Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por Flick Qui 28 Jul - 20:55

O Provedor de Justiça divulgou uma nota onde chama a atenção para o facto de os efectivos da PSP, mesmo quando estão em serviço gratificado, serem obrigados a intervir sempre que as circunstâncias assim o exijam.

Numa nota que também foi enviada ao director nacional da PSP, Alfredo José de Sousa lembrou algumas passagens da lei orgânica da PSP, segundo as quais os polícias, mesmo que em serviço gratificado (trabalhos efectuados por um período de quatro horas, realizados fora do horário de escala e pagos pela entidade que os solicita), têm a obrigação de intervir em situações policiais. “Os agentes não perdem a qualidade de pessoal policial”, refere o documento.

A nota do provedor de Justiça foi motivada depois de ter recebido uma queixa de um cidadão em que este lamentava a inacção dos agentes da PSP em serviço remunerado que, presenciando casos de estacionamento indevido que impedia o acesso a garagens, não sancionavam os infractores.



http://www.publico.pt/Sociedade/provedor-de-justica-lembra-deveres-a-psp_1504976
avatar
Flick
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 60
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2847
Mensagem : O mal deste "mundo" é os estúpidos viverem cheios de certezas e os sensatos
cheios de dúvidas!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

http://www.fcporto.ws/

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por Flick Qui 28 Jul - 20:57

PSP garante que segurança pública sobrepõe-se sempre aos interesses privados


A Direcção Nacional da PSP garantiu hoje que a segurança pública "sobrepõe-se sempre aos interesses privados", depois de o Provedor de Justiça defender que os agentes em serviço gratificado estão obrigados a assegurar a ordem e a tranquilidade públicas.

"Os polícias são, no exercício das suas funções, agentes de autoridade cuja missão é garantir a liberdade e a segurança de todos os cidadãos em todos os momentos", reagiu a Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), em resposta à agência Lusa. E, nesse sentido, "a segurança pública, quando urgente e necessária, sobrepor-se-á sempre aos interesses privados no âmbito da missão policial", acrescentou.

O Provedor de Justiça defendeu hoje que os agentes da PSP que estejam ao serviço de entidades particulares estão obrigados a agir sempre que necessário para garantirem a ordem e a tranquilidade públicas.

Alfredo José de Sousa chama a atenção ao director nacional da PSP “para a necessidade de serem reforçadas as instruções aos agentes da PSP que fazem serviços remunerados”, lembrando-os que mesmo quando estão a serviço de entidades privadas “não deixam de ser elementos policiais obrigados a actuar de acordo com as circunstâncias”.

Para o juiz conselheiro Alfredo José de Sousa, a actuação dos polícias “não está confinada, em exclusivo, ao local de um serviço particular”, devendo estes “sempre que necessário garantir a ordem e tranquilidade públicas, designadamente quando ocorrem crimes, ordenar o trânsito e garantir a segurança rodoviária”.

“Perante a prática de crimes, a necessidade de garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a protecção das pessoas e dos bens prevalece sobre o interesse subjacente aos serviços gratificados”, realça Alfredo José de Sousa.



http://www.publico.pt/Sociedade/psp-garante-que-seguranca-publica-sobrepoese-sempre-aos-interesses-privados_1505019
avatar
Flick
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 60
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2847
Mensagem : O mal deste "mundo" é os estúpidos viverem cheios de certezas e os sensatos
cheios de dúvidas!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

http://www.fcporto.ws/

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por zemanias Qui 28 Jul - 22:33

Mas o problema dele é o quê? O pessoal não passar multas quando está de gratificado? Se está ali a prestar um serviço vai deixar de prestar o mesmo para ocupar-se a passar multas? e se acontecer alguma coisa nos bens da entidade que contratou o serviço, depois o agente é punido por não estar a cumprir a missão de serviço... Se for um caso criminal sou o primeiro a dizer que se deve intervir, agora se for uma situação de trânsito não relacionada com o serviço que está a ser prestado deve chamar os colegas para tomarem conta. Penso eu que assim seja o mais correcto.
zemanias
zemanias
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 45
Profissão : CABO DA GNR
Nº de Mensagens : 375
Meu alistamento : GIA 2000/2001

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por Red_Bull Qui 28 Jul - 22:49

zemanias escreveu:Mas o problema dele é o quê? O pessoal não passar multas quando está de gratificado? Se está ali a prestar um serviço vai deixar de prestar o mesmo para ocupar-se a passar multas? e se acontecer alguma coisa nos bens da entidade que contratou o serviço, depois o agente é punido por não estar a cumprir a missão de serviço... Se for um caso criminal sou o primeiro a dizer que se deve intervir, agora se for uma situação de trânsito não relacionada com o serviço que está a ser prestado deve chamar os colegas para tomarem conta. Penso eu que assim seja o mais correcto.

penso mesma maneira do que tu... estupides
Red_Bull
Red_Bull
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1937
Mensagem : Queres Louvores ? Trabalha para eles.. Faz Boas saladas de fruta....




Meu alistamento : 1999** Do Terrafal(Portalegre)

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por PINTAROLAS Qui 28 Jul - 22:50

Então e se for visto de outro prisma.

Eu contrato 1 PSP para fazer gratificado ao interior do meu estabelecimento e vem lá um senhor e diz " ò sr. guarda estão vários carros mal estacionados ali fora" O Policia lá vai, e enquanto vai e vem assaltam-me a loja.



E agora, como é ?????
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por penhasco Qui 28 Jul - 22:52

Quem começa a ler a noticia ainda pensa que os colegas da PSP viram um crime acontecer a sua frente e nada fizeram porque estavam de gratificado.

Afinal foi apenas mais um "senhor" que quer mandar nos policias, e que eles multem os vizinhos quando ele lhe apetece...
penhasco
penhasco
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 41
Profissão : militar GNR
Nº de Mensagens : 43
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por irreverente Qui 28 Jul - 23:01

Deve ter sido algum amigo ou familiar do Sr Provedor.

Eu no lugar dos camaradas, se pudesse e não puzesse em causa o serviço que estava a realizar, tentaria resolver sem incomodar o Piquete.

Se puzesse em causa o serviço, obviamente chamava o piquete.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por josse Sex 29 Jul - 0:14

Alem do mais é a entidade que esta a pagar ao agente e tambem ao estado , sendo que o agente sai do local eu deixo de lhe pagar.
josse
josse
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1095
Mensagem : A vida é uma folga que a morte nos dá.
Meu alistamento : 2º -1998 AIP 1ª companhia turma 4

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por Romit Sex 29 Jul - 0:18

O agente está a receber para desempenhar um serviço especifico. Se eu pago para ele estar a fazer segurança a uma loja (por ex.), é para ele estar lá e não andar a passar multas.
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por suckoi 35 Sex 29 Jul - 0:31

não duvidando da honestidade intelectual do senhor procurador, á tanta coisinha mais importante.

cada caso é um caso, quanto ao abandonar o local de gratificado para ir passar umas coimasinhas, não concordo, agora se estiver a ver um crime, aí já acho que não deva fingir que não está a ver, deve intervir, ou chamar outros para intervir.
avatar
suckoi 35
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2402
Mensagem : O bucha e o estica.
é só aguardar......pela bomba.
vais me dizer agora quem é o energumeno,meu f....

Meu alistamento : 2º 1996.

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por msm Sex 29 Jul - 0:37

Não se pode regular o bom senso, ou se tem ou não tem.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por msm Sex 29 Jul - 0:42

Acho que este caso foi despoletado por um cidadão que tendo a garagem ao lado ou muito perto de uma agência bancária com agente de gratificado se dirigiu a este alegando que tinha um carro estacionado à frente do prédio que o impedia de sair ou entrar na garagem.

O agente nao tomou qualquer providencia alegando estar exclusivamente ao serviço desse banco.

Ora eu nesse tipo de serviço já tive casos desses e actuei, telefonei para a esquadra, para o transito, etc... não me custou nada e não acho que quem me estava a pagar tivesse ficado de alguma maneira prejudicado.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por Pedro Magalhães Sex 29 Jul - 2:22

"Oh Senhor Provedor de Justiça, agrada-me que defenda o Cidadão - qualidade que nos pertence a nós OPC à luz da Constituição da República e do Direito, como tal e em defesa do "Cidadão", que zelosamente faz como prova a presente notícia, fico ansiosamente à espera que o Senhor da mesma forma diligente (já um bocado tarde) faça o mesmo com as ilegalidades que cometem contra nós. Ex: tabelas remuneratórias; promoções a GP; horário digno; meios satisfatórios, só para citar alguns, faça o favor e escolha só um que nós agradecemos."
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 644
Mensagem : "Cobarde não é o que tem medo é o que se esconde!"
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por иuησ Sex 29 Jul - 2:34

Nem mais... O Srº Provedor devia saber que os Agentes de Autoridade tem direitos e deveres. Mas, ultimamente só prevalecem os deveres porque são negados os direitos.
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por PINTAROLAS Sex 29 Jul - 12:51

Pedro Magalhães escreveu:"Oh Senhor Provedor de Justiça, agrada-me que defenda o Cidadão - qualidade que nos pertence a nós OPC à luz da Constituição da República e do Direito, como tal e em defesa do "Cidadão", que zelosamente faz como prova a presente notícia, fico ansiosamente à espera que o Senhor da mesma forma diligente (já um bocado tarde) faça o mesmo com as ilegalidades que cometem contra nós. Ex: tabelas remuneratórias; promoções a GP; horário digno; meios satisfatórios, só para citar alguns, faça o favor e escolha só um que nós agradecemos."

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP 373838 Provedor de Justiça lembra deveres à PSP 373838 Provedor de Justiça lembra deveres à PSP 373838 Provedor de Justiça lembra deveres à PSP 373838 Provedor de Justiça lembra deveres à PSP 373838 Provedor de Justiça lembra deveres à PSP 373838 Provedor de Justiça lembra deveres à PSP 373838



Não nos podemos esquecer que o Sr. Provedor é um homem muito atarefado e não tem tempo para fazer recomendações ao MAI ou CGGNR.
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por CARI2013 Ter 8 Out - 0:34


Provedor Alfredo José de Sousa recebe 5516 euros brutos da pensão de Juiz conselheiro jubilado.

A pensão, de 6129 euros, sofrerá um corte de 612,90 euros em resultado das medidas de austeridade impostas pelo Governo, sendo que Alfredo José de Sousa prescinde do salário de provedor que recebeu até Dezembro e que era já um terço do previsto devido à acumulação com a reforma. O provedor fica assim a receber uma pensão de 5516 brutos.
A decisão do provedor de Justiça surge depois da aprovação da legislação que põe fim à acumulação de pensões com vencimentos do Estado a partir de 1 de Janeiro deste ano. Esta medida abrange todos outros profissionais que estejam a acumular pelo menos uma pensão de reforma e um salário na Função Pública.



Nota: Ao prescindir do salário de provedor , também não lhe podemos exigir muito...desorientado 
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Provedor de Justiça lembra deveres à PSP Empty Re: Provedor de Justiça lembra deveres à PSP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes