Cortes orçamentais na polícia chegam ao Conselho da Europa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Cortes orçamentais na polícia chegam ao Conselho da Europa Empty Cortes orçamentais na polícia chegam ao Conselho da Europa

Mensagem por иuησ Qui 05 Dez 2013, 18:31

SOCIEDADE
Cortes orçamentais na polícia chegam ao Conselho da Europa
«Últimas decisões do Governo sobre o orçamento destinado às forças de segurança são particularmente alarmantes», denuncia o CESP
Por: Redacção / CM    |   2013-12-04 18:26


O Conselho Europeu dos Sindicatos de Polícia (CESP) alertou o Conselho da Europa para as consequências que os cortes orçamentais das polícias para 2014 podem ter na segurança pública do país e no espaço europeu.

«Em Portugal, as últimas decisões do Governo sobre o orçamento destinado às forças de segurança são particularmente alarmantes», escreve o secretário-geral da CESP, Gérard Greneron, numa carta enviada à responsável pela área da administração Interna do Conselho da Europa.

Na missiva, a que agência Lusa teve acesso nesta quarta-feira, o francês Gérard Greneron descreve quais são os cortes orçamentais em 2014 para a Polícia Judiciária (menos 10 por cento), Serviço de Estrangeiro e Fronteiras (menos 12,35%), PSP (menos 12,16%) e GNR (menos 15 por cento) em relação a 2013.

«O orçamento de 2014 poderá comprometer a segurança pública. A redução nos investimentos é dramática, enquanto o crime é cada vez mais agressivo, mais violento e os meios mais eficientes», adianta o secretário-geral da organização não-governamental internacional.

Segundo o CESP, esta redução vai afetar o funcionamento normal das polícias, atingindo não só a realização das suas missões, mas também a proteção dos próprios agentes.

Como exemplo, refere que a polícia vai enfrentar uma «redução drástica» no orçamento relacionado com o treino de tiro.

O CESP considera também que os cortes orçamentais vão afetar a segurança do espaço europeu devido à natureza transnacional do crime que Portugal está a enfrentar, especialmente no tráfico de drogas e imigração ilegal.

Na missiva, o secretário-geral do CESP fala da manifestação que decorreu em Lisboa, a 21 de novembro, e que juntou mais de 12 mil elementos de todos os serviços e forças de segurança e da jornada de luta, a 25 de novembro, dos magistrados do Ministério Público e dos inspetores da Polícia Judiciária.

Gérard Greneron esteve presente na manifestação de 21 de novembro com o objetivo de se inteirar das preocupações do setor da segurança interna português e levá-las ao Conselho Europeu.

O Conselho Europeu dos Sindicatos de Polícia é uma organização não-governamental internacional que representa 350 mil polícias de 20 países, sendo a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) e Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC/PJ) os representantes portugueses.



http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/policia-forcas-de-seguranca-cortes-cesp-conselho-da-europa-tvi24/1516345-4071.html
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes