Água da torneira é para beber «com confiança»

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Água da torneira é para beber «com confiança» Empty Água da torneira é para beber «com confiança»

Mensagem por Croco Dom 30 Set 2012, 14:28

Água da torneira é para beber «com confiança»

Regulador diz que 98% das análises efetuadas cumpriam os parãmetros
Por: tvi24 / PC | 30- 9- 2012 13: 12
O presidente da entidade reguladora da água assumiu que os portugueses podem beber água da torneira «com confiança» porque os parâmetros de qualidade atingem os 98%, apesar de 30 a 40 concelhos apresentarem níveis abaixo do desejável.

«Em 2011, todos os sistemas e abastecimento de água tinham planos de controlo de qualidade e, das cerca de 700 mil análises efetuadas, 98 por cento cumpriam os parâmetros definidos», disse à agência Lusa Jaime Melo Baptista.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Qualidade (ERSAR) divulga o relatório anual «Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano» na segunda-feira, quando se assinala o Dia Nacional da Água.

Em declarações à Lusa, Melo Baptista salientou que «a melhoria da qualidade da água no abastecimento público é um dos aspetos de maior sucesso no setor em Portugal».

Quanto aos 2% de incumprimento, «não indicam necessariamente que a água não é adequada para o consumo», pois podem estar relacionados com parâmetros que não afetam a saúde pública.

«A grande maioria dos concelhos cumpre os parâmetros, são entre 30 e 40 aqueles que apresentam mais incumprimentos do que o desejável», revelou o responsável explicando que continua a ser no interior do país, «com maiores carências de recursos humanos, técnicos e financeiros, que se concentram os incumprimentos ocorridos, essencialmente nas pequenas zonas de abastecimento, que servem menos de 5.000 habitantes».
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/agua-torneira-regulador-melo-batista-analises-tvi24/1379204-4071.html
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 52
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8271
Mensagem : "As maiores virtudes do homem são: A honestidade e a humildade"

Meu alistamento : 1991 CIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo