Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por Almeida Pinto Qua 15 Dez 2021, 16:41

Dois militares da GNR de Alijó apanhados a dormir no posto em horas de serviço escaparam à pena de prisão, mas o deslize custou-lhes um total de 1.752 euros, entre multas e custas.


Em acórdão consultado hoje pela agência Lusa, o tribunal criminal de São João Novo, no Porto, condenou um dos arguidos, com a patente de cabo, a três meses de prisão, substituídos por multa de 720 euros, bem como ao pagamento de três unidades de conta (306 euros) a título de custas.
As mesmas custas foram aplicadas ao segundo arguido, um guarda principal, que foi condenado ainda a pagar uma multa de 420 euros em substituição de uma pena de prisão de dois meses.
Ambos foram condenados por incumprimento dos deveres de serviço, um crime previsto e punido pelo Código de Justiça Militar a penas entre um mês e um ano de reclusão.
Segundo a acusação dada como provada por colectivo de juízes para crimes militares, os dois guardas-republicanos estavam escalados para serviços entre as 20:00 de 02 de maio de 2020 e as 08:00 do dia seguinte, no posto de Alijó, distrito de Vila Real, mas cerca das 02:20 da madrugada foram apanhados a dormir pelo comandante de ambos.

"Após efectuar uma ronda no exterior, [o comandante] entrou no quartel e deparou-se com o arguido guarda-principal (...) na sala de atendimento, deitado e a dormir", resume o acórdão.
Já na sala de lazer, encontrou o cabo a dormir num saco-cama, com a arma de serviço de serviço pousada numa mesa.
"Estando a dormir quando se encontravam escalados para o serviço de patrulhamento às ocorrências ou para atendimento ao público, colocaram-se na impossibilidade de cumprir os deveres de serviço", sublinhou o MP, no que teve a concordância do coletivo de juízes.
Em julgamento, os militares admitiram que estavam deitados, mas não a dormir, uma tese rejeitada no acórdão.




Fonte: https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/soneca-em-horas-de-servico-custa-1-752-euros-_61ba0c99fff3122e1ec71873
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por Maeg Qua 15 Dez 2021, 18:29

Em tempos Covid-19 com horários de 12 horas por serviço... Quanto às penas aplicadas de 2 e 3 meses de prisão... Mesmo que substituídas por multa... Pior vão ser as penas disciplinares. Para além das multas e custas processuais ainda vão ter penalização no vencimento quando e se cumprir as penas disciplinares de suspensão. Outra ainda vai ser a mais que provável descida na classe de comportamento com repercuções no novo sistema de avaliação e marcação de dias de férias. Em vez de descansarem em local seguro, mais vale descansar no meio de um pinhal... Há Cmdts que fazem marcação cerrada aos seus militares. Talvez porque "mereçam". Outros caem na "esparrela". Por causa de uns pagam os outros que estão com eles.
Maeg
Maeg
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 409

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por Lynx Qua 15 Dez 2021, 19:04

E as 12h serviço não tiveram em consideração???
Ninguém e de ferro
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3785
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por moralez Qua 15 Dez 2021, 19:17

Lynx escreveu:E as 12h serviço não tiveram em consideração???
Ninguém e de ferro
Até podia dar-se essa situação de o colectivo de juizes ter isso em conta. Porém os militares foram apanhados à 6a hora de serviço...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7050
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por smelly Qui 16 Dez 2021, 10:40

Certo dia, quando me desloquei a uma junta médica em Évora, há muitos anos atrás, fiquei à espera da minha vez no bar do Grupo Territorial.

Ali, sentado num sofá, em pleno horário de expediente, estava a dormir profundamente um Sargento Mor.

Quando acordou, perguntei "meu Mor, também veio à Junta?", ao que me respondeu "não pah, eu trabalho aqui!", enquanto deslizava novamente de forma relaxada pelo sofá abaixo, fechando os olhos de seguida. 

Sem querer desculpar o eventual erro que os Guardas tenham praticado, "ganhem" mas é juízo, pois somos todos humanos, ninguém é de ferro, todos erramos, e não podemos continuar a exigir que os que ganham menos errem menos que os que ganham (muito) mais.

O nosso principal inimigo está "cá dentro"...
smelly
smelly
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1438
Mensagem : A união faz a força..
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por jmflince Qui 16 Dez 2021, 10:46

Quem os apanhou a dormir não estava a fazer as tais 12 h de serviço que fomos obrigados a fazer devido a pandemia.  A guarda é uma tristeza,  certos guardas são uns tristes.
jmflince
jmflince
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo GNR
Nº de Mensagens : 1270
Mensagem : Estou a viver o tempo que perdi em trinta anos de serviço.


Meu alistamento : 04-03-1991

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por COELHO.X Qui 16 Dez 2021, 14:25

Para quem faz uma noitinha de longe a longe, nao custa nada, e rondar os mesmos idem aspas parece uma caça as bruxas desorientado agora para quem as faz todas as semanas e muitas vezes gratificado a seguir a noite nao e de ferro, infelismente e uma verdade, nao sei se foi o caso.
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por Ice Qui 16 Dez 2021, 23:02

Maeg escreveu:Em tempos Covid-19 com horários de 12 horas por serviço... Quanto às penas aplicadas de 2 e 3 meses de prisão... Mesmo que substituídas por multa... Pior vão ser as penas disciplinares. Para além das multas e custas processuais ainda vão ter penalização no vencimento quando e se cumprir as penas disciplinares de suspensão. Outra ainda vai ser a mais que provável descida na classe de comportamento com repercuções no novo sistema de avaliação e marcação de dias de férias. Em vez de descansarem em local seguro, mais vale descansar no meio de um pinhal... Há Cmdts que fazem marcação cerrada aos seus militares. Talvez porque "mereçam". Outros caem na "esparrela". Por causa de uns pagam os outros que estão com eles.


Camarada, estás a tocar na ferida.
A barba à "taliban" nunca me enganou...
Ice
Ice
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por Fox Mulder Ter 21 Dez 2021, 10:36

Como há cada vez mais académicos e doutores na guarda, realizem um estudo e publiquem os resultados sobre quem é que se suicida na guarda (patrulheiros), quem é que leva 99% dos processos e punições (patrulheiros), quem é que é perseguido por civis e militares, tem a imagem muitas vezes colocada na lama (sempre patrulheiros), quem é que morre mais cedo uma vez na reserva/reforma (patrulheiros), quem é que morre mais em serviço (patrulheiros), quem é que passa menos tempo com a família e/ou tem maior taxa de divórcios e problemas de saúde (patrulheiros)...
Algum oficial ou sargento graduado em "Doutor" que faça esse estudo. 
Depois admiram-se que a malta se passe da cabeça
Fox Mulder
Fox Mulder
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 39
Profissão : Agente de Autoridade
Nº de Mensagens : 355
Mensagem : "Sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta."
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por dragao Ter 21 Dez 2021, 18:33

Concordo. Os militares que desempenham o serviço operacional, são expostos aos mais variados riscos, quer fisicos, quer psicologicos. Naturalmente que deveriam ser reconhecidos, através de tempo de descanso, ou na impossibilidade, em termos remuneratórios, como algumas valencias já a usufruir de valores diferenciados ao serviço da GNR.
Isto já foi mais que falado é verdade. Mas também é verdade (para os camaradas que se recordam), criaram o suplemento de patrulha que inicialmente teriam que ser de 100 horas, depois baixou para 60 horas, até a uma patrulha presentemente. Ora, segundo a versão na altura, o suplemento de patrulha visava atrair mais militares para o desempenho do serviço operacional, o que tenho sérias reticênciais nos dia de hoje...
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23259
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Soneca em horas de serviço custa 1.752 euros a dois militares da GNR de Alijó

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes