Proprietários já podem começar a pagar o IMI
Página 1 de 1 • Compartilhe
Proprietários já podem começar a pagar o IMI
O prazo para o pagamento do IMI varia consoante o valor patrimonial dos imóveis, mas em maio arranca o início da liquidação. Este será o único pagamento se o valor for inferior a 100 euros.
O prazo para o pagamento da primeira prestação do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta segunda-feira e termina no fim do mês.
O prazo para o pagamento do valor do IMI varia consoante o valor patrimonial dos imóveis, mas em maio arranca o início da liquidação, com a primeira prestação. Este será o único pagamento se o valor do imposto for inferior a 100 euros.
Ultrapassado este montante, o imposto é dividido em duas ou três fases (consoante o montante global seja, respetivamente, inferior ou superior a 500 euros) a serem pagas em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro.
O IMI incide sobre o valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis, contemplando uma taxa única de 0,8% no caso dos prédios rústicos (terrenos) e uma taxa que oscila entre os 0,3% e os 0,45% sobre os prédios urbanos (construções e terrenos para construção).
O imposto é calculado e cobrado pela Autoridade Tributária (AT), mas são as autarquias que decidem, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro dos referidos intervalos.
Ainda que esteja previsto o desdobramento do pagamento do imposto em duas ou três fases consoante o seu valor, é possível aos proprietários liquidá-lo na totalidade em maio.
in Observador | 01-05-2023 | LUSA
https://www.homepagejuridica.pt/noticias/12027-proprietarios-ja-podem-comecar-a-pagar-o-imi
O prazo para o pagamento da primeira prestação do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta segunda-feira e termina no fim do mês.
O prazo para o pagamento do valor do IMI varia consoante o valor patrimonial dos imóveis, mas em maio arranca o início da liquidação, com a primeira prestação. Este será o único pagamento se o valor do imposto for inferior a 100 euros.
Ultrapassado este montante, o imposto é dividido em duas ou três fases (consoante o montante global seja, respetivamente, inferior ou superior a 500 euros) a serem pagas em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro.
O IMI incide sobre o valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis, contemplando uma taxa única de 0,8% no caso dos prédios rústicos (terrenos) e uma taxa que oscila entre os 0,3% e os 0,45% sobre os prédios urbanos (construções e terrenos para construção).
O imposto é calculado e cobrado pela Autoridade Tributária (AT), mas são as autarquias que decidem, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro dos referidos intervalos.
Ainda que esteja previsto o desdobramento do pagamento do imposto em duas ou três fases consoante o seu valor, é possível aos proprietários liquidá-lo na totalidade em maio.
in Observador | 01-05-2023 | LUSA
https://www.homepagejuridica.pt/noticias/12027-proprietarios-ja-podem-comecar-a-pagar-o-imi

dragao- Cmdt Interino
-
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 22834
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?
Re: Proprietários já podem começar a pagar o IMI
Paga e não bufa.
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000

PINTAROLAS- Moderador
-
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8250
Ainda não reembolsaram o IRS, mas já querem o IMI.
Péra'i que já levas.
Péra'i que já levas.
moralez- Moderador
-
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 6948
Mensagem :
Meu alistamento : 2004
moralez escreveu:Ainda não reembolsaram o IRS, mas já querem o IMI.
Péra'i que já levas.
Submeti a minha declaração no dia 31 de março e ainda se encontra a aguardar validação...

smelly- 1º Sargento
-
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1409
Mensagem : A união faz a força..
Eu submeti a 30 de março. Só esta semana passou a declaração com reembolso.smelly escreveu:moralez escreveu:Ainda não reembolsaram o IRS, mas já querem o IMI.
Péra'i que já levas.
Submeti a minha declaração no dia 31 de março e ainda se encontra a aguardar validação...
moralez- Moderador
-
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 6948
Mensagem :
Eu acho que a demora se prende com o preenchimento de alguns anexos...no meu caso, como preenchi o "J", demora mais, consideravelmente mais...
Pelo menos é o que é dito em alguns fóruns do tema...
Pelo menos é o que é dito em alguns fóruns do tema...
smelly- 1º Sargento
-
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1409
Mensagem : A união faz a força..

» Proprietários têm "até 15 de março" para limpar áreas junto às casas
» Governo tem 200 milhões para começar a descongelar carreiras
» PAGAR O TEMPO DE TROPA
» Sair de Estabelecimento sem pagar
» Polícias juntam-se aos protestos das centrais sindicais
» Governo tem 200 milhões para começar a descongelar carreiras
» PAGAR O TEMPO DE TROPA
» Sair de Estabelecimento sem pagar
» Polícias juntam-se aos protestos das centrais sindicais
Página 1 de 1
» Sindicatos da UGT querem rever acordo de salários da Função Pública
» Vai ser possível fazer transferências bancárias só com número de telemóvel
» Polícias de Londres depõem armas em protesto e Exército disponibiliza-se para os substituir
» Motoristas portugueses já podem conduzir com carta de condução nacional no Brasil (e Brasileiros em Portugal)
» Conselho de Ministros aprovou novo regime jurídico do táxi
» Uso não profissional de produtos fitofarmacêuticos em ambiente doméstico - Decreto-Lei n.º 82/2023
» Depósito Caixa 6 Meses Não Mobilizável da CGD.
» Uso obrigatório de capacetes em trotinetas elétricas chega ao Parlamento
» Inspeção obrigatória das motas arranca em janeiro de 2022
» Portagens por pagar nas antigas SCUT geram um milhão de multas do Fisco
» Nova lei da droga entra em vigor a 1 de outubro
» Perdão de penas e amnistia de infrações - Lei n.º 38-A/2023, de 2 de agosto
» Tomada de posse na PSP e GNR. "Portugal é pacífico. Tem de continuar"
» Novas licenças parentais já abrangem mais de 30 mil pais