Polígrafo, Salários da PSP e GNR estão "estagnados" desde 2010 e cada vez mais próximos do salário mínimo nacional?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Polígrafo, Salários da PSP e GNR estão "estagnados" desde 2010 e cada vez mais próximos do salário mínimo nacional?

Mensagem por dragao Qua 23 Set - 7:01

O QUE ESTÁ EM CAUSA?

Em publicação nas redes sociais alega-se que os salários da PSP e GNR, nos escalões de início de carreira, estão praticamente congelados ou "estagnados" desde 2010 e cada vez mais próximos do salário mínimo nacional (a diferença em 2010 era de 314 euros e em 2020 passou a ser de 156 euros). Verificação de factos.

É um quadro comparativo entre a evolução dos salários da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), por um lado, e do salário mínimo nacional (SMN), por outro lado. Os salários da PSP e da GNR estão praticamente congelados ou "estagnados" desde 2010, ao passo que o SMN registou um aumento substancial no mesmo período de tempo.
"E-s-t-a-g-n-a-d-o-s! 'Atratividade' de uma carreira sem igual! Tome juízo senhor ministro da Administração Interna, a demissão é a sua única solução", comenta o autor da publicação, em mensagem associada. "Deveria envergonhar todos os responsáveis políticos", conclui, depois de salientar que, atualmente, a diferença entre os salários da PSP e da GNR em relação ao SMN é de apenas 156 euros.

Confirma-se a veracidade da principal alegação, isto é, que os salários da PSP e GNR estão "estagnados" desde 2010 e cada vez mais próximos do salário mínimo nacional?

Consultando a base de dados estatísticos Pordata deparamos com os mesmos números apresentados na tabela da publicação, sem qualquer alteração ou manipulação.
No que concerne aos salários da PSP e da GNR, a última atualização data de 2019. Já em maio de 2020 entraram em vigor os aumentos de 0,3% para a generalidade dos trabalhadores da Função Pública e os salários da PSP e da GNR (nos escalões de início de carreira) subiram de 789,5 para 791,9 euros, tal como se alega na publicação em causa.

Tanto a PSP como a GNR, carreiras especiais no quadro das Administrações Públicas, não obtiveram aumentos salariais entre 2010 e 2019, quase uma década em que o salário mais baixo dos elementos destas forças de segurança pública como que estagnou em 789,5 euros.

Quanto ao SMN, subiu 10 euros entre 2010 e 2011, chegando então aos 485 euros. O valor não sofreu qualquer alteração até setembro de 2014, período que coincidiu com o programa de resgate financeiro da troika iniciado em 2011. Em outubro de 2014, o SMN voltou a subir para 505 euros, valor que se manteve durante 2015, tendo sido aumentado todos os anos a partir daí até chegar aos atuais 635 euros.
Em suma, o SMN aumentou 160 euros nos últimos 10 anos.
Presentemente, a remuneração dos agentes da PSP e militares da GNR com até dois anos de experiência está 156,9 euros acima do valor do SMN.
No dia 21 de maio, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) reivindicou publicamente a atribuição de um salário de 1.250 euros para os polícias em início de carreira.
Cerca de três meses depois, a mesma ASPP/PSP alertou para a diminuição do número de candidatos à entrada na carreira da PSP ao longo das últimas décadas, apontando para o "salário muito baixo" da profissão como um dos motivos que afastam potenciais interessados em integrar os quadros da PSP.
_____________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:
Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

[size=15]Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:



VERDADEIRO
[/size]


https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/salarios-da-psp-e-gnr-estao-estagnados-desde-2010-e-cada-vez-mais-proximos-do-salario-minimo-nacional
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Polígrafo, Salários da PSP e GNR estão "estagnados" desde 2010 e cada vez mais próximos do salário mínimo nacional?

Mensagem por Guarda que anda à linha Dom 4 Out - 7:48

Meus Senhores, não é só no inicio da carreira que a carreira nas Forças de segurança deixou de ser atractiva. Por incrível que pareça, desde 2017 para cá, em que foram e estão a ser criados mecanismos, armadilhas e leis para isso, no fim da carreira vai ser pior ainda do que no inicio.

Olhem aqui o que já foi e está a ser cozinhado para os militares e policias no fim da carreira.
Decreto-Lei n.º 3/2017 de 6 de Janeiro https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/105711788/details/normal?l=1
Artigo 2.º
Cálculo da pensão
5 - Para efeitos de aplicação, às pensões calculadas nos termos dos n.os 1 e 2, do fator de sustentabilidade e do fator de redução por antecipação da idade previstos no regime convergente e no regime geral, considera-se que a idade de acesso às pensões de reforma e à pensão de velhice dos militares e militarizados, adiante designada idade de acesso, corresponde à idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral aplicável em cada ano, reduzida em seis anos, pelo que:
b) Às pensões atribuídas antes de o militar ou o militarizado ter completado a idade de acesso são aplicados ambos os fatores.

Programa «Vigilância +
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia?i=aprovado-programa-vigilancia-
“Com esta medida o Governo assegura uma eficiente gestão dos recursos públicos, promove a segurança e uma diminuição significativa da despesa pública na contratação de serviços de segurança privada.”

Meus Senhores, com estes pequenos exemplos está tudo dito. Estes pequenos excertos da legislação em vigor que aqui coloquei, assim como o que esperam e querem de nós no fim da nossa vida militar e policial, que tive o cuidado de sublinhar, resume a pouca e fraca consideração (que é ZERO) que os senhores que nos governam têm de nós.

Eles, no fim das nossas carreiras policiais e militares ainda querem poupar uns trocos á nossa custa.
Isto é simplesmente vergonhoso e lamentável.

A propósito. Sabiam que no tempo em que cá esteve a Troika, em que como todos sabemos foi um período dificílimo para os cidadãos em geral e para os policias e militares em particular, que o governo de então criou os estatutos profissionais para os militares das FAs, PSP, e estatuto da carreira da Guarda-florestal. Assim como estava em fase de conclusão o estatuto dos militares da GNR, em que todos, sem excepção, previam a idade de reforma para todos estes profissionais aos 60 anos de idade sem cortes e ou penalizações, e assim que a Troika foi embora e novo governo veio, ou seja num período de maior alívio para os cidadão em geral, viraram-se logo para os militares e policias e cravaram-lhes logo com condições muito piores como as atrás descritas, muito piores que as que queriam implementar durante o período da Troika?
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Polígrafo, Salários da PSP e GNR estão "estagnados" desde 2010 e cada vez mais próximos do salário mínimo nacional?

Mensagem por dragao Dom 4 Out - 9:32

É um facto. E não esperem por melhores dias nestes próximos anos.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Polígrafo, Salários da PSP e GNR estão "estagnados" desde 2010 e cada vez mais próximos do salário mínimo nacional?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes