GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Asa de Corvo Qua 15 Abr 2009, 08:08

Têm idades entre os 25 e os 45 anos e estão colocados no posto da GNR de Fátima. A dificuldade na percepção da língua inglesa e a necessidade de ajudar os peregrinos estrangeiros que visitam o Santuário levou-os de regresso à escola.

À quarta-feira à tarde, a sala 319 do Colégio de S. Miguel, em Fátima, é ocupada por novos e diferentes estudantes. Estão fardados, não carregam livros nem mochilas, apenas blocos de apontamentos. São na sua maioria homens que durante 90 minutos querem aprender a falar e a escrever na língua inglesa.
Assistem semanalmente a aulas práticas, de muito diálogo e alguma escrita. Perguntar a identificação, pedir documentos ou ajudar a descrever percursos são questões importantes para quem diariamente patrulha as ruas de Fátima.
Nuno Freire tem 37 anos, é cabo da GNR e sabe do que fala. Aprendeu inglês ainda novo e hoje admite ter alguma dificuldade em se expressar. Na cidade que acolhe anualmente milhares de peregrinos, este militar sabe que tem de, pelo menos, entender as questões dos peregrinos e ajudá-los. "Faz-nos falta saber inglês no dia-a-dia, por isso esta formação é extremamente importante", revela Nuno Freire, assumindo gostar especialmente "do cariz prático das aulas".
Esta é de resto a principal preocupação das duas professores que ensinam os militares. Filomena Baroso e Lúcia Ferreira ajudam com vocabulário básico, trabalham a apresentação dos militares e ajudam-nos com os circuitos.
Um trabalho prático a que se uniram também alguns alunos do 12º ano do colégio. "É importante para eles também porque é uma forma de estudar", realçou Lúcia Ferreira.
De acordo com a docente, o material didáctico é preparado especialmente para os militares, por elas próprias, e a avaliação "é feita de uma forma informal".
Sabem que têm pela frente adultos com diferentes conhecimentos da língua inglesa e por isso as aulas têm de ser diferentes. "Vamos dividir a turma por forma a que quem já tem conhecimentos mínimos possa continuar a evoluir", esclareceu a professora Lúcia Ferreira.
A docente enaltece a "motivação" dos alunos e mostra-se disponível para continuar a ajudar. "As aulas dependem das necessidades deles, por isso não sabemos ainda quando vamos terminar", sustentou.
O comandante do Destacamento da GNR de Tomar garante também que não há prazos estipulados para terminar a formação, e que "tudo depende das necessidades" dos seus homens. Segundo o tenente Manuel Lage, "as necessidades vão surgindo e nós vamos estando atentos para darmos uma resposta adequada". Com estas aulas, explica, "pretende-se melhorar o serviço que a Guarda presta ao cidadão, neste caso aos peregrinos".
O responsável mostra-se satisfeito com o "desafio" que a Guarda lançou ao Colégio de S. Miguel e que "foi bem aceite". Salienta a "extrema necessidade" dos seus militares que andam na rua "saberem ajudar os peregrinos".
No posto de Fátima existem 50 militares, sendo que 40 frequentam a formação em inglês, a que acrescem mais quatro do Destacamento de Tomar.
As aulas decorrem todas as quartas-feiras, dia dedicado à instrução nos postos da GNR.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Santar%E9m&Concelho=Our%E9m&Option=Interior&content_id=1201543

ler  :bravo:
Asa de Corvo
Asa de Corvo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 239
Meu alistamento : GIA-AIP 2º de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por zécabo Qua 15 Abr 2009, 11:06

Uma boa iniciativa sem dúvida, porém penso que qualquer patrulheiro que se encontre na rua pode ser abordado por um cidadão estrangeiro...
Com tal acho que não seria mal nenhum a inciativa se estender a todo o efectivo.
Fiquem bem...
zécabo
zécabo
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 58
Profissão : GNR penso eu de que...
Nº de Mensagens : 446
Mensagem : Toda a gente pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar-se a si próprio...
Meu alistamento : Num dia da minha vida entrei para a GNR.

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Bruce Lee Qua 15 Abr 2009, 12:56

Importante estas medidas que favorecem a imagem da nossa instituição,mas alguns estrangeiros que veem para cá deviam fazer um esforço para aprender e compreender português.
Nós Portugas é que temos de saber falar tudo e quando vamos para o estrangeiro não vemos ninguéma falar português a não ser um
conterraneo...
Portugal
Bruce Lee
Bruce Lee
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 866
Mensagem : "A vida é um processo fluente e nalguns lugares do caminho coisas desagradáveis ocorrerão. Podem deixar cicatrizes, mas a vida continua a fluir. É como a água fluente, que ao estagnar-se, torna-se podre; não pare! Continue bravamente...porque cada experiência nos ensina uma lição."


Meu alistamento : 2003 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Asa de Corvo Qua 15 Abr 2009, 18:40

palmilha escreveu:Importante estas medidas que favorecem a imagem da nossa instituição,mas alguns estrangeiros que veem para cá deviam fazer um esforço para aprender e compreender português.
Nós Portugas é que temos de saber falar tudo e quando vamos para o estrangeiro não vemos ninguéma falar português a não ser um
conterraneo...
Portugal

caro colega
nem todos os povos têm a mesma cultura que nós
nos iniciamos a epoca dos descobrimentos
fomos "donos" de meio mundo
estamos espalhados em tudo o que é canto deste Mundo
Por isso quem melhor do que nós para falar a lingua dos outros??

Isso não é ser inferior, antes pelo contrario.

Portugal
Asa de Corvo
Asa de Corvo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 239
Meu alistamento : GIA-AIP 2º de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por amsv Qua 15 Abr 2009, 19:41

Nem tudo é mau. Bom exemplo e secalhar um bom começo...
palmas
amsv
amsv
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 479
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Pikole Qua 15 Abr 2009, 23:31

QUE VERGONHA

CASO voces não saibam o pessoal que foi para o pt fátima foi escolhido .

Sim um dos criteários era saber falar ingles e françes...já não se lembram da mensagem
Pikole
Pikole
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 385

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por иuησ Qua 15 Abr 2009, 23:59

Confirmo RSousa. Um dos requesitos era o conhecimento de linguas... Mas não desde quando que é vergonha aprender???

Alias, todo o efectivo da GNR devia fazer esse cursinho.
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Pikole Sex 17 Abr 2009, 00:16

Aprender é o enriquecimento cultural..não é vergonha

Vergonha é lançar um concurso e seleccionar pessoas com os requesitos do conhecimento de linguas e agora dispender recursos para essas pessoas cujo conhecimento já devia estar adquirido.

Também não estou contra uma actualização...mas aprendizagem! Deviam era dar aos outros postos que lidam bastante com o turismo.

As coloações no pt fátima form feitas por escolha sendo o critério o conhecimento da lingua inglesa francesa.

Um camarada do meu antigo pt esteve nesse posto e eu vi a declaração dele Ingles MAU Françes MAU, foi o escolhido entre os outros do mesmo posto que tinham conhecimentos sobre linguas..
Pikole
Pikole
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 385

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por pjms Seg 27 Abr 2009, 17:53

RSousa escreveu:QUE VERGONHA

CASO voces não saibam o pessoal que foi para o pt fátima foi escolhido .

Sim um dos criteários era saber falar ingles e françes...já não se lembram da mensagem

Isto de estar escrito na mensagem até é verdadeiro...

Mas eu como militar do posto desde já vos informo que 7 / 8 militares doposto ou até mais não tinham qualquer conhecimento de linguas...

Estamos a falar de pessoal de 80 e picos na guarda... como é que haviam de saber se na altura a escolaridade minima obrigatória era a 4.º classe.

de qualquer modo... essa de fazer provas de conhecimento para integrar o efectivo do posto foi tudo treta... ninguém fez provas. OK
pjms
pjms
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 45
Profissão : Geninho
Nº de Mensagens : 19
Meu alistamento : AIP 2000
Turma 4 1.ª Companhia

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por jota1974 Seg 27 Abr 2009, 20:33

Faz sempre falta saber um pouco de tudo, acho bem apoiado.
jota1974
jota1974
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 172
Mensagem : Pela Lei e Pela Grei
Meu alistamento : ---



Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por ACP Seg 27 Abr 2009, 21:33

RSousa o Qua 15 Abr 2009, 23:31



"QUE VERGONHA
CASO voces não saibam o pessoal que foi para o pt fátima foi escolhido .
Sim um dos criteários era saber falar ingles e françes...já não se lembram da mensagem
"


Pois era, um dos critérios era saber falar inglês e francês, mas dado o tempo já decorrido esqueceram. Topas?!
ACP
ACP
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 53
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 2942

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por oliveira Seg 27 Abr 2009, 21:39

Muito Bem!
todos nós deveriamos preocupar-nos em melhorar os nossos conhecimentos e por sua vez a melhorar a forma como o cidadão comum nos vê!
oliveira
oliveira
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 89
Meu alistamento : 2001 - turma 11

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Red_Bull Seg 11 Jul 2011, 09:35

Se fossem a por pessoal que so soubesse as 2 linguas que se referem, o ingles e o frances, então o posto teria só 5 ou 6 guardas... eu estive 1 ano no DT de silves(posto) e junto com o DT e ai aperfeiçoei o meu inglês... e não tinha vergonha nenhuma tanto algum pessoal de atendimento chamava me para receber algumas queixas da estrangeirada... e acho muito bem que o pessoal vá aprender, também deviam por nas zonas de turismo, a GNR e mesmo próprios militares deviam ter brio em ajudar e mostrar que somos um país sem preconceitos e actualizados.. só nos fica bem
Red_Bull
Red_Bull
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1937
Mensagem : Queres Louvores ? Trabalha para eles.. Faz Boas saladas de fruta....




Meu alistamento : 1999** Do Terrafal(Portalegre)

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Romit Seg 11 Jul 2011, 21:21

Tudo o que seja para aprendermos é bem vindo. Quer seja para agradar aos turistas ou não o importante é que sempre se aprende algo mais. GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos 97139
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por MiguelBarrancos Seg 11 Jul 2011, 21:53

Se for como as aulas que tive quando fui para os BTTs, serve de muita coisa, lol...
MiguelBarrancos
MiguelBarrancos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 969
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por coitadinho Seg 11 Jul 2011, 21:55

Boa iniciativa mas devia haver mais destas espalhadas pelo resto do efectivo não só em Fatima
coitadinho
coitadinho
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 542

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Iceking Seg 28 Jan 2013, 13:06

ruialen escreveu:Boa iniciativa mas devia haver mais destas espalhadas pelo resto do efectivo não só em Fatima

Apoiado. Assim era mais facil também em casa para ajudar o meu filho a estudar.
Iceking
Iceking
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 91
Mensagem : Só os mortos conhecem o fim da guerra.
"Douglas MacArthur"
Meu alistamento : 1.º de 1997.

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por rafaelcardoso Seg 28 Jan 2013, 14:28

FÁTIMA é um Posto a parte na GNR! Que o diga quem passou por lá, é mais um posto de trânsito do que outra coisa. Só querem é números!
rafaelcardoso
rafaelcardoso
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 35
Profissão : Guarda Nacional Repúblicana
Nº de Mensagens : 948
Mensagem : "QVE OS MVITOS POR SER POVCOS NAM TEMAMOS"
Meu alistamento : 02-12-2010

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Pedro Magalhães Seg 28 Jan 2013, 16:27

Estrangueirices à parte, o Efectivo do Posto de Fátima primou pela diferença em relação à PSP. Eu, enquanto peregrino, desde 2006, notei que a PSP só se via a partir da recta para a Rotunda dos Pastorinhos, a GNR vai ter connosco ao Monte de Santa Catarina, dia e noite, entra pelos montes à procura de peregrinos e carros de apoio mais incautos.

Parabéns pela diferença e obrigado.
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 644
Mensagem : "Cobarde não é o que tem medo é o que se esconde!"
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos Empty Re: GNR de Fátima aprendem inglês a pensar nos peregrinos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes