Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por coitadinho Ter 23 Abr 2013, 16:25

O tribunal de júri de Porto de Mós condenou, esta terça feira, a um ano de prisão o militar da GNR que em Outubro de 2010, e após uma perseguição, matou um assaltante de cobre, junto a uma pedreira em Reguengo do Fetal, Batalha.



foto Henriques da Cunha / Global Imagens
Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Ng2510475
José Pinto, à direita, durante uma audiência do julgamento
Os jurados (um homem e três mulheres), e os três juízes deram como provados todos os factos da acusação, mas admitiram que o guarda José Pinto actuou "com negligência" e "falta de cuidado", pelo que foi condenado pelo crime de homicídio por negligência simples. A pena fica suspensa durante um ano.
O militar, que inicialmente estava acusado pelo Ministério Público de um crime de homicídio qualificado, viu no final do julgamento ser alterada a qualificação do crime, para homicídio por negligência. Nas alegações finais, o seu advogado pediu a absolvição, mas o Procurador defendeu a condenação a pena de prisão.
O Tribunal de júri acredita que a vontade do arguido, ao ter feito os disparos "era atingir os pneus dos veículo em fuga", mas que ao ter disparado e morto uma pessoa, a sua atitude "foi de descuido e de falta de cuidado".
O caso remonta a outubro de 2010. O militar, que não estava de serviço, foi chamado pelo comandante do Posto da Batalha, onde prestava serviço, para ajudar nas diligências, após o alerta de furtos de "dois lanços de cabos de cobre da Portugal Telecom [PT], avaliados em 843,03 euros".
O MP sempre considerou que o guarda estava "ciente de que não se verificava, no caso concreto, nenhuma das situações legitimadoras do recurso a arma de fogo por agente policial, por tal recurso se revelar desnecessário, desproporcional e desadequado".
FONTE_JN
coitadinho
coitadinho
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 542

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por foca branca Ter 23 Abr 2013, 17:51

palhaçada..

com isto conseguiram fazer que um operacional, se torna-se um mero passeador...

espero que sinceramente, esta gente que o condenou precise mais á frente de uma patrulha e que essa patrulha seja composta por este colega, que se limite a dizer-lhe queixe-se, esperneie, mas eu não mexo uma palha.
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Raí Ter 23 Abr 2013, 18:03

É uma autêntica vergonha....depois ainda querem que um "gajo" ande dia e noite atrás desta escumalha para depois nos acontecer uma coisa destes....é mas é deixá-los roubar e fugir, chegar lá só depois de uma boa meia hora.....

Desculpem-me mas é só o que me apetece dizer neste momento, sinto-me revoltado!!!!!!!!!! Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante 99078
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por batraquio Ter 23 Abr 2013, 18:04

foca branca escreveu:palhaçada..

com isto conseguiram fazer que um operacional, se torna-se um mero passeador...

espero que sinceramente, esta gente que o condenou precise mais á frente de uma patrulha e que essa patrulha seja composta por este colega, que se limite a dizer-lhe queixe-se, esperneie, mas eu não mexo uma palha.

Vejam quem esteve sempre com ele e continua o Srº TC-Medina da Silva, Grande Oficial e Grande Homem, sempre presente.Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Smilies3
batraquio
batraquio
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 316
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por иuησ Ter 23 Abr 2013, 18:08

Simplesmente uma vergonha...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por PINTAROLAS Ter 23 Abr 2013, 18:19

Andamos nós a dar o que temos e o que não temos para o bem da sociedade e tranquilidade publica e dá nisto.
Estou e penso que todos os militares desta "casa" estamos consigo.

militar

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Luisa Baião Ter 23 Abr 2013, 18:26

Se fosse o ladrão a matar o GNR estava tudo bem e secalhar o juiz ainda lhe chamavam coitadinho e saía do tribunal absolvido .
Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante 99078
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por FORASTEIRO Ter 23 Abr 2013, 19:29

Raí escreveu:É uma autêntica vergonha....depois ainda querem que um "gajo" ande dia e noite atrás desta escumalha para depois nos acontecer uma coisa destes....é mas é deixá-los roubar e fugir, chegar lá só depois de uma boa meia hora.....

Desculpem-me mas é só o que me apetece dizer neste momento, sinto-me revoltado!!!!!!!!!! Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante 99078


O que dizes e bem, muita boa gente o pensa, mas não diz.
Agora 30 minutos é pouco, convém ser mais, não vá o diabo tece -las.
Com o passar dos anos o pessoal vão ganhando " calo " e vai abrindo os olhos.
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Greendevil Ter 23 Abr 2013, 19:35

Mais uma a somar...viva o sr.º bandido que pode fazer o que quiser, a sacrificar a propria vida, não estando de serviço...obrigado justiça portuguesa...cada dia que passa apetece fazer mais!!!!!!
Mais um dia triste para a nossa classe Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Thumbsdo
Greendevil
Greendevil
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 94
Meu alistamento : 2002


Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por MP21 Ter 23 Abr 2013, 20:54

APENAS DEIXO AQUI ALGUNS COMENTÁRIOS TIRADOS DO CM ONLINE:

“Quem dá o corpo à bala não vê o seu esforço reconhecido e como se não bastasse, ao lutar por uma sociedade melhor, vai preso. Deixo aqui a minha solidariedade e espero que o recurso seja favorável à sua liberdade!!”

“É muito triste ser portugues. Onde isto chegou. Com tantos assaltos, tanta violencia nos mesmos,os Juizos esxtrão a pensar bem?Como a policia pode atuar, se de seguida os assaltantes vão a tribunal e mandados para casa .”

“Pobre pais triste democracia, não ha pessoa honesta que possa concordar com tais atrocidades contra policias e contra a sociedade,o pais esta a saque protegem se os ladrões e prendem se os policia que deviam ser louvados”

“Um Portugal terceiro mundista. E muito triste. E certo que depois de um civil ter sido atingido por uma autoridade e feita uma investigação imparcial. Neste caso, o Tribunal de Juri não funciona. Portugal e um paraiso.”

“É pura e simplesmente uma vergonha as autoridades em Portugal só podem ver e seguir em frente porque se actuam estão tramados. HÁ Países que são paraísos fiscais,Portugal é um paraíso para os crimes.”

FORÇA CAMARADA!
MP21
MP21
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 51
Profissão : Soldado da GNR???
Nº de Mensagens : 349
Mensagem : Pela Lei Pela Grei...
Deixem de brincar com a vida dos militares...
Meu alistamento : ...dos anos 90...

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Eblucas Ter 23 Abr 2013, 20:58

Infelizmente nos é que somos os Ladrões.. É
vergonhoso ver que há quem defenda criminosos. Por isso é que hoje em
dia se vêem pessoas a ser roubadas, agredidas, presenciam-se assaltos e
ninguém faz nada, há pessoas que tornam a sociedade podre,
é triste ver um agente da autoridade que defende o seu país a ser
prejudicado por ter feito o seu dever, há quem prefira ver roubar e
cometer crimes do que proteger o património de todos e as próprias
pessoas....
Eblucas
Eblucas
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 34
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 55
Mensagem : "Aprendi que não se deve medir o sucesso pela posição que se alcançou na vida, mas pelos obstáculos que se teve de superar enquanto tentava ser bem-sucedida".
Meu alistamento : 2009 - CFG Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por dragao Ter 23 Abr 2013, 20:59

Este assunto é sensível e carece de reflexão. Não basta opinar pela lógica, é preciso analisar cada situação ao pormenor para daí podermos extrair o que efetivamente correu mal e o que se pode vir a melhorar. Estou consciente que as minhas palavras podem ser mal interpretadas, mas o objetivo é alertar os operacionais para os riscos aquando no exercício de funções. Deve-se analisar situação a situação, medir a perigosidade, e, agir de acordo com as normas que estão ao alcance do profissional para por cobro a uma ilegalidade...
Ao visado (José Pinto), desejo-lhe sorte na vida e que nunca vacile perante intempéries que por vezes nos assolam, principalmente daqueles que tem orgulho e gostam da atividade que exercem.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23254
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Roque Ter 23 Abr 2013, 21:34

Revolta-me.

Um homem que estava de folga, que cumpriu o seu dever, abdicando do seu tempo, do tempo junto de pessoas que ama.

Um Senhor que já abdicou de tanto, durante anos, ter de despedir-se de um ano da sua vida, um ano que seria útil para ele, para a população, para a família e para os amigos.

É este camarada o condenado. Podia ser eu, podia ser um outro camarada ciente do seu dever. Isto só demonstra com o que podemos contar.

Lamento, mas a luta ainda não acabou.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Lynx Ter 23 Abr 2013, 21:44

concordo inteiramente com o camrada Roque, este e um exemplo, com aquilo que podemos contar.
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3785
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por иuησ Ter 23 Abr 2013, 21:44

Não, não acabou a luta...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por GIA2050 Ter 23 Abr 2013, 22:04

A minha solidariedade e um forte abraço ao Camarada que infelizmente foi penalizado pela sua entrega, brio, profissionalismo e camaradagem.

Eles (juízes) não querem que nós trabalhemos...
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Rafa2010 Ter 23 Abr 2013, 23:14

É por estas e por outras que cada vez mais o pensamento de cada dia é o de "o melhor serviço é o que fica por fazer...."
Rafa2010
Rafa2010
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 619
Meu alistamento : 2001

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por antipilho Ter 23 Abr 2013, 23:24

nao merecia o camarada ja que pilho bom e.....................
antipilho
antipilho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 34
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 607
Mensagem : C.R.P. Artigo 26.º Outros direitos pessoais 1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por FORASTEIRO Qua 24 Abr 2013, 02:13

trabalhar com tribunais, No Fixe No Fixe juízes, nã, só no SIOP, e nem sempre.
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por jmflince Qua 24 Abr 2013, 07:35

Devemos pensar um pouco. Será que o camarada vai voltar a fazer e a dar todo o seu profissionalismo como antes deste caso? Eu penso que ele não quer ver-se a passar por outra. Livremos a nossa pele e o melhor é deixar levar tudo que ninguem é condenado. Na patrulha estamos dois no tribunal estamos sós. O concelho que eu dou.
jmflince
jmflince
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo GNR
Nº de Mensagens : 1270
Mensagem : Estou a viver o tempo que perdi em trinta anos de serviço.


Meu alistamento : 04-03-1991

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Katuxa Qua 24 Abr 2013, 09:11

Se é injusto que lutem para mudar as coisas...

Os bons profissionais (aqueles que não se limitam a passear...) irão ser sempre penalizados enquanto o sistema não mudar.

Descuido do operacional?! Talvez... mas é evidente que será de repensar a forma de preparar/formar os militares, nomeadamente naquilo que diz respeito ao uso de armas e ao treino contínuo de tiro.
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por PedroSantos Qua 24 Abr 2013, 13:17

Boa tarde a todos,
começo por desejar ao Camarada José Pinto, força e preserverança para continuar a lutar para que a justiça seja feita, no intuito de alcançar a sua absolviçao completa.

O militar da Guarda faz um juramento quando inicia funções e compromete-se a cumprir e fazer cumprir as leis vigentes. A lei infelizmente não salvaguarda esses mesmos militares quando dela necessitam.

Nao tive acesso à leitura da sentença nem consegui ainda falar com o camarada (a quam considero e estimo como um bom amigo), pois neste momento ele precisa de paz e sossego.

Sem duvida é facil comentar a situação, depois de ocorrida, depois de tanta tinta corrida em paginas de jornais, dizendo tudo e mais alguma coisa em abono do "pilho" criminoso e em depreciação do militar.

O militar, fez juz ao juramento, e mesmo estando fora de serviço, apresentou-se e auxiliou os demais camaradas.

Ao efetuar a intercepção dos criminosos, os mesmos tentaram atropelar o militar, tendo ainda lhe passado com o carro por cima e lhe causando ferimentos num pé (nao sei precisar se foi operado ou nao, mas tambem nao importa para o momento), o que importa e que os CRIMINOSOS TINHAM ATROPELADO E POSSIVELMENTE MORTO O MILITAR SE ESTE NAO TIVESSE CONSEGUIDO SE ESQUIVAR DO VEICULO.

Apesar dos ferimentos o militar ainda procurou fazer parar o veiculo, fazendo uso da arma que lhe está distribuida pelo Estado Portugues e de acordo com a lei deste pais (sim, de acordo com a lei, que diz que o militar tem a incumbencia de fazer parar a ilicitude criminal praticada, em curso ou ainda em fase preparatoria se dai decorrer perigo para terceiros), efectuou disparos para os pneus do veiculo.

Infelizmente um dos disparos atingiu o pendura criminoso (nao nos vamos a por a dizer que era um coitadinho e um inocente porque era tudo menos isso), tendo o condutor do veiculo prosseguido a marcha apesar do colega estar ferido e a necessitar de tratamento médico. Talvez se o condutor tivesse parado imediatamente, o pendura tivesse vivo ainda hoje, e por esse motivo devia era ser condenado o criminoso e nao o Guarda, da nao prestação/promoção de socorro.

Se os militares da Guarda e os agentes da Policia, não podem disparar aos criminosos, como ocorreu neste episodio, lamento dizer, mas e melhor entregar as armas, e a população quando clamar por socorro, justiça e direitos, que ligue para o juiz ou para o procurador...

E vergonhoso que a Justiça seja usada para culpar quem nao deve... se o militar tivesse as costas quentes, talvez o resultado fosse diferente...

Força Camarada Pinto, podes sempre contar comigo para o que precisares...
PedroSantos
PedroSantos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Miltar GNR - Guarda
Nº de Mensagens : 827
Mensagem : Carpe diem... Wink
Meu alistamento : GIA 2001 - Turma A

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Luisa Baião Qua 24 Abr 2013, 13:28

Pedro Santos : a amizade e a camaradagem é isso mesmo.Dar força a quem dela necessita e merece.
Como civil e amiga do meu amigo gostei dessa atitude. As pessoas decentes são assim.Não preciasam de ofender nem de desfeitear ninguem para dizerem o que sentem e defender uma causa justa e dar ânimo a um camarada .
Parabéns! Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante 662882 Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante 4_12_12 Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Welldone


Última edição por Luisa Baião em Qua 24 Abr 2013, 20:16, editado 1 vez(es)
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por jack74 Qua 24 Abr 2013, 13:47

PedroSantos escreveu:Boa tarde a todos,
começo por desejar ao Camarada José Pinto, força e preserverança para continuar a lutar para que a justiça seja feita, no intuito de alcançar a sua absolviçao completa.

O militar da Guarda faz um juramento quando inicia funções e compromete-se a cumprir e fazer cumprir as leis vigentes. A lei infelizmente não salvaguarda esses mesmos militares quando dela necessitam.

Nao tive acesso à leitura da sentença nem consegui ainda falar com o camarada (a quam considero e estimo como um bom amigo), pois neste momento ele precisa de paz e sossego.

Sem duvida é facil comentar a situação, depois de ocorrida, depois de tanta tinta corrida em paginas de jornais, dizendo tudo e mais alguma coisa em abono do "pilho" criminoso e em depreciação do militar.

O militar, fez juz ao juramento, e mesmo estando fora de serviço, apresentou-se e auxiliou os demais camaradas.

Ao efetuar a intercepção dos criminosos, os mesmos tentaram atropelar o militar, tendo ainda lhe passado com o carro por cima e lhe causando ferimentos num pé (nao sei precisar se foi operado ou nao, mas tambem nao importa para o momento), o que importa e que os CRIMINOSOS TINHAM ATROPELADO E POSSIVELMENTE MORTO O MILITAR SE ESTE NAO TIVESSE CONSEGUIDO SE ESQUIVAR DO VEICULO.

Apesar dos ferimentos o militar ainda procurou fazer parar o veiculo, fazendo uso da arma que lhe está distribuida pelo Estado Portugues e de acordo com a lei deste pais (sim, de acordo com a lei, que diz que o militar tem a incumbencia de fazer parar a ilicitude criminal praticada, em curso ou ainda em fase preparatoria se dai decorrer perigo para terceiros), efectuou disparos para os pneus do veiculo.

Infelizmente um dos disparos atingiu o pendura criminoso (nao nos vamos a por a dizer que era um coitadinho e um inocente porque era tudo menos isso), tendo o condutor do veiculo prosseguido a marcha apesar do colega estar ferido e a necessitar de tratamento médico. Talvez se o condutor tivesse parado imediatamente, o pendura tivesse vivo ainda hoje, e por esse motivo devia era ser condenado o criminoso e nao o Guarda, da nao prestação/promoção de socorro.

Se os militares da Guarda e os agentes da Policia, não podem disparar aos criminosos, como ocorreu neste episodio, lamento dizer, mas e melhor entregar as armas, e a população quando clamar por socorro, justiça e direitos, que ligue para o juiz ou para o procurador...

E vergonhoso que a Justiça seja usada para culpar quem nao deve... se o militar tivesse as costas quentes, talvez o resultado fosse diferente...

Força Camarada Pinto, podes sempre contar comigo para o que precisares...



Bem visto camarada Santos. Agora na falta do nosso camarda Pinto para o serviço que chamem o sr Juíz e o Procurador para resolver os problemas.
jack74
jack74
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 49
Profissão : militar da GNR
Nº de Mensagens : 143
Meu alistamento : 1999/2000

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por xixaro Qua 24 Abr 2013, 20:09

Pinto amigo... a luta foi grande mas conseguiste vir acusado de homicídio qualificado para homicídio por negligência e ficaste com uma pena suspensa, penso que do mal o menos, tendo em conta o que o senhor procurador queria...
Agora que ao fim de tanto tempo chegaste a esta fase por favor não te vás abaixo agora amigo... Força muita força é que te desejo... e sabes que podes sempre contar comigo "vinte oito".
xixaro
xixaro
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 64
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por иuησ Qua 24 Abr 2013, 20:53

иuησ escreveu:Simplesmente uma vergonha...

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante 528394_635487489798895_1409007897_n


Última edição por иuησ em Qua 24 Abr 2013, 21:55, editado 1 vez(es)
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Cerqueira Qua 24 Abr 2013, 21:39

NOJO é o que me vez à cabeça ao ler isto.

FORÇA CAMARADA!
Cerqueira
Cerqueira
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Luisa Baião Qua 24 Abr 2013, 21:59

Ao vermos a foto dele ai acima fica-se com um nó na garganta, apesar de não o conhecer pessoalmente. Vamos ter esperança que as coisas mudem e venha a noticia a dizer que foi absolvido.
Muita coragem , muita fé,muito apoio da familia e dos camaradas , é disso que ele de momento mais precisa.
Um abraço se solidariedade a esse sr.
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por bardock Qua 24 Abr 2013, 22:30

иuησ escreveu:
иuησ escreveu:Simplesmente uma vergonha...

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante 528394_635487489798895_1409007897_n
Que já passou por momentos de aperto sabe muito bem que podia perfeitamente ser ele na foto...A mim comove-me imenso esta imagem fico sem palavras...
bardock
bardock
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 1152
Mensagem : "Morte ou Glória"

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por matrix2020 Qui 25 Abr 2013, 01:25

é o país que temos!
Se o Guarda fosse um "baldas" um mau profissional, de certeza absoluta que não teria passado por isto...
matrix2020
matrix2020
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 773
Meu alistamento : 1° curso de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por bardock Qui 25 Abr 2013, 09:59

A vontade que tenho é entregar a minha arma de serviço...
bardock
bardock
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 1152
Mensagem : "Morte ou Glória"

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Ark Sex 26 Abr 2013, 00:08

Camarada muita força !

Curto e rápido:

Cada vez tenho mais vergonha de trabalhar neste pais !

VERGONHOSO ! isto revolta !
Ark
Ark
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1267

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por carlos morais Sex 26 Abr 2013, 09:39

"matrix2020" Disse se fosse um baldas isto não acontecia.

Claro que não acontecia,porque o chefe não o conseguia contactar.
O chefe já não conta com ele.
Arranja um sitio bom para o não chatear.
Não tem processos disciplinares,porque não faz um ca.......
Critica os operacionais.
E chega à altura da reserva,mais conservado que os restantes militares.
Este é o verdadeiro baldas.
Para o camarada, oxalá não se perca um bom operacional. Força e coragem amigo.
avatar
carlos morais
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1173
Mensagem : Pela Patria e pela Lei
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
1983

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por BladeRunner Sex 26 Abr 2013, 18:14

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante 528394_635487489798895_1409007897_n

Xico, muitas patrulhas fizemos em sines, foste tu que no nosso 1 dia naquela cidade nos guias-te ao jantar no cozinheiro, lembras-te miudo? Ainda com um braço empanado hehe, aqui para ti fica um grande abraço, e fica a certeza que perante os tribunais não somos mais que joguetes e que eles anseiam por nos fazer de exemplos, quando se acobardam e são subservientes perante os poderosos e os verdadeiros criminosos, eles não são a justiça, eles aproveitam-se dela, chamam-nos para resolver tudo, não sabem o que é ter de decidir num segundo entre a nossa vida ou a nossa desgraça, tudo em prol de algo que eles desconhecem, que é a segurança e bem estar dos outros, por isso amigo aqui fica perante todos o reconhecimento de um grande serviço, de alguem que sabe, que deverias num país a serio ser louvado, mas que neste país de faz de conta, es condenado, abraço xico. militar
BladeRunner
BladeRunner
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 195
Mensagem : O bandido bom é o bandido morto e enterrado de pé.

A vida mostra-nos que quando não estamos bem mudamo-nos eu já estou a mudar


Meu alistamento : Da instrução para a destruição
2006

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por José Morgado Ferreira Sex 26 Abr 2013, 18:45

Força Camarada, cumpriste a tua missão, os tribunais é que não.... ABRAÇO

:acavalo:
José Morgado Ferreira
José Morgado Ferreira
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 59
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 505
Mensagem : A Cavalaria não recua, dá meia volta e avança.
Meu alistamento : 1.º de 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Sierra Delta Sex 26 Abr 2013, 19:02

Força camarada, tudo se supera...é apenas uma fase má...coragem
Sierra Delta
Sierra Delta
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 62
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 811
Meu alistamento : Alistamento 2007 CFFF - Eterno estágio.

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por AM 09 Sáb 27 Abr 2013, 15:10

Força camarada.... militar
AM 09
AM 09
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 36
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 144
Mensagem : "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Charles Chaplin

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por AM 09 Sáb 27 Abr 2013, 15:17

Se os militares da Guarda e os agentes da Policia, não podem disparar aos criminosos, como ocorreu neste episodio, lamento dizer, mas e melhor entregar as armas, e a população quando clamar por socorro, justiça e direitos, que ligue para o juiz ou para o procurador...

neste país infelizmente existe impunidade para quem rouba, quem prevarica...

justiça cega mesmo...condena quem não deve...

se se tivesse passado o contrário e tivesse sido o fdp a disparar e provocar a morte ao nosso camarada por certo já estaria ilibado... No Fixe

Dá revolta, NOJO, e sentimento de injustiça....

FORÇA CAMARADA...MUITA FORÇA.... militar
AM 09
AM 09
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 36
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 144
Mensagem : "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Charles Chaplin

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Fount Sáb 27 Abr 2013, 17:42

PedroSantos escreveu:Boa tarde a todos,
começo por desejar ao Camarada José Pinto, força e preserverança para continuar a lutar para que a justiça seja feita, no intuito de alcançar a sua absolviçao completa.

O militar da Guarda faz um juramento quando inicia funções e compromete-se a cumprir e fazer cumprir as leis vigentes. A lei infelizmente não salvaguarda esses mesmos militares quando dela necessitam.

Nao tive acesso à leitura da sentença nem consegui ainda falar com o camarada (a quam considero e estimo como um bom amigo), pois neste momento ele precisa de paz e sossego.

Sem duvida é facil comentar a situação, depois de ocorrida, depois de tanta tinta corrida em paginas de jornais, dizendo tudo e mais alguma coisa em abono do "pilho" criminoso e em depreciação do militar.

O militar, fez juz ao juramento, e mesmo estando fora de serviço, apresentou-se e auxiliou os demais camaradas.

Ao efetuar a intercepção dos criminosos, os mesmos tentaram atropelar o militar, tendo ainda lhe passado com o carro por cima e lhe causando ferimentos num pé (nao sei precisar se foi operado ou nao, mas tambem nao importa para o momento), o que importa e que os CRIMINOSOS TINHAM ATROPELADO E POSSIVELMENTE MORTO O MILITAR SE ESTE NAO TIVESSE CONSEGUIDO SE ESQUIVAR DO VEICULO.

Apesar dos ferimentos o militar ainda procurou fazer parar o veiculo, fazendo uso da arma que lhe está distribuida pelo Estado Portugues e de acordo com a lei deste pais (sim, de acordo com a lei, que diz que o militar tem a incumbencia de fazer parar a ilicitude criminal praticada, em curso ou ainda em fase preparatoria se dai decorrer perigo para terceiros), efectuou disparos para os pneus do veiculo.

Infelizmente um dos disparos atingiu o pendura criminoso (nao nos vamos a por a dizer que era um coitadinho e um inocente porque era tudo menos isso), tendo o condutor do veiculo prosseguido a marcha apesar do colega estar ferido e a necessitar de tratamento médico. Talvez se o condutor tivesse parado imediatamente, o pendura tivesse vivo ainda hoje, e por esse motivo devia era ser condenado o criminoso e nao o Guarda, da nao prestação/promoção de socorro.

Se os militares da Guarda e os agentes da Policia, não podem disparar aos criminosos, como ocorreu neste episodio, lamento dizer, mas e melhor entregar as armas, e a população quando clamar por socorro, justiça e direitos, que ligue para o juiz ou para o procurador...

E vergonhoso que a Justiça seja usada para culpar quem nao deve... se o militar tivesse as costas quentes, talvez o resultado fosse diferente...

Força Camarada Pinto, podes sempre contar comigo para o que precisares...
Fixe
Fount
Fount
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 22
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Lopes573 Sáb 27 Abr 2013, 21:48

FORÇA CAMARADA... aquela comarca nunca me enganou..
Lopes573
Lopes573
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 43
Meu alistamento : 03DEC2007

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por João Rosado Sáb 27 Abr 2013, 22:37

Grande homem o Pinto . Trabalhei com ele. O unico descuido que ele teve foi não ter saido de serviço no final do turno. Força camarada não merecias isso.
João Rosado
João Rosado
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 24
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Croco Sáb 27 Abr 2013, 23:16

Sierra Delta escreveu:Força camarada, tudo se supera...é apenas uma fase má...coragem
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Ang3ls Qua 01 maio 2013, 02:04

Página do fb de apoio ao militar em causa:

https://www.facebook.com/VamosDarApoioAJoseAntonioPintoGnr
Ang3ls
Ang3ls
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Feminino
Idade : 42
Profissão : Analista
Nº de Mensagens : 2547
Mensagem : "O homem descobre-se quando se mede com um obstáculo."
Antoine de Saint-Exupéry


Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por antipilho Qua 01 maio 2013, 03:01

obrigada Fixe
antipilho
antipilho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 34
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 607
Mensagem : C.R.P. Artigo 26.º Outros direitos pessoais 1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por PINTAROLAS Qua 01 maio 2013, 10:44

Ang3ls escreveu:Página do fb de apoio ao militar em causa:

https://www.facebook.com/VamosDarApoioAJoseAntonioPintoGnr

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante 9k=

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Krios Qua 01 maio 2013, 13:58

Uma vergonha a nossa "in"justiça! Se fosse um mitra a ter morto um GNR se calhar era logo solto... enfim!
Krios
Krios
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 44
Profissão : Agente Polícia Marítima
Nº de Mensagens : 349
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Katuxa Qua 01 maio 2013, 16:58

Segundo me parece há uma petição online por ele, chamada absolivção do agente da GNR José António Pinto.

Aqui:

http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N39958
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Krios Sáb 04 maio 2013, 14:52

Já está assinada e partilhada!
Krios
Krios
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 44
Profissão : Agente Polícia Marítima
Nº de Mensagens : 349
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por PedroSantos Sáb 04 maio 2013, 23:31

Assinada e partilhada, pelo meu amigo e camarada Pinto...
Mantem-te firme e confiante de que a justiça irá prevalecer....
Estamos contigo...
PedroSantos
PedroSantos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Miltar GNR - Guarda
Nº de Mensagens : 827
Mensagem : Carpe diem... Wink
Meu alistamento : GIA 2001 - Turma A

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por jose alho Ter 29 Out 2013, 20:11

ruialen escreveu:O tribunal de júri de Porto de Mós condenou, esta terça feira, a um ano de prisão o militar da GNR que em Outubro de 2010, e após uma perseguição, matou um assaltante de cobre, junto a uma pedreira em Reguengo do Fetal, Batalha.  



foto Henriques da Cunha / Global Imagens
Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Ng2510475
José Pinto, à direita, durante uma audiência do julgamento
Os jurados (um homem e três mulheres), e os três juízes deram como provados todos os factos da acusação, mas admitiram que o guarda José Pinto actuou "com negligência" e "falta de cuidado", pelo que foi condenado pelo crime de homicídio por negligência simples. A pena fica suspensa durante um ano.
O militar, que inicialmente estava acusado pelo Ministério Público de um crime de homicídio qualificado, viu no final do julgamento ser alterada a qualificação do crime, para homicídio por negligência. Nas alegações finais, o seu advogado pediu a absolvição, mas o Procurador defendeu a condenação a pena de prisão.
O Tribunal de júri acredita que a vontade do arguido, ao ter feito os disparos "era atingir os pneus dos veículo em fuga", mas que ao ter disparado e morto uma pessoa, a sua atitude "foi de descuido e de falta de cuidado".
O caso remonta a outubro de 2010. O militar, que não estava de serviço, foi chamado pelo comandante do Posto da Batalha, onde prestava serviço, para ajudar nas diligências, após o alerta de furtos de "dois lanços de cabos de cobre da Portugal Telecom [PT], avaliados em 843,03 euros".
O MP sempre considerou que o guarda estava "ciente de que não se verificava, no caso concreto, nenhuma das situações legitimadoras do recurso a arma de fogo por agente policial, por tal recurso se revelar desnecessário, desproporcional e desadequado".
FONTE_JN


É bom recordar também este caso, o que aumenta a profissão de risco e que não somos função pública como o Governo quer................
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante Empty Re: Militar da GNR condenado a um ano de prisão por morte de assaltante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes