GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente Empty GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Mensagem por APG/GNR Sáb 01 Nov 2014, 22:18

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente
01/11/2014 10:12:14 | Autor: Rui Cruz

Operação realizada em Alcochete foi “uma bronca”. GNR entrou na casa errada, com escudos e armas de alto calibre, à procura de um presumível traficante que… vivia na casa ao lado.

Parece um filme de cinema, mas foi bastante real. Esta terça-feira, em Alcochete, pelas 11h, a GNR entrou na casa de Cheila Silva, quando esta tinha acordado há minutos.
A porta foi aberta à força, pela Unidade de Intervenção do Comando Territorial de Setúbal, não tendo a visada ouvido qualquer toque de campanha. Após a abertura de porta, vários militares com escudos, armas de alto calibre e luzes invadiram a sua casa.

Cheila foi algemada e tratada como uma criminosa. “Algemem-na” e “mãos atrás das costas” foram palavras tecidas pelos militares após a entrada. Cheila tentava-se aperceber da situação; ia tentando falar com alguém. “Calada, apertem bem as algemas”, diziam-lhe friamente.

Quando estavam prestes a sair com Cheila algemada, descalça, com uns calções e uma t-shirt, alguém pensou em perguntar-lhe como ela se chamava e “onde estava” um homem. Afinal procuravam um homem, não uma mulher.

Repararam finalmente no erro. Entraram na casa errada. Fonte da GNR informou ao Tugaleaks que o mandato era para um andar na fração D, e foram à fração F. “Foi uma bronca quando o comando soube disto”, indica a mesma fonte.
Quando repararam no erro, as coisas ficaram mais calmas. Cheila deixou de estar algemada, passou a estar rodeada de militares da GNR preocupados com ela.

Tal como explica no Facebook, esta foi “a pior experiência” que passou na vida. Não ganhou para o susto, mas podia ser muito pior.
O Tugaleaks falou com Cheila e sabe que esta situação divulgada, porque “isto não pode acontecer” e que não está colocado de parte um pedido de indemnização cível”.“Se cá estivesse o meu filho seria ainda pior”, contou ao Tugaleaks.

Este engano foi na sequência de uma operação do Destacamento Territorial do Montijo, no decurso de um processo-crime delegado pelos serviços do Ministério Público da Moita – 2ª Secção Criminal da secção de Almada da Comarca de Lisboa. Na operação, que decorreu em Alcochete (local onde se deu o “engano”), Odivelas, Moita e Montijo, foram detidas várias pessoas, mas o Tugaleaks sabe que uma delas saiu em Liberdade. O crime? Tráfico de estupefacientes, nomeadamente cocaína.

Das buscas resultou a apreensão de 1110 doses de cocaína, 1 arma de fogo, 44 munições de vários calibres, 20 armas brancas, um colete balístico, 47 telemóveis, entre outros itens.

GNR confirma situação

O Tugaleaks contactou a associação sindical com maior representatividade, a APG/GNR. Nuno Guedes, do núcleo de Lisboa, informou-nos que a APG/GNR “não comenta o episódio por questões de operacionalidade e segurança interna” e remeteu os esclarecimentos adicionais para o Gabinete de Imprensa da GNR. Acrescentam apenas que lamentam o sucedido, “não é hábito acontecer”, e esperam que os eventuais danos provocados sejam devidamente reparados.

Por sua vez, o Major Marco Cruz das relações Públicas da GNR informou que “por lapso, foi feita a entrada numa residência que não era visada” e que “foi identificado de imediato o erro, tendo a GNR assumido todas as responsabilidades decorrentes dessa ação, designadamente os danos materiais causados”.
Informa ainda que não foi precisa “qualquer assistência hospitalar à visada, apesar de ter sido disponibilizada pelos militares da GNR presentes no local”, facto confirmado pelo artigo de Facebook de Cheila Silva.

Apesar de um grande susto, Cheila não concorda nem se conforma com a forma como foi tratada.
http://www.tugaleaks.com/gnr-busca-casa-errada.html
APG/GNR
APG/GNR
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 32
Profissão : Dirigente/Delegado Associativo
Nº de Mensagens : 386
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

http://www.apg-gnt.pt

Ir para o topo Ir para baixo

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente Empty Re: GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Mensagem por Luisa Baião Sáb 01 Nov 2014, 23:23

Errar é humano. Todavia, um erro deste calibre,é inadmissível. Estou a imaginar o  que sentiria,se acontecesse na minha casa este filme de terror.not ok
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente Empty Re: GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Mensagem por GIA2050 Dom 02 Nov 2014, 00:01

Que gentinha que se tenta colar logo a uma indemnização cível!
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente Empty Re: GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Mensagem por иuησ Dom 02 Nov 2014, 14:15

Como disse na peça, não vou tecer grande comentário.

Adianto que fiquei satisfeito ao ser informado que os camaradas presentes, assim que detectaram o erro, prestaram de imediato o apoio à cidadã.

Esperamos agora que os eventuais danos provocados sejam devidamente reparados.
Luisa Baião escreveu:Errar é humano. Todavia, um erro deste calibre,é inadmissível. Estou a imaginar o  que sentiria,se acontecesse na minha casa este filme de terror.not ok

(Off topic) Fico contente em saber que está bem. Beijinho Luisa!
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente Empty Re: GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Mensagem por sagal Dom 02 Nov 2014, 18:38

GIA2050 escreveu:Que gentinha que se tenta colar logo a uma indemnização cível!
   Coloquemos-nos no lugar da senhora. Eu pediria uma indemnização pelos danos patrimoniais e morais como é óbvio.

   É claro que este erro não é de quem "violou" a porta, será de quem com pouco cuidado, errou no local.

   Erros inadmissíveis.
avatar
sagal
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 73
Profissão : reformado
Nº de Mensagens : 572
Meu alistamento : Janeiro de 1976.

Ir para o topo Ir para baixo

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente Empty Re: GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Mensagem por zedopipo Dom 02 Nov 2014, 23:00

sagal escreveu:
GIA2050 escreveu:Que gentinha que se tenta colar logo a uma indemnização cível!
   Coloquemos-nos no lugar da senhora. Eu pediria uma indemnização pelos danos patrimoniais e morais como é óbvio.

   É claro que este erro não é de quem "violou" a porta, será de quem com pouco cuidado, errou no local.

   Erros inadmissíveis.

É isso mesmo, vamos crucificar o pessoal! Enfim!...
zedopipo
zedopipo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 97
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 290
Mensagem : Get a life!

Ir para o topo Ir para baixo

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente Empty Re: GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Mensagem por COELHO.X Seg 03 Nov 2014, 08:24

Infelismente já aconteceu no passado, seja por inoperancia ou de uma má investigação por parte de quem investiga, falhou só tem que assumir. Quando dizem que erros destes acontecem, bom... errar  é humano, mas quando se trata de entrar numa residencia, é preciso muita cautela com o que se vai fazer, pois estamos a entrar na via privada das pessoas, ainda para mais quando é por engano, é legitimo que as pessoas se revoltem.
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente Empty Re: GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Mensagem por joao miguel silva Seg 03 Nov 2014, 13:41

Quem não faz nada e vive da parasitagem o dia á dia, a unica coisa que se pode enganar, é na hora de ir tomar o cafézinho ao bar ou á maquina.
estes casos são rarissimos e acontecem por má investigação, mau "apontador", ou deficiência nas vistinhas.
seja como for, o responsavel por aquela busca, fica logo marcado pelos restantes camaradas, porque ao contrário do que muito "cristão" pensa, ninguem quer um erro deste.
nestes casos, a gNR só tem é de assumir o erro, não há que escamutiar, há que saber falar.
ainda hoje vi o srº Hernani Carvalho, com um jurista ao lado (Paulo Rodrigues) ou "quim roscas" na versão engraçada, a cometer uma gaffe que não devia cometer, como opinador de crimes.
Disse que a pSP não tinha legitimidade para ir fazer uma busca ao individuo detido no sábado por disparos com arma de fogo e apreensão da mesma.
diz ele só com autorização do juiz, ou do visado, o que é falso.
a estes individuos, digo, vão estudar e não digam asneiras, são uns tretas.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente Empty Re: GNR arromba porta e faz busca em casa errada porque confundiu o apartamento Direito com o Frente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes