IGAI fará auditoria a aumento de queixas contra polícias e militares

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso IGAI fará auditoria a aumento de queixas contra polícias e militares

Mensagem por Croco Qui 20 Set 2018, 14:35

IGAI fará auditoria a aumento de queixas contra polícias e militares
14:07 por Leonor Riso 0  

As queixas apresentadas junto do Ministério Público contra elementos das forças de segurança subiram para 772 em 2017, apurou a Inspecção-Geral da Administração Interna.
O relatório da autoridade que fiscaliza as forças de segurança referente a 2017 já foi divulgado. O documento indica que as queixas apresentadas junto do Ministério Público contra elementos das forças de segurança subiram para 772 em 2017, o que configura um aumento de 6% face a 2016 e o valor mais elevado desde 2013. A IGAI garante que em 2018, fará uma auditoria às queixas contra membros da PSP e GNR.


35% dos casos referem-se a ofensas à integridade física, considerado pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) como "altamente preocupante".

Ao todo, registaram-se 267 queixas por agressões. 177 foram contra agentes da PSP e 83, respeitam a militares da GNR. Quanto a casos de violação dos deveres gerais destas autoridades, verificam-se 157 queixas.
Houve 78 pessoas que se queixaram da violação dos deveres especiais de GNR e PSP e 70 que dizem ser vítimas de abuso de autoridade.

A IGAI aplicou menos três sanções a membros das forças de segurança. Regista-se um total de seis, contra as nove aplicadas em 2016.
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/igai-fara-auditoria-a-aumento-de-queixas-contra-policias-e-militares
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: IGAI fará auditoria a aumento de queixas contra polícias e militares

Mensagem por Guarda que anda à linha Qui 20 Set 2018, 15:11

Ou seja, numa profissão de risco, perigosa e cada vez mais desgastante, em que estes elementos andam cada vez mais velhos no serviço, mais desgastados e debilitados física e psicologicamente, em que os militares e policias cada vez estão mais abandonados e desconsiderados pela tutela, cujos poucos direitos e condições inerentes à condição policial/militar que tinham lhes têm vindo a ser retirados brutalmente de há um tempo a esta parte, o que é que sobra? Pois é, o aumento das queixas contra estes profissionais  porque cada vez mais desempenham as suas funções em condições mais gravosas do que desempenhavam há uns anos atrás.
Sem duvida, uma mistura e conjugação de factores explosiva em que muitos estarão já à beira da ruptura. 
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2005
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: IGAI fará auditoria a aumento de queixas contra polícias e militares

Mensagem por Guarda que anda à linha Sex 21 Set 2018, 12:26

https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/sindicato-da-psp-diz-que-inspeccao-nao-pode-apenas-olhar-para-os-numeros-das-queixas

“A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia considerou esta quinta-feira que a Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) "não pode apenas olhar para os números" das queixas, sendo necessário perceber os motivos para a PSP utilizar cada vez mais a força.”

“O presidente da ASPP frisou também que as ocorrências são actualmente "mais complexas" e "com mais violência", sendo por vezes necessário usar a força física.”

“Paulo Rodrigues considerou ainda que deve ser aumentado o número de elementos que se deslocam para uma ocorrência, sendo insuficiente os actuais dois que fazem o patrulhamento nos veículos.”

Ora ai está, na mouche, sem floreados e sem rodriguinhos. Uma mensagem clara e concisa.

Quanto ao ultimo paragrafo, na parte sublinhada a negrito, onde é dito que o número de elementos que se deslocam para uma ocorrência, sendo insuficiente os actuais dois, o que direi eu e outros camaradas meus que temos que avançar sozinhos (patrulha unipessoal) para a ocorrência até que mais alguém chegue, e rezar para que os que hão-de chegar cheguem mesmo.

E a propósito de relatórios, como é que estamos em termos de agressões a policias da PSP e militares da GNR, as agressões aumentaram ou reduziram?

Quando é que a IGAI manda o relatório cá para fora?
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2005
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: IGAI fará auditoria a aumento de queixas contra polícias e militares

Mensagem por PLPG Sex 21 Set 2018, 15:11

Deviam fazer uma auditoria é quando somos vítimas. Já estive na situação de arguido querem saber tudo e mais alguma coisa... e Como vítima ZERO
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: IGAI fará auditoria a aumento de queixas contra polícias e militares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes