APREENSÃO DO DIV AQUANDO DA APRESENTAÇÃO DO SEGURO VÁLIDO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

APREENSÃO DO DIV AQUANDO DA APRESENTAÇÃO DO SEGURO VÁLIDO  Empty APREENSÃO DO DIV AQUANDO DA APRESENTAÇÃO DO SEGURO VÁLIDO

Mensagem por Brave Sir Robin Sex 10 Jan 2025, 22:28

Cenário:

- Condutora é encontrada a conduzir o veículo, sem que para o mesmo exista seguro válido.
- O veiculo é propriedade de familiar que não está presente aquando da fiscalização.
- É elaborado auto c.o. em nome do titular do documento de identificação do veículo, e auto de apreensão do veiculo nos termos do art. 162°.
- Posteriormente, condutora e proprietário comparecem na esquadra e apresentam comprovativo da celebração de seguro (feito momentos antes, admitido pelo proprietário).
- É efectuado o levantamento da apreensão. E elaborado termo de entrega de documento.
- Subsiste a questão do auto c.o. pendente.

É legítimo, aquando da apresentações do seguro válido, pela mão do proprietário, efectuar a apreensão do DIV como garantia de cumprimento nos termos do art 173°?

Confesso que tenho a minha convicção que não há lugar a esta apreensão, uma vez que a mesma não é feita aquando da verificação da prática da infração, tal como resulta da própria descrição do artigo.

Contudo, tenho assistido a algumas "inovações" na minha chafarica, e chego a ter dúvidas se existe alguma nova circular/procedimento emitido pela ANSR a respeito de cenários semelhantes. 

Agradeço o vosso contributo.
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1349
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

APREENSÃO DO DIV AQUANDO DA APRESENTAÇÃO DO SEGURO VÁLIDO  Empty Re: APREENSÃO DO DIV AQUANDO DA APRESENTAÇÃO DO SEGURO VÁLIDO

Mensagem por bad boys Sex 10 Jan 2025, 22:46

Não se apreende, e até não se devia levantar a apreensão, pois o documento devia ser enviado para o IMT e a situação é regularizada lá.
bad boys
bad boys
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 333
Meu alistamento : 2001 AIP

APREENSÃO DO DIV AQUANDO DA APRESENTAÇÃO DO SEGURO VÁLIDO  Empty Re: APREENSÃO DO DIV AQUANDO DA APRESENTAÇÃO DO SEGURO VÁLIDO

Mensagem por rafaelcardoso Sáb 11 Jan 2025, 17:50

Ha um documento recente que refere que se deve levantar a apreensão aquando da apresentação de seguro válido. Vou tentar encontrar
rafaelcardoso
rafaelcardoso
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão : Guarda Nacional Repúblicana
Nº de Mensagens : 979
Mensagem : "QVE OS MVITOS POR SER POVCOS NAM TEMAMOS"
Meu alistamento : 02-12-2010

Mensagem por Raleixo Sáb 11 Jan 2025, 21:25

Boa noite, creio que é a Circular 2/2024/CO de 15FEV24.

Levantamento da apreensão de veículo por falta de seguro
No que respeita às apreensões por falta de seguro, logo que seja feita prova de seguro válido do veículo em causa, e sempre que o expediente ainda se encontre na posse da Subunidade, deve ser seguido o princípio constante no parágrafo 3.07 da PDGNR M 1-09-04 (Manual de Apreensão de Veículos e Documentos), isto é, deverá ser levantada a sua apreensão, uma vez que deixam de estar reunidos os pressupostos que a motivaram.
Raleixo
Raleixo
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 324
Mensagem : Não desistas na primeira dificuldade, só assim conseguirás ser um vencedor"
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Mensagem por dragao Sáb 11 Jan 2025, 22:48

"É legítimo, aquando da apresentações do seguro válido, pela mão do proprietário, efectuar a apreensão do DIV como garantia de cumprimento nos termos do art 173°?"

Não é legítimo porque já não existe "o ato da fiscalização". Como não existe, o proprietário tem os prazos legais para efetuar o pagamento voluntário do AC conforme a notificação emitida no ato da elaboração do expediente pelo agente/militar.
Na GNR, existem normas internas de procedimento nesse sentido.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23751
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Mensagem por dragao Sáb 11 Jan 2025, 23:04

Esses procedimentos constam nas notas difundidas pelo CO/GNR...
O levantamento da apreensão é elaborado, logo que o proprietário/condutor faça prova de seguro válido.
Se o auto de contra ordenação foi carregado no scot, depois é preciso elaborar o termo de entrega do DUC. Nessa altura deixa de constar no sistema informático como veículo apreendido.
Isso é importante porque na eventualidade de outra patrulha intercetar o veículo a circular na via pública e solicitar/verificar a situação e constar como apreendido pode dar chatice para o condutor/proprietário e guarda.... Smile
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23751
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Mensagem por Brave Sir Robin Dom 12 Jan 2025, 22:00

dragao escreveu:"É legítimo, aquando da apresentações do seguro válido, pela mão do proprietário, efectuar a apreensão do DIV como garantia de cumprimento nos termos do art 173°?"

Não é legítimo porque já não existe "o ato da fiscalização". Como não existe, o proprietário tem os prazos legais para efetuar o pagamento voluntário do AC conforme a notificação emitida no ato da elaboração do expediente pelo agente/militar.
Na GNR, existem normas internas de procedimento nesse sentido.

Tem sido esse o meu entendimento. E creio que não sucitará dúvidas o art 173°. Mas infelizmente há colegas que vêm mais do que aquilo que lá está escrito.
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1349
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo