Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por dragao 2/12/2012, 21:49

Dois aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa intercetaram, este domingo, um avião ligeiro não identificado na zona da Guarda, junto à fronteira, após um alerta das autoridades espanholas.

De acordo com o porta-voz da FAP, tenente-coronel Rui Roque, o alerta das autoridades espanholas foi dado às 4.50 horas da madrugada de domingo, após Espanha ter intercetado uma aeronave ligeira, de dois lugares, não identificada.

No âmbito do sistema de defesa aérea, um avião militar espanhol tinha acompanhado a aeronave ligeira a partir das imediações do Golfo de Cádiz, no extremo sul do país, até à zona de fronteira com Portugal, mas teve de abandonar a missão, por falta de combustível.

Cerca das 6.18 horas, segundo o porta-voz, a FAP decidiu enviar dois aviões F-16 da base área militar de Monte Real, em Leiria, no encalço da aeronave não identificada, que seguia para norte, sempre junto à fronteira entre Espanha e Portugal.

O tenente-coronel Rui Roque indicou ainda à Lusa que os aviões portugueses chegaram a ter contacto por radar e visual com a aeronave, mas foi subitamente perdido a 10 quilómetros da fronteira, na zona do Sabugal, distrito da Guarda.

"Os dois F-16 fizeram várias passagens pelo local onde a aeronave deixou de ser avistada, não voltando a localizá-la, e depreenderam que terá aterrado no campo", indicou o porta-voz da FAP.

FONTE_JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23233
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por olhovivo 2/12/2012, 21:52

Golfo de Cádiz?Mais 400 Kg a caminho....
olhovivo
olhovivo
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 2371
Mensagem : Reflitamos em que são diferentes os caminhos que toma cada um para seguir em busca da verdade, em que muitas vezes só um antagonismo de nomes esconde um acordo real.


"Agostinho da Silva"
Meu alistamento : OUT91

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Roque 2/12/2012, 21:54

olhovivo escreveu:Golfo de Cádiz?Mais 400 Kg a caminho....

Na melhor das hipóteses.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por PINTAROLAS 2/12/2012, 22:11

Sendo hoje domingo(dia de passear), foram almoçar fora e fazer umas compras.
hmm

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por joao carlos rua 2/12/2012, 22:28

Interceptaram? E onde é que ele está?
joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Mike 07 2/12/2012, 22:59

joao carlos rua escreveu:Interceptaram? E onde é que ele está?

Não interceptaram!!!
Mike 07
Mike 07
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : Agente autoridade
Nº de Mensagens : 659
Meu alistamento : 20NOV1996

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Mike 07 2/12/2012, 23:01

[quote="Mike 07"]
joao carlos rua escreveu:Interceptaram? E onde é que ele está?

Não interceptaram!!! A avioneta foi mais rápida que os nossos F16!!!
Mike 07
Mike 07
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : Agente autoridade
Nº de Mensagens : 659
Meu alistamento : 20NOV1996

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Roque 2/12/2012, 23:04

Tiveram contacto visual com a aeronave. Toda a gente sabe que é só isso que se pode fazer, olhar e mandar parar. Se parar, porreiro, se não parar? Porreiro na mesma, "não podem" abater (havia de ser notícia quinze dias).

Gosto muito da FAP, mas não percebo para que temos aviões em "alerta" se, na realidade, não podem fazer coisa alguma para impedir. A não ser que o dito esteja notoriamente a preparar-se para se rebentar contra um hospital, ou a AR.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por zorro 3/12/2012, 00:02

Ao menos conseguiram ver a matricula??! ok1
zorro
zorro
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 40
Profissão : militar da GNR
Nº de Mensagens : 60
Meu alistamento : 2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por zealpha 3/12/2012, 03:54

este Portugal continua a ser uma anedota. no mínimo contactavam as autoridades em terra para abordagem da mesma
zealpha
zealpha
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 35
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 227
Meu alistamento : 02/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por johnny 3/12/2012, 08:08

ahahaha isto é de rir e mijar-me todo
Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Pjr-laug.... então a nossa elite dos ares não mandaram para a avionete em pleno ar para identificar o individuo
johnny
johnny
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 368
Mensagem : "!!Quanto mais magro esta o cão, mais as pulgas o mordem....!!"(Cabo de infantaria- Pantaleão).

"POR TODO O LADO CELERES SEMPRE FIRMES"
LOIOS 2003/2004
Meu alistamento : 2002/2003 GIA

https://www.facebook.com/johnnyfredericoborges.torres

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por carlos morais 3/12/2012, 12:32

Dois aviões da Força Aérea não interceptaram avião não identificado na zona da Guarda . Ahahahahahahahah......
avatar
carlos morais
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1173
Mensagem : Pela Patria e pela Lei
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
1983

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por irreverente 3/12/2012, 13:02

Ainda não percebi é quem foi o iluminado que se lembrou de fazer desta "fantochada" uma notícia.

Estavam bem era calados, pelo menos o Povo não sabia e não eram motivo de chacota pública.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por NIC 3/12/2012, 13:37

ATENÇÃO que segundo os OCS a FAP informou a GNR e não foi possível localizar em terra a aeronave.....
NIC
NIC
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 821
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por GIA2050 3/12/2012, 13:58

Um F16 não tem lentas, não faz estacionário, segundo li a aeronave, era de 2 tripulantes, bagageira pequena, por isso não é assim como se pensa um F16 acompanhar a aeronave.
Também não a ía abater só porque era suspeita.
É muito difícil localizar este tipo de pequenas aeronaves que aterram em terrenos privados e são facilmente colocadas longe de olhares.
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por dragao 3/12/2012, 14:10

Impossível determinar se avião intercetado aterrou em Portugal
O porta-voz da Força Aérea explicou, esta segunda-feira, que é impossível determinar se o avião perseguido, no domingo, por dois caças F-16, tenha aterrado em território português, uma vez que voou sempre entre um lado e o outro da fronteira.




foto HENRIQUES DA CUNHA/GLOBAL IMAGENS
Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Ng2258048
F-16 da Força Aérea intercetaram avião

Dois aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) intercetaram, no domingo, um avião ligeiro não identificado na zona da Guarda, junto à fronteira, após um alerta das autoridades espanholas.
O tenente-coronel Rui Roque referiu, à agência Lusa, que o acompanhamento da aeronave se fez sempre junto à linha de fronteira com Espanha, por vezes do lado português, por vezes do lado espanhol, sendo impossível determinar de que lado se fez a aterragem.
Isto porque os radares de defesa aérea, que "acompanharam continuamente" o pequeno avião, mesmo quando ele voava a uma "baixíssima altitude", só deixaram de o poder fazer no momento em que a aeronave, aparentemente, aterrou, saindo dos radares.
"Deve ter aterrado, é a única explicação", justificou o porta-voz da Força Aérea, que acrescentou que o acompanhamento de uma pequena aeronave, que voa, no máximo, a 120 nós, e que pode aterrar em qualquer estrada ou descampado, é particularmente difícil para os caças F-16, que voam no mínimo a 300 nós, não podem reduzir velocidade no ar.
Ainda assim, a Força Aérea transmitiu à GNR uma localização a oito milhas da fronteira com Espanha, aquela onde os caças portugueses se encontravam quando a aeronave desapareceu dos radares.

FONTE_JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23233
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por foca branca 3/12/2012, 14:17

ora vejamos, quando se manda um individuo com uma "espingarda automatica" para matar um "mosquito" corre-se esse risco.
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por BlackOps 3/12/2012, 15:34

mandam a batata quente para a GNR!!!! bla bla bla a GN foi informada!!!!

agora resta saber se foi informada atempadamente, como para poder fazer algo ou foi avisada umas horas depois... quando ja tinha descargado tudo e ja tinham escondido a avioneta!!!
BlackOps
BlackOps
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : MILITAR GNR
Nº de Mensagens : 472
Mensagem : SI VIS PACEM PARA BELLUM

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por dragao 4/12/2012, 13:57

Ministro da Defesa diz que avião perseguido não é ameaça para Portugal
O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que o avião ligeiro que foi perseguido, domingo, por dois caças F-16 da Força Aérea e depois desapareceu do radar, não constituiu ameaça sobre o território português.




foto Pedro Rocha / Global Imagens
Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Ng2260220
Ministro da Defesa
"A verdade é que não constituiu uma ameaça sobre o território português, não constituiu uma ameaça em Portugal. A operação depois tem contornos técnicos que estão a ser apurados, mas a verdade é que, dentro daquilo que era a ameaça que constituiu, foram feitas as operações que tinham que acontecer", afirmou José Pedro Aguiar-Branco.
Questionado pelos jornalistas à margem de uma conferência no Instituto de Defesa Nacional, Lisboa, o ministro sublinhou que existiu uma "boa cooperação" quer com as autoridades espanholas quer com a NATO.
Questionado sobre se foi aberto algum inquérito, Aguiar-Branco respondeu que "inquérito não há", precisando que foi feita a verificação dos procedimentos "que em termos de Força Aérea tinham que ocorrer" e que a "resposta é positiva".
"Tanto que houve, seguramente, a manobra de dissuasão suficientemente relevante para que estejamos aqui a falar sobre alguma coisa que em termos de ameaça não se concretizou", afirmou.
Dois aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) perseguiram, domingo, um avião ligeiro não identificado na zona da Guarda, junto à fronteira, após um alerta das autoridades espanholas.
FONTE_JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23233
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Roque 4/12/2012, 14:02

Não foi uma ameaça, mas se fosse o resultado seria o mesmo.

Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Rotax 4/12/2012, 14:45

Eu como Piloto Privado de Aeronaves posso vos dizer que a intercepção não é tão fácil como parece.As velocidades deste tipo de aeronave são incrivelmente baixas quando devidamente configuradas,e se voares 100 ou 200 pés acima do terreno (AGL) nem o radar primário nem o secundário te consegue identificar.Qualquer estrada,caminho ou terreno minimamente preparado serve para aterrar um aparelho deste tipo.Para ter uma ideia consegue-se uma aproximação de 30,40 Knots em full flaps e necessita de apenas 80 metros para parar.Por isso facilmente se aterra e esconde a aeronave em qualquer lugar.Não critiquem a operacionalidade dos pilotos de F16 Portugueses,pois são dos melhores do mundo.Não sabemos o resto dos elementos da noticia apenas o que veio publicado na comunicação social.
Rotax
Rotax
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 512
Mensagem : Só se é Comandante depois de ganhar o respeito dos homens que se comanda.
Meu alistamento : 2º 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Roque 4/12/2012, 15:23

Falando por mim, não estou a criticar os camaradas da FAP. Tenho uma história com a FAP e, pode ter a certeza, também percebo a dificuldade da missão deles.

O que estou a criticar, e não sou o único (Os pilotos também pensam assim) é a falta de autonomia que se tem, a inexistência de poder real. Abater a aeronave, mesmo que fosse um risco, seria o fim da carreira deles. Não "podem" fazer isso.

Tal como na GNR, falta poder real à FAP. O poder está na mão dos "maus".
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Rotax 4/12/2012, 15:28

O único que poderia dar essa ordem era o Primeiro Ministro.
Rotax
Rotax
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 512
Mensagem : Só se é Comandante depois de ganhar o respeito dos homens que se comanda.
Meu alistamento : 2º 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Roque 4/12/2012, 15:31

Rotax escreveu:O único que poderia dar essa ordem era o Primeiro Ministro.

E não o faria. Era aí que queria chegar.

Colocar decisões operacionais, fulcrais, na mão de políticos é errado. Sempre foi e sempre será. Abater uma aeronave não é assinar um tratado, não se pode pensar meses.

É o que há.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Rotax 4/12/2012, 15:42

Roque escreveu:
Rotax escreveu:O único que poderia dar essa ordem era o Primeiro Ministro.

E não o faria. Era aí que queria chegar.

Colocar decisões operacionais, fulcrais, na mão de políticos é errado. Sempre foi e sempre será. Abater uma aeronave não é assinar um tratado, não se pode pensar meses.

É o que há.
Se realmente transportava droga ou qualquer produto ilícito até era "aceitável" pela sociedade,agora imaginem que vem apenas com avaria no Transponder e Rádio era suicídio politico dar a ordem de abater.Acho que ninguém daria essa ordem em Portugal
Rotax
Rotax
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 512
Mensagem : Só se é Comandante depois de ganhar o respeito dos homens que se comanda.
Meu alistamento : 2º 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por bardock 4/12/2012, 16:26

Rotax escreveu:
Roque escreveu:
Rotax escreveu:O único que poderia dar essa ordem era o Primeiro Ministro.

E não o faria. Era aí que queria chegar.

Colocar decisões operacionais, fulcrais, na mão de políticos é errado. Sempre foi e sempre será. Abater uma aeronave não é assinar um tratado, não se pode pensar meses.

É o que há.
Se realmente transportava droga ou qualquer produto ilícito até era "aceitável" pela sociedade,agora imaginem que vem apenas com avaria no Transponder e Rádio era suicídio politico dar a ordem de abater.Acho que ninguém daria essa ordem em Portugal
No meio disto tudo continuo sem perceber...se ela circulava a velocidade baixas porque não se usava um Helicóptero?
bardock
bardock
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 1152
Mensagem : "Morte ou Glória"

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Roque 4/12/2012, 18:43

Rotax, exacto.

Numa situação análoga: entrar numa casa e um sujeito empunhar uma arma de fogo, pronta a disparar que, só por acaso, está apontada a si ou à sua parelha. O camarada fica a pensar: "Se calhar não está municiada... Se calhar ele não tem coragem"? Existe sempre essa hipótese, cabe ao operacional decidir.

Claro que, em qualquer dos casos, está tramado. A questão é: Prefere morrer ou destruir a carreira?

Não que considere que se deva abater uma aeronave pelo simples motivo de não comunicar em espaço aéreo alheio, ou até por trazer droga, mas imagine que se despenhava numa escola? Que havia indícios de terrorismo? Não acredito que o PM desse autorização, nem nesse caso. Haveria sempre o "E se..."

Quanto à abordagem que foi feita, é a que está prevista.
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Gil Vicente 4/12/2012, 19:43

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que o avião ligeiro que foi perseguido, domingo, por dois caças F-16 da Força Aérea e depois desapareceu do radar, não constituiu ameaça sobre o território português.
Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Ng2260220
"A verdade é que não constituiu uma ameaça sobre o território português, não constituiu uma ameaça em Portugal. ..................... ". Como eu o entendo. Se considera que esta ocorrência não constituíu ameaça ao território, o Sr. MD sabe bem porquê! Para mim, não vale a pena a qualquer grupo terrorista internacional vir a Portugal, pois terroristas e malfeitores no Governo, tem o território português tem abundância.
Gil Vicente
Gil Vicente
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 64
Profissão : Duarda da Guarda
Nº de Mensagens : 1946
Mensagem : Gozar na Reserva aquilo que não me era permitido gozar no Activo. Já agora também poder livremente privar com os Netos, coisa que muitas vezes me foi sonegado para acompanhamento dos Filhos.
Finalmente a Reserva, mas até agora nos retiram DIREITOS.
Meu alistamento : 13MAI85 2ºT/GF
Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Rotax 4/12/2012, 20:29

Roque escreveu:Rotax, exacto.

Numa situação análoga: entrar numa casa e um sujeito empunhar uma arma de fogo, pronta a disparar que, só por acaso, está apontada a si ou à sua parelha. O camarada fica a pensar: "Se calhar não está municiada... Se calhar ele não tem coragem"? Existe sempre essa hipótese, cabe ao operacional decidir.

Claro que, em qualquer dos casos, está tramado. A questão é: Prefere morrer ou destruir a carreira?

Não que considere que se deva abater uma aeronave pelo simples motivo de não comunicar em espaço aéreo alheio, ou até por trazer droga, mas imagine que se despenhava numa escola? Que havia indícios de terrorismo? Não acredito que o PM desse autorização, nem nesse caso. Haveria sempre o "E se..."

Quanto à abordagem que foi feita, é a que está prevista.

Concordo contigo Roque,mas acredita que que se um dia houver risco para a segurança Nacional é dada a ordem.Na minha opinião houve muitos se?se?se?Por transportar alegadamente estupefacientes não é razão para abater.Posso te dar dois exemplos de aeronaves ligeiras interceptadas recentemente que tive conhecimento,e posso te dizer que uma quando aterrou tinha a autoridade á espera.
Rotax
Rotax
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 512
Mensagem : Só se é Comandante depois de ganhar o respeito dos homens que se comanda.
Meu alistamento : 2º 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Roque 4/12/2012, 20:34

Espero que nunca se tenha de "tirar a teima". Mais pelos camaradas do que pelo poder político.

De qualquer das formas, há que louvar a prontidão dos militares.

Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Rotax 4/12/2012, 20:47

A Sra Merkel quando esteve em Lisboa o espaço aéreo foi encerrado e apenas permitido tráfego a voos comerciais e aeroambulancias.Não tenho dúvida que nessa altura se fosse necessário a ordem era dada.De louvar a prontidão dos Militares da Força Aérea pois em 15 minutos estão no ar para fazer face a qualquer situação,e só ai é que sabem o tipo de missão e onde vão a desempenhar.
Rotax
Rotax
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 512
Mensagem : Só se é Comandante depois de ganhar o respeito dos homens que se comanda.
Meu alistamento : 2º 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por foca branca 4/12/2012, 23:02

bardock escreveu:
Rotax escreveu:
Roque escreveu:

E não o faria. Era aí que queria chegar.

Colocar decisões operacionais, fulcrais, na mão de políticos é errado. Sempre foi e sempre será. Abater uma aeronave não é assinar um tratado, não se pode pensar meses.

É o que há.
Se realmente transportava droga ou qualquer produto ilícito até era "aceitável" pela sociedade,agora imaginem que vem apenas com avaria no Transponder e Rádio era suicídio politico dar a ordem de abater.Acho que ninguém daria essa ordem em Portugal
No meio disto tudo continuo sem perceber...se ela circulava a velocidade baixas porque não se usava um Helicóptero?

porque não temos helicopteros militares nessa zona, bem como os helis que temos, são de transporte e salvamento.
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Roque 4/12/2012, 23:18

http://www.passarodeferro.com/2012/12/consideracoes-sobre-uma-intercecao.html
Roque
Roque
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão : Militar da GNR\UI
Nº de Mensagens : 3093
Mensagem : "Their brands were still on fire and their hooves were made of steel"

Ir para o topo Ir para baixo

Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda Empty Re: Dois aviões da Força Aérea intercetaram avião não identificado na zona da Guarda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes