Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Encerrado Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por Almeida Pinto Ter 05 Abr 2016, 13:57

Suspeitos de receberem luvas de traficantes.
Ricardo Macedo e Dias Santos, respetivamente inspetor-chefe no ativo e coordenador já reformado, dois quadros históricos do combate ao tráfico de droga da Polícia Judiciária, foram esta manhã detidos numa megaoperação da própria PJ, sob suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, pelo recebimento de luvas de importantes redes de tráfico, para fornecerem informações privilegiadas e criarem manobras de diversão, dentro da própria PJ, que permitiram a entrada de grandes quantidades de cocaína em Portugal nos últimos anos, escapando assim ao controlo policial. Há ligações, apurou o CM, a um dos mais importantes cartéis de droga da América do Sul. 
megaoperação 'Aquiles' foram detidos um total de 15 homens, com idades compreendidas entre os 39 e os 61 anos, a grande maioria por tráfico de droga com ligações aos dois polícias. A investigação tem mais de dois anos e é conduzida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, em articulação com os procuradores Vítor Magalhães e João Melo, do Departamento Central de Investigação e Ação Penal. A investigação teve início após uma denúncia chegada ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). A mesma revelava o alegado desaparecimento de um carregamento de centenas de quilos de cocaína de um contentor descarregado no porto de Sines, no verão de 2013. Na mesma altura foi apreendida no porto de Lisboa uma carga de 811 quilos de cocaína. Mas aos mesmos suspeitos terão desaparecido 500 quilos da mesma droga, que foram depois apreendidos na Grécia em circunstâncias por esclarecer. Em ambos os casos, os suspeitos terão referido em escutas os nomes de Ricardo Macedo e Dias Santos como destinatários do pagamento de dezenas de milhares de euros para impedir novas apreensões e localizar a droga desaparecida. A operação 'Aquiles' mobilizou quase duas centenas e meia de elementos da Polícia Judiciária, bem como Magistrados Judiciais e do Ministério Público, tendo sido realizadas cerca de cento e vinte buscas, domiciliárias e não domiciliárias, em todo o território nacional.
Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/responsaveis_da_pj_presos.html
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por dragao Ter 05 Abr 2016, 14:54

Em todos os setores existem maçãs picadas pelo bicho. Feliz ou infelizmente cada vez mais se encontram. Algumas, já picadas à muito tempo, seja na política seja nos funcionários menos representativos na sociedade.
Que se faça justiça.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23256
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por Remarc Ter 05 Abr 2016, 23:39

“No melhor pano cai a nódoa.”
"A procissão ainda vai no adro"
Remarc
Remarc
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 66
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 163
Mensagem : “Os empregos públicos pertencem ao Estado; não são patrimônio de particulares. Nenhum que não tenha probidade, aptidões e méritos é digno deles.”
(SIMÓN BOLÍVA)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por Luis António Bota Qua 06 Abr 2016, 00:53

Pelo que me disseram também terá sido detido um Militar da GNR... bater
Luis António Bota
Luis António Bota
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 551
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por иuησ Qua 06 Abr 2016, 01:06

Também ouvi na SIC Noticias...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por PINTAROLAS Qua 06 Abr 2016, 14:02

Luis António Bota escreveu:Pelo que me disseram também terá sido detido um Militar da GNR... bater
Um cabo da GNR de Torres Vedras está entre os 15 detidos pela PJ por suspeitas de corrupção


Última edição por PINTAROLAS em Qua 06 Abr 2016, 15:33, editado 1 vez(es)

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por CARI2013 Qua 06 Abr 2016, 14:53

Afinal até certos  heróis da PJ , e outros..., se vergam perante os cartéis de droga. A degradação da ética e da moral atingiu patamares alarmantes que não são alheios às influencias de exemplos que vem de cima. Quando um ex-primeiro ministro e um ex-ministro , que teve a tutela das forças de segurança, alegadamente pautam a sua conduta pelos caminhos da criminalidade, a convicção de que o crime compensa ou que a impunidade existe mesmo.
Os cartéis de droga aproveitam-se da fragilidade ética/moral e social daqueles que tem como missão oficial afrontar os seus interesses...


Última edição por CARI2013 em Qua 06 Abr 2016, 23:54, editado 1 vez(es)
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por Alvaro Carvalho Qua 06 Abr 2016, 16:25

Os corruptores, aproveitam-se dos baixos salarios que gente com varios cursos superiores, auferem.

Diz-se. "Têm um salario de 3mil euros" como ainda ouvi um colega deles hoje na TVI antes das 13.

Mas digam tambem que desses 3mil euros, recebem líquidos cerca de 1800euros, o que num inspetor chefe que tem uma equivalenca superior a major ou coronel, não é nada.

Claro que todos dirão: "nada justifica tal procedimento". Eu também digo.
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por joao miguel silva Qua 06 Abr 2016, 16:54

A seriedade de uma pessoa não se mede pelo grau académico, estatuário ou remuneratório.
Ou se tem, ou não se tem e como em tudo na vida e em todas as instituições, há quem não a tenha.
Mais um caso vergonhoso e neste caso reveste-se de particularidade gravosa, porque estes senhores onde estão colocados, é que decidem quem se investiga e não se investiga quem é da arte sabe do que falo, mas como sempre tem direito á presunção da inocência e quiçá a um grupo qualquer da Covilhã, ou outra honrosa terra que vá cantar um hino para a porta da cadeia.
Claro está que criminosos deste tipo, mesmo dentro da instituição tem sempre aliados, defensores e na PJ certamente vão ter quem louve e fale muito bem deles. Nada que já não se tenha visto na nossa GNR com corruptos, ladrões , traficantes e vigaristas a serem defendidos em horário nobre por sindicalistas do chamado "cuzinho largo".
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por GIA2050 Qua 06 Abr 2016, 21:35

Não falta muito e serão mais aqueles ligados a esquemas do que o contrário.

Anda aí uma crise de valores na sociedade preocupante.
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por sirico Qua 06 Abr 2016, 22:06

parece ser cabo - chefe
sirico
sirico
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 60
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por carlos morais Qua 06 Abr 2016, 23:30

Em todo o pano cai a nódoa. Cumpra-se em conformidade. Ninguem está acima da LEI.  :cop:
avatar
carlos morais
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1173
Mensagem : Pela Patria e pela Lei
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
1983

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por CARI2013 Qui 07 Abr 2016, 23:40

A decisão do Conselho Superior de Segurança Interna, órgão presidido pelo primeiro-ministro,  tirou os gabinetes nacionais da Interpol e da Europol da dependência da policia judiciaria (PJ), passando-os para a tutela da secretária-geral do Sistema de Segurança Interna. 
Entretanto o escândalo da "operação Aquiles" rebenta...
Haverá algum nexo de causalidade entre a decisão e o "rebentamento", na praça publica, da "operação Aquiles"???
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por martins7 Sex 08 Abr 2016, 21:53

CARI2013 escreveu:A decisão do Conselho Superior de Segurança Interna, órgão presidido pelo primeiro-ministro,  tirou os gabinetes nacionais da Interpol e da Europol da dependência da policia judiciaria (PJ), passando-os para a tutela da secretária-geral do Sistema de Segurança Interna. 
Entretanto o escândalo da "operação Aquiles" rebenta...
Haverá algum nexo de causalidade entre a decisão e o "rebentamento", na praça publica, da "operação Aquiles"???


Ultimamente tem acontecido muitas coincidências deste tipo....
martins7
martins7
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 426
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por Croco Sáb 09 Abr 2016, 13:11

09.04.2016  03:00

Cabo esconde fortuna da droga a chefe da PJ
Militar de Torres Vedras é peça-chave em todo o esquema.
Por Henrique Machado

O cabo-chefe José da Silva, da GNR, seria um testa de ferro de Ricardo Macedo, tratando de esconder a fortuna ilícita do inspetor-chefe da Judiciária, obtida num esquema de corrupção que passava por favorecer traficantes de droga.

O militar fazia a ponte com as redes de tráfico, a quem levava as informações preciosas que Macedo lhe dava sobre a atuação, ou falta dela, da PJ – e pagava as despesas de luxo do homem que coordenava uma das principais secções de combate ao tráfico.

Em causa, uma vida que não era nada compatível com pouco mais de 2000 euros de ordenado líquido de um inspetor-chefe da PJ, apesar dos mais de 30 anos de serviço. E que passava por viagens de luxo para destinos como o Brasil, que eram pagas pelo amigo da GNR de Torres Vedras, por património e dinheiro no banco, tudo em nome do militar, que fazia o trabalho sujo de Macedo e ia funcionando como o tesoureiro.


Era o militar quem passava diretamente aos traficantes as informações que ia recebendo do amigo Macedo – sobre a forma de as redes de tráfico fazerem circular a sua droga em Portugal sem serem incomodadas pela PJ –, recebendo em troca milhares de euros pelos serviços prestados.

Depois distribuía dinheiro por Ricardo Macedo e Dias Santos – coordenador da PJ já reformado e que seria o cérebro do esquema de corrupção, pelas ligações a velhos traficantes desde os seus tempos de serviço.

Mas, no caso de Macedo, por ainda estar no ativo e não poder apresentar sinais exteriores de riqueza em seu nome, era o cabo da GNR José da Silva quem lhe guardava o dinheiro pago por traficantes.

Dias Santos, reformado e com mobilidade, menos exposto – mesmo sabendo que o seu nome era alvo de denúncias por corrupção há anos –, não se coibia de exibir sinais de riqueza. Tudo foi passado a pente fino pela Unidade de Combate à Corrupção e enquadrado, por exemplo, com escutas telefónicas.
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/gnr_esconde_fortuna_da_droga_a_chefe_da_pj.html
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por NEVES VASCO Sáb 09 Abr 2016, 15:30

Sinceramente sinto-me chorar ,primeiro porque o conheço,depois porque me dava minimamente bem com ele e longe dos meus pensamentos iria pensar isto ,mas ao mesmo tempo é uma alma para aqueles que muito e muitos anos passam na instituição e cumprem o que disseram no compromisso de honra.
Não me venham falar em baixos salários para a explicação de ser corrompido.........
Isto tudo pelo que tem vindo a lume porque ainda ninguém foi punido e vamos esperar para ver.
NEVES VASCO
NEVES VASCO
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR/UCC/RES.
Nº de Mensagens : 232
Mensagem : PESSOAL FIQUEM EM BEM E DIGNIFIQUEM A NOSSA PROFISSÃO.
Meu alistamento : F.A. -10/04/78 a 31/10/83 ««G.F.-21/11/83 A 31/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por CARI2013 Sáb 09 Abr 2016, 15:56

Ano de 2014
«GUARDAI A MINHA ALMA Nem sempre é fácil sinalizar os idosos que vivem isolados, porque os militares da GNR não conseguem passar a pente fino todos os lugares - muitos deles remotos ou de difícil acesso. Em alguns casos, a referenciação só é possível com a ajuda das populações, que vão dando pistas. Outras vezes entram em campo os conhecimentos pessoais dos guardas. Foi o caso de Isabel, um dos casos identificados este ano. Isabel partilhou um quarto em Lisboa com a mãe do cabo-chefe José Silva, há muito anos. Serviam juntas na mesma casa: a mãe do GNR servia à mesa e Isabel cozinhava. "Com 14 anos já preparava comida para 60 pessoas e a sua mãe, sozinha, servia toda a gente", conta Isabel ao cabo-chefe, que viu crescer. Agora tem 67 anos e ficou viúva há seis. O filho, oficial da Marinha, visita-a todos os fins-de-semana. Mas durante a semana fica sozinha num sítio ermo à beira da auto-estrada. Mesmo assim, garante não ter medo. "Nunca fui medrosa", diz. Os guardas recordam-lhe que as casas nos arredores foram assaltadas recentemente. Isabel encolhe os ombros.
O cabo-chefe Silva repara que a viúva traz um cordão de ouro ao pescoço e fica irritado. "Quantas vezes não a avisei que não pode andar com esse fio? Isso é para estar guardado, não é para trazer assim." As visitas aos idosos sinalizados também servem para isto: recordar cuidados de segurança. Os militares da GNR dão verdadeiras aulas sobre burlas e comportamentos de risco. "Quando começámos a fazer a operação, quase todos os idosos andavam com fios de ouro ao pescoço. Agora é raro encontrar algum", diz o cabo--chefe. O problema dos fios de ouro é que, além de ostentarem riqueza e chamarem a atenção de potenciais ladrões, torna os idosos vulneráveis a roubos por esticão, um crime que acontece com frequência na zona de Torres Vedras. »
Fonte: Jornal "I" (14/02/2014)
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Encerrado Re: Chefes da Polícia Judiciária presos "Operação Aquiles"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes