Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por Croco Sáb 19 maio 2012, 01:34

Caças F16 de alerta em Monte Real para interceptar voos suspeitos

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Redes de tráfico chefiadas por espanhóis estão a utilizar aviões para transporte de droga, principalmente heroína e cocaína, desde o Norte de África até pistas improvisadas e clandestinas no Alentejo – é esta, pelo menos, a convicção da Guarda Nacional Republicana.
1h00
Por:Manuel Catarino
A GNR e a Força Aérea, segundo fontes policiais e militares, já começaram a fazer o levantamento das pistas de terra batida onde é possível aterrar no Alentejo. "Muitas dessas pistas são caminhos abertos no interior de herdades", diz um oficial da GNR que pede para não ser identificado.

A técnica destes pilotos experimentados eaventureiros é conhecida: descolam de Marrocos, voam sobre o mar a baixa altitude e, chegados à costa do Algarve, metem-se pelos vales do Guadiana a escassos 20 metros acima da copa das árvores.

O voo a reduzida altura sobre o mar permite-lhes escapar à vigilância espanhola. Já no espaço aéreo português, fintam os olhos da Força Aérea colados ao radar instalado na Fóia, no alto da serra de Monchique: continuam a voar baixinho, mas agora sobre o Guadiana e com redobrada atenção. As elevações do terreno constituem, ao mesmo tempo, um perigo traiçoeiro e um aliado inestimável. Um erro de pilotagem será fatal, mas os montes e vales ajudam a mantê-los escondidos da curiosidade do radar.

Nem todos conseguem passar despercebidos. De vez em quando, surge um sinal no radar – um pontinho luminoso intermitente a deslocar-se devagar. Os controladores de serviço nos postos de radar da Força Aérea sabem quando se trata de um voo à margem da lei. Tentam contactar o piloto por rádio, mas não obtêm resposta. Se o sinal da presença de um avião desconhecido se mantiver no radar é accionada a parelha de caças F16 de alerta na Base de Monte Real, nos arredores de Leiria.

Em Novembro de 2010, em plena Cimeira da NATO, em Lisboa, um F16 interceptou um desses aviões da droga e obrigou-o a aterrar no Aeródromo de Vila Real de Santo António. Mas, na maior parte das vezes, o sinal surge por um breve momento e não mais volta a aparecer. Os pilotos dos F16 nem sequer são incomodados.

Os aviões utilizados no tráfico são monomotores modificados: têm motores mais potentes que lhes permitem descolar com mais peso – e tanques suplementares de combustível para uma maior autonomia. "Cada aparelho, apenas com um piloto, pode carregar em segurança 500 quilos de heroína ou cocaína", garante ao CM fonte policial.

A viagem compensa o risco. Meia tonelada de heroína ou cocaína vale na rua cerca de 250 mil euros. O transportador – o piloto, que na maior parte das vezes é o dono do avião – cobra pelo menos 10 ou 15 por cento. Cada voo clandestino entre Marrocos e o Alentejo rende--lhe entre 25 e 37 500 euros.

Há planos para a instalação de radares móveis ao longo das rotas de intrusão pelo Guadiana – radares que permitam seguir de perto qualquer avião não identificado e apanhá-lo. Até lá, vão continuar a voar entre Marrocos e o Alentejo sem grandes transtornos.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/droga-avioes-de-africa-para-o-alentejo-carregados-de-heroina-e-cocaina
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por PINTAROLAS Sáb 19 maio 2012, 01:48

Descobriram a pólvora.

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por foca branca Sáb 19 maio 2012, 02:15

e de que serve um "leão" (F-16) para caçar uma minhoca (cessena).

tem que começar a fazer "aguardos" com a GF fazia.
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por Ice Sáb 19 maio 2012, 08:57

PINTAROLAS escreveu:Descobriram a pólvora.

Mais nada, até parec e que a GNR e a PJ não sabe a localização desses aeródromos.
Ice
Ice
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por olhovivo Sáb 19 maio 2012, 14:45

Nos últimos anos,lembro-me de ter participado em duas acções contra este tipo de tráfico.Uma no Algarve,outra no baixo Alentejo.Nas duas situações,droga nada.Em ambas as situações tinha sido largada sobre o território Espanhol.
Em uma delas,nem foi necessário a existência de pista,a aterragem foi feita durante a noite,numa planície e no meio de uma manada de vacas.
Em minha opinião esta reportagem foi encomendada,pois o levantamento dos locais,á muito que está feito pela GNR,é actualizado anualmente e a frequência de noticias sobre este tipo de tráfico, também não preocupa.
Parece que até Setembro,Outubro, vai valer tudo e a imprensa como sempre, vai ter lugar de destaque.

olhovivo
olhovivo
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 2371
Mensagem : Reflitamos em que são diferentes os caminhos que toma cada um para seguir em busca da verdade, em que muitas vezes só um antagonismo de nomes esconde um acordo real.


"Agostinho da Silva"
Meu alistamento : OUT91

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por Pinto da Costa Sáb 19 maio 2012, 15:50

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Welldone "Pintarolas", plenamente de acordoDroga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína 373838
Pinto da Costa
Pinto da Costa
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1280
Meu alistamento : 1991 Guarda Fiscal


Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por jimbras Sáb 19 maio 2012, 22:35

Pode até ser... mas a parte de voarem baixinho sobre o guadiana é pura inspiração litarária!
jimbras
jimbras
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 49
Profissão : militar da gnr
Nº de Mensagens : 200
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por Ice Sáb 19 maio 2012, 23:41

jimbras escreveu:Pode até ser... mas a parte de voarem baixinho sobre o guadiana é pura inspiração litarária!



Mas pelo rio Odeceixe, atá vale dos Alhos é possível.
Ice
Ice
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty 30 quedas de avionetas ligadas ao tráfico de droga

Mensagem por PINTAROLAS Sáb 02 Fev 2013, 08:35

30 quedas de avionetas ligadas ao tráfico de droga

O relatório do European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA) - Centro Europeu de Monitorização de Droga e Toxicodependência - e da Europol, aponta para um aumento do uso de aviões ligeiros no tráfico de droga entre o litoral de Marrocos e Portugal e Espanha.

Segundo o balanço, publicado ontem, a droga traficada por estes aparelhos é principalmente o haxixe de Marrocos em lotes que vão de 100 quilos à tonelada e meia. Pela primeira vez, as autoridades fazem uma relação direta entre as quedas das aeronaves e o tráfico. Segundo as autoridades portuguesas, espanholas e marroquinas, cerca de 30 aviões ligeiros caíram nos três países desde 2007. A maioria dos voos ocorrem à noite ou de madrugada, voam baixo e sem luz de forma a evitar a deteção. O mau estado dos aparelhos, a falta de manutenção e os locais improvisados que procuram para aterrar, são as razões para estes desastres.
Ler mais
aqui

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por Edr See Sáb 02 Fev 2013, 11:41

Croco escreveu:diz um oficial da GNR que pede para não ser identificado.
Às vezes não percebo o porque deste tipo de noticias sair para a comunicação social, será que este militar foi pago... parece que andamos a brincar!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por 387Silva Sáb 02 Fev 2013, 15:53

PINTAROLAS escreveu:Descobriram a pólvora.

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Yellowcr Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína 97139
387Silva
387Silva
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 43
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 2124
Mensagem : Não preciso de sexo... o governo f... -me todos os dias!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por rafaelcardoso Sáb 02 Fev 2013, 18:42

Essa do radar a instalar na guadiana deve ser para os ditos pilotos lerem LOL
rafaelcardoso
rafaelcardoso
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 35
Profissão : Guarda Nacional Repúblicana
Nº de Mensagens : 947
Mensagem : "QVE OS MVITOS POR SER POVCOS NAM TEMAMOS"
Meu alistamento : 02-12-2010

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por AMG Dom 03 Fev 2013, 13:38

387Silva escreveu:
PINTAROLAS escreveu:Descobriram a pólvora.

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Yellowcr Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína 97139

E diamantes que o soares tinha quando o avião caiu a uns anos,Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Yellowcr que deles
AMG
AMG
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 90
Meu alistamento : 1994

Ir para o topo Ir para baixo

Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína Empty Re: Droga: Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes