Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Convidad Seg 25 Ago 2008, 12:11

Boas, gostaria de saber se alguém tem conhecimento da GNR poder fazer uso do Spray-Pimenta em patrulhas contra ADV.Seria, se bem utilizado mais um instrumento eficaz na protecção de pessoas e bens e do próprio agente, aumentando a hierarquia de sistemas a utilizar antes de chegar à arma de fogo.Sei que existem latas distribuídas a militares de algumas especialidades mas será o seu uso autorizado em patrulhamento?Abraço
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Luisa Baião Seg 25 Ago 2008, 14:49

O gaz pimenta pode ser util ,mas ,não resolve na maior parte das situações.
Imaginem-se numa arruaça, onde os protagonistas são muitos, e um agente ou dois no meio da cena.
Enquanto procura a lata do spray ,pode levar um tiro de um dos arruaceiros ou ladrões.
Além disso ,se fôr utilisado em ambiente fechado ,pode dar origem a casos graves de cegueira ,ou mortes por inalação.
Na minha modesta opinião ,acho dificil acertar no nariz ou nos olhos.Do qualquer modo, parece-me que os agentes deviam de ter esse recurso á mão e ,poderem utilisá-lo desde que bem treinados e ,aconselhados para saberem quando e ,como fazer uso do produto.
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Convidad Seg 25 Ago 2008, 18:54

Em principio o gás é unidireccional e é claro que usado em espaços abertos.Agora ajuda em muitas situações e é mais uma ferramenta quando bem usada é melhor isso que atingir alguém penso eu.Cuprimnetos
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Soldado Lima Romeo Seg 25 Ago 2008, 20:59

Já fiz uso do mesmo, por diversas vezes e em várias Zonas de Acção.

O Spray-Pimenta inicial, conhecido como o "mijo do sapo" é uma mais valia para o patrulheiro... bem utilizado consegue dispersar uma boa quantidade de indivíduos.

Já levei com uma descarga durante uma instrução e posso dizer (a quem nunca levou com uma) que a minha vontade era só de ficar quieto e concentrar-me em respirar.

Claro que pode levar a situações complicadas, e em pessoas com problemas respiratórios, até pode levar à paragem cardiorespiratória, mas o indivíduo só leva com o "mijo do sapo" se agir em conformidade com o que está estipulado na lei que legitima o seu recurso como método de cessar uma infracção.

A Guarda adquiriu uns que parecem umas latas com um jacto direccional, ou seja, não ia para mais lado nenhum a não ser para onde apontassemos, que tiveram muito uso nos postos onde foram distribuidas.

Agora a Guarda adquiriu uns novos dispositivos de gás pimenta, que é mesmo isso, gás pimenta.

Bem mais perigoso para quem o manuseia, pois se estiver vento contra... o gás atinge o seu utilizador... mas claro, mais uma coisa adquirida à papo-seco sem consultarem que faz uso dos materiais...

Alguém ganhou com isso de certeza!!!

Espero ter ajudado na questão.

Cumprimentos.
Soldado Lima Romeo
Soldado Lima Romeo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 659
Mensagem : Deus, Cuida dos meus AMIGOS... Dos meus INIMIGOS... Cuido EU!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por amgpio Seg 25 Ago 2008, 22:33

Luisa escreveu:O gaz pimenta pode ser util ,mas ,não resolve na maior parte das situações.
Imaginem-se numa arruaça, onde os protagonistas são muitos, e um agente ou dois no meio da cena.
Enquanto procura a lata do spray ,pode levar um tiro de um dos arruaceiros ou ladrões.
Além disso ,se fôr utilisado em ambiente fechado ,pode dar origem a casos graves de cegueira ,ou mortes por inalação.
Na minha modesta opinião ,acho dificil acertar no nariz ou nos olhos.Do qualquer modo, parece-me que os agentes deviam de ter esse recurso á mão e ,poderem utilisá-lo desde que bem treinados e ,aconselhados para saberem quando e ,como fazer uso do produto.

concordo contigo..
amgpio
amgpio
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 52
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 732
Meu alistamento : 16 de Outubro 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Croco Seg 25 Ago 2008, 22:37

Soldado Lima Romeo obrigado por partilhares o teu conhecimento, vou ver se não me esqueço de que lado está o vento na altura que necessitar fazer uso do gás pimenta. pisca
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Luisa Baião Seg 25 Ago 2008, 22:49

E verdade e tem mais essa de ter atenção ao vento.A situação é a mesma de quando andamos a pulverizar árvores com herbicidas.Em dia de vento não devemos fazer ou arriscamo-nos a levar com o produto em cima.
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por CSI Ter 26 Ago 2008, 22:06

Eu concordo com todo o processo que vise ajudar na manutenção da integridade física dos agentes das FS e dos cidadãos em geral que temos que proteger, por isso acho muito bem a utilização de gás pimenta!


Fixe
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Convidad Ter 26 Ago 2008, 22:16

Alguém me pode esclarecer se é legal a utilização do gás pimenta pelos cidadãos comuns?

Em tempos ouvi dizer que nao era legal a sua utilização, mas o que é certo é que existem por aqui pessoas que andam "munidas" com esse gás para sua defesa.

hmm
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Alvaro Carvalho Sex 29 Ago 2008, 13:56

P.Vitor escreveu:Soldado Lima Romeo obrigado por partilhares o teu conhecimento, vou ver se não me esqueço de que lado está o vento na altura que necessitar fazer uso do gás pimenta. pisca

Boas.

Bem na zona de Sintra, com o vento q faz diariamente, ñ aconselho...
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Convidad Sáb 30 Ago 2008, 09:41

Mas não há azar pois deveria ser unidireccional.Não tem lógica ser de outra forma, mas segundo o que tenho pesquisado ninguém está autorizado a uzar essa ferramneta numa patrulha.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por jcarlos Sáb 30 Ago 2008, 15:02

oliveira 1644 escreveu:Mas não há azar pois deveria ser unidireccional.Não tem lógica ser de outra forma, mas segundo o que tenho pesquisado ninguém está autorizado a uzar essa ferramneta numa patrulha.

entre o nao estar autorizado e o pessoal utilizar..

o mesmo se passa com os extensíveis
avatar
jcarlos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 512
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Silence Sáb 30 Ago 2008, 15:44

savage G escreveu:Alguém me pode esclarecer se é legal a utilização do gás pimenta pelos cidadãos comuns?

Em tempos ouvi dizer que nao era legal a sua utilização, mas o que é certo é que existem por aqui pessoas que andam "munidas" com esse gás para sua defesa.

hmm
Acho que é o mesmo que uma arma branca Smile
Silence
Silence
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Técnico
Nº de Mensagens : 627
Mensagem : Qui audet adipiscitur aka WHO DARES WINS
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Meco Dom 31 Ago 2008, 17:22

Para os civis é proibido sem a devida autorização.
Para os militares se as patrulhas ciclo, o COE e outros podem usar porque não o patrulheiro.
Atenção é uma opinião, não sei se existe algo escrito sobre isso internamente.
avatar
Meco
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 105
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por snowgrill Dom 31 Ago 2008, 23:53

Para o uso e porte de gás pimenta, uma arma da classe E, é necessário que se possua a respectiva licença. De acordo com a lei o militar da guarda está autorizado ao uso e porte de arma de qualquer natureza o que inclui a classe E. Obviamente é preciso algum discernimento no uso do gás, no entanto se está em causa a integridade física do militar ou de terceiros é sempre uma boa alternativa ás armas de fogo.
snowgrill
snowgrill
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 538

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Soldado Lima Romeo Seg 01 Set 2008, 15:07

P.Vitor escreveu:Soldado Lima Romeo obrigado por partilhares o teu conhecimento, vou ver se não me esqueço de que lado está o vento na altura que necessitar fazer uso do gás pimenta. pisca


É fácil... molhas o dedo e vês de onde vem o vento... ou então arriscas-te a levar com o gás...
Soldado Lima Romeo
Soldado Lima Romeo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 659
Mensagem : Deus, Cuida dos meus AMIGOS... Dos meus INIMIGOS... Cuido EU!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Convidad Seg 01 Set 2008, 15:30

Tanto problema e cálculo não sei porque é que apenas em Portugal há tanta dificuldade em usar Mace.Não me digam que nos USA e na Nova Zelândia e outros países ,não existe vento.Ou será que somos nós que temos medo de tudo e pomos em causa tudo?Se os próprios policias que deveriam defender o uso deste tipo de armas para sua própria segurança e para fazer bem o seu serviço as contestam, o que dirão esses pilhos que nos querem ver sempre na horizontal.Chego À conclusão que mais vale enfiar-lhe um balázio no meio dos olhos, a tentar diminui-lo fisicamente com o gás.O que é preferível??????
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Soldado Lima Romeo Ter 02 Set 2008, 15:10

Oliveira... só para teres uma noção do que falo...

O Gás pimenta não é o ideal para a nossa função de patrulhamento normal na rua, mas é muito bom para tirar indivíduos de dentro de uma residência... pois espalha-se melhor pelo ar do que o Spray,no entanto o Spray Pimenta (que é um jacto direccional) é mas proveitoso no serviço de patrulhamento.

O Gás pimenta espalha-se em pequenas particulas e pode-te atingir da mesma forma como atinge o ADV.

O Spray pimenta é como uma bisnaga, é para onde apontas, é para onde vai.

No outro dia, numa instrução, largou-se gás pimenta, e todos os militares num raio de 4 metros, inclusivé atrás do utilizador, foram afectados.

Nos Estados Unidos, usam o Spray Pimenta, e não o gás... porque já teve mau resultado.

A Guarda foi comprar Gás pimenta da ASP quando simplesmente dever-se-ia manter com o Spray.

Um dia que faças o teste logo verás.

Não sei qual é a experiência em uso destes dois dispositivos muitas vezes confundidos entre si, mas do que falo... é por experiência própria no uso dos dois, e só o venho para aqui explicar o meu ponto de vista, falhas e mais valias porque acho que é meu dever instruir, ajudar, e dissipar dúvidas que os meus camaradas, colegas, e indivíduos civis pró-FS tenham.

Cumprimentos.
Soldado Lima Romeo
Soldado Lima Romeo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 659
Mensagem : Deus, Cuida dos meus AMIGOS... Dos meus INIMIGOS... Cuido EU!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Ideias Sex 05 Set 2008, 00:30

http://br.youtube.com/watch?v=yz5--_qI_hU
TENHO DITO.

Avaliem a ameaça
sejam prudentes mas determinados, sejam firmes mas não arrogantes,
e nunca subestimem o inimigo adversário.
Ponham-se finos, não facilitem e pensem tacticamente.

Ps. Super Delta Rules (só para o Lima romeu)
militar
Ideias
Ideias
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 930
Mensagem : Cheio de fé não temo o que virá, pois venha o que vier não será mais maluco que eu....
Meu alistamento : 1.º Turno de 1995 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Tex Dom 07 Set 2008, 10:41

savage G escreveu:Alguém me pode esclarecer se é legal a utilização do gás pimenta pelos cidadãos comuns?

Em tempos ouvi dizer que nao era legal a sua utilização, mas o que é certo é que existem por aqui pessoas que andam "munidas" com esse gás para sua defesa.

hmm
de acordo com a nova lei das armas, pode ser utilizado por quem solocite autorização para o fazer.
Tex
Tex
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 431
Mensagem : Sempre Prontos!
Meu alistamento : 2000/2001

http://tino_tx@hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Kayak Dom 07 Set 2008, 12:20

Quando o oliveira falou era em spray.
Kayak
Kayak
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 42
Profissão : Gnr acho eu...
Nº de Mensagens : 75
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Aerosóis de defesa - Gás Pimenta

Mensagem por Br_Costa Dom 22 Fev 2009, 22:33

É certo que um civil que pretenda adquirir uma arma de Classe E, neste caso " Gás Pimenta " é necessário que o mesmo adquire a respectiva Licença.
Eu sendo Militar da GNR no qual já tenho colocado a seguinte questão no Posto, sendo que os meus camaradas demonstram a mesma dificuldade que eu, tenho dúvida em saber quais os procedimentos em adquirir o Gás Pimenta.
Se basta comprar a respectiva arma ou se tem que dar conhecimento ou preencher algum formulário na PSP?
Quais são os procedimentos, sabento que no EMGNR temos direito à detenção, mas deve-se fazer dar conhecimento do seu manifesto?
Obrigado. hmm
avatar
Br_Costa
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 40
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 18
Meu alistamento : AIP 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Nero Seg 23 Fev 2009, 09:58

Isso ainda não está muito bem definido.
No entanto relativamente ao uso depende muito dos teus comandantes directos.
Contudo o BI militar confere o uso dessa arma.

Passa por aqui:
http://forumgnr.virtuaboard.com/classificados-f67/asp-bastao-gas-pimenta-t12645.htm?highlight=pimenta
militar
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Convidad Sáb 21 Mar 2009, 00:04

Sobre o gás, foi adquirido para o nosso destacamento pelos militares, através da LASI (procura na net) gás pimenta. apenas temos o recibo de compra na pasta de arquivo dos militares, mais nada.
custa cerca de 19€ o modelo RSG6, identico ao usado por nós.
eles enviam por correio mais portes de envio de +- 7€.
podes usar esse gás em serviço e só em serviço.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por maxlle Sáb 21 Mar 2009, 09:35

Nero escreveu:Isso ainda não está muito bem definido.
No entanto relativamente ao uso depende muito dos teus comandantes directos.
Contudo o BI militar confere o uso dessa arma.

Passa por aqui:
http://forumgnr.virtuaboard.com/classificados-f67/asp-bastao-gas-pimenta-t12645.htm?highlight=pimenta
militar

olha que da muito jeitinho Fixe
maxlle
maxlle
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 40
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 404
Meu alistamento : 2006/AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Salgueiro Sáb 21 Mar 2009, 09:59

se o pessoal fizer encomendas, tipo juntamos um bom conjunto poderiamos até arranjar a preços melhores e certamente que se pouparia os exagerados portes.

pessoas da mesma area comum de residencia ou ZA.

Se quiserem, eu sou de lisboa e alinhava, ou dter caldas. tambem dá.
Salgueiro
Salgueiro
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 745
Mensagem : De que adianta a Liberdade se não existe Segurança?
Meu alistamento : CFP 2007, CPCb 2011/2012, CFS 2014/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por ugo Seg 23 Mar 2009, 15:13

deve se poder usar tanto k para o meu pt veio um spray tipo caneta c varias cargas e que faz parte do "material de guerra", faz parte da carga do pt.para alem de que tenho o meu "privado" lol Fixe


Última edição por CSI™ em Seg 23 Mar 2009, 18:40, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Para uma boa compreensão por parte de todos os membros, não serão permitidas mensagens escritas com símbolos, signos, abreviaturas idênticas às utilizadas em SMS, ou qualquer outra forma susceptível de tornar-se inelegível ou incompreensível.)
ugo
ugo
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 45
Profissão : militar da gnr com muito gosto.....mas ja tive mais!!!
Nº de Mensagens : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Convidad Ter 24 Mar 2009, 19:23

continuo a não querer fazer publicidade, mas a LASI vende material para as forças de segurança e com certas unidades não pagam portes de envio, mas se quiserem lá ir, acho que fica em barcarena.....
e isso do depender do superior directo pode ser assim, mas os que tiveram curso de gás e bastão ASP como eu, para usar no serviço, esteja em que posto estiver sei o que justificar com o uso do meu material (RSG6 e bastão ASP)
os postos e regimentos têm esse material arrumado aos milhares, a perderem a validade ou para ser usado só no verão no algarve. por isso é que eu e muitos camaradas adquirimos o nosso material.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Uso de Gás pimenta

Mensagem por jack Qui 11 Jun 2009, 16:01

Boas !
Procuro aqui saber a vossa opinião sobre o uso de spray (gás pimenta) na G.N.R.?
Qual a vossa opinião, se já utilizaram? s é permitido o seu uso? ou s conhecem algo que impeça o seu uso.
É q tenho conhecimento que na nossa bela instituição, nalguns postos foi distribuído pela Guarda, e noutros são contra o uso do mesmo.

Abraço
jack
jack
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 55
Meu alistamento : GIA-2006.


Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Nuno Qui 11 Jun 2009, 16:20

O uso do gás pimenta éuma "pequena grande ferramenta" de trabalho que podia tirar as patrulhas (geralmente de 2 elementos) de muitos apuros. Sei que no pelotão ciclo os tinhamos distribuidos.

Agora o militarão que use esse tipo de material sem estar distribuido...... vai ter graves problemas.
Nuno
Nuno
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 141
Mensagem : Non Nobis Domine Non Nobis Sed Nomini Tuo Da Gloriam
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Azenha Qui 11 Jun 2009, 19:35

Sou a favor, bem como acho que devia ser utilizado pelas patrulhas os tazers.

Pode aleijar??? Pode.
Pode matar??? Pode, mas só em raríssimos casos...
Azenha
Azenha
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 418
Mensagem : A coragem que alguns têm em certos lugares que ocupam, contrasta com a cobardia de alguns que nunca os deviam ocupar
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por jota1974 Qui 11 Jun 2009, 20:28

Estou de acordo com o seu uso pelas patrulhas, faz muito jeito na confusões...
jota1974
jota1974
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 172
Mensagem : Pela Lei e Pela Grei
Meu alistamento : ---



Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Vitor Seg 14 Dez 2009, 16:43

Dá o maior jeito, mas certifiquem-se que possam ter muita àgua ao pé!
Vitor
Vitor
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 39
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 29
Mensagem : Nunca Pior!!!!
Meu alistamento : 2006-AIP



Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por MatosFerreira Seg 14 Dez 2009, 17:30

Faz muito jeito mas deixo uma aviso muito cuidado com o vento!!Pode ser uma arma contra nós mesmos..
MatosFerreira
MatosFerreira
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 39
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 356
Mensagem : "Sangue,suor e lágrimas"

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Pica chouriços renovado Seg 14 Dez 2009, 19:00

Para adquirir esse tipo de gáz, cá para as minhas bandas, apenas é necessário exibir o B.I. e desembolsar 18/19€
Pica chouriços renovado
Pica chouriços renovado
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 61
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 580
Mensagem : -"Se Maomé não vai à montanha... é porque ele se mandou pra praia."
Meu alistamento : 1986


Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Sheinx Seg 14 Dez 2009, 19:12

Para vocês qual é o melhor modelo de gás pimenta para ser usado no serviço diário?
Sheinx
Sheinx
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 225
Meu alistamento : CFP 2006/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Sheinx Seg 14 Dez 2009, 19:12

Em que zona?
Sheinx
Sheinx
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 225
Meu alistamento : CFP 2006/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Sheinx Seg 14 Dez 2009, 19:13

Como posso adquirir?
Sheinx
Sheinx
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 225
Meu alistamento : CFP 2006/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty exactamente

Mensagem por D.Fernandes Ter 15 Dez 2009, 04:41

Fabião escreveu:Sobre o gás, foi adquirido para o nosso destacamento pelos militares, através da LASI (procura na net) gás pimenta. apenas temos o recibo de compra na pasta de arquivo dos militares, mais nada.
custa cerca de 19€ o modelo RSG6, identico ao usado por nós.
eles enviam por correio mais portes de envio de +- 7€.
podes usar esse gás em serviço e só em serviço.


Realmente no PT onde estava, a patrluha às ocorrências possuía um spray com o símbolo da GNR para utilização quando necessário!estava distribuído aos piquetes!
D.Fernandes
D.Fernandes
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Feminino
Idade : 43
Profissão : Militar-GNR
Nº de Mensagens : 115
Mensagem : "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos"
Meu alistamento : 03 Dez de 2007

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por forum Ter 15 Dez 2009, 14:36

na PSP todos os elementos têm destribuido o gás pimenta.
avatar
forum
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 49
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 185
Meu alistamento : EPP/ SET1997

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por damm7 Ter 15 Dez 2009, 16:02

Tenho, já usei, uso se necessário (com certo cuidado) e a mulher tem outro em casa para segurança dela e dos míudos (pq não gosta de armas de fogo) quando estou de serviço noctrno!
damm7
damm7
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 4
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por T. Fonseca Qui 10 Jun 2010, 17:08

Gostava de saber se alguém ouviu falar ou se mesmo já viu alguma NEP sobre a utilização do gás pimenta na GNR.

Já me disseram que existe mas encontrar ... não consigo...

Precisava mesmo de alguma orientação ... alguém sabe???
T. Fonseca
T. Fonseca
Guarda
Guarda

Feminino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 50
Mensagem : "Carpe Diem"
Nunca digas nunca!

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por matulão Qui 10 Jun 2010, 18:41

è negativo o q existe é a lei das armas, e a gnr tem distribuidos a quem bem entende, eu uso nas patrulhas e ja deu bastante geito, e aconselho vivamente ao pessoal.
matulão
matulão
1º Sargento
1º Sargento

Feminino
Idade : 49
Profissão : patrulheirissimo
Nº de Mensagens : 1151
Mensagem : Continua-se a verificar que hoje em dia as rotundas é que dão dinheiro com operações stop e a velha história do polícia perseguir o ladrão já deixou de ser cliché há muito.
Meu alistamento : 99/00

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por guedes Qui 10 Jun 2010, 21:58

existe a utilização de material distribuido....certo dia vem o oficial ter comigo, e diz:"esconda lá isso, não é material distribuido neste dter, se há uma fiscalização.....". Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Yellowcr
guedes
guedes
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 39
Profissão : guarda
Nº de Mensagens : 195
Meu alistamento : 2070

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por VaN_dRaCk Qui 10 Jun 2010, 22:22

Não tenho, mas um dia, ainda hei de comprar...
É bom, em certos casos!

Mas cá para mim as armas "taser" eram bem melhores. :P
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por icetheman Sex 11 Jun 2010, 14:51

VaN_dRaCk escreveu:Não tenho, mas um dia, ainda hei de comprar...
É bom, em certos casos!

Mas cá para mim as armas "taser" eram bem melhores. :P


Tens toda a razão, mas eu já tentei comprar uma "taser" mas a PSP não dar autorização e tb não há importador em portugal....
É uma tristeza, que pretende-se comprar um "canhão" não levantavam ondas...


VIVA Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança 157311
icetheman
icetheman
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 2
Meu alistamento : 02-12-2004 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por T. Fonseca Ter 22 Jun 2010, 22:41

Mas isto é assim?? Um Dter distribui e pode-se usar ... outro Dter não distribui e não se pode usar??...

Qual é o sentido disto?? ... estranhamente ainda tento perceber certas coisas que se passam...
T. Fonseca
T. Fonseca
Guarda
Guarda

Feminino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 50
Mensagem : "Carpe Diem"
Nunca digas nunca!

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por SOLD_PARA Sáb 26 Jun 2010, 19:29

não recomendo que usem sem que tenham a devida formação (isto é levar com o spray para saberem bem o que é e como e quando utilizar)
e garanto que vão precisar de muita mas muita agua...
SOLD_PARA
SOLD_PARA
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR há quem me chame bombeiro só lhes tenho a dizer: .. com muito gosto!!
Nº de Mensagens : 440
Meu alistamento : maçarico

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Teixeira Sáb 26 Jun 2010, 21:12

acho que deveria ser uma mais valia, pois se perguntarem ao indivíduo.. "Queres bastonada ou spray?.. " Acho que ele irá optar pelo spray. lol
Teixeira
Teixeira
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 57
Meu alistamento : o melhor dos melhores 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por SOLD_PARA Seg 28 Jun 2010, 10:38

isso se nunca tiver levado bem com o spray.. eu já levei umas boas gazadas na formação e prefiro mesmo não repetir. E quem já levou com o taser tambem prefere levar com o taser do que com o gás
SOLD_PARA
SOLD_PARA
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR há quem me chame bombeiro só lhes tenho a dizer: .. com muito gosto!!
Nº de Mensagens : 440
Meu alistamento : maçarico

Ir para o topo Ir para baixo

Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança Empty Re: Gás Pimenta e a sua utilização por Forças de Segurança

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes