Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

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Em Curso Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por Croco Qui 27 Dez 2018, 17:38

Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"
A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG/GNR) considerou esta quinta-feira um “crasso erro” a extinção da Brigada de Trânsito da GNR, que durante décadas deu mostras “da elevada capacidade na diminuição da sinistralidade rodoviária”.
Em comunicado, a ASPIG considera que os resultados da operação de trânsito da GNR “Natal Tranquilo” merecem uma reflexão pela sua gravidade, devendo o poder político corrigir o erro da extinção da Brigada de Trânsito.
A Guarda Nacional Republicana indica que, durante a operação “Natal Tranquilo”, que decorreu entre os dias 21 e 26, registaram-se 1.360 acidentes, 15 mortos (mais do dobro da operação do ano passado), 29 feridos graves e 449 feridos ligeiros.
Segundo a GNR, a operação deste ano, que durou mais um dia do que a do ano passado, foi mais negativa a todos os níveis: mais 313 acidentes rodoviários, mais oito vítimas mortais, mais cinco feridos graves e mais 112 feridos ligeiros.
“Em Portugal, o número de vítimas mortais em acidentes rodoviários vem contrariando a tendência europeia que aponta para um decréscimo”, sustenta a ASPIG, criticando o poder político que “teima em não tomar medidas adequadas para corrigir” esta realidade.
A associação da GNR sublinha que o poder política continua “teimosamente a ignorar o crasso erro que foi a extinção da Brigada de Trânsito da GNR, que durante décadas deu mostras de elevada capacidade na diminuição da sinistralidade rodoviária”.
Para a ASPIG, a extinção da Brigada de Trânsito foi o resultado de “uma decisão política imponderada e desprovida de adequada informação”.
Extinta em 2009, a Brigada de Trânsito deu origem à Unidade Nacional de Trânsito e aos Destacamentos de Trânsito dos Comandos Territoriais.
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/associacao-da-gnr-diz-que-extincao-da-brigada-de-transito-foi-crasso-erro
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por COELHO.X Qui 27 Dez 2018, 18:08

Mas será que por ter sido extinta, a prevenção e patrulhas não se fizeram na mesma até aos dias de hoje pela GNR?

desorientado hmm
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Mensagem por moralez Qui 27 Dez 2018, 18:18

COELHO.X escreveu:Mas será que por ter sido extinta, a prevenção e patrulhas não se fizeram na mesma até aos dias de hoje pela GNR?

desorientado hmm
Nem tem comparação.  Sendo a antiga BT uma Unidade própria, tinha muitos mais meios, nomeadamente viaturas, do que tem agora. Agora dependem dos CTer para tudo, ou seja, estão de rastos tal e qual como os Postos Territoriais.
Mais, quando era BT, lembro-me que todos os anos, ou quase, havia cursos de trânsito, agora é o que se vê, abriram este ano mas já não abriam há uma série de anos e nem conseguiram preencher todas as vagas. A juntar a isto, abriram os GAC, o que veio também tirar pessoal aos Destacamentos de Trânsito.
Outra: no que toca ao Trânsito, aquando da Restruturação em 2007, a PSP ganhou muitas artérias à GNR, mas nem estes têm meios humanos e auto para conseguirem dar conta do recado, basta ver o IC 19, duvido que have melhor exemplo. Patrulhas da PSP, nem vê-las, só vão aos acidentes e demoram literalmente HORAS a irem ao local, mesmo em acidentes com feridos.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por Guarda que anda à linha Qui 27 Dez 2018, 18:30

"a prevenção e patrulhas não se fizeram na mesma até aos dias de hoje pela GNR?"

Tenho sérias duvidas que tenham sido feitos.

Como é que a prevenção e patrulhas se fizeram na mesma até aos dias de hoje pela GNR, se os efetivos nos destacamentos de trânsito existentes agora/hoje são em muito menor número que os que existiam nos destacamentos de trânsito na altura da BT?

Se os efetivos dos destacamentos de transito existentes hoje são em menor número que os que existiam nos destacamentos de transito na altura da BT, como é que pode haver hoje mais patrulhas e prevenção que a que existia na altura da BT?

Uma coisa é certa, sem ovos não se podem fazer omeletes. Outra coisa também é certa, hoje fazemos Kms e Kms nas nossas estradas sem ver patrulhas como há anos atrás se viam. E outra coisa também é certa cujos números trágicos não desmentem, desde 2016 para cá as mortes nas estradas estão a aumentar. Em 2017 houve mais mortes que em 2016, em 2018 (números de hoje) também já houve mais mortes nas estradas que em 2017. E outra coisa também é certa, este Natal não foi nada tranquilo em termos de sinistralidade rodoviária.

Será que isto tem alguma coisa a ver com a politica desastrosa adotada em termos de prevenção da sinistralidade rodoviária que também levou ao erro crasso da extinção da BT? Quem sabe. Os estudiosos na matéria que se pronunciem.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por COELHO.X Qui 27 Dez 2018, 19:25

Guarda que anda à linha escreveu:
"a prevenção e patrulhas não se fizeram na mesma até aos dias de hoje pela GNR?"
Tenho sérias duvidas que tenham sido feitos.
Como é que a prevenção e patrulhas se fizeram na mesma até aos dias de hoje pela GNR, se os efetivos nos destacamentos de trânsito existentes agora/hoje são em muito menor número que os que existiam nos destacamentos de trânsito na altura da BT?
Se os efetivos dos destacamentos de transito existentes hoje são em menor número que os que existiam nos destacamentos de transito na altura da BT, como é que pode haver hoje mais patrulhas e prevenção que a que existia na altura da BT?
Uma coisa é certa, sem ovos não se podem fazer omeletes. Outra coisa também é certa, hoje fazemos Kms e Kms nas nossas estradas sem ver patrulhas como há anos atrás se viam. E outra coisa também é certa cujos números trágicos não desmentem, desde 2016 para cá as mortes nas estradas estão a aumentar. Em 2017 houve mais mortes que em 2016, em 2018 (números de hoje) também já houve mais mortes nas estradas que em 2017. E outra coisa também é certa, este Natal não foi nada tranquilo em termos de sinistralidade rodoviária.
Será que isto tem alguma coisa a ver com a politica desastrosa adotada em termos de prevenção da sinistralidade rodoviária que também levou ao erro crasso da extinção da BT? Quem sabe. Os estudiosos na matéria que se pronunciem.
Sim é verdade, mas o que quero também dizer na minha opinião, é que os próprios Comandos Territoriais começaram a efetuar mais "STOP´s!" desde então. 
Quem está no territorial sabe bem disso, até com algum "prejuízo" para os militares que começaram a ser sobrecarregados com operações e mais operações.
Mas concordo e sempre o disse, a BT foi um erro crasso em ter acabado, mas daí haver uma associação que se preocupa única e exclusivamente com isso é outra historia e de quem é associado!
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Mensagem por moralez Qui 27 Dez 2018, 20:07

COELHO.X escreveu:
Guarda que anda à linha escreveu:
"a prevenção e patrulhas não se fizeram na mesma até aos dias de hoje pela GNR?"
Tenho sérias duvidas que tenham sido feitos.
Como é que a prevenção e patrulhas se fizeram na mesma até aos dias de hoje pela GNR, se os efetivos nos destacamentos de trânsito existentes agora/hoje são em muito menor número que os que existiam nos destacamentos de trânsito na altura da BT?
Se os efetivos dos destacamentos de transito existentes hoje são em menor número que os que existiam nos destacamentos de transito na altura da BT, como é que pode haver hoje mais patrulhas e prevenção que a que existia na altura da BT?
Uma coisa é certa, sem ovos não se podem fazer omeletes. Outra coisa também é certa, hoje fazemos Kms e Kms nas nossas estradas sem ver patrulhas como há anos atrás se viam. E outra coisa também é certa cujos números trágicos não desmentem, desde 2016 para cá as mortes nas estradas estão a aumentar. Em 2017 houve mais mortes que em 2016, em 2018 (números de hoje) também já houve mais mortes nas estradas que em 2017. E outra coisa também é certa, este Natal não foi nada tranquilo em termos de sinistralidade rodoviária.
Será que isto tem alguma coisa a ver com a politica desastrosa adotada em termos de prevenção da sinistralidade rodoviária que também levou ao erro crasso da extinção da BT? Quem sabe. Os estudiosos na matéria que se pronunciem.
Sim é verdade, mas o que quero também dizer na minha opinião, é que os próprios Comandos Territoriais começaram a efetuar mais "STOP´s!" desde então. 
Quem está no territorial sabe bem disso, até com algum "prejuízo" para os militares que começaram a ser sobrecarregados com operações e mais operações.
Mas concordo e sempre o disse, a BT foi um erro crasso em ter acabado, mas daí haver uma associação que se preocupa única e exclusivamente com isso é outra historia e de quem é associado!
Pois, claro que fazem mais agora. Se a BT acabou, as DirOp com as OPs vão todas para os CTer.
Mas se agora há muitas Operações, no tempo da BT havia muitas mais.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por Gif Sex 28 Dez 2018, 13:13

A diferença era que antes quando íamos do local A para o local B raramente era a vez que não se via um carro da BT a fazer patrulhamento ou parado na berma da estrada a fazer prevenção rodoviária.

Agora só se vêm camuflados com radares e depois um enxame de carros na rotunda mais próxima para não deixar fugir nenhum da caça a multa.

Quando a principal medida para reduzir a sinistralidade é a PRESENÇA VISÍVEL das entidades policiais, pois o simples facto de estarem BEM VISÍVEIS é meio caminho andado para não se cometerem excessos, nem infrações.

Enquanto a mentalidade estiver virada para os €€€ que entram para os cofres, a sinistralidade vai continuar a ser unicamente números a contabilizar.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por Guarda que anda à linha Sex 28 Dez 2018, 13:15

https://www.publico.pt/2018/12/27/sociedade/noticia/acidentes-mortos-estradas-falhou-1856029

“A isso muito se deve o facto de não existir uma brigada de trânsito, abolida em 2009. “O patrulhamento começou a ser feito por todos os agentes da GNR, fossem eles de trânsito, das florestas ou da escola segura. Perdeu-se uma competência importante que era a segurança fiscalizada por uma força treinada”, explica Manuel João Ramos.”

Dúvidas?

Assim o quiseram assim o têm.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por BladeRunner Sex 28 Dez 2018, 21:29

Gif escreveu:A diferença era que antes quando íamos do local A para o local B raramente era a vez que não se via um carro da BT a fazer patrulhamento ou parado na berma da estrada a fazer prevenção rodoviária.

Agora só se vêm camuflados com radares e depois um enxame de carros na rotunda mais próxima para não deixar fugir nenhum da caça a multa.

Quando a principal medida para reduzir a sinistralidade é a PRESENÇA VISÍVEL das entidades policiais, pois o simples facto de estarem BEM VISÍVEIS é meio caminho andado para não se cometerem excessos, nem infrações.

Enquanto a mentalidade estiver virada para os €€€ que entram para os cofres, a sinistralidade vai continuar a ser unicamente números a contabilizar.
A BT ou trânsito, foi reduzida pelo estado e pelos comandantes da GNR, a cobradora do fraque, o que interessa são as multas,  retiraram se as patrulhas do giro para ir para a interceptação do radar com estes resultados.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por PLPG Sáb 29 Dez 2018, 00:10

A Guarda mudou e tinha de mudar. Não sou a favor dos moldes anterior nem dos actuais.. Isto não tem de haver meninos  bonitos nem feios, tenho Poucos anos de Guarda  mas conheci um territorial que folgava um dia ao 8 dia,  não tinha carros, armamento,
equipamento, gasóleo, rádios, computadores, TPA, internet, folhas contadas, nem canetas.. a favor da uniformidade e coordenação coisa que receio não vir a conhecer na Guarda. As especialidades tem de assumir o serviço de raiz o serviço da especialidade, para justificar a sua existência e não apenas o que lhe cheira.
Todos nos sabemos que a questão dos acidentes não tem nada a ver com o trânsito, todos sabemos que tipo de policiamento era feito. Contudo respeito e acho bem que cada um defenda a sua dama.
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Mensagem por Pereira_945 Sáb 29 Dez 2018, 14:36

PLPG escreveu:A Guarda mudou e tinha de mudar. Não sou a favor dos moldes anterior nem dos actuais.. Isto não tem de haver meninos  bonitos nem feios, tenho Poucos anos de Guarda  mas conheci um territorial que folgava um dia ao 8 dia,  não tinha carros, armamento,
equipamento, gasóleo, rádios, computadores, TPA, internet, folhas contadas, nem canetas.. a favor da uniformidade e coordenação coisa que receio não vir a conhecer na Guarda. As especialidades tem de assumir o serviço de raiz o serviço da especialidade, para justificar a sua existência e não apenas o que lhe cheira.
Todos nos sabemos que a questão dos acidentes não tem nada a ver com o trânsito, todos sabemos que tipo de policiamento era feito. Contudo respeito e acho bem que cada um defenda a sua dama.
Todos sabemos que a questão dos acidentes nada tem a ver como o trânsito? então tem a ver com o quê, já que o camarada tem a formula secreta para acabar/diminuir com este tipo de tragédia que temos presenciado, revele-a!! 
É do senso comum que só com bastante presença de militares nas estradas e coordenados por um comando único (como era a BT) é que se podem diminuir estes números, o que acontece neste momento é que cada comando usa a seu belo prazer os sues Destacamentos de Trânsito e claro entrar na corrida para ver quem apresenta mais números a nível nacional. Eu percebo que o nome Brigada de Trânsito incomoda muito boa gente, mas o cerne da questão não é o nome mas sim a estrutura que a unidade tinha, estrutura essa elogiada e copiada por essa europa fora, há bastantes anos atrás a GNR possuía a unidade de transito mais capaz e avançada da Europa, acabou com ela e hoje tem uma amostra...
Aqui ninguém quer que haja meninos bonitos e que os postos voltem a não ter nada, não, mas se éramos exímios no que toca á especialidade de transito porque deixámos de o ser?
Todos falam e falam, mas o GIPS actua em todo território nacional e tem um comando único, não pertencem aos Comandos Territoriais, e se um dia isso acontecer, olha é mais do mesmo, passam a ser usados para tudo como se passa no Trânsito simples...
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por PLPG Sáb 29 Dez 2018, 18:00

Na minha humilde opinião, o assunto dos acidentes prende-se com vários factores e já mais passaria pela extinção da BT.

O principal as portagens, leva o trânsito para as alternativas, está na sua maioria degradadas, mal sinalizadas, mal policiadas pela Falta de efetivo, que leva comportamentos de risco de  condutores sem paciência, mal formados para o exercício da condução,  cada vez mais distraídos com telemóveis e afins.

Deveria aumentar a seriedade nas inspecções aos veículos pois vemos cada
Milagre.

E ainda a meu ver a categoria B não pode habilitar a conduzir veículos de duas rodas a prática da condução não tem nada a ver.

Volto a dizer a brigada de trânsito não iria trazer nada de novo, policiamento do trânsito sempre foi virado para os pesados e afins, afinal é o que rende em autos.

A ser que fosse para ficar com todo o serviço de trânsito, para passar autos digo, há muita malta no territorial sem curso de trânsito domina tacógrafo, ADR, LIC, CQM, alvarás,cintas, bancos rotos..a legislação e os autos são sempre mais fáceis que Polícia Geral é preciso é vontade.

Agora compreendo o pessoal anda desmotivado, ninguém gosta de mudar de cavalo para burro, a vontade seja fazer pouco ou nada.

O GIPS nem comento...podemos concluir que é tudo uma questão de vontade política o que é hoje não é amanha.

Por último digo tudo vai das sortes, a estatística é o que é.. basta um acidente com um autocarro e morrerem todos os passageiros já temos um número chocante.

Espero que respeitem a minha opinião eu também irei continuar a defender a minha dama Smile
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por msm Sáb 29 Dez 2018, 19:47

Aqui há dias um colega meu avançou com esta teoria:
Se o estado concede umas baldas aos seus funcionários, vulgo tolerâncias de ponto, porque nao oferecer uma pequena prendinha a todos os portugueses, como borlas nas portagens nestes dias?
Será que a sinistralidade baixaria muito como alvitra esse meu amigo?
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por DNS Sáb 29 Dez 2018, 20:25

Outra vez arroz!!!!!!!!!!!
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Mensagem por Guarda que anda à linha Sáb 29 Dez 2018, 22:16

Em relação à sinistralidade rodoviária, o problema é que presentemente não há uma estratégia, doutrina, directriz, ou pensamento comum como em tempos já houve. Ou seja, cada um rema para seu lado e puxa a brasa à sua sardinha. E como alguém já disse, se o destacamento do norte faz 20, o do sul não quer ficar atrás e quer fazer 21, e por arrastamento, o do centro quer fazer 22.

Depois temos a situação do dizer-se que em determinado período se fizeram “X” autos por falta de inpeção. Será que a falta de inspeção contribui para o elevado número de acidentes com vítimas a que assistimos hoje?

Quantos acidentes de viação é que ocorrem por ano por não sujeição de veículo à IPO, alguém sabe?

E os veículos ainda não sujeitos a IPO, não são intervenientes em acidentes de viação?

E na mesma sequência, o que é dito em relação aos autos por excesso de velocidade. Será que os autos levantados por excesso de velocidade numa AE num determinado período de tempo a condutores de BMW, Mercedes, audis, Porsches jaguares etc. a pouco mais de 150 Km/H, (que é quase como se estivessem parados) isto contribui alguma coisa para a sinistralidade rodoviária grave que está agora em causa, em que como sabemos uma das principais causas dos acidentes de viação não é o excesso de velocidade mas sim a velocidade excessiva (termo agora utilizado velocidade moderada artº 25º do charlie eco) e as manobras perigosas?

Do que é que nos vale levantarem-se dezenas/centenas de autos por excesso de velocidade numa AE a veículos extremamente seguros em troços onde não há acidentes nenhuns, quando sabemos que isso em nada contribui para a sinistralidade/segurança rodoviária que está aqui em causa?

E as novas tecnologias como alguém também já referiu. Se nunca tivemos tanta tecnologia como temos hoje, como por exemplo radares etc. Porque é que a sinistralidade/vítimas mortais está a ter a inversão que de alguns anos a esta parte está a ter?

Como alguém já referiu e muito bem, o que está a faltar é um pensamento, doutrina, directriz e estratégia comum, associado a um modelo de policiamento que em tempos já existiu em Portugal, e que permitia projetar patrulhas de visibilidade e proximidade em número suficiente para os locais estratégicos, o que durante anos contribuiu de forma consistente para a redução da sinistralidade rodoviária/vitimas.

Enquanto assim não for e imperar a mesquinhez e as invejas, nós, o povo português utilizador do meio rodoviário estamos condenados a tombar que nem tordos na altura da caça.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por PLPG Sáb 29 Dez 2018, 23:58

Como se isto algum dia esteve bem coordenado...a meu ver isto não está bom, mas o melhor que fizeram foi acabar com as brigadas sejam elas quais forem (lenha para a fogueira  grande risota ).

O comandante de comando devia ter ao seu alcance todos os recursos, seja de que especialidade for,  sem andar a pedir A a B a C...isto mais tarde ou mais cedo vai ter de caminhar nesse caminho senão cada um vai continuar a fazer o que lhe apetece.

Em relação aos acidentes, a estatística é sempre sensionalista... nas operações nunca foi tão difícil fazer detidos de álcool como agora, acho que o pessoal já se vira para as biclas...deitem as culpas ao que quiserem, mas a meu ver se houve aumento tem a ver com as portagens das AE e a falta de efetivo, seja territorial/trânsito/fiscal

Deviam abrir outro tópico a fiscal praticamente desapareceu do mapa, isto está um paraíso fiscal na circulação de bens.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por dragao Dom 30 Dez 2018, 18:06

A extinção da BT foi uma "tragédia", como tem vindo a ser a ausência de efetivo nos postos territoriais, etc,. etc,.
Os governantes entenderam dar uma machadada nos serviços públicos e estão a conseguir, essa é que é a realidade. Se os cidadãos ficam com menos segurança ou atendimento condigno na saúde, educação, eles estão é a marimbar-se. A ordem é para CORTAR.... Smile
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por Edr See Seg 31 Dez 2018, 11:54

Enquanto o poder politico não perceber que é com educação que se diminui a sinistralidade rodoviária, não há campanha ou qualquer outra medida que resulte... tudo tem que começar na escola, desde o infantário! Mas pelos vistos também há muitos membros das FS que não percebem isso...
Em relação à extinção da BT, tal e qual a extinção da BF... eu sou a favor de um comando único para as especialidades, trânsito, fiscal, epna, etc... mas o problema é que essas especialidades não conseguem assegurar o serviço todo referente a essas mesmas especialidades, nem mesmo para poderem auxiliar o homem do posto!
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por DNS Seg 31 Dez 2018, 16:30

Se acabassem com essas tretas todas e aumentassem abismadamente o efetivo dos PPTT é que era! Tachos e tachinhos.
Ou em alternativa entregar os PPTT à PSP e ficar só com os tachos e tachinhos...
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por Guarda que anda à linha Seg 31 Dez 2018, 17:41

Por falar em PSP e tachos e tachinhos, aqui vai disto: https://www.dn.pt/portugal/interior/psp-ja-tem-16-sindicatos-e-36-mil-dias-de-folga-para-os-dirigentes-9232131.html
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por MiguelBarrancos Ter 01 Jan 2019, 14:07

Mas que educação? Mas que reactivação da BT? A mentalidade regrediu, em vez de evoluirmos, estamos cada vez mais cepos... É uma luta perdida. Só se proibirem a circulação de viaturas, recolher obrigatório, e acabarem com o vinho e com a droga.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por vmgonçalves Ter 01 Jan 2019, 21:46

Uma humilde opinião.
Independentemente de ser um erro ou não, acho de muito mau gosto que se use as tragédias destas épocas natalícias para fazer uma declaração.
E esta associação, que só vê BT desde a sua criação ou não fosse o seu fundador um dos mais revoltados com a extinção da mesma, tem usado qualquer desculpa para justificar as suas politicas.
Como disse: deu-se um uso inapropriado de uma tragédia. 
Que tem acontecido todos os anos. Com BT ou ou com DTrânsito. 
Basta ver as estatísticas dos anos em que havia BT.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por joao miguel silva Qua 02 Jan 2019, 00:54

Acima de tudo, o maior erro foi quando se deixou de ser profissional….desde o oficial mais graduado ao guarda mais novo.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por DNS Qua 02 Jan 2019, 11:57

vmgonçalves escreveu:Uma humilde opinião.
Independentemente de ser um erro ou não, acho de muito mau gosto que se use as tragédias destas épocas natalícias para fazer uma declaração.
E esta associação, que só vê BT desde a sua criação ou não fosse o seu fundador um dos mais revoltados com a extinção da mesma, tem usado qualquer desculpa para justificar as suas politicas.
Como disse: deu-se um uso inapropriado de uma tragédia. 
Que tem acontecido todos os anos. Com BT ou ou com DTrânsito. 
Basta ver as estatísticas dos anos em que havia BT.
Nem mais!
O que falta é efetivo.
Além do mais era tão bom viver com o mal dos outros (uns tinham carros novos, outros chaços; uns faziam 8h e folgavam ao 8º dia os outros faziam 6h e folgavam ao 6º dia).
Tem de haver equidade de efetivo, meios, horarios, etc...
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por MiguelBarrancos Qua 02 Jan 2019, 13:57

Está bem está...! Profissionalismo? Que o tenha quem recebe louvores por arquivar facturas!
Mas verdade seja dita, o pessoal do transito está muito à frente do pessoal da patrulha. Não fossem eles e ainda estávamos a fazer 5 noites, 5 dias, 5 tardes... e a folgar um dia. Por ter o horário que tenho agora, tenho que agradecer ao pessoal do DT de Carcavelos e não só, que muito unidos, doentes ficaram e baixa meteram!
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Mensagem por Gif Qua 02 Jan 2019, 21:46

Numa casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão grande risota2 


Um dos maiores problemas é a falta de dinheiro, temos estradas péssimas, faltam meios, e pessoal, as pessoas compram carros para mostrar para o vizinho e depois falta para a manutenção. Compram-se carros cheios de gadgets, e a atenção na condução diminui, etc.etc. etc..
Os factores que levam ao aumento da sinistralidade são tantos, que só uma medida não é suficiente, mas haver dinheiro para se fazer alguma coisa em condições também não há.
Fala-se que se vai fazer isto e aquilo, já a pensar nos votos, mas fica tudo igual.
Não tenhamos nós cuidado por nós e pelos outros que andam ao nosso lado, que não há medida que nos valha.
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Em Curso Re: Associação da GNR diz que extinção da Brigada de Trânsito foi "crasso erro"

Mensagem por Guarda que anda à linha Qui 03 Jan 2019, 15:33

https://www.dn.pt/pais/interior/aumento-da-sinistralidade-pouca-fiscalizacao-e-fim-da-crise-explicam-mais-mortes-10389233.html

“Também Manuel João Ramos destaca a pouca visibilidade da polícia nas vias nacionais. "A Unidade Nacional de Trânsito não tem a mesma capacidade que a Brigada de Trânsito tinha. Os índices de fiscalização são ridículos, de tão baixos. Temos distâncias entre patrulhas de 150 quilómetros, no norte da Europa é de 20/30 quilómetros e em Espanha de 40/50", sublinha.”

Uma coisa é certa, hoje não se vem e sentem patrulhas posicionadas de forma visível e preventiva à beira das estradas como há uns anos atrás se viam. Com este sistema de policiamento/patrulhamento era normal durante a mesma viagem, na mesma estrada, verem-se várias patrulhas, o que dava uma certa tranquilidade e segurança aos condutores/cidadãos. Até os sinais de luz, nefastos por um lado, tinham a sua quota-parte de vantagem ao provocarem nos infractores e prevaricadores um sentimento de cautela porque não se sabia até que ponto é que a qualquer momento se podia ser detectado a meter a pata na poça.

Há uns anos atrás privilegiava-se mais os Kms percorridos numa patrulha, o que significava que o giro tinha sido devidamente policiado, que hoje, em que o que importa é o número de autos/multas que se fazem e não os Kms que não se fizeram porque o giro nem sequer foi patrulhado.

No tempo da existência da unidade BT, o Destacamento de trânsito mais pequeno, teria provavelmente entre 50/60 militares, em que o mais velho de todos, provavelmente teria 50 anos ou pouco mais que isso.

Actualmente, o Destacamento de trânsito maior terá pouco mais de 40/50 militares e em termos de rejuvenescimento dos seus efectivos, alguns estarão quase a tornar-se em lares de terceira idade, com toda a carga negativa que tudo isso vai implicar, como por exemplo absentismo, baixas médicas e serviços moderados dos militares. Ou seja, subunidades totalmente ineficazes para o cumprimento da missão.

Há decisões e escolhas que se vão (já estão) pagar bem caro. E esta, o abandono e o desprezo pela causa da segurança interna, particularmente a segurança rodoviária, irá (já está) a ser paga com o bem mais precioso que nós, os nossos familiares, amigos e conhecidos temos, que é a própria vida.
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