Contestação na GNR contra quotas "ilegais" na avaliação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Contestação na GNR contra quotas "ilegais" na avaliação

Mensagem por dragao Dom 13 Mar 2022, 00:18

A avaliação do desempenho na GNR será efetuada, pela primeira vez, este ano. Mas já está a criar polémica, depois do comandante-geral, Rui Clero, ter recomendado quotas para as notas a atribuir pelos avaliadores. Para a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) a orientação do tenente-general é uma "ilegalidade [...] corrosiva do bom espírito e do clima organizacional".

A portaria que criou o Regulamento de Avaliação do Desempenho dos Militares da GNR foi aprovada em 30 de dezembro de 2019 e será agora posta em prática. Durante março e abril, os guardas serão avaliados por dois superiores hierárquicos que, até final de abril, comunicarão o resultado.

Contudo, as notas a atribuir estão, desde já, condicionadas por um despacho do comandante-geral da GNR. Num documento assinado em 13 de janeiro, o tenente-general Rui Clero recomenda que apenas 40% dos militares sejam avaliados com Muito Bom, outros 40% com Bom e 10% com Suficiente. "É fundamental serem estabelecidos valores de referência que permitam aos avaliadores cumprir as suas responsabilidades, sem colocarem em causa a equidade global das avaliações ao nível nacional", lê-se no despacho.

A ANSG lembra que a "lei, relativamente à diferenciação de desempenho, apenas fixa percentagem máxima de 10% às notas de Excelente" e, por isso, considera que a recomendação "resume-se a uma ilegalidade". "Os avaliadores são coagidos e é imposto artificialmente um limite à avaliação, através de notas pré-combinadas com recurso a folhas de cálculo", defende.

https://www.jn.pt/justica/contestacao-na-gnr-contra-quotas-ilegais-na-avaliacao--14672007.html
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23220
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Contestação na GNR contra quotas "ilegais" na avaliação

Mensagem por Lynx Dom 13 Mar 2022, 12:24

Providência cautelar para a frente
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3778
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Contestação na GNR contra quotas "ilegais" na avaliação

Mensagem por Guarda que anda à linha Dom 13 Mar 2022, 13:37

Os desastrosos efeitos do Regulamento de Avaliação dos militares

https://www.abrilabril.pt/nacional/os-desastrosos-efeitos-do-regulamento-de-avaliacao-dos-militares

Os militares das Forças Armadas já estão a alertar para o desastre.

Agora é que vai começar a doer a sério.

Como é que um sistema de avaliação, qualquer que ele seja, é sério, se à cabeça estabelece logo quotas em que só um determinado número de profissionais é muito bom, outra percentagem só pode ser boa, outra suficiente, e outra má?

Onde é que está a justiça e a justeza num sistema de avaliação assim?

A partir de agora vamos ver militares da Guarda a subir de escalão de 3 em 3 anos, enquanto outros provavelmente só vão subir de 10 em 10.

Como é que um sistema de avaliação destes se aplica às instituições militares, nomeadamente à GNR, em que os seus militares exercem e desempenham as mais variadas funções que vão desde o serviço administrativo, de saúde, logístico, honorifico, etc., enquanto outros desempenham as funções puramente militares, policiais e de socorro, com a vida constantemente mais sujeita ao risco, ao perigo e ao desgaste físico e psicológico, e como é que vão ser todos avaliados de forma justa, se as quotas se aplicam a todo o universo do efectivo no seu conjunto?

Será que ainda pensam que ser militar e o trabalho militar policial, deve ser avaliado como o trabalho  feito à peça ou produto produzidos numa qualquer fábrica ou linha de montagem?

Em cima do vencimento dos militares da Guarda que, no inicio de carreira, está cada vez mais perto da salário mínimo nacional. Além da circunstância de terem de trabalhar cada vez mais anos, no mínimo 40 anos de descontos, cravarem-lhe agora com um sistema de avaliação como este, sujeito a quotas, onde se vai correr o risco de subir de escalão de 10 em 10 anos. Decididamente, deram a machadada final numa das carreiras das armas e castrenses mais prestigiadas em Portugal.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Contestação na GNR contra quotas "ilegais" na avaliação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes