Indústria da carne acusa GNR de realizar fiscalizações ilegais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Indústria da carne acusa GNR de realizar fiscalizações ilegais

Mensagem por dragao Ter 04 Jul 2023, 14:44

As regras são apertadas para que a carne chegue ao consumidor em perfeitas condições. As empresas do setor alimentar têm de seguir regras europeias e nacionais. No entanto, a fiscalização que tem sido feita não vai de acordo com legislação.
Os industriais do setor da carne acusam a GNR de realizar fiscalizações ilegais. Os empresários queixam-se de de um aumento das multas e de militares sem competências.
Há relatos de um aumento do número de autos de contraordenações que, no entender das empresas do setor, são passados por militares da GNR que não têm competências para tal.
As regras são apertadas para que a carne chegue ao consumidor em perfeitas condições. As empresas do setor alimentar têm de seguir uma legislação europeia e a legislação nacional que é ainda mais rígida. Para que a lei seja respeitada é preciso haver fiscalização.
A Direção Geral de Alimentação e Veterinária é a responsável por determinar que entidades devem fiscalizar estas empresas e por isso fazem um plano nacional.
Aqui surge o problema. No entender da Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes têm chegado cada vez mais relatos de empresas multadas pela GNR, ou seja, multas que, segundo a associação, não seriam passadas se as autoridades estiverem a par da legislação.
A SIC teve acesso a uma comunicação da Direção Geral de Alimentação e Veterinária que assume que a GNR não deve fiscalizar matérias de higiene alimentar.
A SIC pediu à GNR uma reação sobre estes casos, mas não tivemos resposta.

https://sicnoticias.pt/pais/2023-07-04-Industria-da-carne-acusa-GNR-de-realizar-fiscalizacoes-ilegais-82a22757
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes