Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por mar Qua 11 Dez 2013, 14:54

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

A Polícia de Segurança Pública gastou quase 300 mil euros na compra de drones, motas de água e uma embarcação, uma aquisição que, segundo o jornal Público, está a gerar indignação junto dos agentes. Um dirigente sindical considera que “comprar drones é como comprar um Ferrari e não ter onde dormir”.

Segundo o jornal, “a compra de dois drones pela Polícia de Segurança Pública foi autorizada no dia 19 de julho pelo anterior diretor nacional da corporação e foi objeto de um contrato classificado como secreto”.

O Público salienta que, apesar da utilização destes meios aéreos não tripulados ainda não ter enquadramento legal em Portugal, foi divulgado no YouTube um vídeo em que se veem dois agentes fardados da PSP a fazer uma demonstração do aparelho, pintado com o logótipo daquela força e a voar no Parque das Nações, em Lisboa.



Já em novembro o ex-diretor nacional da PSP Paulo Valente Gomes, que se demitiu após a manifestação das forças policiais que subiu a escadaria da Assembleia da República, autorizou a compra de três motas de água de grande potência e de uma embarcação semirrígida com capacidade para dez pessoas, além da tripulação e dois motores de 150 cavalos, apesar da atuação de meios aquáticos ser atributo da Polícia Marítima e não da Polícia de Segurança Pública.

“A compra dos veículos aéreos não tripulados foi feita por ajuste direto com a empresa portuguesa Tekever, por cerca de 200 mil euros. Com recurso à figura de ajuste direto, sem a consulta de outras empresas, é justificado com a cláusula do código dos contratos públicos que permite a sua utilização independentemente do valor em causa, quando se trata de contratos declarados secretos e cuja execução deva ser acompanhada se medidas especiais de segurança’”, acrescenta o Público.

De acordo com o diário, “os drones vêm equipados com duas câmaras de filmar e instrumentos de visualização remota, dispondo de autonomia de voo de duas horas – a um máximo de 150 metros de altitude -, de um alcance de 20 quilómetros e de alta tecnologia de comunicações. Os aparelhos pesam cinco quilogramas, têm uma envergadura de 1,8 metros e são lançados manualmente, aterrando com o auxílio de um paraquedas”.

A PSP considera que a compra destes dispositivos é necessária “para apoiar a sua atuação em matéria de prevenção de criminalidade”.

Já as motas de água e a embarcação semirrígida foram adquiridas, também por ajuste direto, à empresa Motolusa.

As motas de água destinam-se a ser utilizadas em operações especiais como o isolamento de acessos e segurança de instalações. E a embarcação semirrígida está destinada a operações especiais, tais como as relacionadas com a segurança de altas individualidades.
Sindicatos consideram “inadmissível”
O presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, Paulo Rodrigues, considera inadmissíveis estas aquisições, numa altura em que a PSP não tem viaturas ou matéria de proteção civil disponível.

“É inadmissível que num momento em que o Estado deve milhares de euros a mais de três mil polícias, quando a PSP não tem viaturas indispensáveis, ou material de proteção do pessoal, esteja a investir desta forma em equipamentos que não são imprescindíveis”, afirmou Paulo Rodrigues ao Público.

Para o dirigente sindical, “comprar drones é como comprar um Ferrari e não ter onde dormir”.

No entanto, Paulo Rodrigues considera que os drones “podem ser úteis em determinadas situações de ordem pública, como manifestações, ou grandes eventos desportivos. A informação recolhida pelos aparelhos permite gerir o dispositivo policial ao minuto por forma a fazer face a todas as situações”.

Já quanto aos meios aquáticos, o dirigente sindical não vê “justificação nenhuma para comprar barcos e motos de água, até porque temos uma Polícia Marítima”.

“Está-se a duplicar investimentos e a pisar as competências de outras polícias”, acrescentou.

Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=702355&tm=8&layout=121&visual=49


Última edição por mar em Qua 11 Dez 2013, 16:19, editado 2 vez(es)
mar
mar
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : G.N.R
Nº de Mensagens : 1238
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por msm Qua 11 Dez 2013, 16:06

Os barquitos das equipas de inactivação há muito que pediam substituição.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por joao miguel silva Qua 11 Dez 2013, 17:28

os "drones" acho que é uma mais valia, em minha opinião, um optimo aliado por exemplo, na vigilancia de eventos.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por gandamano Qua 11 Dez 2013, 17:51

os cucus novamente a meter o ovo no ninho dos outros  HeeHeeHee
gandamano
gandamano
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 581
Mensagem : \" Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la.\"
( Henry Ward Beecher )
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por Brave Sir Robin Qua 11 Dez 2013, 19:00

Não é descabida a aquisição por questões de ordem pública, e para acompanhamento de manifestações ou grandes eventos desportivos, tão somente... Mas nós sabemos que, neste país não, é habito o escupuloso cumprimento dos limites de actuação do Estado sobre o comum cidadão.
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por moralez Qua 11 Dez 2013, 19:28

joao miguel silva escreveu:os "drones" acho que é uma mais valia, em minha opinião, um optimo aliado por exemplo, na vigilancia de eventos.
Também acho...
O pior é que nem num futuro próximo estará provado que a tecnologia desses aparelhos é fiável. Nem para os Estados Unidos se prevê, quanto mais em Portugal.
Imagina estarem a vigiar um evento como um jogo de futebol ou um concerto e essa porra cair na tola de algum...
Até agora sempre vi a Guarda a reboque da PSP, desta vez foi ao contrário. Não que a Guarda também tenha drones, mas a Guarda prima por construir a casa pelo telhado...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por batraquio Qua 11 Dez 2013, 19:31

gandamano escreveu:os cucus novamente a meter o ovo no ninho dos outros  




Já parece a nossa GNR, quer ser Policia Marítima, Bombeiros, Engenheiros do Ambiente, Inspetores da PJ, Mergulhadores da Marinha, Fiscais das Finanças, Porteiros no MF, MN, AR .
 Um dia dá um estoiro como os SAPOS que querem comer TUDO..............................  quem muitos burros toca algum fica para trás esquecido, neste caso somos nós os patrulheiros.
batraquio
batraquio
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 316
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por Edr See Qua 11 Dez 2013, 19:52

o que mais me intriga não é os drones ou os outros meios... mas sim o ajuste directo!!! independentemente do dinheiro! normal que haja muita derrapagem no defice!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por 387Silva Qua 11 Dez 2013, 22:28

Mais uma vez fica provado que existe dinheiro para tudo, menos para pagarem o que devem... pensava que era só na Guarda, mas parece que na PSP é igual... miséria de país de 3º mundo...
387Silva
387Silva
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 43
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 2124
Mensagem : Não preciso de sexo... o governo f... -me todos os dias!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por sold.chumbo Qui 12 Dez 2013, 15:09

para estas me...., há sempre dinheiro
sold.chumbo
sold.chumbo
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 40
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 41
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por Patrulhas Qui 12 Dez 2013, 16:16

Realmente, essa GNR / PSP não é a minha, e eu vivo noutro país.
Cumprimentos,

 :fg hurray:
Patrulhas
Patrulhas
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1253
Meu alistamento : Curso de 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por Almeida Pinto Qui 12 Dez 2013, 16:51

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Drone_02
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por moralez Qui 12 Dez 2013, 18:24

Almeida Pinto escreveu:
Spoiler:
Ainda estão a anos-luz do que é um drone a sério...

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Maxresdefault

moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por Ark Qui 12 Dez 2013, 19:06

mais uma vez o gozo á cara podre, depois de tudo o que devem e do que nos falta ter como viaturas, etc etc.... espetam esta mesmo á descarada.

É o que digo ha muito: HA DINHEIRO! está mal distribuido ! mas HA e muito
Ark
Ark
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1267

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por UBT Qui 12 Dez 2013, 21:07

Quem foi o responsável? Consequências?

Não brinquem com o meu dinheiro!!!!!!!!!!!!
UBT
UBT
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 184
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por Croco Qui 12 Dez 2013, 21:52

GNR também comprou um drone
Por Rosa Ramos
publicado em 12 Dez 2013 - 19:51
Quadricóptero de reconhecimento comprado pela Guarda custou cerca de 40 mil euros
A GNR também já tem um meio aéreo não tripulado - à semelhança da PSP, que está em fase de aquisição de dois drones. O avião, um quadricóptero de reconhecimento, custou quase 40 mil euros. Ainda não foi usado em nenhuma missão e tem estado "estacionado" na Unidade de Intervenção da Guarda.

O comando-geral da GNR justifica a aquisição com o facto de o aparelho "ter um conjunto de potencialidades enormes" e que serão usadas em "operações de natureza distintas".

Por um lado, sublinha a GNR, o quadricóptero poderá ser usado no âmbito da protecção e do socorro, em substituição dos tradicionais helicópteros. "Pode ajudar na detecção de incêndios e em operações que envolvam o desaparecimento de pessoas em locais de difíceis acesso", exemplifica o capitão Marco Cruz, das relações públicas. Por outro lado, o aparelho tem acoplados sistemas de vídeo e de fotografia que vão servir para avaliar áreas ardidas, no âmbito da actuação do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA). Outra das utilizações possíveis prende-se com o controlo costeiro, em zonas onde o sistema CIVIC não chega ou "ao abrigo dos projectos em que a GNR participa no âmbito da vigilância e segurança das fronteiras da União Europeia".

O drone foi comprado no mês passado e é diferente dos da PSP. Não pecisa, por exemplo, de uma plataforma para descolar - levanta e aterra na vertical - e só pode ser usado fora de áreas urbanas, porque é necessário que quem omanda tenha contacto visual permante com o aparelho.
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/gnr-tambem-comprou-drone
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por 387Silva Sex 13 Dez 2013, 19:36

Para pagarem o que me devem é que não à dinheiro.
387Silva
387Silva
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 43
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 2124
Mensagem : Não preciso de sexo... o governo f... -me todos os dias!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por ORY Sex 13 Dez 2013, 19:51

Sr. Grandamano ja engoiu o que disse olhe para si entre de criticar s outros , os mais cegos sao aqueles que nao querem ver.

_____________________________________________
Agente Bruno o mais maior grande da aldeia, o todo grosso de lisboa e já comi metade das gajas de portugal. Dou coro a qualquer uma, não sou esquisito tb podem ser homens.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por bardock Sáb 14 Dez 2013, 19:49

ORY escreveu:Sr. Grandamano ja engoiu o que disse olhe para si entre de criticar s outros , os mais cegos sao aqueles que nao querem ver.
Não escrevam no forum quando estiverem na cama cheios de sono ou depois dos jantares de natal dos Postos/ esquadras... desorientado 
bardock
bardock
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 1152
Mensagem : "Morte ou Glória"

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por Dominic Dom 15 Dez 2013, 10:00

tenho neste momento 12 aviões rc posso dispensar alguns
Dominic
Dominic
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 522
Meu alistamento : 06/10/1999,
dia que a diva do fado morreu Amalia

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por GIA2050 Dom 15 Dez 2013, 10:40

É coloca-los no aeroporto de Beja para ter movimento aéreo...

Sr MAI não vai chamar o DN PSP e o Cmdt Geral ao seu gabinete para pedir explicações?
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por Carango Dom 15 Dez 2013, 23:04

Mais uma grande compra da parte dos nossos "DES"governantes...

Que enfiem o Drone no "O" de certas pessoas e que os levem para bem longe daqui.
Carango
Carango
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1250
Mensagem : Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.

Ir para o topo Ir para baixo

Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água Empty Re: Polícias indignados com compra de "drones" e motas de água

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes