Não fiz nada porque tive dúvidas...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Convidad 30/8/2006, 01:21

Estava um cão dentro de uma mala de um carro, com uma abertura de 20cm mais ou menos. O dono (ou alguém) colocou umas cordas para que a mala não abrisse mais e o cão não fugisse enquanto aquele se deliciava na praia. De referir o calor que se fazia sentir.

A questão é, com base legislativa, gostaria que me dissessem o que poderia ter feito.
Poderá ser considerado maus tratos a animais?


Cumprimentos!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Convidad 31/8/2006, 22:42

Ninguém diz nada.... admirado com verg.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por CSI 1/9/2006, 22:44

desculpa mas não é o meu ramo!!!
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por WildCatPT 2/9/2006, 14:27

Isso é um atentado ao animal...
Toma la um link jeito.. e para a proxima.. se nao for pelo animal.. xisca-lhe por outra coisa...

http://www.animal.org.pt/index.php?option=content&task=view&id=17


Decreto-Lei n.º 294-98 - Protecção dos Animais em Transporte


PS: A legislação em vigor responsabiliza as autoridades acima referidas pela fiscalização e aplicação destes diplomas e das normas que estabelecem. Contacte a ANIMAL (através do 222 038 640 ou do info@animal.org.pt) sempre que precisar de alguma informação sobre como proceder nestes casos.
WildCatPT
WildCatPT
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3609
Mensagem : Yes, we can...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por CSI 2/9/2006, 14:39

wildcatpt desculpa, mas eu penso que seja mais este link:

artºs 10º e 11º...

http://www.animal.org.pt/images/stories/legislacao/dl_276_2001.pdf

depois diz se se enquadra, geninho!!!
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Convidad 3/9/2006, 00:29

Hmmm...estive a ver esses links, e não se adequam a 100%, pois a situação é carro parado, proprietário/condutor desconhecido, ou seja não há transporte! Poder-se-à considerar alojamento (temporário?)?
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por WildCatPT 6/9/2006, 22:00

Pois.. mas decerto k o levou para a praia na mala... ja se pode ir por transporte.. mas nao sei.. qndo mais leio os diplomas,.. mas confuso fico!!
WildCatPT
WildCatPT
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3609
Mensagem : Yes, we can...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Cmdt Geral 7/9/2006, 10:07

Realmente os diplomas não me parecem muito precisos neste aspecto. Qulaquer das formas mandei um mail à associação ANIMAL e aguardo resposta.


Abraço

_____________________________________________
Regras do Fórum
Tópico das Apresentações
Acessos/Utilizadores especiais
Cmdt Geral
Cmdt Geral
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 74
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 5516
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

http://forumgnr.virtuaboard.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por WildCatPT 7/9/2006, 20:02

ok1 bem pensado!!!
WildCatPT
WildCatPT
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3609
Mensagem : Yes, we can...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por CSI 7/9/2006, 20:39

tou a ver que temos comandante geral á altura dos acontecimentos...

atençãoooo sentiiiiddooo militar
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por WildCatPT 7/9/2006, 20:44

Um bom exemplo... um bom exemplo mesmo.... ok1
WildCatPT
WildCatPT
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3609
Mensagem : Yes, we can...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Cmdt Geral 11/9/2006, 19:52

Até agora ainda não disseram nada. Já recebi o recibo de leitura. Não sei se deva esperar mais um pouco ou envio novamente o mail...


Abraço

_____________________________________________
Regras do Fórum
Tópico das Apresentações
Acessos/Utilizadores especiais
Cmdt Geral
Cmdt Geral
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 74
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 5516
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

http://forumgnr.virtuaboard.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por WildCatPT 12/9/2006, 13:17

Se calhar... tb eles andam a ler os diplomas a ver onde se enquaixa a situação ehehehe lol! lol!
WildCatPT
WildCatPT
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3609
Mensagem : Yes, we can...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Cmdt Geral 28/9/2006, 22:18

Já me responderam e o mail é o seguinte:

''Muito obrigado por ter contactado a ANIMAL. Apresentamos o nosso sincero pedido de desculpas pelo tempo que nos levou a responder-lhe, mas temos tido um acréscimo de trabalho extraordinário, o que levou a um atraso nas nossas respostas.



O caso que relata é, objectivamente, um caso de crueldade ilegal que, numa circunstância dessas, deve ser reportado à autoridade policial da área e ao médico veterinário municipal da câmara municipal da área, autoridades às quais caberá intervir nos termos da lei e em conformidade com o que esta determina.''



Conclusão:

Acho que estamos na estaca zero! bla Hmm?

_____________________________________________
Regras do Fórum
Tópico das Apresentações
Acessos/Utilizadores especiais
Cmdt Geral
Cmdt Geral
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 74
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 5516
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

http://forumgnr.virtuaboard.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por CSI 28/9/2006, 23:37

é o jogo do empurra... desorientado
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por paulocor 29/9/2006, 02:24

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Lei n.º 92/95
de 12 de Setembro
Publicado no DR 211 Série I-A de 1995-09-12
PROTECÇÃO AOS ANIMAIS

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte:
CAPÍTULO I
Princípios gerais
Artigo 1.º
Medidas gerais de protecção

1 - São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal.2 - Os animais doentes, feridos ou em perigo devem, na medida do possível, ser socorridos.
avatar
paulocor
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Cmdt Geral 29/9/2006, 10:32

Boa paulocordeiro!!

ok1 ok1

_____________________________________________
Regras do Fórum
Tópico das Apresentações
Acessos/Utilizadores especiais
Cmdt Geral
Cmdt Geral
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 74
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 5516
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

http://forumgnr.virtuaboard.com

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Resposta incompleta

Mensagem por WaltherP9S 4/10/2006, 13:40

Olha lá, viste a Lei toda.
O que é que se faz nesta situação, é que não estão previstas sanções. A lei diz que as sanções serão aprovadas em lei especial. Que Lei é esta?

Bom de qualquer forma eu estou a ultimar a resposta á questão, que conto aqui colocar a breve prazo!
WaltherP9S
WaltherP9S
Guarda
Guarda

Idade : 56
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 53
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por paulocor 4/10/2006, 22:42

WaltherP9S escreveu:Olha lá, viste a Lei toda.
O que é que se faz nesta situação, é que não estão previstas sanções. A lei diz que as sanções serão aprovadas em lei especial. Que Lei é esta?

Bom de qualquer forma eu estou a ultimar a resposta á questão, que conto aqui colocar a breve prazo!



A pergunta não é quais as sanções previstas, mas sim o que poderia ser feito. Na interpretação do Artº "Os animais doentes, feridos ou em perigo devem, na medida do possível, ser socorridos", bastava retirar o animal da mala do carro, que por acaso até estava aberta (pq é esta a essência do Artº, q é socorrer o animal) e então mais tarde e se for caso disso então aplicar-lhe a devida sanção.
avatar
paulocor
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por jxp 9/10/2006, 17:34

tava aki a ler as vossas duvidas...n xeguei a ler nenhuma legislação, mas 2 coisas.
todo o automovel considera-se em circulação kando n esteja em local vedado ao publico em geral ou em garagem particular, talvez desse pra ir por ai, depois há sempre o promenor de contactar o veterinario municipal, é um animal em sofrimento...ele poderia ajudar.
Digo eu!!!!!!!??????

também kanto mais leio, mais duvidas tenho....
jxp
jxp
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 633
Mensagem : Muito triste com esta Guarda...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty ola a todos

Mensagem por genius 12/10/2006, 10:35

Sou militar da GNR e novo neste forum tenho duvidas em adicionar uma foto ao meu nick, que me pode ajudar eu agradeço fico em divida contigo, xau até breve... militar militar militar
genius
genius
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 62
Profissão : Cabo da GNR
Nº de Mensagens : 57
Meu alistamento : 03-11-1986

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por CSI 12/10/2006, 10:53

genius escreveu:Sou militar da GNR e novo neste forum tenho duvidas em adicionar uma foto ao meu nick, que me pode ajudar eu agradeço fico em divida contigo, xau até breve... militar militar militar

Clicas em "Perfil", depois em "Avatar", depois em "Arquivo" e escolhes o local onde tenhas guardada no teu PC, a imagem que queres.
Também podes escolher uma imagem através de uma URL, ou as do próprio forum.

e... bem vindo, bons posts e um abraço!
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Ideias 13/10/2006, 22:58

Penso que excachalo com 25 euros era boa ideia, quem sabe um dia ele reencidia e depois levava pelo maximo.

Ainda assim a lei não é clara pois o maneio a pontapé é ponido com 500euros e fechado na mala de um carro também não lhe traz saude nenhuma...


Mas vivemos num pais que os Pais deixam os filhos bebés nos carros e vão ás compras ou as velhotas dentro dos veiculos nos estacionamentos ao sol ....

Que mania dos legisladores embrulhares os textos da Lei ....não chegava qualquer coisa assim:
1--è proibido a permanência de animais de companhia no interior de veiculos parados ou estacionados quando não acompanhados de humano maior de 16 anos.
2-a infração ao n.º anterior é punida com a coima de Hummm! 30 eurois e pointe fino que ainda levas com o cacetete ehehehe!
Ideias
Ideias
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 930
Mensagem : Cheio de fé não temo o que virá, pois venha o que vier não será mais maluco que eu....
Meu alistamento : 1.º Turno de 1995 - Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por WildCatPT 15/10/2006, 21:37

30 euros?? Só? hmm Mais valia por la o dono do animal na mala tb.
WildCatPT
WildCatPT
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3609
Mensagem : Yes, we can...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Lokko1 30/5/2007, 19:55

Relativamente a este assunto aqui fica um excerto do DL276/2001,que se enquadra nesta situação
...
. Artigo 7.º
Princípios básicos para o bem-estar dos animais


1 - As condições de detenção e de alojamento para reprodução, criação, manutenção e acomodação dos animais de companhia devem salvaguardar os seus parâmetros de bem-estar animal, nomeadamente nos termos dos artigos seguintes.
2 - Nenhum animal deve ser detido como animal de companhia se não estiverem asseguradas as condições referidas no número anterior ou se não se adaptar ao cativeiro.
3 - São proibidas todas as violências contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento ou lesões a um animal.
4 - É proibido utilizar animais para fins didácticos e lúdicos, de treino, filmagens, exibições, publicidade ou actividades semelhantes, na medida em que daí resultem para eles dor ou sofrimentos consideráveis, salvo experiência científica de comprovada necessidade e justificada nos termos da lei.


...
[color=black]Artigo 68.º
Contra-ordenações
...
[color:211f=black:211f]2 - Constituem contra-ordenações puníveis pelo director-geral de Veterinária com coima cujo montante mínimo é de (euro) 500 e o máximo de (euro) 3740:
a) A violação do dever de cuidado previsto no artigo 6.º que crie perigo para a vida ou integridade física de outrem;
b) O abandono de animais de companhia nos termos do disposto no artigo 6.º-A;
c) A violação do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 7.º;
d) O maneio e treino dos animais com brutalidade, nomeadamente as pancadas e os pontapés;
e) As intervenções cirúrgicas e as amputações destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia, excepto as previstas nos artigos 17.º e 18.º;
f) Os espectáculos ou outras manifestações similares que envolvam lutas entre animais de companhia.
3 - A tentativa e a negligência são punidas.
4 - O comportamento negligente será sancionado até metade do montante máximo da coima prevista.
5 - As coimas aplicadas às pessoas colectivas poderão elevar-se até ao montante máximo de (euro) 44890.
6 - Sem prejuízo dos montantes máximos fixados, a coima deverá, sempre que possível, exceder o benefício económico que o agente retirou da prática do acto ilícito.

Fiquem bem
Lokko1
Lokko1
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 45
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Luisa Baião 31/5/2007, 09:58

Estive pela primeira vêz a ler a história do cão fechado na mala do carro.
Se fosse comigo a 1ª coisa que fazia era ir achar água se lha pudesse dar por qualquer buraquinho aberto."2º ia á procura do dono nem que ele estivesse no 5º dos infernos.
3º se não achasse o cruel dono,tratava das coisas á minha maneira.Ou cortava a corda e retirava o bicho e ...E depois ,queria ver o que me acontecia....Acho que fazia tamanho chinfrim na esquadra com o cão que alguem tinha de me ouvir.
Uma coisa posso garantir:o cão ,não continuava dentro da mala a sofrer.

:not ok:
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Salomão 31/5/2007, 21:28

Num mundo em que deixam pessoas (crianças) dentro dos carros trancados, apenas com uma brecha no vidro, para certas pessoas, um animal não passa de um "brinquedo" que passa a empecilho quando se está de férias.not ok
Salomão
Salomão
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1957
Meu alistamento : 1994

Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Convidad 31/5/2007, 23:20

Ideias escreveu:Penso que excachalo com 25 euros era boa ideia, quem sabe um dia ele reencidia e depois levava pelo maximo.

Ainda assim a lei não é clara pois o maneio a pontapé é ponido com 500euros e fechado na mala de um carro também não lhe traz saude nenhuma...


Mas vivemos num pais que os Pais deixam os filhos bebés nos carros e vão ás compras ou as velhotas dentro dos veiculos nos estacionamentos ao sol ....

Que mania dos legisladores embrulhares os textos da Lei ....não chegava qualquer coisa assim:
1--è proibido a permanência de animais de companhia no interior de veiculos parados ou estacionados quando não acompanhados de humano maior de 16 anos.
2-a infração ao n.º anterior é punida com a coima de Hummm! 30 eurois e pointe fino que ainda levas com o cacetete ehehehe!

isso a meu ver é exagerado...que não tem mal nenhum deixares o cão dentro do carro por uns minutos (a sombra) e os vidros um bocado abertos, agora a torreira do sol isso sim... para ir para a praia ao menos não levava o cão :s
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não fiz nada porque tive dúvidas... Empty Re: Não fiz nada porque tive dúvidas...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes