Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por AJF/MTJ Sáb 29 Out - 8:15

Relembrando a primeira mensagem :

O organograma da futura estrutura da GNR prevê o ressurgimento das brigadas Fiscal e de Trânsito e a criação de quatro Brigadas Territoriais. Desaparecem, entre outras unidades, os actuais 20 Comandos Territoriais.

Regresso da BT será a medida mais problemática

A reestruturação abrange a denominada "segunda linha" de comando, permanecendo inalterada toda a estrutura de topo. A proposta do actual comando da GNR já se encontra na posse do ministro da Administração Interna, o qual deverá ser sensível à argumentação da economia em recursos económicos e financeiros para fazer voltar a mais numerosa força policial do país aos moldes operacionais de 2006.

O modelo proposto pelo actual comandante da GNR, tenente-general Newton Parreira, ficou concluído no final de Setembro deste ano e chegou este mês às mãos do ministro Miguel Macedo. Nas considerações finais, o documento enuncia seis vantagens na reestruturação proposta: uma melhor eficácia de comando, controlo, coordenação e inspecção; diminuição de militares afectos às actividades não operacionais; reafectação de militares da vertente não operacional para a vertente operacional; redução do número de unidades; redução de cargos de direcção; e, por fim, economia em recursos económicos e financeiros.

Ao nível do Comando Operacional, o documento realça o facto de, no futuro, a coordenação vir a ser feita com apenas sete unidades e não com as 25 actualmente existentes. Pretende-se também extinguir os comandos de Doutrina e Formação e Administração de Recursos Humanos, os quais darão lugar (com novas formas de comando) aos comandos de Pessoal e Formação e Logística e Finanças.

Libertar recursos

Em relação às previstas quatro Brigadas Territoriais, as mesmas terão a designação de Norte, Centro, Lisboa e Sul. Dizem os comandos da GNR que estas brigadas, que substituem os actuais 20 Comandos Territoriais, vão tornar mais eficaz a coordenação da actividade operacional e, em simultâneo, centralizar as funções administrativas e logísticas, permitindo desse modo a libertação de efectivos para tarefas operacionais.

Outra das grandes alterações previstas passa pela extinção das actuais unidades de Controlo Costeiro e de Acção Fiscal, as quais vão dar lugar à reconstituída Brigada Fiscal. Esta ficará dividida em subunidades espalhadas por todo o território e integrará os Comandos Territoriais dos Açores e Madeira.

Como principais mais-valias apresentadas para o ressurgimento da Brigada Fiscal apontam-se o aumento da capacidade de combate à fraude e evasão fiscal, uma maior cobertura do controlo dos bens em circulação, o aumento da mobilidade interna de recursos humanos especializados e a redução do efectivo global em mais de 10%.

Estes são os fundamentos sobre os quais se irá pronunciar, até final do ano, o ministro Miguel Macedo. Ao que tudo indica, o actual titular da pasta irá retomar todo o modelo que em 2006 foi desmembrado quando o agora presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, detinha a tutela da Administração Interna.

Todas estas propostas devem igualmente ser dadas a conhecer às associações sindicais da GNR. Enquanto o presidente da Associação Sindical dos Profissionais Independentes da Guarda (ASPIG), José Alho, afirmou conhecer o documento - ao ponto de ter avançado que o ministro deverá aceitar o regresso da Brigada Fiscal e da Brigada de Trânsito até final do ano -, já a Associação dos Profissionais da Guarda (APG) refere não ter tido, até ao momento, qualquer participação na elaboração do documento.

http://www.publico.pt/Sociedade/nova-gnr-com-os-regressos-das-brigadas-de-transito-e-fiscal-retoma-o-modelo-de-2006-1518694
AJF/MTJ
AJF/MTJ
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 60
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 594
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

https://www.youtube.com/watch?v=FXht1gYwi-c&feature=related

Ir para o topo Ir para baixo


Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por jose alho Sex 25 Out - 12:52

irreverente escreveu: por jose alho Ontem à(s) 23:12

Esconderem-se atrás de nicks é fácil..... Já agora diga o porquê?




 Eu não me escondo por trás de nada nem de ninguém, toda a gente (ou quase toda) aqui do fórum sabe quem eu sou.

 Não tolero "cobardes" nem acusações que apenas visam denegrir os outros camaradas.

 O camarada José Alho, vive de aparências, gosta de se vitimizar, de gritar por Justiça mas só e apenas quando isso é do seu interesse próprio.

 Eu não tenho nem preciso de alguém que me escreva os textos ou as respostas aos tópicos aqui no Fórum.

 Volto a dizer, assuma o que faz e diz, não se desculpe nem se vitimize.



 Bernardino, militar  é exactamente isso que os que nos roubam (politícos)


Nota: Vá assuma-se .... Eu não sei quem é!!" Diga lá quem é porque eu não sei? Coragem...  Força!
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por dragao Sex 25 Out - 12:53

Agradecia que parassem com essa troca do diz que disse e lamentações, fora do contexto do tema inicial.

Obrigado
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23189
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por irreverente Sex 25 Out - 13:25

Desde já pedindo desculpas ao dragão e aos restantes user`s, tenho a dizer ao camarada José Alho, que se não me conhece ou não sabe quem eu sou, nunca me deveria enviar PM, mas a realidade não é essa.

 Pois eu conheço-o e muito bem !

Não vai haver NOVA GNR, porque a velha nunca acabou, com ou sem BT. 
Só lhe mudaram mesmo foi o nome, e uma ou outra forma de funcionamento.
 Mas a mim em particular, não me faz qualquer diferença o nome que possam ter, pois serão sempre e em qualquer caso, meus camaradas de profissão apenas com especialidade diferente.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por fcesar Dom 27 Out - 9:17

 Confirmem, mas a noticia do Publico, foi publicada em 2011.
fcesar
fcesar
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Funcionário Publico com Estatuto Próprio (Militar da GNR)
Nº de Mensagens : 501
Meu alistamento : 2001

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por Croco Ter 18 Mar - 20:39

Ministro não se compromete com data para reactivar brigadas de Trânsito e Fiscal na GNR

Lusa e PÚBLICO

18/03/2014 - 19:54

Miguel Macedo garantiu em Dezembro de 2012 que as leis orgânicas da GNR e da PSP estavam "prontos", mas até agora não foram apresentadas.
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, recusou-se esta terça-feira a avançar com uma data para a aprovação das novas leis orgânicas da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), depois de ter garantido em Dezembro de 2012 que os diplomas estavam "prontos". Uma das principais alterações dos novos diplomas é a reactivação das brigadas de Trânsito e Fiscal da GNR.

Na audição na Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Miguel Macedo justificou que a revisão das leis orgânicas da PSP e GNR "não estão ainda consumadas por razões diversas", adiantando apenas que os diplomas serão aprovados "dentro de algum tempo", sem precisar uma data concreta. Em finais de 2012, o governante chegou a afirmar que as novas leis estavam "prontas", como recordou o deputado do PS Pita Ameixa.

"No ano passado, entendemos que, a determinada altura, fazia sentido esperar a discussão e aprovação do Conselho Estratégico de Defesa. Por isso, fizemos um compasso de espera e espero que, dentro de algum tempo, possamos culminar esse trabalho", justificou o ministro da Administração Interna. Recorde-se que a GNR alterou a sua organização em Janeiro de 2009, tendo então extinguido a Brigada de Trânsito e a Brigada Fiscal. A mudança foi muito contestada nomeadamente no interior daquela força.

Miguel Macedo esteve no Parlamento acompanhado pelos secretários de Estado Fernando Alexandre e João Pinho de Almeida. O ministro refutou ainda que a reorganização do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP seja realizado por "razões economicistas". Em resposta ao deputado social-democrata Hugo Velosa, Miguel Macedo referiu que existe "um desequílibrio" no dispositivo da PSP na área metropolitana de Lisboa, exemplificando com "divisões com um grande número de esquadras".

Rendas no Taguspark reduzidas em 18%
Miguel Macedo, que anunciou estarem "em marcha 40 obras" em instalações da GNR, PSP e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, disse que o processo de reorganização se encontra em fase de consulta junto de órgãos autárquicos (câmara municipais e juntas de freguesias). Quanto às instalações da central de emergência do 112, do SEF e da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária,  no Taguspark, em Oeiras, o secretário de Estado Fernando Alexandre afirmou que conseguiu reduzir em 18 por cento o valor das rendas, o que corresponde a uma poupança de 2,5 milhões de euros por ano.

O governante adiantou que a renegociação das rendas é válida até 2018 e negou que a redução tenha sido de "sete por cento", como tinha afirmado a deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório.

Já o ministro falou do subsídio de fardamento para profissionais da PSP e GNR para dizer que o mesmo tem um custo global de 13 milhões de euros por ano, enfatizando que o Governo PSD/CDS-PP "triplicou" o valor deste suplemento.

O último aumento, de 300 para 600 euros por ano, foi aprovado no Conselho de Ministros de 5 de Março, véspera da manifestação das forças e serviços de segurança. O Executivo assumiu o compromisso de actualizar o subsídio a partir de 1 de Janeiro de 2015, caso as condições económicas do país o permitam. O ministro admitiu "a existência de situações sociais graves nas forças de segurança", em resposta ao deputado comunista João Oliveira.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/ministro-nao-se-compromete-com-data-para-aprovacao-de-novas-leis-organicas-da-psp-e-gnr-1628794
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por ROSINHA53 Ter 18 Mar - 21:29

A montanha pariu um rato. Quem não pode não promete.
ROSINHA53
ROSINHA53
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 63
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 329
Mensagem : UM HORÁRIO DE TRABALHO
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por Rotax Ter 18 Mar - 21:40

Fartos de promessas andamos nós,ja chateia...
Rotax
Rotax
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 512
Mensagem : Só se é Comandante depois de ganhar o respeito dos homens que se comanda.
Meu alistamento : 2º 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por иuησ Ter 18 Mar - 21:41

Em Setembro de 2012 julgo ter ouvido a mesma coisa...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por RosaSerra Qua 19 Mar - 16:23

Ouvi dizer nos corredores que está para muito breve, para a malta não levantar muitas ondas.
RosaSerra
RosaSerra
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 58
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 6
Mensagem : neutralizar elementos subversivos
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por Serralha Qua 19 Mar - 17:38

Desculpem a ignorância: mas qual o stress com o ser Brigada Fiscal/Trânsito ou ter outro nome??? O que é que muda? Muda o comando da unidade? Ou muda o tipo de serviço? Eu parece-me que é tudo uma questão de nomes...faz-se o mesmo número de horas, os locais de serviço são os mesmos, o tipo de serviço é o mesmo...
Serralha
Serralha
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 135
Mensagem : "Cheio de Deus não temo o que virá, pois venha o que vier, não será maior do que a minha alma!"
Meu alistamento : Este século!

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por CARI2013 Qua 19 Mar - 18:15

CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por PEDROMAIA Seg 7 Abr - 20:08

Boa noite, alguém sabe se esta previsto um curso da Fiscal este ano?!

Cpmts
PEDROMAIA
PEDROMAIA
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 39
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 186
Meu alistamento : 2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por matrix2020 Seg 7 Abr - 20:36

Não acredito que deste governo venha algo positivo que se traduza num equilíbrio entre as forças de segurança e os contribuintes!
matrix2020
matrix2020
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 773
Meu alistamento : 1° curso de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por PEDROMAIA Ter 6 maio - 18:22

Boa tarde, alguem sabe se ainda vai abrir um curso este ano?!
Cpmts
PEDROMAIA
PEDROMAIA
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 39
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 186
Meu alistamento : 2007

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por furão Ter 6 maio - 18:36

PEDROMAIA escreveu:Boa noite, alguém sabe se esta previsto um curso da Fiscal este ano?!

Cpmts

Boas
Camarada para que queres saber se vai abrir curso fiscal?
Queres ir para a fiscal mete o papel. Na fiscal esta muita gente sem curso.
furão
furão
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 59
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por FORASTEIRO Ter 6 maio - 18:43

Fiscal não sei, mas transito vai abrir. já enviei a mensagem para a administração do fórum.


NORMAS ADMISSAO CURSO TRANSITO-GUARD
1.POR DESPACHO EXMO. TGCG DE 23ABR14, FORAM APROVADAS NORMAS DE ADMISSAO AO
CURSO TRANSITO PARA GUARDAS (NACTG)........ militar 
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por dragao Ter 6 maio - 19:41

Transito não vai abrir.
Elaboraram foi as NORMAS DE ADMISSAO AO CURSO DE TRANSITO-GUARDA.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23189
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por B_Matos Ter 6 maio - 19:52

Neste momento os camaradas do mais recente CTG encontram-se a estagiar nos Destacamentos, por isso não me parece que abra já novo Curso.
B_Matos
B_Matos
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1140
Mensagem : SL
Meu alistamento : 2070
42º CTG
CpCb - 2011/2012
13º CFG

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por GjB Ter 6 maio - 20:32

E já agora, que normas são essas?
GjB
GjB
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 90

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por rrrb Ter 6 maio - 21:32

e mesmo disso que a guarda precisa..
rrrb
rrrb
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 49
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 379
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por GC514 Qui 8 maio - 15:51

Una buena Unidad y de gran prestigio,la Brigada de Transito de la GNR.
GC514
GC514
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 45
Profissão : Guardia Civil
Nº de Mensagens : 52
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006  - Página 9 Empty Re: Nova GNR, com os regressos das brigadas de Trânsito e Fiscal, retoma o modelo de 2006

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes