Excesso de força policial é um problema em Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por MaxiRodrigues Sex 25 maio 2012, 11:29

O uso excessivo de força e abuso de detidos pela polícia e guardas prisionais estão entre os principais problemas humanitários em Portugal, a par das condições nas prisões, segundo o Departamento de Estado norte-americano.
"Os mais importantes problemas de Direitos Humanos incluíram o uso excessivo de força e abuso de detidos e prisioneiros pela polícia e guardas prisionais", refere o relatório do
Outros dos principais problemas, adianta, são as prisões "pobres e insalubres" e o encarceramento de menores com adultos e de detidos preventivos com criminosos condenados.
"O governo habitualmente processa e pune as autoridades que cometem abusos", adianta
Nas prisões há "excesso de população prisional, instalações desadequadas, condições de saúde insalubres e violência entre reclusos", adianta.
Cerca de 10 por cento da população prisional está infetada com VIH/Sida e 57 por cento com hepatite C.
De modo geral, refere o relatório, em 2011 "não houve relatos de abusos disseminados ou sistémicos" de Direitos Humanos em Portugal.
Outros problemas registados são a violência contra mulheres e crianças, discriminação contra mulheres e tráfico de pessoas para exploração sexual e trabalhos forçados.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2545613&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas&page=1
MaxiRodrigues
MaxiRodrigues
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 555
Meu alistamento : AIP 2006
10º Curso Fiscal
1ºCPIPS
CPCb 2010/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por moralez Sex 25 maio 2012, 11:40

das agressoes aos agentes e das leis penais permissivas e obsoletas nao falam eles... Devem pensar que atiram areia para os olhos...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7041
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Alexandrinha Sex 25 maio 2012, 11:48

Eu acho é que deviamos era carregar mais....
Alexandrinha
Alexandrinha
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Feminino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 341

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Amarra Sex 25 maio 2012, 12:06

Alexandrinha escreveu:Eu acho é que deviamos era carregar mais....

Concordo plenamente, o pior é que não temos quem nos defenda, pelo contrário ainda nos "enterram" mais para ficarem na mó de cima.
Amarra
Amarra
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 59
Profissão : Cabo de Inf.ª /Sem curso
Nº de Mensagens : 227
Mensagem : Com o que vem aí...., vão ter de se unir.
Meu alistamento : 12SET88

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Edr See Sex 25 maio 2012, 14:10

Não consigo compreender estes relatórios!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Almandir Sex 25 maio 2012, 14:34

Enfim ... só dizem mal, libertem os assassinos e os violadores para as ruas, deixem eles lidar com estas pessoas Smile
Almandir
Almandir
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 30
Profissão : Estudante
Nº de Mensagens : 422
Mensagem : CadAl GNR-ARMAS
Meu alistamento : 2013

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Hitpack Sex 25 maio 2012, 14:34

Vamos começar a andar na mala de expediente com uma passadeira vermelha para a estender à frente de quem nos agride e insulta, pode ser que assim os números baixem.
Hitpack
Hitpack
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 357
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por olhovivo Sex 25 maio 2012, 15:19

"O uso excessivo de força e abuso de detidos pela polícia e guardas prisionais estão entre os principais problemas humanitários em Portugal, a par das condições nas prisões, segundo o Departamento de Estado norte-americano."



Vindo de onde vem só mesmo para grande risota2
olhovivo
olhovivo
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 2371
Mensagem : Reflitamos em que são diferentes os caminhos que toma cada um para seguir em busca da verdade, em que muitas vezes só um antagonismo de nomes esconde um acordo real.


"Agostinho da Silva"
Meu alistamento : OUT91

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por rafaelcardoso Sex 25 maio 2012, 18:17

É precisa é carga! Só assim é que aprendem... Devia carregar mais
rafaelcardoso
rafaelcardoso
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 35
Profissão : Guarda Nacional Repúblicana
Nº de Mensagens : 944
Mensagem : "QVE OS MVITOS POR SER POVCOS NAM TEMAMOS"
Meu alistamento : 02-12-2010

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por GV Sex 25 maio 2012, 18:23

Sério isto é anedota não é, eles devem estar burros não, eles que perguntam depois, que averiguam depois, que algemam sem saber porque, que se a pessoa não ajoelhar á primeira já esta a comer com um bastão nos cornos, vêm armados em moralistas, épa, arranjam mas é a casa deles, ensinem os deles, que nos cá fazemos á nossa maneira.
Isto só me faz lembrar aquele de chama-lhe filha chama-lhe Pu..., antes que ela te chame a ti...
GV
GV
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 260
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por JosePinto Sex 25 maio 2012, 19:02

Edr See escreveu:Não consigo compreender estes relatórios!

São de facil entender, são estudos comprados, logo os resultados têm de ser sempre os procurados por quem pede esses estudos...

Mas existe alguém mais violador dos direitos humanos que os estados unidos? so se for a china e mesmo assim....
JosePinto
JosePinto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 442
Meu alistamento : 2001 GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por DNS Sex 25 maio 2012, 21:45

Acredito que em 100 relatos de abuso dos portugueses, 2 ou 3 serão verdade.
O resto não é mais do que as autoridades a tentarem cumprir o dever e as pessoas a resistir a a opor-se fortemente.
Um quase 100% do uso da força dos policias portugueses deve-se ao desrespeito pela autoridade e a confrontarem os agentes que se vêm obrigados a cumprir o dever.

Quanto aos EUA, parece comico, só que tivessemos o 1/4 do poder que a policia lá tem, já uma maioria não enfrentava a policia, pelo que a força não era usada.
Além disso, vejo videos da policia dos EUA que cá eram autenticos abusos de autoridade.
Os actos e maneira de agir da policia portuguesa nos EUA seriam considerados cobardes ou totalmente brandos e ineficazes!

Triste sina a minha!
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Luisa Baião Sex 25 maio 2012, 22:27

Já nem quero ouvir mais hehehehe
Quem fêz este relatório bebeu nesse dia um copinho a mais.A esta hora já lhe passou.
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Roque Sex 25 maio 2012, 22:33

Este post está no sítio errado, deveria estar nas anedotas.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Carango Sex 25 maio 2012, 23:54

Eu acho é que somos brandos de mais...

Porrada com eles!
Carango
Carango
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1250
Mensagem : Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Croco Sáb 20 Abr 2013, 14:52

Portugal criticado por abuso de força policial e violência contra mulheres

O Departamento de Estado norte-americano divulgou hoje um relatório sobre direitos humanos que aponta a Portugal a existência de abuso de força policial, prisões preventivas demasiado longas, violência contra mulheres e crianças e más condições nos estabelecimentos prisionais.

O relatório anual sobre direitos humanos, referente a 2012 e divulgado hoje em Washington pelo secretário de Estado norte-americano John Kerry, volta a apontar a Portugal praticamente os mesmos problemas do ano anterior.
"Os principais problemas de direitos humanos [em Portugal] incluem uso de força excessivo e abuso sobre detidos e prisioneiros pela polícia e guardas prisionais, más condições e insalubridade nas prisões", assim como o encarceramento de jovens juntamente com adultos, de detidos preventivos com "criminosos condenados", refere o relatório.

O documento analisa a situação dos direitos humanos em quase 50 países, de todas as regiões do mundo, especificando vários dados estatísticos referentes, por exemplo, à ação das autoridades policiais, segurança, julgamentos, violência doméstica, liberdade religiosa e de expressão, corrupção e direitos civis e laborais.

Apesar do relatório se reportar a 2012, no caso de Portugal alguns dados estatísticos remetem para 2011 e 2010, estando desactualizados em certos pontos.

Citando dados da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, o relatório indica que em 2012 as prisões tinham 13.504 reclusos, o número mais alto dos últimos oito anos, com o sistema prisional a funcionar a 112 por cento da capacidade.

Apesar de terem sido denunciados casos de abuso de força das autoridades policiais, em particular nos cenários de manifestações civis ao longo de 2012, o relatório norte-americano reporta-se a dados de 2010, com a Inspecção-Geral da Administração Interna a receber 649 queixas contra a PSP e a GNR.

O documento alerta ainda para o sistema de prisões preventivas, que continua a ter casos de demasiado longas detenções - a média é de oito meses.

"A violência contra mulheres, incluindo violência doméstica, continua a ser um problema", sublinham os Estados Unidos, recorrendo a dados de 2011 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que dão conta de 15.724 crimes reportados.

No entanto, dados da APAV de 2012 indicam um aumento para 16.970 crimes denunciados.

Ao longo do documento é várias vezes citada a situação da comunidade romena em Portugal, nomeadamente sobre casos de adultos que recorrem a crianças para mendigar nas ruas e sobre a "discriminação social" que ainda persiste.
Portugal também é criticado por "ainda não ter aplicado efectivamente as leis" relativas ao trabalho forçado, denunciando a existência de casos de mulheres, crianças e homens ilegalmente recrutados, em particular prostituição infantil.
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=73379
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por JNSilva Sáb 20 Abr 2013, 15:17

E por aquilo que as TV`s dos EUA transmitem, eles também não terão um excesso de força policial no seu pais...
JNSilva
JNSilva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : Guarda Infantaria GNR
Nº de Mensagens : 519
Meu alistamento : Nov 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por dragao Sáb 20 Abr 2013, 16:49

O Departamento do Estado Americano, deviam era ter vergonha de meter o bedelho em Países onde a justiça não aplica penas de morte, onde os policias não usam a arma de qualquer forma e feitio...
Resumindo, estavam bem era caladinhos...e que façam as analises no País onde estão inseridos, onde reina a morte de crianças e inocentes pelas ruas com recurso a armas de fogo...onde se compra uma arma como um brinquedo...enfim...este relatório não merece qualquer crédito...
Mais! Que eu tenha conhecimento, nenhum departamento do Estado Português elaborou relatórios pelas atrocidades que se cometem na América...
Simplesmente vergonhoso em pleno seculo 21...
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23189
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Edr See Sáb 20 Abr 2013, 17:53

O pior nem é o relatório, mas sim o enfiar a cabeça entre as pernas dos responsaveis politicos, que deveriam responder...
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Fount Sáb 20 Abr 2013, 21:29

dragao escreveu:O Departamento do Estado Americano, deviam era ter vergonha de meter o bedelho em Países onde a justiça não aplica penas de morte, onde os policias não usam a arma de qualquer forma e feitio...
Resumindo, estavam bem era caladinhos...e que façam as analises no País onde estão inseridos, onde reina a morte de crianças e inocentes pelas ruas com recurso a armas de fogo...onde se compra uma arma como um brinquedo...enfim...este relatório não merece qualquer crédito...
Mais! Que eu tenha conhecimento, nenhum departamento do Estado Português elaborou relatórios pelas atrocidades que se cometem na América...
Simplesmente vergonhoso em pleno seculo 21...
Fixe

injecção letal, cadeira eléctrica , são dádivas divinas do sistema judicial americano para os direitos humanos
Fount
Fount
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 22
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por BlackOps Dom 21 Abr 2013, 11:37

Como se os EUA fossem exemplo para alguém!!!!!!!!
BlackOps
BlackOps
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : MILITAR GNR
Nº de Mensagens : 472
Mensagem : SI VIS PACEM PARA BELLUM

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por иuησ Dom 21 Abr 2013, 13:17

olhovivo escreveu:"O uso excessivo de força e abuso de detidos pela polícia e guardas prisionais estão entre os principais problemas humanitários em Portugal, a par das condições nas prisões, segundo o Departamento de Estado norte-americano."



Vindo de onde vem só mesmo para grande risota2

De facto, é mesmo para rir, ainda mais sabendo a origem da noticia: States!

Contudo, acho mais preocupante as agressões aos profissionais da GNR do que o inverso, de tal maneira que parece existir vontade politica em alterar a moldura penal desse tipo de crime.
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Convidad Dom 21 Abr 2013, 17:34

Eles que se olhem primeiro ao espelho e depois que falem. Se nós cá fizessemos um terço do que eles fazem já estavamos todos presos. Quer dizer, os gajos batem com os próprios veículos policiais nos outros pelo simples facto de não obedecerem à ordem de paragem, etc, etc. E vêm para aqui mandar postas de pescada. Mas quando é que estes cromos vão parar de querer mandar na casa das outras pessoas! Em Portugal é à moda da casa e nos states já não é problema nosso.

Excesso de força policial é um problema em Portugal Yellowcr
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Conselho da Europa denuncia maus-tratos da polícia em Portugal

Mensagem por antipilho Ter 23 Abr 2013, 23:35

Conselho da Europa denuncia maus-tratos da polícia em Portugal

O Comité Europeu para a Prevenção da Tortura denunciou, esta terça-feira, casos de maus-tratos pela PSP, GNR e Polícia Judiciária durante as detenções e recomenda às autoridades portuguesas que continuem a esforçar-se para acabar com essas práticas.

O relatório deste comité do Conselho da Europa, divulgado esta terça-feira, resulta da 6ª. visita periódica realizada em fevereiro de 2012 a Portugal, a pedido das autoridades portuguesas.

Durante a deslocação, os peritos do Conselho da Europa visitaram 10 esquadras da PSP de Lisboa, duas de Coimbra e de Setúbal, bem como a sede da PJ e o estabelecimento prisional anexo.

Segundo o documento, a que agência Lusa teve acesso, muitos dos testemunhos recolhidos pelo Comité Europeu para a Prevenção da Tortura (CPT) afirmaram que tinham sido tratados corretamente enquanto estavam sob a custódia policial.

No entanto, os peritos receberam uma série de denúncias de maus-tratos praticados por elementos da PSP, GNR e PJ durante as detenções e antes da chegada às esquadras.

O relatório destaca também queixas de maus-tratos durante interrogatórios feitos pela PJ.

Tanto nos interrogatórios, como nas deslocações para as esquadras, os maus-tratos relatados consistem principalmente em "bofetadas, socos e pontapés no corpo e na cabeça", diz o documento.

O CPT manifesta-se preocupado com a falta de ação das autoridades portuguesas para punir este tipo de comportamento, facto que incentiva a impunidade por parte dos polícias.

Nesse sentido, os peritos do Comité da Europa recomendam às autoridades portuguesas que continuem os seus esforços para garantir que as práticas de maus-tratos policiais acabem.

O Comité sugere também que, enquanto estiver a decorrer um processo criminal e disciplinar, não sejam atribuídas aos polícias envolvidos nestas práticas tarefas que envolvam o contacto com a população e detidos.

O relatório recomenda também que os detidos pela PSP, GNR e PJ devem ter direito a um advogado, incluindo o direito de falar com ele em particular, uma vez que constataram, durante a visita, que nem todos têm acesso a este direito.

Nesse sentido, sugere a realização de um acordo com a Ordem dos Advogados para garantir que exista uma escala de serviço com advogados oficiosos e que possam visitar as esquadras da polícia sempre que necessário.

O CPT apela igualmente às autoridades portuguesas para garantirem aos detidos o direito de informarem uma terceira pessoa sobre a sua detenção e terem conhecimento dos seus direitos durante as primeiras horas de detenção.

Apesar da maioria das celas existentes nas instalações policiais apresentarem um "estado adequado", o membros do Conselho da Europa recomendam que as autoridades portuguesas tomem as medidas necessárias para corrigir algumas deficiências assinaladas.

Segundo o CPT, qualquer pessoa obrigada a permanecer sob custódia durante a noite deve ter um colchão, os detidos por mais de 24 horas devem ter acesso a exercícios ao ar livre e todas as celas devem ter acesso à luz natural e ter iluminação artificial.

Juntamente com a divulgação do relatório, o Conselho da Europa publicou, igualmente, as respostas do Governo português, que refere quais as medidas que estão a ser tomadas para investigar os alegados casos de maus-tratos praticados pelos polícias portugueses.

Na resposta, o Governo português refere também que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) está a ser reestruturada no sentido de aumentar a sua eficácia na investigação desses casos, além de fornecer informações sobre as medidas que estão a ser tomadas para melhorar a proteção dos detidos e evitar os maus-tratos.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3182913&page=-1
antipilho
antipilho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 34
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 607
Mensagem : C.R.P. Artigo 26.º Outros direitos pessoais 1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por jomarabu Qua 24 Abr 2013, 00:08

"Segundo o CPT, qualquer pessoa obrigada a permanecer sob custódia durante a noite deve ter um colchão, os detidos por mais de 24 horas devem ter acesso a exercícios ao ar livre e todas as celas devem ter acesso à luz natural e ter iluminação artificial."


E já agora os detidos que tenham acesso ao ginásio, caso haja em alguns Postos e Esquadras deste país!!! E esta hein?????

jomarabu
jomarabu
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2038
Mensagem : «Se quer que os outros gostem de si, se quiser desenvolver
amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros e ao mesmo
tempo ajudar-se a si próprio, guarde este princípio em mente:
Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas.»
Dale Carnegie
Meu alistamento : EPG -AIP /2002

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por FORASTEIRO Qua 24 Abr 2013, 02:20

antipilho escreveu:Conselho da Europa denuncia maus-tratos da polícia em Portugal

O Comité Europeu para a Prevenção da Tortura denunciou, esta terça-feira, casos de maus-tratos pela PSP, GNR e Polícia Judiciária durante as detenções e recomenda às autoridades portuguesas que continuem a esforçar-se para acabar com essas práticas.

O relatório deste comité do Conselho da Europa, divulgado esta terça-feira, resulta da 6ª. visita periódica realizada em fevereiro de 2012 a Portugal, a pedido das autoridades portuguesas.

Durante a deslocação, os peritos do Conselho da Europa visitaram 10 esquadras da PSP de Lisboa, duas de Coimbra e de Setúbal, bem como a sede da PJ e o estabelecimento prisional anexo.

Segundo o documento, a que agência Lusa teve acesso, muitos dos testemunhos recolhidos pelo Comité Europeu para a Prevenção da Tortura (CPT) afirmaram que tinham sido tratados corretamente enquanto estavam sob a custódia policial.

No entanto, os peritos receberam uma série de denúncias de maus-tratos praticados por elementos da PSP, GNR e PJ durante as detenções e antes da chegada às esquadras.

O relatório destaca também queixas de maus-tratos durante interrogatórios feitos pela PJ.

Tanto nos interrogatórios, como nas deslocações para as esquadras, os maus-tratos relatados consistem principalmente em "bofetadas, socos e pontapés no corpo e na cabeça", diz o documento.

O CPT manifesta-se preocupado com a falta de ação das autoridades portuguesas para punir este tipo de comportamento, facto que incentiva a impunidade por parte dos polícias.

Nesse sentido, os peritos do Comité da Europa recomendam às autoridades portuguesas que continuem os seus esforços para garantir que as práticas de maus-tratos policiais acabem.

O Comité sugere também que, enquanto estiver a decorrer um processo criminal e disciplinar, não sejam atribuídas aos polícias envolvidos nestas práticas tarefas que envolvam o contacto com a população e detidos.

O relatório recomenda também que os detidos pela PSP, GNR e PJ devem ter direito a um advogado, incluindo o direito de falar com ele em particular, uma vez que constataram, durante a visita, que nem todos têm acesso a este direito.

Nesse sentido, sugere a realização de um acordo com a Ordem dos Advogados para garantir que exista uma escala de serviço com advogados oficiosos e que possam visitar as esquadras da polícia sempre que necessário. " nem de escala aparecem, andam na pesca, quanto mais.."

O CPT apela igualmente às autoridades portuguesas para garantirem aos detidos o direito de informarem uma terceira pessoa sobre a sua detenção e terem conhecimento dos seus direitos durante as primeiras horas de detenção.

Apesar da maioria das celas existentes nas instalações policiais apresentarem um "estado adequado", o membros do Conselho da Europa recomendam que as autoridades portuguesas tomem as medidas necessárias para corrigir algumas deficiências assinaladas.

Segundo o CPT, qualquer pessoa obrigada a permanecer sob custódia durante a noite deve ter um colchão, os detidos por mais de 24 horas devem ter acesso a exercícios ao ar livre e todas as celas devem ter acesso à luz natural e ter iluminação artificial. " isto não é o big brother ".. HeeHeeHee

Juntamente com a divulgação do relatório, o Conselho da Europa publicou, igualmente, as respostas do Governo português, que refere quais as medidas que estão a ser tomadas para investigar os alegados casos de maus-tratos praticados pelos polícias portugueses.

Na resposta, o Governo português refere também que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) está a ser reestruturada no sentido de aumentar a sua eficácia na investigação desses casos, além de fornecer informações sobre as medidas que estão a ser tomadas para melhorar a proteção dos detidos e evitar os maus-tratos.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3182913&page=-1


E que tal se preocuparem em dar condições aos agentes.!!
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Katuxa Qua 24 Abr 2013, 09:14

E excesso de "carga" sobre os agentes da autoridade?!!!!Excesso de força policial é um problema em Portugal 99078
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 53
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Luisa Baião Qua 24 Abr 2013, 10:30

O Comité Europeu deve sofrer de miopia.
Se calhar, para protegerem alguns amigos...
Ou então ,querem virar tudo de pernas para o ar. Na optica deles querem dar aos criminosos e toda a espécie de escumalha tratamento VIP e aos policias vida de cão .
Excesso de força policial é um problema em Portugal 99078
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por vmgonçalves Qua 24 Abr 2013, 10:49

Tantos estudos e nenhum visa as vitimas. Porque será?
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Pois...

Mensagem por T.P. Qua 24 Abr 2013, 11:49

Os states... o problema disto tudo é que isto não é os states e não temos a diferenciação de cadeia e prisão. As prisões nos states não são cadeias e vice-versa. Prisão é o estabelecimento onde o detido permanece sob custódia da policia, a aguardar julgamento, as cadeias são os nossos estabelecimentos prisionais, agora pensem.
T.P.
T.P.
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 234
Mensagem : (...)
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Luisa Baião Qua 24 Abr 2013, 12:46

O que todos nós gostariamos de ter era uma cadeia assim, e um homem destes por cá .O resto é conversa .
E os Americnos que se deixem de paleio barato. Apesar de, este ser um homem com H grande ,têm poucos ,e se calhar , mais nenhum como este .


http://forumgnr.virtuaboard.com/t10163-tragam-este-homem-para-portugal-com-urgencia?highlight=tragam
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Ark Sex 26 Abr 2013, 00:11

Isto nem merece comentário de tão ridiculo que é. È sabido que a lei favorece o crime !
Ark
Ark
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1267

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por altf4 Sex 26 Abr 2013, 13:58

Ainda que por "mera hipótese académica" exista excesso de força policial. Está não estará relacionada com a falta de civismo e respeito pelas FS?
altf4
altf4
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 628
Mensagem : Quando você morre, você não sabe que está morto. Quem sofre são os outros.
É a mesma coisa quando você é idiota.

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por иuησ Sex 26 Abr 2013, 17:43

Katuxa escreveu:E excesso de "carga" sobre os agentes da autoridade?!!!!Excesso de força policial é um problema em Portugal 99078

Para os olhos de alguns "cidadãos", isso não é relevante...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Croco Sáb 27 Abr 2013, 23:25

Correio da Segurança
O direito à verdade
O relatório do Comité Europeu para a Prevenção da Tortura, que foi público, frisa que existem casos de maus tratos por parte da PSP, GNR e PJ no decorrer da sua missão.

Por:Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia

Como é evidente, não somos hipócritas e assumimos que não somos perfeitos. Mas é de realçar que os erros são muito pontuais e aos seus autores tem-lhes sido imputada a responsabilidade. Até porque, no que concerne a respeitar direitos, a PSP tem feito ao longo dos anos um caminho com provas dadas, bem fiscalizadas pelas entidades competentes, e que terá de ser, obviamente, continuado.

O mesmo já não pode dizer-se no que toca ao respeito pelos direitos dos polícias, que infelizmente são atropelados com frequência, a começar pelo Governo. Não podemos esquecer que vivemos num contexto difícil no que respeita à criminalidade, mais grave e violenta, e são os polícias que sofrem as consequências da violência, em que muitas vezes para salvaguardar a sua integridade ou de uma vítima são obrigados a usar da força. Algo que o relatório deveria referir nas conclusões.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/o-direito-a-verdade
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Correio da Segurança - Relatórios infundados - Crónica de César Nogueira, Presidente da APG/GNR

Mensagem por APG/GNR Dom 28 Abr 2013, 16:09

Correio da Segurança

Relatórios infundados

O Comité Europeu para a Prevenção da Tortura denunciou casos de tortura a detidos, por parte da GNR, PSP e PJ, com base em testemunhos recolhidos numa visita realizada a Portugal. Não está em causa um relatório que assenta em dados – são testemunhos avulsos, com acusações não provadas por quem de direito, os tribunais.

Até prova de culpa, há presunção de inocência, mas parece que se trata de um princípio sem peso para este organismo. A Lei é célere e eficaz para um dos lados – os profissionais acusados de agressão são severamente punidos, criminal e disciplinarmente e, no caso da GNR, cumprem a pena disciplinar mesmo antes de conseguirem, ou não, provar a sua inocência.

Sugere-se a adoção de videovigilância nas celas, como sucede nalguns países da Europa e, assim, registar-se-iam os alegados maus tratos a detidos e prevenir-se-iam as agressões e injúrias contra aqueles que têm a cada vez mais ingrata tarefa de fazer cumprir a lei. Não é justo que se manche assim a imagem das nossas polícias, sem provas, até porque uma árvore não faz a floresta.

Por: César Nogueira, Presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR)

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/cesar-nogueira/relatorios-infundados
APG/GNR
APG/GNR
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 32
Profissão : Dirigente/Delegado Associativo
Nº de Mensagens : 386
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

http://www.apg-gnt.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por VaN_dRaCk Dom 28 Abr 2013, 19:42

Excesso? Tão a gozar não?
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por ctyphoon Dom 28 Abr 2013, 22:41

O tal excesso de força policial em portugal é para compensar a inercia dos tribunais.
Se me perguntarem sou a favor de umas bastonadas nos queixos aos fdp que não sabem viver segundo as regras da boa educação.
ctyphoon
ctyphoon
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : OPC GNR
Nº de Mensagens : 277
Mensagem : O que é preciso é amor, muito muito amor.
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por иuησ Dom 28 Abr 2013, 22:41

Este excerto da cronica diz tudo: "A Lei é célere e eficaz para um dos lados – os profissionais acusados de agressão são severamente punidos, criminal e disciplinarmente e, no caso da GNR, cumprem a pena disciplinar mesmo antes de conseguirem, ou não, provar a sua inocência."
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por antipilho Dom 28 Abr 2013, 23:09

se deixassem os policias ou guardas acabar com os pilhos em breve quase nem eram precisos nem policias nem guardas e passava so a ser precisa a manutenção da ordem publica  :cop:
antipilho
antipilho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 34
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 607
Mensagem : C.R.P. Artigo 26.º Outros direitos pessoais 1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por bardock Dom 28 Abr 2013, 23:20

antipilho escreveu:se deixassem os policias ou guardas acabar com os pilhos em breve quase nem eram precisos nem policias nem guardas e passava so a ser precisa a manutenção da ordem publica  :cop:
o que estás a dizer?
bardock
bardock
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 1152
Mensagem : "Morte ou Glória"

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por matrix2020 Seg 29 Abr 2013, 12:05

Não concordo com o titulo!
Este tipo de mentalidade leva á destruição da paz social e dão força á bandidagem! Os excessos devem ser combatidos de forma exemplar, mas nunca se deve generalizar!
matrix2020
matrix2020
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 773
Meu alistamento : 1° curso de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por sauuude Seg 29 Abr 2013, 23:23

Quanto ao Departamento de defesa norte americano basta lembrar nos de Guantanamo, a prisão onde, para 'folia' selvagem e justiceira americana se mantêm seres humanos vivos alimentados á força de mangueira, sem acusação formada, para depois espectaculamente os matarem por enforcamento.

Quanto ao CPT, parece ser a mesma equipa de 'peritos' da Amnistia internacional, usando os mesmo termos, de 'alguns depoimentos', 'recolheram uma serie de testemunhos', uns que foram bem tratados outros não, 'muitos dos testemunhos..' são quantos muitos? a maioria? visitaram doze esquadras e isso permite o que de conclusoes? e da GNR?

Umas celas, (ja não são muitas agora) a maioria, foram 'peritadas' de adequadas, portanto deviam de ser uns horriveis calabouços sem luz natural e artificial, para que os 'obrigados' a permanecer nelas não tivessem que ter a menor impressão que se encontram DETIDOS, por indicios da pratica de crimes, etc.

o genio surge no entanto a permitir á ordem dos advogados que faça revistas ao interior dos espaços de detenção. Devia-se sim, eles todos e mais toda a rapaziada que achar que as celas de detenção são muito giras de ver e de inspecionar, mas não para a função que foram criadas e assim ficam os edificios policiais em passerelle de rondas a fazer concorrencia ao shopping logo ao lado com o seu espaço de curiosidades desumanas.

e acaba com uma sugestão de aumento de inspeção. Disso desejo eu ha muito tempo. De cada vez que fizesse uma detenção devia estar a meu lado um inspetor para ver com os seus proprios olhos e não em 'muitos depoimentos' como é o trabalho das policias mas...

Excesso de força policial é um problema em Portugal Thumbsdo
sauuude
sauuude
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 231
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Excesso de força policial é um problema em Portugal Empty Re: Excesso de força policial é um problema em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes