Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por antipilho Sex Mar 22, 2013 7:59 pm

A GNR identificou 28.197 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país, mais 22,6% do que na operação "Censos Sénior" realizada no ano passado.

foto LISA SOARES / GLOBAL IMAGENS / ARQUIVO
Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Ng2452066

Dos 28.197 idosos sinalizados pela GNR, 19.455 vivem sozinhos e 6.565 residem em locais isolados, adianta uma nota do comando-geral da Guarda Nacional Republicana.

Os militares da GNR identificaram também 2.177 idosos a viverem sozinhos e isolados.

A GNR sinalizou ainda 441 idosos que necessitaram de acompanhamento por parte de instituições de apoio social locais.

No âmbito da operação "Censos Sénior", que se realizou em todo o país entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, a GNR registou um aumento de 22,6% de idosos a viver sozinhos ou isolados em relação ao ano passado, quando foram sinalizados 23.001.

A operação teve por objetivo a atualização do registo dos idosos que vivem sozinhos ou isolados e a identificação de novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.

Segundo a GNR, o processo de sinalização dos idosos foi feito através do preenchimento de uma "ficha de residência", que permitiu a recolha dos elementos necessários para a elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências e que visa a posterior realização de um patrulhamento orientado para aquela população específica.

Em paralelo com a operação "Censos Sénior", os militares da GNR desenvolveram também ações no âmbito do "Programa Residência Segura", que tem com o objetivo a georreferenciação de residência isoladas para "uma melhor localização em caso de ocorrência ou emergência".

Segundo a GNR, a este programa aderiram 14.642 proprietários de residências.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3124868&page=-1
antipilho
antipilho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 34
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 607
Mensagem : C.R.P. Artigo 26.º Outros direitos pessoais 1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania, ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra quaisquer formas de discriminação.
Meu alistamento : 2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Re: Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por jmflince Sex Mar 22, 2013 10:14 pm

Vou ironizar um pouco... Mas eu já passei muitos turnos no Posto de atendimento, nos turnos de noite sozinho...O governo também devia promover um censos para este drama que se passa com a falta de pessoal nos postos...
jmflince
jmflince
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo GNR
Nº de Mensagens : 1270
Mensagem : Estou a viver o tempo que perdi em trinta anos de serviço.


Meu alistamento : 04-03-1991

Ir para o topo Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Re: Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por FORASTEIRO Sex Mar 22, 2013 10:25 pm

já passou?
eu ainda passo!
mas antes sozinho do que mal acompanhado.
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Re: Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por Katuxa Sáb Mar 23, 2013 11:53 am

Aqui na minha quinta está a pensar-se em criar (para funcionar e não para inglês ver...) uma Comissão Municipal de Proteção do Idoso.

Há uma máxima índia que diz mais ao menos isto: a evolução de uma sociedade verifica-se pela capacidade que esta tem de cuidar/proteger as suas crianças e os seus velhos.
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Re: Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por Croco Qui Set 26, 2013 3:49 pm

GNR sinalizou 28.197 idosos a viverem sozinhos ou em situação de isolamento
A GNR sinalizou, no âmbito da operação Censos Sénior 2013, 28.197 idosos a viverem sozinhos ou em situação de isolamento, divulgou hoje a Guarda Nacional Republicana.

Dos 28.197 idosos referenciados, 19.455 vivem sozinhos, 6.565 vivem isolados e 2.177 vivem sozinhos e isolados, precisa a GNR.

Paralelamente, e à semelhança de anos anteriores, a GNR realiza de quinta-feira a 31 de Outubro a Operação "Idosos em Segurança 2013" que visa "potenciar o sentimento de segurança" junto da população idosa.

Assim, no âmbito do policiamento, os militares afectos à operação efectuam um conjunto de acções de sensibilização que compreendem contactos com a população idosa, quer nos seus locais de residência, quer em locais onde seja possível a sua concentração (acções de sala).

Estes encontros destinam-se a transmitir aos idosos uma série conselhos em relação aos procedimentos de segurança a ter em situações de burla, contos do vigário e furtos em residências.

A operação visa promover uma maior proximidade da Guarda à população idosa, através da distribuição de desdobráveis com conselhos de segurança, bem como através da distribuição do Cartão Sénior, com os contactos dos militares dos núcleos Idosos em Segurança.
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=86367


Começa hoje a operação da GNR "Idosos em Segurança 2013"
26 Set, 2013, 09:45 / atualizado em 26 Set, 2013, 09:49

Os militares vão realizar um conjunto de ações de sensibilização. Pretendem transmitir conselhos em relação aos procedimentos de segurança a ter em situações de burla e furtos. A operação "idosos em segurança 2013" termina no dia 31 de outubro.
VÍDEO http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=683320&tm=8&layout=122&visual=61
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Re: Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por jose alho Qui Set 26, 2013 8:44 pm

Maravilhosa esta iniciativa--- amen 

A PSP com a sua iniciativa que começou hoje, ficou ofuscada.... HeeHeeHee 

5 estrelas. Parabens. Queriam música....... risssssssssssssss
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Re: Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por FORASTEIRO Qui Set 26, 2013 9:08 pm

este é um dos "serviços" que devia haver proteção 24h sob 24h, mas não, é das 9h as 17h.... e todos sabem por quem é feito..

" A operação "idosos em segurança 2013" termina no dia 31 de outubro."amen amen
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Re: Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por jomarabu Qui Set 26, 2013 9:49 pm

Tal e qual Forasteiro!!!

Partilho as tuas palavras!!!palmas
jomarabu
jomarabu
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2040
Mensagem : «Se quer que os outros gostem de si, se quiser desenvolver
amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros e ao mesmo
tempo ajudar-se a si próprio, guarde este princípio em mente:
Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas.»
Dale Carnegie
Meu alistamento : EPG -AIP /2002

Ir para o topo Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Re: Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por Katuxa Sex Set 27, 2013 7:49 am

Há comunidades que gostariam de ter esse serviço, mesmo que fosse das 9 às 17h...
Katuxa
Katuxa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Feminino
Idade : 54
Profissão : Professora
Nº de Mensagens : 1674
Mensagem : Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados Empty Re: Mais de 28 mil idosos a vivem sozinhos ou isolados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes