Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por MaxiRodrigues Qui 29 Ago 2013, 13:41

Relembrando a primeira mensagem :

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3393114&page=-1

Uma bombeira morta e três feridos graves no incêndio do Caramulo.



(Em atualização) Uma bombeira de 21 anos morreu, esta quinta-feira de manhã, no incêndio do Caramulo, em Santiago de Besteiros. Dois outros bombeiros e um militar dos Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro ficaram feridos com gravidade. É o terceiro bombeiro a perder a vida no incêndio que lavra há oito dias na Serra do Caramulo. Neste verão, morreram já cinco bombeiros no combate às chamas.
Um remoinho de fogo terá apanhado a viatura dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal. Uma bombeira morreu e há pelo menos mais três feridos em estado grave.
Um dos feridos graves é militar do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e os outros dois são bombeiros.
O Centro Distrital de Operações de Socorro confirmou já um morto e três feridos graves no incêndio do Caramulo, que lavra há já oito dias.
Citado pela Agência Lusa, o comandante operacional distrital de operações de socorro de Viseu, Lúcio Campos, esclareceu que sete operacionais ficaram feridos, quatro bombeiros e três GIPS.
Aldeias evacuadas
Durante a noite desta quinta-feira várias aldeias foram evacuadas. De acordo com o comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte, António Ribeiro, a noite "foi difícil devido ao vento muito forte que se estendeu com muita violência", disse ao JN. O incêndio, com duas frentes, está a evoluir na direção de Águeda.
Segundo o mesmo responsável, o fogo atravessou diversas aldeias, onde existem muitas casas isoladas e, durante a madrugada, "foi necessário retirar algumas pessoas das habitações".
Uma casa ardeu, durante esta madrugada, na localidade de Bezerreira.
MaxiRodrigues
MaxiRodrigues
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 555
Meu alistamento : AIP 2006
10º Curso Fiscal
1ºCPIPS
CPCb 2010/2011

Ir para o topo Ir para baixo


Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por antipilho Dom 01 Set 2013, 00:53

Suspeito de atear fogo no Caramulo ficou em prisão preventiva

O jovem suspeito de ter ateado um incêndio florestal "de grandes dimensões" na serra do Caramulo e no qual morreram dois bombeiros ficou em prisão preventiva.

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Ng2737187
Suspeito a entrar no carro da PJ, depois de sair do Tribunal de Viseu
 
A medida de coação foi-lhe aplicada depois de ter sido ouvido durante várias horas em primeiro interrogatório, que decorreu no Tribunal de Viseu.
O homem de 20 anos foi detido sexta-feira pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Viseu de Santa Comba Dão.
Fonte da Polícia Judiciária explicou que o jovem agiu "em colaboração com um outro indivíduo, este emigrante e atualmente no estrangeiro", ateando "vários focos de incêndio na serra do Caramulo, nos concelhos de Vouzela e Tondela, no dia 20 de agosto, que se transformaram num fogo de grandes dimensões e em cujo combate perderam a vida dois bombeiros".
A mesma fonte referiu ainda que o suspeito terá agido por vingança, depois de lhe ter sido aplicada uma multa pela GNR.
A PJ já deteve este ano 52 pessoas pela eventual prática do crime de incêndio florestal, estando 30 em prisão preventiva.


http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3397543
antipilho
antipilho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 34
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 607
Mensagem : C.R.P. Artigo 26.º Outros direitos pessoais 1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por fast7 Dom 01 Set 2013, 16:04

Vingança?

Que PU** de palavra para tão reles e cobarde para tal acto.
Como ousa este individo dizer vingança quando deviamos ser nós a vingar os nossos.

Vingança! digo eu.
O que os familiares precisavam era de ver estes animais atrás das grades ou no meio das chamas.

Que venha mas é a justiça popular para acabar com esta criminalidade!
fast7
fast7
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 39
Profissão : Actualiza este campo. CG
Nº de Mensagens : 60
Mensagem : "Quem sabe limitar os seu desejos é sempre riquíssimo" (Voltaire)
Meu alistamento : ????

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por PLPG Seg 16 Set 2013, 01:35

fast7 escreveu:Vingança?

Que PU** de palavra para tão reles e cobarde para tal acto.
Como ousa este individo dizer vingança quando deviamos ser nós a vingar os nossos.

Vingança! digo eu.
O que os familiares precisavam era de ver estes animais atrás das grades ou no meio das chamas.

Que venha mas é a justiça popular para acabar com esta criminalidade!
A~final o GIPS acaba ou não?
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por иuησ Seg 16 Set 2013, 01:38

Porque devia acabar?
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por PLPG Seg 16 Set 2013, 01:54

иuησ escreveu:Porque devia acabar?
Ha especulação...afinal ha certezas??

Nada contra os militares, nem contra o seu sacrificio...apesar de ter a minha opniao em relação à especialidade
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por иuησ Seg 16 Set 2013, 02:18

Camarada, especulação e conversa de caserna é o que há mais...
Abraço
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por Ark Seg 16 Set 2013, 02:42

иuησ escreveu:Camarada, especulação e conversa de caserna é o que há mais...
Abraço
palmas Reis dos boatos.
Ark
Ark
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1267

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por PLPG Seg 16 Set 2013, 04:01

ArK escreveu:
иuησ escreveu:Camarada, especulação e conversa de caserna é o que há mais...
Abraço
palmas Reis dos boatos.
Uma pena 2 no meu Posto era menos uma noite que fazia...Para protecção e socorro ja ha muitas entidades...

Mais uma vez nada contra os militares e o seu sacrificio...mas nunca vou perceber a razão da existencia do GIPS.

Mas Sacrificios são todos os dias do ano, trabalho 8 dias para ter uma folga, trabalho diariamente mais de 8 e ate para ganhar um extra (gratificados) tenho de mamar com 8 h antes, faço 3 a 4 noites por semana. 

A familia anda sempre inquietada e eu sem saber se hoje é dia de morrer nas maos de um bandido
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por pereira 1556 Seg 16 Set 2013, 11:15

PLPG escreveu:
ArK escreveu:
иuησ escreveu:Camarada, especulação e conversa de caserna é o que há mais...
Abraço
palmas Reis dos boatos.
Uma pena 2 no meu Posto era menos uma noite que fazia...Para protecção e socorro ja ha muitas entidades...

Mais uma vez nada contra os militares e o seu sacrificio...mas nunca vou perceber a razão da existencia do GIPS.

Mas Sacrificios são todos os dias do ano, trabalho 8 dias para ter uma folga, trabalho diariamente mais de 8 e ate para ganhar um extra (gratificados) tenho de mamar com 8 h antes, faço 3 a 4 noites por semana. 

A familia anda sempre inquietada e eu sem saber se hoje é dia de morrer nas maos de um bandido
Para quem não entende a existência do GIPS é porque não lê muito menos sabe o Regulamento Geral da GNR porque é obrigação de todos os militares atuar em situação de proteção e socorro numa forma ativa, engraçado é que você trabalha 8 horas os elementos do GIPS 12 horas, os sacrifícios são todos os dias em todo o ano e os elementos do GIPS depois da época de incêndios tem outras vertentes já que são pau para toda a obra, reforço aos PT(patrulhas as ocorrências), operações de transito com os NIC, SEPNA, em romarias (elementos GIPS não é gratificado), sacrifícios é você de verão ter ferias de verão e o GIPS não, inquietação familiar é saber que o helicóptero levanta e cai ao chão, ficar rodeado pelo fogo e ali ficar já não falando fora os incêndios, como anteriormente referido "SE VÃO MORRER NAS MÃOS DE UM BANDIDO".
Em conclusão para ver o fórum com muitas paginas basta falar no GIPS, considero engraçado que ninguém fala nas restantes especialidades da GNR ou nos militares que estão ao serviço na assembleia e ministério dos Negócios estrangeiros e que não são poucos.
Acho que é altura de apoiarem e olharem para esta força como mais um bem essencial, e olharem os seus elementos como militar da GNR e consequência como uma família unida.
pereira 1556
pereira 1556
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 26
Meu alistamento : 2005

http://pereira.jcg@gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por joao silva Ter 17 Set 2013, 21:30

já que voçês (GUARDAS) nao se entendem sobre esta valencia na GNR, ao menos poderaim levar em conta a opiniao dum civil, que combateu centenas e centenas de incendios e alguns lado a lado com os elementos do GIPS de baltar -paredes.
sao efectivamente uma mais valia para o pais e nao me intressa se o é para a gnr ou nao, mas sim para o meu pais PORTUGAL.
nunca estive desse lado da guarda mas vos garanto que eles GIPS trabalham e muito, voçês no posto tanbem claro que sim, riscos ? todos os tem até eles de mangeira na mao podem ser agredidos e levar um tiro.
se voçês ganham mal ? epá nao vao por ai muita gente ganha mal em portugal e muito menos, se os GIPS ganham mais e voçês tanbem mereciam ganahr o mesmo talvez sim talvez nao mas nao sao eles que estao mal sao voçês dos PT lutem por um maior salário e deixem de atacar os camaradas de armas isso nao é de homem, isso nao é professional, isso nao é companheirismo .
joao silva
joao silva
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 48
Profissão : funcionario publico
Nº de Mensagens : 133
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por иuησ Ter 17 Set 2013, 21:36

joao silva escreveu:já que voçês (GUARDAS) nao se entendem sobre esta valencia na GNR, ao menos poderaim levar em conta a opiniao dum civil, que combateu centenas e centenas de incendios e alguns lado a lado com os elementos do GIPS de baltar -paredes.
sao efectivamente uma mais valia para o pais e nao me intressa se o é para a gnr ou nao, mas sim para o meu pais PORTUGAL.
nunca estive desse lado da guarda mas vos garanto que eles GIPS trabalham e muito, voçês no posto tanbem claro que sim, riscos ? todos os tem até eles de mangeira na mao podem ser agredidos e levar um tiro.
se voçês ganham mal ? epá nao vao por ai muita gente ganha mal em portugal e muito menos, se os GIPS ganham mais e voçês tanbem mereciam ganahr o mesmo talvez sim talvez nao mas nao sao eles que estao mal sao voçês dos PT lutem por um maior salário e deixem de atacar os camaradas de armas isso nao é de homem, isso nao é professional, isso nao é companheirismo .
Palavras para quê?

Só lamento os profissionais aqui presentes não tenham essa noção: lutar pelos direitos e deixar de atacar os camaradas, isso não é profissional, isso não é de camarada.
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por Suricata Ter 17 Set 2013, 21:56

Não pertenço ao GIPS... Sou PATRULHEIRO e digo em voz alta BOM SERVIÇO CAMARADAS DO GIPS!!! O vosso trabalho não se vê porque são os primeiros a chegar!
Suricata
Suricata
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar Gnr
Nº de Mensagens : 402
Meu alistamento : 03SET03

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por el solitario Ter 17 Set 2013, 21:58

Força GIPS.....
el solitario
el solitario
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 36
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 1047
Meu alistamento : 09

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por gomesarcos Ter 17 Set 2013, 23:54

palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas 
el solitario escreveu:Força GIPS.....
gomesarcos
gomesarcos
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 41
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 169
Meu alistamento : GIA- 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por PLPG Qua 18 Set 2013, 00:19

gomesarcos escreveu:palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas 
el solitario escreveu:Força GIPS.....
isso mesmo viva GIPS

Viva especialidade e mais especialidades

Os bombeiros não sao um grupo de intervenção protecção e socorro?...é tudo uma questão de meios e formação.

O CODU nem sabe a quem encaminhar com tantas entidades.

Como dizia um camarada as paradas estão limpinhas, não faz dos limpadores de paradas uma mais valia.

ha pior que o GIPS, por exemplo musicos, escolas seguras, secretariados, cozinheiros afins... a questão é que o GIPS ja foi criado depois de morrerem as vacas gordas, quando ja existem tantas entidades de protecção e socorro.

Lamento o que aconteceu ao camarada, mas isso nao faz do GIPS uma mais valia.

Emfim morte ao territorial quando houver homens apenas para os atendimentos nos postos territoriais chamamos a psp para ir as ocorrencias.
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por joao silva Qua 18 Set 2013, 20:44

PLPG escreveu:
gomesarcos escreveu:palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas 
el solitario escreveu:Força GIPS.....
isso mesmo viva GIPS

Viva especialidade e mais especialidades

Os bombeiros não sao um grupo de intervenção protecção e socorro?...é tudo uma questão de meios e formação.

O CODU nem sabe a quem encaminhar com tantas entidades.

Como dizia um camarada as paradas estão limpinhas, não faz dos limpadores de paradas uma mais valia.

ha pior que o GIPS, por exemplo musicos, escolas seguras, secretariados, cozinheiros afins... a questão é que o GIPS ja foi criado depois de morrerem as vacas gordas, quando ja existem tantas entidades de protecção e socorro.

Lamento o que aconteceu ao camarada, mas isso nao faz do GIPS uma mais valia.

Emfim morte ao territorial quando houver homens apenas para os atendimentos nos postos territoriais chamamos a psp para ir as ocorrencias.

mais uma vez como civil lhe respondo, se há quem dignifique essa farda sao os musicos e os militares da escola segura fazem e prestam um grande serviço á naçao e á guarda nacional républicana, pode nao agradar a alguns elementos mas é tudo uma questao de salários e regalias apenas isso, como serviço á comunidade sao do melhor. assim como o GIPS nao concordo com a sua criaçao é ridiculo tanta gente diferente nesta area mas já cá estao e trabalham muito bem e sao uma mais valia porque entendo por MAIS VALIA um acrescimo de trabalhadores e prestadores de serviço.
joao silva
joao silva
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 48
Profissão : funcionario publico
Nº de Mensagens : 133
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por PLPG Qua 18 Set 2013, 21:06

joao silva escreveu:
PLPG escreveu:
gomesarcos escreveu:palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas palmas 
isso mesmo viva GIPS

Viva especialidade e mais especialidades

Os bombeiros não sao um grupo de intervenção protecção e socorro?...é tudo uma questão de meios e formação.

O CODU nem sabe a quem encaminhar com tantas entidades.

Como dizia um camarada as paradas estão limpinhas, não faz dos limpadores de paradas uma mais valia.

ha pior que o GIPS, por exemplo musicos, escolas seguras, secretariados, cozinheiros afins... a questão é que o GIPS ja foi criado depois de morrerem as vacas gordas, quando ja existem tantas entidades de protecção e socorro.

Lamento o que aconteceu ao camarada, mas isso nao faz do GIPS uma mais valia.

Emfim morte ao territorial quando houver homens apenas para os atendimentos nos postos territoriais chamamos a psp para ir as ocorrencias.

mais uma vez como civil lhe respondo, se há quem dignifique essa farda sao os musicos e os militares da escola segura fazem e prestam um grande serviço á naçao e á guarda nacional républicana, pode nao agradar a alguns elementos mas é tudo uma questao de salários e regalias apenas isso, como serviço á comunidade sao do melhor. assim como o GIPS nao concordo com a sua criaçao é ridiculo tanta gente diferente nesta area mas já cá estao e trabalham muito bem e sao uma mais valia porque entendo por MAIS VALIA um acrescimo de trabalhadores e prestadores de serviço.
É tudo uma mais valia...se calhar tambem me devia conformar, realmente tudo o que é criado na Guarda não é instinto...

a verdade é que os postos do territorial andam com o menino nos braços porque não ha efectivo e continua-se a empurrar pessoal para especialidades e secretaria, porque são uma mais valia.

A verdade é que quantas mais especialidades ha, aumentam as burocracias, msg para aqui para acola, informação etc...vir ao local assumir serviço, ta quieto oh mau
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por el solitario Qua 18 Set 2013, 21:08

Alguém sabe como está o camarada do GIPS?
el solitario
el solitario
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 36
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 1047
Meu alistamento : 09

Ir para o topo Ir para baixo

Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo - Página 2 Empty Re: Militar do GIPS gravemente ferido em incêndio na Serra do Caramulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes