Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos Empty Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos

Mensagem por geninho30 15/9/2009, 23:31

Um assunto que já à algum tempo que me vem queimando alguns neurónios prende-se ao facto de nós Guardas não estarmos sujeitos a exames médicos periódicos.
Não sei bem o que diz a lei acerca deste assunto, mas penso que os trabalhadores tenham que ser sujeitos a exames médico bienais.
Ainda o ano passado fui ter com a minha médica de família, para ela me passar umas análises e um electrocardiograma (como faço habitualmente - uma vez por ano - para ver se tá tudo como manda a sapatilha). A Dr.ª lá me perguntou: "ENTÃO A GUARDA NÃO VOS FAZ EXAMES MÉDICOS? VOCÊS NÃO SÃO OBRIGADOS A FAZER EXAMES, MARCADOS PELA INSTITUIÇÃO, TODOS OS ANOS?"; Bem, quando lhe respondi que os últimos exames médicos que tinha feito, a mando da Guarda, tinham sido em 2003, antes de entrar para o curso... a mulher passou-se! Diz ela: "O QUÊ? ENTÃO VOCÊS QUE LIDAM COM DROGADOS, PROSTITUTAS, PORTADORES DE DOENÇAS COMO HEPATITE, SIDA, ETC... NÃO TÊM QUE FAZER EXAMES MÉDICOS?? ESSA É BOA!" E realmente... eu saí do consultório a perguntar-me o mesmo! Aliás, aposto que essa questão também já vos passou pela cabeça!
Será que alguém me explica como funciona essa coisa dos exames médicos periódicos OBRIGATÓRIOS, e, se eles existem, ou deviam existir, ou, porque é que não existem... na GNR!
geninho30
geninho30
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 590
Meu alistamento : 2003... Turma 15 - AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos Empty Re: Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos

Mensagem por rmss 15/9/2009, 23:36

Bem, no sector privado posso-te esclarecer que qq trabalhador é obrigatóriamente sujeito a exames de medicina do trabalho de 2 em 2 anos, caso tenha (salvo erro) até 55 anos. Caso a idade seja superior, os exames são anuais.
Agora tb te digo que depende dos acordos que existem, pois há muitos exames que são básicamente para cumprir calendário. Mas também há o contrário...
rmss
rmss
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 52
Profissão : Coordenador Recursos Humanos
Nº de Mensagens : 884
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos Empty Re: Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos

Mensagem por geninho30 15/9/2009, 23:56

Pois... é a tal coisa... cumprir calendário! No caso da Guarda, como referi anteriormente, não faço a mínima ideia do que é que está estipulado.
No entanto, num trabalho como o nosso, devíamos ser sujeitos a exames médicos, anuais ou bienais, OBRIGATORIAMENTE!
geninho30
geninho30
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 590
Meu alistamento : 2003... Turma 15 - AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos Empty Re: Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos

Mensagem por rmss 15/9/2009, 23:57

Acho que no vosso caso até deviam ter uma maior regularidade em face dos riscos que correm.
rmss
rmss
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 52
Profissão : Coordenador Recursos Humanos
Nº de Mensagens : 884
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos Empty Re: Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos

Mensagem por genere 16/9/2009, 08:22

Posso adiantar que nunca me submeteram a testes médicos, mesmo depois de uma vez ser mordido num dedo e ficar com mazelas para o resto da vida.
Escrevi isso no auto de notica (que tinha sido mordido) e o Procurador perguntou-me se achava mesmo que era necessário fazer o exames, pois o arguido não tinha cara de doente.
Na guarda já fui três vezes ao copo, nada mais!
genere
genere
Aspirante
Aspirante

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 3049
Meu alistamento : CFP 2004 AIP ; CPCb 11/12 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos Empty Re: Obrigatoriedade de realizar exames médicos periódicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes