Incentivo ao ódio contra polícias. PSP fez queixa e procura autores de cartazes da manifestação de sábado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Incentivo ao ódio contra polícias. PSP fez queixa e procura autores de cartazes da manifestação de sábado

Mensagem por dragao Seg 08 Jun 2020, 13:12

Polícias queixam-se de mensagens de ódio exibidas nos protestos antirracistas. A PSP adianta à TSF que já participou ao MP "e que estão em curso as diligências para identificar os portadores dos cartazes com dizeres que poderão consubstanciar crimes".

Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) vai apresentar uma queixa no Ministério Público contra manifestantes que exibiram no sábado mensagens que "promovem ou incentivam ao ódio" contra a polícia, anunciou esta segunda-feira o sindicato.

O presidente da ASPP/PSP, Paulo Rodrigues, afirma que a queixa será formalizada já esta segunda-feira, mas ressalva que desconhece se estas mensagens resultaram de atos isolados de manifestantes ou de uma ação concertada de grupos.

Numa nota enviada à TSF, a PSP refere que já participou ao Ministério Público "e que estão em curso as diligências para identificar os portadores dos cartazes com dizeres que poderão consubstanciar crimes".

Milhares de pessoas saíram no sábado às ruas de Lisboa, Porto e Coimbra contra o racismo e a violência policial, replicando protestos realizados noutros países na sequência da morte do afro-americano George Floyd, em maio, asfixiado por um polícia nos Estados Unidos.

Em comunicado, a ASPP/PSP dá o exemplo de uma mensagem escrita num cartaz exibido numa manifestação a mencionar que "polícia bom é polícia morto".

"Esta mensagem, desenquadrada do motivo da manifestação, reflete bem a intenção de quem a exibia", refere o sindicato, assinalando que "não são este tipo de mensagens que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, mais livre e mais igual".

O comunicado da ASPP/PSP sublinha que a queixa, por crime de "incitação ao ódio", será apresentada no Ministério Público contra "todos aqueles que exibiram através de cartazes ou de qualquer outra forma, durante as manifestações, mensagens que promovem ou incentivam ao ódio contra os profissionais da polícia".

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/odio-contra-policias-sindicato-da-psp-apresenta-queixa-devido-a-cartazes-em-manifestacao-12288228.html
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23184
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes