Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Seg 10 Fev 2014, 18:47

Deixo à consideração do Fórum, uma questão que me parece importante e que pode ocorrer em qualquer momento aos agentes fiscalizadores...


O Veículo de matricula sa-33-bb, circulava no sentido norte sul. Ao se aproximar de um entroncamento, encontrou o sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos- (STOP)  vindo a efectuar a imobilização do veículo na linha da intersecção (imaginaria) e não exactamente no local onde se encontrava o sinal de STOP.

Questão: Comete este condutor alguma infração prevista no Regulamento Sinalização de Trânsito?


Última edição por dragao em Sáb 01 Mar 2014, 15:03, editado 1 vez(es)
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por msm Seg 10 Fev 2014, 19:49

Interpreto assim: tem de parar, sempre, não podendo entrar no cruzamento/entroncamento sem o fazer; se parar onde está o sinal tenho a certeza que na maioria das vezes não terá o campo de visualização mais adequado.


Última edição por msm em Seg 10 Fev 2014, 19:51, editado 1 vez(es)
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por mar Seg 10 Fev 2014, 19:50

não comete nenhuma infração tem de fazer o stop não a onde ele está, que pode-se dar o caso estar 2 metros atrás do cruzamento, tem de o fazer na aproximação da outra via.
Pois já presenciei um camarada autuar por o condutor ter parado no local onde estava o sinal e não o ter feito na perpendicular
mar
mar
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : G.N.R
Nº de Mensagens : 1238
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por snake Seg 10 Fev 2014, 19:56

Tem de parar no local da marca rodoviária.
snake
snake
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por msm Seg 10 Fev 2014, 20:07

Acho que são mais os casos em que não existe do que aqueles em que está pintada e visível.


Última edição por msm em Seg 10 Fev 2014, 20:08, editado 1 vez(es)
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por moralez Seg 10 Fev 2014, 20:08

Não há infracção. O condutor terá que parar antes da intersecção com a via que é prioritária.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Seg 10 Fev 2014, 22:06

snake escreveu:Tem de parar no local da marca rodoviária.

Não existe marca rodoviária Wink
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Seg 10 Fev 2014, 22:13

A questão prende-se ao facto do condutor não ter imobilizado o veículo junto ao sinal B2. Vindo a imobiliza-lo mais á frente na linha de intersecção. Digo linha imaginaria, pois não se encontra inscrita no pavimento.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por moralez Seg 10 Fev 2014, 23:06

O condutor não tem que para ao sinal, mas sim na intersecção do cruzamento ou entroncamento.
Sinal B2: Paragem obrigatória na intersecção.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por mar Seg 10 Fev 2014, 23:08

dragao escreveu:A questão prende-se ao facto do condutor não ter imobilizado o veículo junto ao sinal B2. Vindo a imobiliza-lo mais á frente na linha de intersecção. Digo linha imaginaria, pois não se encontra inscrita no pavimento.

é aí como dizes que tem de parar
mar
mar
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : G.N.R
Nº de Mensagens : 1238
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Raí Seg 10 Fev 2014, 23:11

Na minha opinião não comete qualquer infração, uma vez que o condutor é obrigado a parar antes de entrar no entrocamento junto ao qual se encontava o referido sinal de STOP (B2).
E digo isto porque se ele parar onde se encontra o sinal, poderá não ver se se aproxima alguma viatura vinda da outra via à qual ele terá que dar prioridade....
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por sousa89 Ter 11 Fev 2014, 00:15

nessa situação em concreto o condutor não está em infracção...no meu ponto de vista...
sousa89
sousa89
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 34
Profissão : militar da GNR
Nº de Mensagens : 903
Mensagem : Nunca esquecer que todos somos pessoas diferentes, logo temos opiniões diferentes....temos de aprender que cada um tem direito á sua opinião...
Meu alistamento : 02DEC10

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por silvério Ter 11 Fev 2014, 11:31

Devido às condições das vias, muitos sinais não estão colocados, no sitio mais correto. Se pararem no local onde se encontra o sinal, a maioria das vezes, não tem visibilidade, para ver os veiculos que circulam na via onde vão entrar. O mais correto, é pararem, onde consigam ter a visibilidade suficiente, para poder entrar no entroncamento/cruzamento, em segurança.
silvério
silvério
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 49
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 97
Meu alistamento : 1º de 96

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por CARI2013 Qua 12 Fev 2014, 11:46

Alguns cruzamentos ou entroncamentos e mesmo a saída de estações de serviço ou de propriedades estão sinalizadas com o sinal STOP. Este sinal indica, para além da obrigatoriedade de ceder a passagem, a necessidade de imobilização do veículo. Esta paragem obrigatória é fundamental para que o condutor possa efectuar uma verificação cuidadosa do tráfego à esquerda e à direita antes de avançar.
Nestes casos, o condutor deve efectuar a imobilização na linha da intersecção e não exactamente no local onde se encontra o sinal de STOP.

Portanto se efectuar a imobilização do veículo na linha da intersecção (imaginaria), e não exactamente no local onde se encontrava o sinal de STOP, não se verifica qualquer infracção.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por El Sargento Qua 12 Fev 2014, 15:10

moralez escreveu:O condutor não tem que para ao sinal, mas sim na intersecção do cruzamento ou entroncamento.
Sinal B2: Paragem obrigatória na intersecção.

Aqui o camarada moralez diz tudo. A descrição do sinal não deixa dúvidas.
Não havendo marca rodoviária no local, vulgo linha transversal contínua de paragem obrigatória imposta por sinalização vertical, o condutor tem que parar na interseção das duas vias.

Se algum auto foi levantado por algum agente da autoridade é muito mal levantado e revela, pura e simplesmente, falta de conhecimentos técnicos.
El Sargento
El Sargento
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 54
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 665
Mensagem : Todos os dias, todos os minutos, temos um objectivo e devemos procurar a melhor maneira de o conseguir atingir.
Meu alistamento : 03/11/1994 aquele em que o BauBauBajuca disse:" Ó militar da camisa azul" hehehehe

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Qui 13 Fev 2014, 21:25

Para melhor perceção do debate, junta-se esclarecimento da ANSR:

 No seguimento do email infra, esclarece-se que nos termos do artigo 21º do Regulamento de Sinalização do Trânsito, o sinal vertical de cedência de passagem  B2 — paragem obrigatória no cruzamento ou entroncamento, indica que o condutor é obrigado a parar antes de entrar no cruzamento ou entroncamento junto do qual o sinal se encontra colocado e ceder a passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar.

Relativamente à colocação, de acordo com o estabelecido no n.º 1 do artigo 22º do regulamento acima referido, o sinal B2 deve ser colocado na proximidade imediata da intersecção, tanto quanto possível, na posição correspondente ao local onde os condutores devem parar e aguardar a passagem dos veículos na via com prioridade.

Mais se informa que, nos termos do n.º 2 do artigo 7º do Código da Estrada, com a redacção dada pela Lei n.º 72/2013 de 3 de Setembro, as prescrições resultantes dos sinais verticais prevalecem sobre as prescrições resultantes das marcas rodoviárias e que, quem infringir as prescrições impostas pelos sinais de cedência de passagem é sancionado com a coima prevista na alínea a) do artigo 23º do Regulamento de Sinalização do Trânsito, cujos valores são o que menciona, sendo nos termos e para os efeitos do estabelecido no artigo 145.º, n.º 1, alínea F) DO Código da Estrada, disponível em www.ansr.pt.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por PINTAROLAS Qui 13 Fev 2014, 21:44

Quando tirei a carta, o instrutor ensinou-me que devia imobilizar o veículo junto ao sinal e caso não tivesse visibilidade ía avançando até a ter.

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Xavi76 Qui 13 Fev 2014, 22:37

militar Meus caros camaradas, a grande questão aqui é a interpretação do que está escrito ou seja o sinal B2 (STOP) deve ser colocado na proximidade imediata da interseção, tanto quanto possível, na
posição correspondente ao local onde os condutores devem parar e aguardar a passagem dos veículos na via com prioridade.

Look Não me venham com a conversa que por vezes torna-se impossível isso acontecer e nesse caso vê-se os mesmos a 5 ou mais metros da interseção  No Fixe

Em suma, a grande maioria dos sinais B2, encontram-se devidamente colocados, conforme Art.º 22º do RST (Colocação e Características) e isso é o que importa para nós  Fixe
Xavi76
Xavi76
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GRD. Infª G.N.R.
Nº de Mensagens : 413
Mensagem :

Meu alistamento : 04NOV02 CFP "AIP"; 29OUT04 8ºCF "EPG" e 17FEV20 7º CPCb "EG e CFFF"

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Seg 17 Fev 2014, 12:46

Ainda sobre o assunto em epígrafe, importa apresentar a ficha técnica - manual do ensino da condução, criado pelo IMTT que faz alusão à cedência de passagem...

MANUAL DO ENSINO DA CONDUÇÃO FT




O SINAL STOP

Alguns cruzamentos ou entroncamentos e mesmo a saída de estações de serviço ou de propriedades estão sinalizadas com o sinal STOP. Este sinal indica, para além da obrigatoriedade de ceder a passagem, a necessidade de imobilização do veículo. Esta paragem obrigatória é fundamental para que o condutor possa efectuar uma verificação cuidadosa do tráfego à esquerda e à direita antes de avançar.

Nestes casos, o condutor deve efectuar a imobilização na linha da intersecção e não exactamente no local onde se encontra o sinal de STOP.





AQUI:Ficha Técnica IMTT-Cedencia de passagem
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por JNSilva Seg 17 Fev 2014, 22:16

Muito se escreve e opina sobre artigos e diplomas, multas e afins. Nisto tudo como na vida temos que ter noção do bom senso, equidade, igualdade.
JNSilva
JNSilva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : Guarda Infantaria GNR
Nº de Mensagens : 519
Meu alistamento : Nov 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Seg 17 Fev 2014, 22:23

Por isso mesmo é colocado o debate JNSilva, para clarificar e o bom senso prevalecer em defesa do cidadão.
Não acha que deva haver debates!!!
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Seg 17 Fev 2014, 22:29

dragao escreveu:
Para melhor perceção do debate, junta-se esclarecimento da ANSR:

 No seguimento do email infra, esclarece-se que nos termos do artigo 21º do Regulamento de Sinalização do Trânsito, o sinal vertical de cedência de passagem  B2 — paragem obrigatória no cruzamento ou entroncamento, indica que o condutor é obrigado a parar antes de entrar no cruzamento ou entroncamento junto do qual o sinal se encontra colocado e ceder a passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar.

Relativamente à colocação, de acordo com o estabelecido no n.º 1 do artigo 22º do regulamento acima referido, o sinal B2 deve ser colocado na proximidade imediata da intersecção, tanto quanto possível, na posição correspondente ao local onde os condutores devem parar e aguardar a passagem dos veículos na via com prioridade.

Mais se informa que, nos termos do n.º 2 do artigo 7º do Código da Estrada, com a redacção dada pela Lei n.º 72/2013 de 3 de Setembro, as prescrições resultantes dos sinais verticais prevalecem sobre as prescrições resultantes das marcas rodoviárias e que, quem infringir as prescrições impostas pelos sinais de cedência de passagem é sancionado com a coima prevista na alínea a) do artigo 23º do Regulamento de Sinalização do Trânsito, cujos valores são o que menciona, sendo nos termos e para os efeitos do estabelecido no artigo 145.º, n.º 1, alínea F) DO Código da Estrada, disponível em www.ansr.pt.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Seg 17 Fev 2014, 22:29

dragao escreveu:
Ainda sobre o assunto em epígrafe, importa apresentar a ficha técnica - manual do ensino da condução, criado pelo IMTT que faz alusão à cedência de passagem...

MANUAL DO ENSINO DA CONDUÇÃO FT




O SINAL STOP

Alguns cruzamentos ou entroncamentos e mesmo a saída de estações de serviço ou de propriedades estão sinalizadas com o sinal STOP. Este sinal indica, para além da obrigatoriedade de ceder a passagem, a necessidade de imobilização do veículo. Esta paragem obrigatória é fundamental para que o condutor possa efectuar uma verificação cuidadosa do tráfego à esquerda e à direita antes de avançar.

Nestes casos, o condutor deve efectuar a imobilização na linha da intersecção e não exactamente no local onde se encontra o sinal de STOP.





AQUI:Ficha Técnica IMTT-Cedencia de passagem
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Xavi76 Seg 17 Fev 2014, 22:38

Fixe  muito bem

Xavi76
Xavi76
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GRD. Infª G.N.R.
Nº de Mensagens : 413
Mensagem :

Meu alistamento : 04NOV02 CFP "AIP"; 29OUT04 8ºCF "EPG" e 17FEV20 7º CPCb "EG e CFFF"

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por DarthVader Ter 25 Fev 2014, 20:26

Muitos sinais B2 têm um NUIPC associado ou uma reclamação no livro de reclamações, cada vez que elaboro uma multa de STOP , lá tenho de elaborar ou Auto de Noticia ou Informação de serviço... Ultimas três multas de STOP acabaram dessa forma... Ninguem ou quase ninguem para no STOP, mas dizem sempre que pararam... enfim...
Cumprimentos
DarthVader
DarthVader
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 35
Mensagem : Do I feel lucky?" Well, do ya, punk?
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Gif Qui 14 Jul 2016, 11:07

Boas, já agora quero acrescentar mais uma "acha" à discussão saudável sobre o assunto, que é: a autoridade policial deve ou não verificar a validade do sinal antes de autoar.

Ou seja, eu fui autoado por alegadamente não ter parado num stop. Não vale a pena discutir a questão se parei ou não, porque como já foi falado anteriormente , é necessário ir até À intersecção das estradas para se conseguir ver se vem carros na outra estrada por onde se quer entrar e sem contar com o facto de um carro que esteja a mais de 150 do entroncamento que até tem vegetação de grande porte no passeio, consiga ver se o carro parou ou não antes de entrar na estrada.
Mas o que mais importa é mesmo o sinal. Ora a lei diz que os sinais devem estar do lado direito ou por cima da via e nunca do lado esquerdo, a não ser no caso das ilhas (rotundas e triângulos) ou quando são repetição do mesmo sinal que está À direita.

Em relação À estrada em concreto, tem do lado direito o sinal da passadeira e de indicação da direcção para a localidade, e do lado esquerdo, um pouco mais À frente da passadeira, o sinal de stop que está nas costas do sinal de sentido proibido, para quem queira entrar nessa rua pela estrada principal.

A jurisprudência diz que os condutores só podem ser autoados, por sinal homologados, devidamente colocados, colocados por entidade responsável pela sua colocação e devidamente cadastrado.

Alem disso vi um estudo que está no site do imtt (depois coloco a referida fonte) onde é falado a questão dos sinais estarem mal colocados na via, ou seja, indevidamente do lado esquerdo, porque nessas situações afectam o transito que vira  à esquerda e são interpretados dessa forma.

Na minha situação em particular, eu virei À direita, tendo em conta os argumentos apresentados não havia razão para ser autoado.
E a questão é se a A.P. devia ou não ter verificado primeiro se havia ou não razão para autoar, pois se seguirmos a lei À letra, é como se não existisse qualquer sinal de stop no lugar e por isso, o carro patrulha é que  tinha a obrigação de me dar prioridade pois apresentava-me À sua direita.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por CARI2013 Qui 14 Jul 2016, 12:43

Gif escreveu:Boas, já agora quero acrescentar mais uma "acha" à discussão saudável sobre o assunto, que é: a autoridade policial deve ou não verificar a validade do sinal antes de autoar.

Ou seja, eu fui autoado por alegadamente não ter parado num stop. Não vale a pena discutir a questão se parei ou não, porque como já foi falado anteriormente , é necessário ir até À intersecção das estradas para se conseguir ver se vem carros na outra estrada por onde se quer entrar e sem contar com o facto de um carro que esteja a mais de 150 do entroncamento que até tem vegetação de grande porte no passeio, consiga ver se o carro parou ou não antes de entrar na estrada.
Mas o que mais importa é mesmo o sinal. Ora a lei diz que os sinais devem estar do lado direito ou por cima da via e nunca do lado esquerdo, a não ser no caso das ilhas (rotundas e triângulos) ou quando são repetição do mesmo sinal que está À direita.

Em relação À estrada em concreto, tem do lado direito o sinal da passadeira e de indicação da direcção para a localidade, e do lado esquerdo, um pouco mais À frente da passadeira, o sinal de stop que está nas costas do sinal de sentido proibido, para quem queira entrar nessa rua pela estrada principal.

A jurisprudência diz que os condutores só podem ser autoados, por sinal homologados, devidamente colocados, colocados por entidade responsável pela sua colocação e devidamente cadastrado.

Alem disso vi um estudo que está no site do imtt (depois coloco a referida fonte) onde é falado a questão dos sinais estarem mal colocados na via, ou seja, indevidamente do lado esquerdo, porque nessas situações afectam o transito que vira  à esquerda e são interpretados dessa forma.

Na minha situação em particular, eu virei À direita, tendo em conta os argumentos apresentados não havia razão para ser autoado.
E a questão é se a A.P. devia ou não ter verificado primeiro se havia ou não razão para autoar, pois se seguirmos a lei À letra, é como se não existisse qualquer sinal de stop no lugar e por isso, o carro patrulha é que  tinha a obrigação de me dar prioridade pois apresentava-me À sua direita.
http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/0/190475629d861c108025719d004e1071?OpenDocument

"AUTUADO"
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Gif Qui 14 Jul 2016, 23:05

cari2013, obrigado pela correcção, a língua portuguesa  é mesmo complicada desorientado 

O que quis dizer na sua resposta foi conforme diz a jurisprudência, o facto do sinal não ser legitimo não devia ter sido autuado?



Se a própria entidade competente para colocar o sinal não conseguiu afirmar ter sido ela mesma quem o colocou e se o tribunal não conseguiu dar como provado ter sido essa entidade a colocar o dito sinal no local onde estava, a dúvida posta pelo arguido sobre a legalidade do sinal e o dever de lhe obedecer pelos condutores não é uma mera “insinuação”. É uma dúvida séria e pertinente, que não pode ser decidida contra os condutores que não respeitem o dito sinal e, neste caso concreto, contra este arguido.
Os sinais de trânsito de carácter impositivo, como são os que estabelecem prescrições e proibições, em que se enquadra o sinal de “stop” ou “paragem obrigatória no cruzamento ou entroncamento” (art. 21º do regulamento acima referido, ali identificado sob a designação de “B2”), contêm uma ordem legítima imposta aos condutores. No caso do sinal “stop”, uma ordem de parar. Sendo a desobediência a essa ordem que constitui a contra-ordenação prevista na al. a) do art. 23º do mesmo regulamento, aqui imputada ao ora recorrente.
É, com efeito, pressuposto objectivo do dever de obediência aos sinais de trânsito que estes sejam legítimos, isto é, que tenham sido colocados nas vias públicas pelas entidades competentes (art. 3º do regulamento citado). O que significa que a legitimidade do dever de obediência aos sinais de trânsito resulta da legitimidade da entidade competente que os colocou ou mandou colocar. Só estes são impositivos para os condutores, só a estes é devida obediência e só a desobediência a estes sinais constitui infracção.
Donde se conclui que, no caso do sinal de “stop” aqui em causa, não se provando que fora colocado pela entidade competente, também não pode exigir-se que o arguido tinha o dever de lhe obedecer e, consequentemente, que a desobediência ao dito sinal constitui contra-ordenação.
O que conduz à absolvição do arguido e inutiliza o conhecimento das demais questões postas pelo arguido.
Apenas importa acrescentar mais uma nota, sobre a colocação do sinal, também invocada pelo arguido, para esclarecer que o facto de o sinal não estar colocado à altura de 220cm do solo, como estabelece a al. b) do nº 8 do art. 13º do regulamento de sinalização citado, na redacção dada pelo Decreto Regulamentar nº 41/2002, de 20/08, não constitui justificação para o seu não cumprimento, já que, como se depreende da norma citada, esta altura apenas é imposta para as localidades (fora das localidades a altura estabelecida é de 150cm) e destina-se a proteger os peões, permitindo que circulem em segurança pelos passeios e bermas das estradas, onde normalmente estão colocados estes sinais, e sem perigo ou com o menor risco possível de neles embaterem.


 
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Sex 15 Jul 2016, 14:56

Boa tarde.
Julgo que no presente tópico já foi tudo dito em relação ao sinal vertical "STOP".
Em relação à situação que denúncia por ter sido autuado no âmbito da legislação estradal. Importa referir que tem um prazo legal (15dias) para recorrer à entidade administrativa, caso julgue ter sido autuado injustamente. Para isso basta reunir as provas testemunhas/outras a apresentar no recurso.
No verso da notificação do auto ou outra que o agente lhe entregou no ato, possui as indicações a seguir.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por FORASTEIRO Sex 15 Jul 2016, 23:01

dragao escreveu:Boa tarde.
Julgo que no presente tópico já foi tudo dito em relação ao sinal vertical "STOP".
Em relação à situação que denúncia por ter sido autuado no âmbito da legislação estradal. Importa referir que tem  um prazo legal (15dias) para recorrer à entidade administrativa, caso julgue ter sido autuado injustamente. Para isso basta reunir as provas testemunhas/outras a apresentar no recurso.
No verso da notificação do auto ou outra que o agente lhe entregou no ato, possui as indicações a seguir.
militar Fixe
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Brave Sir Robin Sáb 16 Jul 2016, 08:55

moralez escreveu:O condutor não tem que para ao sinal, mas sim na intersecção do cruzamento ou entroncamento.
Sinal B2: Paragem obrigatória na intersecção.

Interpreto da mesma maneira.
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Gif Dom 17 Jul 2016, 02:28

Sim, eu fiz a devida reclamação no tempo previsto, a questão que eu levantei, era se não deviam fazer a verificação da validade do sinal antes de autuar, ou seja, normalmente os sinais encontram-se colocado de forma correcta, mas outros não como é o caso e antes de se levantar o auto terem que verificar se é um sinal valido ou não.

Naquele caso em concreto, tem que se entrar completamente na estrada para onde se quer ir, para se ter visibilidade, pois devido à configuração da estrada a visibilidade é reduzida. Por isso tem que se parar antes e só depois devagarinho, ir andando até se ter completa visibilidade da estrada.
E quem vem nessa estrada só consegue ver o carro que está no stop quando este está no sitio onde consegue ter visibilidade de cerca de 150 m à sua esquerda, dando a sensação que o carro entrou na estrada à papo seco.

E foi o que eu fiz, parei, avancei ligeiramente, parei e verifiquei a existência de carros na via, e depois avancei para a estrada principal, depois de já estar nela é que vi pelo retrovisor que vinha um carro a cerca de 120 metros atrás.
Ou seja, o carro patrulha que vinha na estrada no momento em que parei e verifiquei se vinham carros estava fora do ângulo e alcance de visão e quando avancei para quem está a 150 metros de distancia dá a sensação que sai do stop à papo seco.

Já para não falar que na estrada principal, ia a 20km/h, pois ia virar 50 m à frente do cruzamento do stop, novamente à direita, e o carro patrulha só ficou atrás de mim já depois de ter virado, o que demonstra que estava muito longe de mim quando sai do stop.


Eu quando passo nessa estrada (a principal) junto ao cruzamento, já tenho por habito passar à esquerda o mais possível, porque vindo do stop qualquer carro por muito devagar que venha, tem que entrar completamente na estrada para poder ver, o que assusta quem venha na estrada principal.

É mais uma estrada mal feita que há pelo nosso portugal.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por dragao Dom 17 Jul 2016, 20:29

Não existe legislação específica que obrigue o agente autuante verificar a validade dos sinais verticais.
O reclamante, com base em provas recolhidas sobre a colocação do sinal, é que pode alegar em sua defesa a sua validade.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por BOSNIA1998 Dom 17 Jul 2016, 21:16

Eles param todos........ Voltamos à velha máxima do "quer que abrande ou pare"
BOSNIA1998
BOSNIA1998
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Feminino
Idade : 50
Profissão : MILITAR DA GNR
Nº de Mensagens : 234
Meu alistamento : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Gif Ter 19 Jul 2016, 18:05

Eu agora faço uma pergunta difícil.... O que é que é para vocês parar num stop??
Parar, contar a 3 ou 5 ou 10 pausadamente e arrancar de novo????
Eu consigo parar, engatar a 1ª e arrancar de novo em fracções de segundo, efectivamente parei (velocidade = 00 km/h), mas para quem vê pode parecer que não.

Como os carros não têm tacógrafo, nem vocês andam com câmaras de filmar para confirmar efectivamente se o carro parou ou não, vai haver sempre a duvida e sempre essa questão do abrandar ou parar.

Eu também vejo muitos carros da gnr e da psp a não pararem nos stops, se calhar lá está, param e arrancaram de novo, mas fizeram-no de forma muito rápida que nem se viu  Wink

No entanto acho que nessas situações deve prevalecer o bom senso.

Por exemplo, na lei da prioridade, diz que se deve dar prioridade a todos os veículos que circulam na outra via, no entanto na prática não é isso que acontece, alias até há jurisprudência que o comprova, e diz que apesar de vir veículos na  estrada com prioridade, se a distancia for tal, que se possa realizar a manobra em segurança e que o veiculo com prioridade não necessitar de  alterar a sua trajectória ou a sua velocidade, essa manobra não é considerada infracção. Ou seja, aquilo que é feito na prática está muito longe daquilo que está escrito na lei e no entanto não põe em risco a segurança.

No caso do stop devia-se aplicar o mesmo principio de bom senso, ou seja, se um carro entra À papo seco, sem verificar se vinham ou não carros, que pôs em risco os demais utentes, etc, ai sim deve ser sancionado, no entanto, noutras situações, tomando como exemplo aquele do marinho pinto, em que o veiculo abrandou quase ao ponto de ter parado, verificou a existência ou não de veículos, fez a manobra em segurança sem prejudicar ninguém, numa situação em que efectivamente parar não se justificava, não pôs em risco a segurança, ora se não pôs em risco a segurança, autuar numa situação dessas acho demasiado, quanto muito abordar a situação de um modo pedagógico e explicar Às pessoas, que numa situação daquelas, mesmo sem haver qualquer razão para parar o sinal assim o obriga.

É a minha opinião, vale o que vale.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por BOSNIA1998 Qua 20 Jul 2016, 15:05

Pois é sr "GIF", tal como você diz não devia ser obrigatório parar se não houvesse perigo para os utentes nem risco de acidente, pois eu digo lhe , esse tipo de mentalidade de alguns condutores são tipicamente de pessoas incapazes de cumprir as regras de trânsito se "sentirem " que o seu código pessoal está correto e não o legislado, levando a isso que muitos condutores em certos locais tenha um comportamento às 13h00 e outro às 01h00, leva também a que nesses mesmos horários na mesma estrada circule a velocidades diferentes, enfim o típico comportamento que o condutor tem ao se adaptar ao espaço temporal e local porque muitas vezes somos tentados pelo "espaço" em que estamos para sentirmos uma certa impunidade por acharmos que não representamos naquele momento perigo para ninguém, mas digo lhe, é exatamente nessa fase que elas se dão, e infelizmente é lhes muito difícil assumir o erro quando porventura encontram uma "desculpa" para fugir às responsabilidades,, seja um cinto,, um Tlm,, uma inspeção e mais infelizmente nós acidentes de trânsito, amigo com isto não o estou a censurar, mas , essa da ilusão óptica, enfim , pra mim é nova mas quem nunca errou que atire a primeira pedra, agora claro que na dúvida o bom senso tem que imperar, quando não à dúvida, escreve-se.... Abraço
BOSNIA1998
BOSNIA1998
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Feminino
Idade : 50
Profissão : MILITAR DA GNR
Nº de Mensagens : 234
Meu alistamento : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Gif Qui 21 Jul 2016, 00:56

dragao, desde já obrigado pela resposta, por lapso não agradeci no tópico anterior.

Sr gif, não porque sr está no céu, gif é suficiente Wink

Concordo consigo em algumas coisas, que normalmente os acidentes dão-se nos momentos de maior descontracção dos condutores isso é verdade, principalmente quando a cabeça está em todo o sitio menos na estrada.
Contudo o facto de achar que não se justifique levar à letra uma regra, queira por si só dizer, que seja incapaz de cumprir as regras de transito.

Vou dar um exemplo:
https://www.google.pt/maps/@38.842618,-8.729279,806a,20y,270h/data=!3m1!1e3

Nesta estrada, tem um stop para virar à esquerda para entrar na autoestrada, contudo é uma recta com boa visibilidade, não medi, mas desde o inicio da zona em que a estrada é a direito (tem-se uma subida antes) até À linha do stop é à vontade uns 100 metros e tem-se visibilidade até à rotunda, que deve estar a mais de 200 metros da linha do stop.
Antes de se chegar À linha do stop temos visibilidade e tempo mais que suficiente para analisar o transito, no caso de não haver tráfego algum justifica-se parar na linha do stop e depois arrancar de novo?? Não se justifica, e só lá param quando vêm carros já muito perto ( +/- por baixo da ponte da autoestrada).
O que toda a gente faz, é abrandar até quase parar e depois virar.
Lógico que noutras situações de visibilidade mais reduzida é imprescindível parar.

E como eu tinha perguntado, parar por quanto tempo?

Em relação à questão da "ilusão de óptica", depende da distancia a que está do local.

Agora pergunto se a esta distancia consegue ver se um carro para no cruzamento ou não?
https://www.google.pt/maps/@38.9789104,-8.9757532,3a,75y,193.18h,84.13t/data=!3m6!1e1!3m4!1s59glorYPXoVssZspeQVq9Q!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

Se calhar nem conseguiu ver o cruzamento HeeHeeHee
mais de perto...
https://www.google.pt/maps/@38.978267,-8.9761427,3a,75y,193.18h,84.13t/data=!3m6!1e1!3m4!1sHC9xQFTe_F8kWdBt4yb2tA!2e0!7i13312!8i6656
E agora? O cruzamento está ao pé da coluna publicitária do continente.
Agora pergunto se uma pessoa parar e arrancar de novo, a essa distancia se consegue-se perceber se parou ou não, tendo em conta que uma pessoa tem que vir devagar para conseguir chegar À intercepção da estrada para conseguir ver.
É tudo uma questão de ilusão de óptica  HeeHeeHee

Concordo consigo, no que toca a haver diferenças entre abrandar e parar, e que muitas vezes os acidentes devem-se a não terem parado nos stops e outros por pararem tempo de mais nos stops e arrancam na pior altura. Contudo continuo a achar que levar À letra, por vezes é injustificado, ou então há muito sinal de stop que está no sitio errado e muitos outros sítios onde faz muita falta e não estão lá.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Desobediencia ao sinal B2 - Paragem obrigatória em cruzamentos ou entroncamentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes