DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por dragao Seg 08 Out 2012, 21:24


DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS TeresaLume
 


COM LICENÇA, SR. CICLISTA!




Hoje é moda promover a circulação de velocípedes sem motor, vulgo bicicletas. Até os presidentes da Câmara, como a de Lisboa, exortam os seus munícipes a ir de bicicleta para o trabalho. Pela minha parte, acho muito bem: é saudável (dizem); não poluente, silencioso e barato! Talvez por todas estas circunstâncias há cada vez mais bicicletas a circular pelas cidades, nomeadamente por Lisboa. Ao mesmo tempo há cada vez mais ciclistas que desconhecem as mais simples regras de trânsito! E ainda para mais são levados a desobedecê-las por pessoas que nem sequer sabem do que falam, como neste blogue que encontrei na Internet, denominado “Bicicleta na Cidade” (http://bicicletanacidade.blogspot.pt) onde se pode ler “O conhecimento das regras permite evitar os abusos de alguns condutores (sobretudo automobilistas) e a ignorância de alguns agentes da autoridade (polícias) que não conhecem a legislação aplicável às bicicletas. Ao mesmo tempo permite aos ciclistas 'prevaricar em segurança', um conceito que se deve aplicar a este Código da Estrada e que significa desrespeitar as regras com o objectivo de garantir a nossa segurança. Outras transgressões, como circular em ruas de sentido único na direcção oposta ou atravessar nas passadeiras, são muitas vezes consequência da versatilidade da bicicleta e das vantagens do seu uso na cidade.” (http://bicicletanacidade.blogspot.pt/2007/05/cdigo-da-estrada-tudo-o-que-precisa.html) .
E digo não sabem do que falam pois ainda não há muito tempo, numa rua estreita de Lisboa, mal iluminada, de sentido único, de repente vejo à minha frente um ciclista em sentido contrário! Por um triz não se deu um acidente com consequências mais ou menos graves. Ora, senhores ciclistas, as regras de trânsito são para ser respeitadas por todos! TODOS os condutores. Ainda pedem mais direitos, os ciclistas. Quais? Se já não cumprem uma única regra! Esta semana, em plena Av. Almirante Reis, no cruzamento com a Alameda D. Afonso Henriques, um senhor de bicicleta atravessou a avenida inopinadamente mesmo à minha frente, quando eu vinha a mudar de direcção, estando a sinalização semafórica verde para mim, e ainda começou a fazer gestos e aos palavrões, como se eu tivesse a obrigação de adivinhar que ele ia cometer uma infracção ao Código da Estrada. Não contente com a que já tinha cometido, ainda passou mais um sinal vermelho e entrou em sentido contrário na Av. Guerra Junqueiro. Tudo isto a horas de maior trânsito!
Há umas décadas que deixou de ser necessário obter licença de condução de velocípedes, bem como de estes se encontrarem matriculados. Pois estou totalmente contra, uma vez que a bicicleta se transformou num meio habitual de transporte dentro das cidades. É preciso que os ciclistas conheçam minimamente as regras do Código da Estrada, por isso devem frequentar uma formação (no mínimo). É preciso que os ciclistas obedeçam às regras. Já que são também eles condutores, sejam responsáveis. E se é um veículo que circula na via pública não consigo compreender como não tornam obrigatório o seguro de responsabilidade civil! É que qualquer dia temos os skaters, os condutores de segways, das trotinetes e outros a reivindicarem os mesmos direitos dos ciclistas, bem como a ausência de obrigações que estes reclamam.
FONTE_AUTOMOTOR



Novo Código da Estrada

Foi publicada a Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro, que altera e republica o Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio. Pode consultar aqui a nova versão do Código da Estrada, a qual entra em vigor em 1 de janeiro de 2014.

FONTE_ANSR


Última edição por dragao em Seg 11 Nov 2013, 18:51, editado 3 vez(es)
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por beselga6 Qua 28 Ago 2013, 12:15

Vamos todos para o serviço de bicicleta.
beselga6
beselga6
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 43
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 7
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)2005

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por BigSargent Qua 28 Ago 2013, 13:36

Fala bem, mas não me alegra. Ora bem sou automobilista, peão e ciclista (quando posso). Esta senhora fala de alguns casos com ciclistas, eu então além disso vejo coisas inacreditáveis praticadas por automobilistas, motociclistas. ciclistas e peões.

O problema estas nas pessoas e não e tão só nos cilistas como pelo que li em cima pare ser o mal das estradas em portugal.
Temos que nos respeitar...
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por dragao Ter 03 Set 2013, 13:41

Lei n.º 72/2013. D.R. n.º 169, Série I de 2013-09-03
Assembleia da República

Décima terceira alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio, e primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de fevereiro
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por dragao Ter 03 Set 2013, 13:54

Artigo 82.º
 
Utilização de dispositivos de segurança

1 — O condutor e passageiros transportados em automóveis são obrigados a usar os cintos e demais dispositivos

de segurança com que os veículos estejam equipados.

2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
a) As condições excecionais de isenção ou de dispensa da obrigação do uso dos dispositivos referidos

no número anterior;
[i]b) O modo de utilização e características técnicas dos [i]mesmos dispositivos.

3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5 — Os condutores e passageiros de velocípedes com motor e os condutores de trotinetas com motor e de dispositivos de circulação com motor elétrico, autoequilibrados e automotores ou de outros meios de circulação análogos devem proteger a cabeça usando capacete devidamente ajustado e apertado.

6 — Quem não utilizar ou utilizar incorretamente os dispositivos de segurança previstos no presente artigo é sancionado com coima de € 120 a € 600, salvo se se tratar dos referidos no n.º 5, caso em que a coima é de € 60 a € 300.
[/i][/i]
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por dragao Ter 03 Set 2013, 13:59

Artigo 81.º

[…]

1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3 — Considera -se sob influência de álcool o condutor em regime probatório e o condutor de veículo de socorro ou de serviço urgente, de transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de táxi, de automóvel pesado

de passageiros ou de mercadorias ou de transporte de mercadorias perigosas que apresente uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,2 g/l ou que, após exame realizado nos termos previstos no presente Código e

legislação complementar, seja como tal considerado em relatório médico.
4 —
(Anterior n.º 3.)[i]5 —
[i](Anterior n.º 4.)[i]6 —
[i](Anterior n.º 5.)[i]
7 — Os limites de 0,5 g/l e 0,8 g/l referidos no número anterior são reduzidos para 0,2 g/l e 0,5 g/l, respetivamente, para os condutores em regime Probatório, condutores de veículos de socorro ou de serviço urgente,

de transportes coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de táxis, de automóveis pesados de passageiros ou de mercadorias ou de transporte de mercadorias perigosas.
[/i][/i][/i][/i][/i]
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por dragao Ter 03 Set 2013, 14:02

Artigo 90.º

[…]

1 — Sem prejuízo do disposto no n.º 2, os condutores

de motociclos, ciclomotores ou velocípedes não podem:
a
) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .[i]b
) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .[i][i]c
) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .[i][i]d
) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .[i][i]e
) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .[i]
2 — Os velocípedes podem circular paralelamente

numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou

sempre que exista intensidade de trânsito, desde que não

circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal

não cause perigo ou embaraço ao trânsito.

3 — Os condutores de velocípedes devem transitar

pelo lado direito da via de trânsito, conservando das

bermas ou passeios uma distância suficiente que permita

evitar acidentes.
4 —
[i](Anterior n.º 3.[i])
[/i][/i][/i][/i][/i][/i][/i][/i][/i][/i]
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por Croco Ter 03 Set 2013, 14:07

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Ow7k


 Devem proteger a cabeça usando capacete devidamente ajustado e apertado ?
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por El Sargento Ter 03 Set 2013, 14:38

Parece que sim.
El Sargento
El Sargento
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 54
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 665
Mensagem : Todos os dias, todos os minutos, temos um objectivo e devemos procurar a melhor maneira de o conseguir atingir.
Meu alistamento : 03/11/1994 aquele em que o BauBauBajuca disse:" Ó militar da camisa azul" hehehehe

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por El Sargento Ter 03 Set 2013, 14:46

Entretanto aproveito para dizer que o melhor é começar a estudá-lo lá para meados de novembro pois como só entra em vigor daqui a 120 dias ainda vai confundir algumas cabeças.
 Aproveito só para dizer que como as alterações são introduzidas por uma Lei, a contraprova (álcool) vai passar a ter mesmo valor em todos os casos.
El Sargento
El Sargento
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 54
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 665
Mensagem : Todos os dias, todos os minutos, temos um objectivo e devemos procurar a melhor maneira de o conseguir atingir.
Meu alistamento : 03/11/1994 aquele em que o BauBauBajuca disse:" Ó militar da camisa azul" hehehehe

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por ZECA PEREIRINHA Ter 03 Set 2013, 16:09

VEREMOS SE ESTE CÓDIGO ATÉ AO MOMENTO DA SUA ENTRADA EM VIGOR AINDA SOFRE OU NÃO ALTERAÇÕES. PENSO QUE É NECESSÁRIO OLHAR PARA ELE COM OUTROS OLHOS PORQUE Á ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS E COMO TAL É CONVENIENTE ESTAR PREPARADO PARA PROCEDER EM CONFORMIDADE E INFORMAR COMO DEVE DE SER.
ZECA PEREIRINHA
ZECA PEREIRINHA
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 64
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por BigSargent Ter 03 Set 2013, 16:59

Croco escreveu:DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Ow7k


 Devem proteger a cabeça usando capacete devidamente ajustado e apertado ?
Se for um velocipede sem motor (bicicleta) pelo que li não tem que usar...
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por El Sargento Ter 03 Set 2013, 17:19

BigSargent escreveu:
Croco escreveu:DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Ow7k


 Devem proteger a cabeça usando capacete devidamente ajustado e apertado ?
Se for um velocipede sem motor (bicicleta) pelo que li não tem que usar...
 E onde é que este veículo da imagem é um velocípede sem motor??
El Sargento
El Sargento
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 54
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 665
Mensagem : Todos os dias, todos os minutos, temos um objectivo e devemos procurar a melhor maneira de o conseguir atingir.
Meu alistamento : 03/11/1994 aquele em que o BauBauBajuca disse:" Ó militar da camisa azul" hehehehe

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por olhovivo Ter 03 Set 2013, 22:19

Em minha opinião,o que vai provocar mais problemas,não são os velocipedes,mas sim as zonas de coexistência.
Com a mentalidade lusa,colocar peões,velocipedes e automobilistas,todos com a possibilidade de utilização,em toda a sua largura,da via,não vai ser facil.
Acresce ainda,a possibilidade de realizar jogos na mesma via.
Muita pedagogia vai ter que ser feita nos próximos meses,digo eu!!
olhovivo
olhovivo
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 2371
Mensagem : Reflitamos em que são diferentes os caminhos que toma cada um para seguir em busca da verdade, em que muitas vezes só um antagonismo de nomes esconde um acordo real.


"Agostinho da Silva"
Meu alistamento : OUT91

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por BigSargent Ter 03 Set 2013, 22:34

El Sargento escreveu:
BigSargent escreveu:
Croco escreveu:DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Ow7k


 Devem proteger a cabeça usando capacete devidamente ajustado e apertado ?
Se for um velocipede sem motor (bicicleta) pelo que li não tem que usar...
 E onde é que este veículo da imagem é um velocípede sem motor??
Peço desculpa, pois estava num PC da GNR e não dava para ver as imagens, sory...
El Sargento
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por dragao Sex 01 Nov 2013, 18:25

Declaração de Retificação n.º 46-A/2013. D.R. n.º 212, Suplemento, Série I de 2013-11-01
Assembleia da República
Declaração de retificação à Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro, sobre «Décima terceira alteração ao Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio, e primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de fevereiro», publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 169, de 3 de setembro de 2013


http://dre.pt/util/getpdf.asp?s=dia&serie=1&iddr=2013.212S01&data=2013-11-01&num=21201
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por nuno_ferraz Sáb 02 Nov 2013, 00:55

[quote="BigSargent"][quote="Croco"][url=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/62/ow7k.jpg/][img]https://2img.net/r/ihimizer/img62/5591/ow7k.jpg

pelo andar da carruagem,como me vou reformar qd tiver 80anos,um dia ainda faco patrulha num destes:)tenho de me habituar:)
avatar
nuno_ferraz
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 307
Mensagem : " Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce..."
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por Myke Dom 03 Nov 2013, 11:11

Neste debate das regras de trânsito para os ciclistas acho pertinente e tambem acho que nós agentes de auturidade ainda somos negligentes em relação aos ciclistas.
Já autuei por passarem o vermelho, por virem fora da "ciclovia", a resposta deles é sempre a mesma "não preciso de carta, não tenho de saber", errado, a negligencia é punivel.
Acho que temos que obrigar os ciclistas a cumprir, pois como dizia a senhora lá em cima, daqui a pouco os automobilistas têm de pedir licença para passar.
Uma das novas regras que vai ser negligenciada vai ser a de circular a PAR nas vias, no C.E. diz que não pode causar embaraço para o trânsito, mas os ciclistas não se vão lebrar disso quando forem na conversa.
Mais uma vez vamos ter de ser nós os maus e ensinar as regras aos utilizadores de bicicletas na via publica, porque eles não as vão ler.
Myke
Myke
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 42
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 220
Meu alistamento : Alistado em 1-06-2006

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por Filipe.T Seg 04 Nov 2013, 02:43

umas das principais dificuldades dos ciclistas e obterem o respeito dos condutores
Filipe.T
Filipe.T
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 32
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : Wink Wink

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por Filipe.T Seg 04 Nov 2013, 02:44

beselga6 escreveu:Vamos todos para o serviço de bicicleta.
bem pensado lol
Filipe.T
Filipe.T
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 32
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : Wink Wink

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por Alvaro Carvalho Seg 04 Nov 2013, 17:57

Filipe.T escreveu:umas das principais dificuldades dos ciclistas e obterem o respeito dos condutores
Plenamente de acordo.
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por AAAA Seg 04 Nov 2013, 18:03

Aquilo que eu sei é que a bicicleta é um veículo e eu vejo alguns que nao param nos vermelhos e falam ao telemóvel..... No Fixe
AAAA
AAAA
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 376
Mensagem : Morte aos chupa pilas

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por AAAA Seg 04 Nov 2013, 18:05

Ah e em sentido contrário... Acho bem que os ciclistas queiram ser respeitados, mas sendo assim, respeitem os demais utentes da via e o código da estrada
AAAA
AAAA
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 376
Mensagem : Morte aos chupa pilas

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por Filipe.T Ter 05 Nov 2013, 00:23

sim claro... existem erros das duas partes mas o carro e maior que a bicicleta looooool
Filipe.T
Filipe.T
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 32
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : Wink Wink

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por AAAA Ter 05 Nov 2013, 12:11

Ok, eu já andei muito de bicicleta, usava pedais de encaixe, e parava nos vermelhos...para não falar de outras coisas... por isso compreendo os dois lados, quando começarem a existir acidentes em curvas sem visibilidade nenhuma, depois talvez repensem a lei, é que há pessoas que não vão reler as ressalvas que o diploma prevê, eles podem andar a pares por exemplo, mas não em todo o lado...
AAAA
AAAA
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 376
Mensagem : Morte aos chupa pilas

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por dragao Seg 11 Nov 2013, 18:48

Novo Código da Estrada

Foi publicada a Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro, que altera e republica o Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de maio. Pode consultar aqui a nova versão do Código da Estrada, a qual entra em vigor em 1 de janeiro de 2014.

FONTE_ANSR
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por dragao Sáb 04 Jan 2014, 01:20

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DA ESTRADA (VIDEO) FONTE JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por jmflince Sáb 04 Jan 2014, 10:18

Novo Código da Estrada vai dar confusão nos testes de álcool

O novo Código da Estrada tem uma frase misteriosa sobre o recolha de sangue para determinar a taxa de alccolemia em casos de acidente: os envolvidos podem recusar-se a fazer o teste e terão de ser os médicos a fazer um exame "não intrusivo".

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, diz que a nova lei "não é exequível" e "não é para cumprir".

Fonte:http://expresso.sapo.pt/novo-codigo-da-estrada-vai-dar-confusao-nos-testes-de-alcool=f848762

O esclarecimento feito pelo Comando Operacional ao código da estrada de 31 de Dezembro de 2013, refere esta situação.
jmflince
jmflince
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo GNR
Nº de Mensagens : 1270
Mensagem : Estou a viver o tempo que perdi em trinta anos de serviço.


Meu alistamento : 04-03-1991

Ir para o topo Ir para baixo

DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS Empty Re: DEBATE EM ABERTO AO CÓDIGO DA ESTRADA/REGRAS DE TRÂNSITO PARA OS CICLISTAS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes