Peregrinação Segura 2012

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Peregrinação Segura 2012  Empty Peregrinação Segura 2012

Mensagem por dragao Qua 09 maio 2012, 18:49

Peregrinação Segura 2012
Peregrinação Segura 2012  Op%20Peregrinação%20SeguraNo âmbito das celebrações do 95º aniversário das Aparições de Fátima, a GNR realiza uma operação, até 13 de maio, com o objetivo de garantir a segurança e a ordem pública das celebrações e a deslocação de todos os peregrinos.
Anualmente acorrem a este evento cerca de 35 mil peregrinos pedestres que, muitas vezes, circulam em vias desprovidas de bermas ou com bermas deficientes e ainda com condições de iluminação deficitárias ou quase nulas, aumentando assim os riscos de atropelamentos (em Maio de 2010, na zona da Sertã, dois peregrinos perderam a vida na sequência de um atropelamento). Este ano, coincidindo os dias 12 e 13 de maio com o fim-de-semana, estima-se que o número de peregrinos e visitantes possa ser muito superior. Neste sentido, a GNR reforçará o seu dispositivo, com meios do Comando Territorial de Santarém e Comandos Territoriais dos distritos limítrofes, da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade Nacional de Trânsito, nas principais vias de acesso ao Santuário de Fátima, tendo ainda especial atenção, entre os dias 12 e 13 de Maio, à zona do recinto onde decorrerão as celebrações. A GNR aconselha todos os peregrinos que se desloquem até Fátima a: andar em fila indiana e não em grupo; sinalizar o início e fim dos grupos; não andar na estrada, mas na berma; evitar as vias rodoviárias com maior tráfego - itinerários principais (IP) e itinerários complementares (IC); usar sempre coletes refletores, mesmo durante o dia; se for preciso reunir o grupo fazê-lo sempre fora da estrada; não usar auscultadores de rádio nem o telemóvel enquanto caminha na estrada; não caminhar mais de 30 quilómetros por dia, e fazê-lo em passo moderado; fazer pausas de uma hora na caminhada da manhã e duas no fim do almoço; ter atenção permanente aos carros mesmo quando reza ou canta; não andar sozinho de noite; os grupos mais numerosos deverão tomar especiais medidas de segurança no atravessamento das vias; em caso de necessidade não hesite em contactar Posto Territorial da GNR mais próximo (contactos disponíveis em www.gnr.pt).
Fonte: www.gnr.pt
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23220
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Peregrinação Segura 2012  Empty Re: Peregrinação Segura 2012

Mensagem por PINTAROLAS Qua 09 maio 2012, 23:27

Boa peregrinação e nunca é demais lembrar dos cuidados que os mesmos devem ter assim como dos condutores.

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Peregrinação Segura 2012  Empty Re: Peregrinação Segura 2012

Mensagem por Luisa Baião Qui 10 maio 2012, 02:52

Novas rotas para peregrinos (COM VÍDEO)

Foi a pensar que a estrada “é um local perigoso para peregrinos” que o destacamento territorial das Caldas da Rainha da GNR está a sugerir algumas alternativas para que peões e veículos não circulem na mesma via, arranjando caminhos que, para além de mais seguros, são mais curtos em distância.
Os peregrinos oriundos da região Oeste são confrontados este ano com uma inovação proporcionada pela GNR, que emitiu folhetos e marcadores com caminhos alternativos e conselhos de segurança. No terreno, meia centena de militares concentra-se em pontos estratégicos de passagem e dá orientação aos fiéis no percurso até ao santuário de Fátima.

"Quando circulam veículos e peões ao mesmo tempo é preciso ter muito cuidado, para evitar acidentes", sublinhou a comandante do destacamento das Caldas da Rainha, capitão Ana Vaz, fazendo notar que muitas vezes "as pessoas andam menos atentas". No âmbito da operação "Peregrinação Segura 2012", a decorrer a nível nacional de 28 de Abril a 13 de Maio, pelos vários postos do destacamento foram distribuídos 100 folhetos e 100 marcadores para entregar aos grupos de peregrinos.
"Dão alguns conselhos para que façam o percurso em segurança e encaminham para itinerários em que haja menos trânsito e que são uma mais-valia, porque o percurso é menor", indicou a responsável da GNR.

Não sendo possível fazer o acompanhamento a par e passo de cada grupo de peregrinos, a GNR coloca-se em "sítios fulcrais", de forma a que "haja visibilidade da nossa presença para os veículos que circulam".

A GNR aproveita este "policiamento de proximidade" para patrulhar a área, estando atenta a outro tipo de possíveis ocorrências.

"Os peregrinos sentem-se mais seguros e ficam surpresos com a pequena novidade este ano. Têm mostrado interesse, gostaram e agradecem", comentou Ana Vaz, satisfeita por até agora não ter sido registado qualquer acidente, embora se espere maior movimento de fiéis nos próximos dias.

O destacamento também tem contactado com os párocos da região, para informarem os grupos que estão previstos saírem em peregrinação. "Os padres são importantes para auxiliarem na divulgação dos conselhos de segurança, e vamos reunir com eles também para os sensibilizar a passar outras mensagens às pessoas de idade, por causa das burlas e roubos. São coisas que as pessoas descuram mas que através dos párocos e das missas podemos chegar a mais população e alertá-la", revelou a comandante
LINK
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Peregrinação Segura 2012  Empty Re: Peregrinação Segura 2012

Mensagem por Croco Dom 13 maio 2012, 20:53

GNR faz balanço positivo de operação em Fátima
13 de Maio, 2012
O comandante da GNR de Santarém disse hoje à Lusa que a Operação Fénix 2012, montada para a peregrinação do 12 e 13 de Maio em Fátima, foi um êxito na segurança rodoviária e na prevenção criminal.
«Foi um sucesso. Neste momento [16h] a ocupação dos parques é apenas de um terço e apesar do tráfego ainda intenso a saída [dos peregrinos] está a decorrer com toda a normalidade», sublinhou o coronel Corte-Real.

A via que regista um maior movimento é a estrada nacional 357, em direcção a Leiria e ao IC9 (Itinerário Complementar), na qual se verifica um fluxo intenso de trânsito, mas sem paragens.

O mesmo sucede no acesso à auto-estrada do Norte (A1), sendo que nos restantes itinerários não se verifica qualquer problema, segundo o comandante da GNR.

O militar frisou que ao nível da criminalidade nada de significativo há a registar, a não ser «a entrega de dinheiro na GNR que foi encontrado por um grupo de peregrinos», uma situação que «atesta a seriedade das pessoas que visitam Fátima», assinalou.

Corte-Real explicou que «o êxito da operação não se deve apenas aos militares da GNR, mas também aos automobilistas que aceitaram os nossos conselhos para utilizarem estradas alternativas, mas também à especial colaboração da comunicação social na divulgação das
recomendações».
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=49245
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Peregrinação Segura 2012  Empty Re: Peregrinação Segura 2012

Mensagem por Luisa Baião Dom 13 maio 2012, 21:13

Ainda bem que tudo correu bem. Na 5ª feira fui a Coimbra e apesar de muitos peregrinos na estrada e bastante trânsito ,fiz uma viajem tranquila. Encontrei algumas patrulhas na estrada .Optimo!
Parabéns pelo êxito !
Fixe
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Peregrinação Segura 2012  Empty Re: Peregrinação Segura 2012

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes