou totalmente a favor da sua existência e já elogiei aquele grupo vezes sem conta aqui neste Fórum. E se tem duvidas puxe a fita atrás, e veja os comentários que fiz em relação àqueles camaradas durante o ultimo verão, e particularmente na excelente ação que tiveram na localidade de Gardete no distrito de Castelo Branco. Portanto, a carapuça que me está a tentar enfiar, a mim não me assenta nem me serve.

Em relação à questão principal mantenho o que digo. Se no ano passado, infelizmente, morreram mais de 100 pessoas nos incêndios e por causa disso o GIPS vai ser reforçado e muito bem. E se no ano passado também morreram mais de 500 pessoas nas nossas estradas vitimas de acidentes de viação, no que é considerado já uma inversão do que vinha acontecendo até ali, o maior retrocesso dos últimos 20 anos, também acho que, chame-lhe grupo, chame-lhe brigadas, chame-lhe o que quiser, os militares afetos a esse serviço também deveriam ser reforçados em número de efetivos suficientes e equivalentes para por fim a este tipo de tragédia, que nunca poderá ser vista como menos importante que outra qualquer.
Bom comentário.
Apesar de divergir-mos em algumas questões,  no geral, estamos de acordo.
Estranho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 556

Mensagem por Asensio em Seg 26 Fev 2018, 08:52

Até aí concordo, mas comparar 100 mortes nos incêndios em dois dias, com 500 em 364 dias já não concordo.
Asensio
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 610
Meu alistamento : 2003 AIP...

Mensagem por Bruno Comba em Seg 26 Fev 2018, 10:26

Saiu hoje uma notícia a informar que se as vagas para os GIPS não forem colmatadas internamente, que vão ser convidados Guardas Provisorios que estão na Figueira desde Novembro. Tendo em conta que o CFG termina em setembro e o GIPS começa em Abril, como fazem?
Bruno Comba
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 85
Meu alistamento : 2° Turno de 2012

Mensagem por aventurax em Seg 26 Fev 2018, 11:07

Foi nos dito hoje que o dispositivo ocupa cerca de 180 das vagas para os gips e nos iremos ser convidados a completar o resto das vagas.
aventurax
Cabo
Cabo

Masculino
Profissão : Estudante
Nº de Mensagens : 125

Mensagem por Opanda em Seg 26 Fev 2018, 11:13

Ainda nem o concurso fechou... Convidados ou obrigados? E dito por quem? E os testes ja foram feitos?
Opanda
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 385
Meu alistamento : 2009

Mensagem por Opanda em Seg 26 Fev 2018, 11:14

Gostei da parte do convidados ahah
Opanda
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 385
Meu alistamento : 2009

Mensagem por Bruno Comba em Seg 26 Fev 2018, 11:21

LOL na Guarda, os únicos convites que são feitos, São para os tachos..
Bruno Comba
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 85
Meu alistamento : 2° Turno de 2012

Mensagem por aventurax em Seg 26 Fev 2018, 12:11

Quando disse convite está a ser irónico.
aventurax
Cabo
Cabo

Masculino

Mensagem por aventurax em Seg 26 Fev 2018, 12:15

Tem como saber as vagas que os camaradas do dispositivo vão se candidatar?
aventurax
Cabo
Cabo

Masculino

Mensagem por ratomix em Seg 26 Fev 2018, 23:12

Boas, uma questão, qual e a duração do curso PIPS? 7 semanas? Já se sabe onde vai ser ministrado?
ratomix
Cabo
Cabo

Masculino
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 133
Meu alistamento : 10/11

Mensagem por aventurax em Seg 26 Fev 2018, 23:32

6 semanas. Inicialmente foi falado na Figueira
aventurax
Cabo
Cabo

Masculino

Mensagem por Paulo Galão em Ter 27 Fev 2018, 23:02

Boa noite. Mais alguma novidade em relação ao curso dos GIPS? Quando vão ser as provas, inicio previsto do curso e local?  Fixe
Paulo Galão
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 342
Meu alistamento : 2007/2008 2ªCompanhia 6ºPelotão AIP

Mensagem por aventurax em Qua 28 Fev 2018, 20:51

As notícias são contraditórias. Uma vez que já não é possível concorrer mais alguém sabes mais ou menos quantas militates deram o nome?
aventurax
Cabo
Cabo

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares