Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por falcão Qua 23 Abr 2014, 13:57

Boa tarde camaradas,alguém sabe informar se vai haver um curso de cabos para breve?
falcão
falcão
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 458
Meu alistamento : na casa mãe da cavalaria Portuguesa


Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Edr See Qua 23 Abr 2014, 14:04

Curso de cabos para quê!?
Para exercer que tipo de funções diferentes da dos Guardas!?
Não acredito que haja nos próximos tempos cpcb!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por falcão Qua 23 Abr 2014, 14:39

Artigo 254.º
Funções
1- Os guardas desempenham, fundamentalmente, funções de natureza executiva, podendo ainda, em conformidade
com o respectivo posto, quadro, qualificações técnicas e capacidade pessoal, excepcionalmente desempenhar
funções de comando ou de chefia.
2- Genericamente, as funções cometidas aos postos da categoria de guardas são as seguintes:
a) Ao cabo-mor e ao cabo-chefe cabem as funções de adjunto do comandante de posto, o exercício de funções de
natureza administrativa de especial complexidade ou responsabilidade nos comandos, unidades e serviços e outras
de natureza equivalente;
b) O cabo habilitado com curso adequado exerce funções de comandante de esquadra, chefe de equipa, de natureza
executiva nos comandos, unidades e serviços e outras de natureza equivalente;
c) Ao cabo promovido por antiguidade, guarda principal e ao guarda compete a execução de missões e tarefas
próprias do seu posto, quadro e especialidade.
falcão
falcão
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 458
Meu alistamento : na casa mãe da cavalaria Portuguesa


Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Edr See Qua 23 Abr 2014, 19:13

art. 254 na pratica do dia-a-dia!!!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por B_Matos Qua 23 Abr 2014, 20:21

Edr See escreveu:Curso de cabos para quê!?
Para exercer que tipo de funções diferentes da dos Guardas!?
Não acredito que haja nos próximos tempos cpcb!

Estou-me a borrifar para as funções, mas os Cabos de Curso também têm direito a ser transferidos...
B_Matos
B_Matos
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1140
Mensagem : SL
Meu alistamento : 2070
42º CTG
CpCb - 2011/2012
13º CFG

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por GIA2050 Qua 23 Abr 2014, 22:45

Nem mais B_Matos.

O pessoal olha apenas para o seu umbigo e quem está a bastantes km de casa a aguardar uma transferência que espere!

CFS, CPSA, CPOS, esses estão sempre acontecer...
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por LT Qua 23 Abr 2014, 23:00

Ora nem mais B_Matos
LT
LT
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por LT Qua 23 Abr 2014, 23:04

Mas pior e estar na situação de demorado a quase dois anos , a espera de novo curso
LT
LT
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por FORASTEIRO Qui 24 Abr 2014, 00:39

falcão escreveu:Artigo 254.º
Funções
1- Os guardas desempenham, fundamentalmente, funções de natureza executiva, podendo ainda, em conformidade
com o respectivo posto, quadro, qualificações técnicas e capacidade pessoal, excepcionalmente desempenhar
funções de comando ou de chefia.
2- Genericamente, as funções cometidas aos postos da categoria de guardas são as seguintes:
a) Ao cabo-mor e ao cabo-chefe cabem as funções de adjunto do comandante de posto, o exercício de funções de
natureza administrativa de especial complexidade ou responsabilidade nos comandos, unidades e serviços e outras
de natureza equivalente;
b) O cabo habilitado com curso adequado exerce funções de comandante de esquadra, chefe de equipa, de natureza
executiva nos comandos, unidades e serviços e outras de natureza equivalente;
c) Ao cabo promovido por antiguidade, guarda principal e ao guarda compete a execução de missões e tarefas
próprias do seu posto, quadro e especialidade.

só falta dizer que não fazem patrulhas e atendimentos.... bla bla 
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por pts Qui 24 Abr 2014, 09:25

Apenas como opinião pessoal, valendo o que vale, acho que esta conversa/debate é similar à azia dos senhores de certos clubes que não ganharam o campeonato... sem tirar nem por!

Veja-se quem não é cabo de curso (ou seja Cabo sem curso), nunca está bem com a situação do curso de cabos, nem na possibilidade prevista e consagrada nas leis e regulamentos internos, de um cabo de curso (de tenra idade) mandar (ordenar) em outro (qualquer indivíduo/militar) que tenha mais anos que ele... esse problema, estranhamente não se coloca com sargentos e oficiais, pois conheço uns com 24/25 anos.

Quem está acima de cabo(sargentos e oficiais), como já referi, não há qualquer problema.

Quem defecou para os estudos, por este ou aquele motivo, sendo Guarda ou Guarda-Principal, mantendo-se sempre junto à sua casinha e família, conseguindo até um "tachito" ou apenas cumprindo as suas 8/6 horas p/dia, participando lá de vez em quando um acidente e elaborando um ou outro Auto de Noticia, pouco mais que estas actividades, é o "Carmo e a trindade"... a Guarda em peso conspira contra esta gente. Não interessa nada saber sobre escrituração, o que é e como elaborar uma carta de situação do Posto, não interessa saber o que são mapas fim do mês, como elabora-los, ter alguma tarimba para comandar (vê-se muitos exemplos por ai) entre outras coisas algo "chatas"... Querem é acabar com o curso de cabos e mais nada... há, pois, serem logo promovidos, para junto do "foco do problema" (vulgo cabos).

Para terminar, o que eu infelizmente constato, doa a quem doer, faz falta tropa a muito guarda maçarico e alguns já com idade de ter juízo. Faz falta acabarem com a aceitação de pessoal para a GNR (mulheres e homens), sem um mínimo de vocação, que para aqui vêm apenas para terem um ordenado, que falam a viva voz que quando chegam a casa, sito com pesar: "Vou logo despir a ("cócó") da farda". Faz falta humildade e focar preocupações para o que realmente interessa.

O curso de cabos é necessário e não deve nunca acabar, tal e qual nos moldes como está! Quem quer mais dinheiro ou "pseudo-protagonismo", faça-se à vida, pois nada cai do céu, mesmo embora algumas coisas "caiam" do nepotismo.

Infelizmente há por ai muitos que julgam que não passar multas resolve o problema... eu ajcho que o agrava...

Infelizmente há por ai muitos que não sabem! Não querem saber! Desprezam e ignoram quem lhes pode ensinar!

Infelizmente há por ai muitos que se resignam, não tendo estofo ou entendimento, capaz para cumprir aquilo que, mal ou bem, lhes pagam para cumprir, mas também não tomam uma atitude válida!

Felizmente ainda há excelentes militares, novos e velhos, Guardas, Cabos, Sargentos e Oficiais, que dão alento para um possível futuro.... E no fim do dia, eles sentem-se realizados e de consciência limpa, verdadeiramente limpa, por terem eles cumprido o dever, que lhes é imposto pela consciência do símbolo GNR e do que ele ainda pode representar.

Abraço a todos estes camaradas!

 militar
pts
pts
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 792
Mensagem : A ver incrédulo, o destino de Portugal e do mundo...
Meu alistamento : 1.º/1998

http://www.pnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Edr See Qui 24 Abr 2014, 10:04

Não estou nem nunca estive contra os cabos de curso ou qualquer outro posto, mas depois de ler tudo não consegui ver onde o cabo de curso é diferente no dia-a-dia dos restantes Guardas!
Percebo a angústia do pessoal dos últimos cursos, por causa das transferências!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por FORASTEIRO Qui 24 Abr 2014, 10:15

por pts Hoje à(s) 9:25
"Infelizmente há por ai muitos que julgam que não passar multas resolve o problema... eu ajcho que o agrava..."
Então quer dizer que se o pessoal passar muitas multas os " nossos " problemas ficam resolvidos?!! Tá bem enganado camarada, tanto faz passar muitas como poucas, pois ninguém lhe agradece, e se meter os " pés " no serviço ninguém o ajuda a não ser a " enterra-lo mais..

"Veja-se quem não é cabo de curso (ou seja Cabo sem curso), nunca está bem com a situação do curso de cabos, nem na possibilidade prevista e consagrada nas leis e regulamentos internos, de um cabo de curso (de tenra idade) mandar (ordenar) em outro (qualquer indivíduo/militar) que tenha mais anos que ele... esse problema, estranhamente não se coloca com sargentos e oficiais, pois conheço uns com 24/25 anos."


Se você por exemplo for comigo a um acidente de viação, você  é cabo de curso e eu de antiguidade ( com todo o orgulho, pois se não tivesse as condições, não o seria ), o que é que você me mandaria fazer que eu não saiba?!!! militar 
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por pts Qui 24 Abr 2014, 11:15

Edr See escreveu:Não estou nem nunca estive contra os cabos de curso ou qualquer outro posto, mas depois de ler tudo não consegui ver onde o cabo de curso é diferente no dia-a-dia dos restantes Guardas!
Percebo a angústia do pessoal dos últimos cursos, por causa das transferências!

Mas eu disse que era diferente? Tem a sua especificidade, como um Sargento, como um mecânico, como outras funções com especificidade, por isso tem funções diferentes e específicas, por isso pode comandar um Posto... A não ser que o Helder concorde que todos os Guardas podem comandar Postos, assim sendo não é necessário hierarquia, nem qualquer curso, basta fazer o exame de português e "pinba", toca a desempenhar qualquer função... olha vamos apagar fogos por exemplo...

FORASTEIRO escreveu:por pts Hoje à(s) 9:25
"Infelizmente há por ai muitos que julgam que não passar multas resolve o problema... eu ajcho que o agrava..."
Então quer dizer que se o pessoal passar muitas multas os " nossos " problemas ficam resolvidos?!! Tá bem enganado camarada, tanto faz passar muitas como poucas, pois ninguém lhe agradece, e se meter os " pés " no serviço ninguém o ajuda a não ser a " enterra-lo mais..
1

"Veja-se quem não é cabo de curso (ou seja Cabo sem curso), nunca está bem com a situação do curso de cabos, nem na possibilidade prevista e consagrada nas leis e regulamentos internos, de um cabo de curso (de tenra idade) mandar (ordenar) em outro (qualquer indivíduo/militar) que tenha mais anos que ele... esse problema, estranhamente não se coloca com sargentos e oficiais, pois conheço uns com 24/25 anos."

Se você por exemplo for comigo a um acidente de viação, você  é cabo de curso e eu de antiguidade ( com todo o orgulho, pois se não tivesse as condições, não o seria ), o que é que você me mandaria fazer que eu não saiba?!!! 2

1 - Não quer dizer nada de passar muitas multa o problema fica resolvido (será que eu disse isso???) Pois bem, eu explico mais pormenorizadamente... Já vi e tenho a certeza que acontece um pouco a nível nacional, indivíduos ao telemóvel, sem cinto, passar riscos contínuos e etc... onde estava presente uma patrulha desta saudosa, com um "pseudo-revoltado" com tudo e todos, virando a cara para o lado.
Pergunto eu ironicamente, é isto que se pretende? É esta a revolta e o combate à falta de condições? É assim que mostramos à população a nossa "raça"? O nosso ser? Quer dizer que abandalhar as coisas, deixar passar as multas, é que é o caminho? Queremos ganhar mais, então vamos secar os cofres ao estado? Não estamos contentes com as condições, então vamos deixar-nos ser gozados? Então eu proponho também omitir Autos de Denuncia, Descartar acidentes de viação, desviar corpos, vitimas de homicídios (como no Brasil) e por fim, mas não menos importante, deixar de tomar banho, porque não? Não seria mais eficaz o mal cheiro, do que estar a por vários valores em causa, até mesmo pessoais, fazendo de conta que não se vê... Atenção que falo com conhecimento de causa.

Eu sei que quem faz bem ninguém lhe agradece. Quando se mete "as patas", toda a gente cai em cima e, sei também que o melhor serviço, é aquele que fica por fazer, o que é certo em algumas situações. Concordo consigo. Não é desculpa para outras coisas, entre elas, o não sei, não quero saber, e tenho raiva de quem sabe.

2 - Se você fosse Cabo sem curso e eu Cabo com Curso, mal seria se eu o ensinasse alguma coisa sobre participação de acidentes ou outras coisas do género, então a coisa estava mesmo morta e a cheirar muito mal! Já expliquei bem a diferença e a especificidade, inerente ao posto e ás funções, basta ler com atenção e querer entender.

Com estas "declarações" deixo o que tinha a dizer DITO! Não me vou prenunciar mais sobre a minha opinião, a que tenho direito e assim exerci.

Este assunto há-de ser eterno e cada um tem a sua razão... Pois bem!  Fixe
pts
pts
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 792
Mensagem : A ver incrédulo, o destino de Portugal e do mundo...
Meu alistamento : 1.º/1998

http://www.pnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por 7/8 Qui 24 Abr 2014, 11:31

Como é abito lá está o curso de cabos a fazer comichão a muito boa gente, não sei se por frustração de nunca conseguirem nada sem ser dado como as promoções do passa tempo a que todos tem direito até o mais fraquinho e menos profissional lá chega é só esperar e ir respirando, e quanto menos fizer melhor, ou então é mesmo só inveja e mau feitio.
Os cursos quando abrem todos podem concorrer a diferença é que uns concorrem para entrar, outros para passar um dia diferente e outros nem concorrem porque não estão pra isso, mas depois são os primeiros a vir cortar na casaca de quem fez pela vida e não ficou de papo para ar á espera que seja tudo dado.
Dizem sou cabo por exceção ou sou guarda principal porque reunia as condições, sim basta passar o tempo a sombra da bananeira e respirar que as condições reúnem-se sozinhas.
Dizem para que serve o curso de cabos, eu digo para que servem as promoções sem curso nenhum, são só mesmo para aumentar o ordenado a muita gente que nunca fez nada por isso, essas sim nunca deviam era ter existido.
Perguntam qual é a diferença de um cabo de curso, é simples, pensa como um cabo de curso, atua como um cabo de curso, mantem a postura de um cabo de curso e sabe o que é ser cabo de curso, coisa que muita gente nunca vai saber o que é.

Agora o que interessa, fala-se que está previsto para este ano um curso de cerca de 400 cabos que estará para breve, mas enquanto não for dito de fonte segura, nunca fiando, nesta vida o que hoje é verdade amanha é mentira.
avatar
7/8
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 162
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por FORASTEIRO Qui 24 Abr 2014, 11:45

camarada, entendo bem a sua posição e se um dia vier parar ao posto em que eu estou , será bem-vindo e pode comanda-lo á vontade.
nasci para ser patrulheiro e não para comandar, mas uma coisa é certa, á cerca de 2 meses fui policiar um jogo de futebol com um cabo de curso (2010 ) e eu fui o comandante da força, alias , pus a questão ao Cmdt de PT e por sua vez ele remeteu para o Cmdt deter, ou seja, fui o comandante da força.
Com isto só lhe quero dizer que tanto me faz que fosse ele ou eu o comandante da força, mas como em cada pt é uma quinta, meti a questão superiormente. Pois o "problema" para ele era de quem ia ganhar os 5euros como comandante, ou seja, o problema não era ser o Cmdt da força, mas sim o dinheirito..... que façam como na PSP, antiguidade e já ficava o problema resolvido. militar militar militar 
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Edr See Qui 24 Abr 2014, 11:49

\"7/8 escreveu:qual é a diferença de um cabo de curso, é simples, pensa como um cabo de curso, atua como um cabo de curso, mantem a postura de um cabo de curso e sabe o que é ser cabo de curso, coisa que muita gente nunca vai saber o que é.  
Nem sei se ria ou chore!


Última edição por Edr See em Qui 24 Abr 2014, 18:49, editado 1 vez(es)
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por FORASTEIRO Qui 24 Abr 2014, 11:51

7/8 escreveu:Como é abito lá está o curso de cabos a fazer comichão a muito boa gente, não sei se por frustração de nunca conseguirem nada sem ser dado como as promoções do passa tempo a que todos tem direito até o mais fraquinho e menos profissional lá chega é só esperar e ir respirando, e quanto menos fizer melhor, ou então é mesmo só inveja e mau feitio.  
Os cursos quando abrem todos podem concorrer a diferença é que uns concorrem para entrar, outros para passar um dia diferente e outros nem concorrem porque não estão pra isso, mas depois são os primeiros a vir cortar na casaca de quem fez pela vida e não ficou de papo para ar á espera que seja tudo dado.
Dizem sou cabo por exceção ou sou guarda principal porque reunia as condições, sim basta passar o tempo a sombra da bananeira e respirar que as condições reúnem-se sozinhas.
Dizem para que serve o curso de cabos, eu digo para que servem as promoções sem curso nenhum, são só mesmo para aumentar o ordenado a muita gente que nunca fez nada por isso, essas sim nunca deviam era ter existido.
Perguntam qual é a diferença de um cabo de curso, é simples, pensa como um cabo de curso, atua como um cabo de curso, mantem a postura de um cabo de curso e sabe o que é ser cabo de curso, coisa que muita gente nunca vai saber o que é.

Agora o que interessa, fala-se que está previsto para este ano um curso de cerca de 400 cabos que estará para breve, mas enquanto não for dito de fonte segura, nunca fiando, nesta vida o que hoje é verdade amanha é mentira.

Ao que me toca, não me faz comichão absolutamente nenhuma, que sejam todos felizes e promovidos, agora não me venha falar de cursos de cabos nos moldes em que estão a ser feitos...... se fosse á 10/20 anos atra, isso sim, era um curso de cabos, agora é o que nos todos sabemos...

Sobre o que escreveu e negrito meu, por favor, não me faça rir..... militar

http://www.forumgnr.pt/t6920-antiguidade-entre-cabos-de-curso-e-cabos-sem-curso?highlight=antiguidades
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por GIA2050 Qui 24 Abr 2014, 12:44

Cabos de Curso Vs Cabos Sem Curso... Mudem o nome do tópico... Vai ser dar ao mesmo a conversa quando se fala nos cabos de curso.

Aqueles que gostavam de ser, os que não conseguiram ser, os que gostavam de ser mas preferem ficar perto de casa, sejam qual for a situação de cada um respeitem aqueles que perderam um pouco do seu tempo a estudar para receber mais uns trocos, porque a função é uma treta, falso pretexto.
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por paulo673 Qui 24 Abr 2014, 13:45

E o que fazes para ser promovido a cabo chefe e cabo mor? Tiras um curso especial... No teu caso não devias passar de cabo... Como tu dizes e so respirares e chegas lá. Ha cada um... Quanto a postura de cabo de curso deves te estar a referir a strips lol

paulo673
paulo673
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 49
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 174
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por cinturãobranco Qui 24 Abr 2014, 14:07

Camaradas dizem por aí que o Cabo "sem" curso é mais capaz do que o Cabo "com" curso, porque se assim não fosse, ser-lhe-ia exigido a frequência no curso de Cabos.
Entendem os capazes ou seja os oficiais que só é promovido a Cabo sem frequência de curso de Cabos o guarda e ou guarda principal que tenha capacidades excepcionais. Os outros, isto é, aqueles que não possuem as capacidades atrás mencionadas serão submetidos a provas/testes para após aprovação destas frequentarem o "tal" curso de Cabos, concluído o mesmo com aproveitamento e já possuidores das capacidades serão promovidos ao posto de Cabo.
O cinturãobranco
cinturãobranco
cinturãobranco
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 44
Profissão : O.P.C.
Nº de Mensagens : 121
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por batraquio Qui 24 Abr 2014, 19:54

pts escreveu:Apenas como opinião pessoal, valendo o que vale, acho que esta conversa/debate é similar à azia dos senhores de certos clubes que não ganharam o campeonato... sem tirar nem por!

Veja-se quem não é cabo de curso (ou seja Cabo sem curso), nunca está bem com a situação do curso de cabos, nem na possibilidade prevista e consagrada nas leis e regulamentos internos, de um cabo de curso (de tenra idade) mandar (ordenar) em outro (qualquer indivíduo/militar) que tenha mais anos que ele... esse problema, estranhamente não se coloca com sargentos e oficiais, pois conheço uns com 24/25 anos.

Quem está acima de cabo(sargentos e oficiais), como já referi, não há qualquer problema.

Quem defecou para os estudos, por este ou aquele motivo, sendo Guarda ou Guarda-Principal, mantendo-se sempre junto à sua casinha e família, conseguindo até um "tachito" ou apenas cumprindo as suas 8/6 horas p/dia, participando lá de vez em quando um acidente e elaborando um ou outro Auto de Noticia, pouco mais que estas actividades, é o "Carmo e a trindade"... a Guarda em peso conspira contra esta gente. Não interessa nada saber sobre escrituração, o que é e como elaborar uma carta de situação do Posto, não interessa saber o que são mapas fim do mês, como elabora-los, ter alguma tarimba para comandar (vê-se muitos exemplos por ai) entre outras coisas algo "chatas"... Querem é acabar com o curso de cabos e mais nada... há, pois, serem logo promovidos, para junto do "foco do problema" (vulgo cabos).

Para terminar, o que eu infelizmente constato, doa a quem doer, faz falta tropa a muito guarda maçarico e alguns já com idade de ter juízo. Faz falta acabarem com a aceitação de pessoal para a GNR (mulheres e homens), sem um mínimo de vocação, que para aqui vêm apenas para terem um ordenado, que falam a viva voz que quando chegam a casa, sito com pesar: "Vou logo despir a ("cócó") da farda". Faz falta humildade e focar preocupações para o que realmente interessa.

O curso de cabos é necessário e não deve nunca acabar, tal e qual nos moldes como está! Quem quer mais dinheiro ou "pseudo-protagonismo", faça-se à vida, pois nada cai do céu, mesmo embora algumas coisas "caiam" do nepotismo.

Infelizmente há por ai muitos que julgam que não passar multas resolve o problema... eu ajcho que o agrava...

Infelizmente há por ai muitos que não sabem! Não querem saber! Desprezam e ignoram quem lhes pode ensinar!

Infelizmente há por ai muitos que se resignam, não tendo estofo ou entendimento, capaz para cumprir aquilo que, mal ou bem, lhes pagam para cumprir, mas também não tomam uma atitude válida!

Felizmente ainda há excelentes militares, novos e velhos, Guardas, Cabos, Sargentos e Oficiais, que dão alento para um possível futuro.... E no fim do dia, eles sentem-se realizados e de consciência limpa, verdadeiramente limpa, por terem eles cumprido o dever, que lhes é imposto pela consciência do símbolo GNR e do que ele ainda pode representar.

Abraço a todos estes camaradas!

 militar

Simplesmente o melhor comentário que eu li, e o mais verdadeiro possivel, os meus sinceros parabens, e falo com conhecimento de causa, pois isto é o dia a dia do meu Posto........não há maior cego que aquele que não quer ver.......
batraquio
batraquio
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 316
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por batraquio Qui 24 Abr 2014, 19:56

Edr See escreveu:Não estou nem nunca estive contra os cabos de curso ou qualquer outro posto, mas depois de ler tudo não consegui ver onde o cabo de curso é diferente no dia-a-dia dos restantes Guardas!
Percebo a angústia do pessoal dos últimos cursos, por causa das transferências!

Não vês porque não queres...... ou és B.........
batraquio
batraquio
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 316
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Edr See Qui 24 Abr 2014, 23:03

Ainda ninguém me explicou!
O nosso Cabo pts falou muito, mas não explicou nada!
E não estou a debater entre cabos de curso e sem curso, mas sim o que o curso e cabos dá aos guardas para que no dia-a-dia do serviço operacional sejam diferentes!
Antigamente havia muitos cabos de curso que eram cmdts de posto, mas o curso também não era tirado à distância ou meia dúzia de semanas de ordem unida!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por LT Qui 24 Abr 2014, 23:11

Mas mais importante do que esta discussão ,que não nos leva a lado nenhum, vai haver ou não curso de cabos este ano
LT
LT
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por mendes-m Sex 25 Abr 2014, 12:19

Tomara que haja! E quando vier, só peca por vir muito tarde.
mendes-m
mendes-m
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 36
Profissão : Guarda Republicano
Nº de Mensagens : 76
Mensagem : fazer o bem!
Meu alistamento : CFG - 2007
CPCB - 2011/12

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por CARI2013 Sáb 26 Abr 2014, 16:31

Há muito que às «figuras»: "Cabo , Comandante de Posto", "General de província", foram "arrastadas" para os anais da história da Guarda. O espírito de missão, quase sacerdotal, também se desvaneceu com as novas formas de compra e venda da força de trabalho. Comprar segurança ou o direito à segurança passaram a ter o mesmo preço da coca-cola ou da banha da cobra. A sociedade tende a despir-se de valores e ou profissões. Vive-se de e do trabalho e regateia-se o horário mínimo desse trabalho para que as restantes horas de cada dia sejam destinadas aos apelos de uma voraz sociedade de consumo onde o deboche, a ilusão e o superficial ganharam honras de estatuto social. Infelizmente, os que se conservaram , como fortalezas impenetráveis de uma sociedade esquizofrénica - como a que vivemos - são, sistematicamente, ignorados e rotulados do "velhos do Restelo"....
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Tex Sáb 26 Abr 2014, 18:27

LT escreveu:Mas mais importante do que esta discussão ,que não nos leva a lado nenhum, vai haver ou não curso de cabos este ano
A ultima que soube é que vai haver, 250 a 500 vagas, mas ainda nada de oficial.
Tex
Tex
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 431
Mensagem : Sempre Prontos!
Meu alistamento : 2000/2001

http://tino_tx@hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por duzztuga Seg 28 Abr 2014, 14:48

o que é certo é que no plano de atividades para 2014 estão previstos 2 cursos de cabos com 250 vagas cada. mas já estamos em maio e não abriu nenhum
duzztuga
duzztuga
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 40
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 75
Meu alistamento : 2040

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Ripley Seg 05 maio 2014, 14:48

PTS disse e muito bem : """Para terminar, o que eu infelizmente constato, doa a quem doer, faz falta tropa a muito guarda maçarico e alguns já com idade de ter juízo. Faz falta acabarem com a aceitação de pessoal para a GNR (mulheres e homens), sem um mínimo de vocação, que para aqui vêm apenas para terem um ordenado, que falam a viva voz que quando chegam a casa, sito com pesar: "Vou logo despir a ("cócó") da farda". Faz falta humildade e focar preocupações para o que realmente interessa.

O curso de cabos é necessário e não deve nunca acabar, tal e qual nos moldes como está! Quem quer mais dinheiro ou "pseudo-protagonismo", faça-se à vida, pois nada cai do céu, mesmo embora algumas coisas "caiam" do nepotismo.

Infelizmente há por ai muitos que julgam que não passar multas resolve o problema... eu ajcho que o agrava...

Infelizmente há por ai muitos que não sabem! Não querem saber! Desprezam e ignoram quem lhes pode ensinar!

Infelizmente há por ai muitos que se resignam, não tendo estofo ou entendimento, capaz para cumprir aquilo que, mal ou bem, lhes pagam para cumprir, mas também não tomam uma atitude válida!

Felizmente ainda há excelentes militares, novos e velhos, Guardas, Cabos, Sargentos e Oficiais, que dão alento para um possível futuro.... E no fim do dia, eles sentem-se realizados e de consciência limpa, verdadeiramente limpa, por terem eles cumprido o dever, que lhes é imposto pela consciência do símbolo GNR e do que ele ainda pode representar."""""


- O que acho é que há gente muito pequenina na nossa instituição. Já vi e tenho visto muitas situações mesquinhas, que passam pelo simples facto de um mais novo em idade, ser "superior" em qualificações que um cabo mais por excepção. Diferenças ou não... não há assim muitas de facto, além do facto de terem estudado bem mais que outros que nunca o fizeram, mas as divisas não dão inteligência a ninguém. dão valor pessoal. mas pronto, nunca iremos chegar a um consenso nesta matéria. Para mim, já que existe guarda principal, acabava era com os cabos por excepção. mas é apenas opinião.

Agora o que concordo mesmo em pleno com o PTS é que, infelizmente, temos camaradas que pensam muito pequenino, pensam apenas neles, e só neles. O estado paga mal para o que a nossa profissão defende? paga sim. mas PAGA!!!! e paga-nos para trabalhar, não para passearmos a farda, como conheço tantos....e tantos...e cada vez mais. infelizmente.  

Não se esqueçam que um posto é lembrado pelo serviço que desempenha, e essa imagem reflecte-se a todos que o compoem. Se acham que não passar multas vai fazer mossa aos comandantes.. estão enganados. eles não precisam disso, eles progridem de igual forma na carreira e até mandam mais operações de transito. e quem é que as faz????  Quem precisa é a GNR em geral, que retém 20 % do valor delas, e quando falo em gnr em geral, falo de todos nós, deixem de pensar em pequno e pensem em grande. Nós somos a GNR!!! .E Falo dos comandos, que também retêm esses valores. O mal é pensarmos pequenino. A falta do cumprimento de regras leva a sociedade a banalizar a nossa missão. Leva a que olhem para nós e pensem, ali vão mais uns trocos de dinheiro público a passear.

As multas não resolvem tudo, é certo, mas são necessárias, e não falo só em multas de trânsito, existem dezenas de diplomas para aplicar e há aqui camaradas, que nem se preocupam com eles, e caso não se lembrem, somos pagos para isso, para exercer acção proativa e repressiva quando tem de ser.
Ser GNR não é para todos. Vistam a camisola.


Última edição por Ripley em Seg 05 maio 2014, 19:08, editado 1 vez(es)
Ripley
Ripley
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 919

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por sousa89 Seg 05 maio 2014, 18:42

Vi para aí muito texto bonito, mas ás vezes gostava de saber a quantidade de acidentes, Autos de Noticias e relatórios(feitos no SIIOP) é que vocês têm, ou alguns que falam...é que aqui onde presto serviço, é tudo mas tudo feito no SIIOP, até a \'\'Auto-removido\'\' de um Relatório de Ocorrência, que vai dar o mesmo trabalho que fazer um Auto de Noticia!! Um gajo já anda quase sempre com trabalho em atraso, e ainda vamos inventar mais!! Mais vale nem tirar a farda e andar 24 sob 24 com farda!! Mas pronto, eu falo assim mas tenho noção que a maior parte da realidade da Guarda em nada tem a ver com o Posto onde presto serviço!!
sousa89
sousa89
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 35
Profissão : militar da GNR
Nº de Mensagens : 903
Mensagem : Nunca esquecer que todos somos pessoas diferentes, logo temos opiniões diferentes....temos de aprender que cada um tem direito á sua opinião...
Meu alistamento : 02DEC10

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por B_Matos Seg 05 maio 2014, 18:56

sousa89 escreveu:Vi para aí muito texto bonito, mas ás vezes gostava de saber a quantidade de acidentes, Autos de Noticias e relatórios(feitos no SIIOP) é que vocês têm, ou alguns que falam...é que aqui onde presto serviço, é tudo mas tudo feito no SIIOP, até a \'\'Auto-removido\'\' de um Relatório de Ocorrência, que vai dar o mesmo trabalho que fazer um Auto de Noticia!! Um gajo já anda quase sempre com trabalho em atraso, e ainda vamos inventar mais!! Mais vale nem tirar a farda e andar 24 sob 24 com farda!! Mas pronto, eu falo assim mas tenho noção que a maior parte da realidade da Guarda em nada tem a ver com o Posto onde presto serviço!!

O camarada vai-me desculpar mas... em que medida é que isso é relevante para este tópico?
B_Matos
B_Matos
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1140
Mensagem : SL
Meu alistamento : 2070
42º CTG
CpCb - 2011/2012
13º CFG

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Edr See Seg 05 maio 2014, 19:14

Mais um texto bonito, mas espremido ao máximo, não diz nada acerca da mais valia do curso de cabos para a instituição, principalmente nos moldes actuais.
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Ripley Seg 05 maio 2014, 19:14

eu falo assim mas tenho noção que a maior parte da realidade da Guarda em nada tem a ver com o Posto onde presto serviço!! escreveu:

Tem noção da realidade??? ... Por quantos postos já passou? Com que outros camaradas de outros postos e zonas do país você já se cruzou e trocou impressões e conheceu de facto as suas dificuldades?

Camarada.... sabe o que lhe digo? Vá com calma. E vista a camisola. Esta profissão é ingrata, e por isso mesmo é só para alguns. Seja um desses.

O curso de Cabos é e continuará a ser importante e deve continuar a haver.

Por mais que queiram, o curso de cabos nunca há de deixar de existir, pois a guarda e o estado não têm verbas para promover tanto cabo todos os anos. A guarda tem um quadro orgânico, e é em função dele que há ou não vagas para o curso de cabos. O curso em si, é que depende de outros factores.

O curso em si poderia ser melhorado em termos de matérias leccionadas, mas quem por lá passa, sabe e sente a diferença e o peso que isso nos traz no dia a dia. Mas para quem não o almeja, não verá nunca, a real diferença.

Espero sinceramente que este ano haja curso. Para os que querem entrar e para os que estão à espera de ser transferidos.

O que ouvi, é que poderão ser atrasadas a abertura dos concursos, mas... o que se ouve, não se escreve.

Cumprimentos.
Ripley
Ripley
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 919

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por batraquio Ter 06 maio 2014, 11:13

Ripley escreveu:

Tem noção da realidade??? ... Por quantos postos já passou? Com que outros camaradas de outros postos e zonas do país você já se cruzou e trocou impressões e conheceu de facto as suas dificuldades?

Camarada.... sabe o que lhe digo? Vá com calma. E vista a camisola. Esta profissão é ingrata, e por isso mesmo é só para alguns. Seja um desses.

O curso de Cabos é e continuará a ser importante e deve continuar a haver.

Por mais que queiram, o curso de cabos nunca há de deixar de existir, pois a guarda e o estado não têm verbas para promover tanto cabo todos os anos. A guarda tem um quadro orgânico, e é em função dele que há ou não vagas para o curso de cabos. O curso em si, é que depende de outros factores.

O curso em si poderia ser melhorado em termos de matérias leccionadas, mas quem por lá passa, sabe e sente a diferença e o peso que isso nos traz no dia a dia. Mas para quem não o almeja, não verá nunca, a real diferença.

Espero sinceramente que este ano haja curso. Para os que querem entrar e para os que estão à espera de ser transferidos.

O que ouvi, é que poderão ser atrasadas a abertura dos concursos, mas... o que se ouve, não se escreve.

Cumprimentos.

Mas alguém de bom senso tém DÚVIDAS que isto é pura Verdade, Parabens por nos
dar a tua opinião, um abraço
batraquio
batraquio
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 316
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por tlnk Ter 06 Out 2015, 16:32

Boas alguém sabe para que dias estão previstas as seguintes provas de admissão ao curso? Bem como a previsão do inicio do curso. Na msg apenas vem mencionado o 1 dia de provas 24 deste mês, se alguém souber agradeço. Cumprimentos.
tlnk
tlnk
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 36
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 49
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

  Conversa/debate - Curso de Cabos 2014 Empty Re: Conversa/debate - Curso de Cabos 2014

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes