Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida Empty Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Mensagem por J.B. Seg 09 Set 2013, 11:13

Bons dias camaradas.
Gostava de saber se anda por aqui alguem que possa esmiuçar a situação que vou apresentar.

Á alguns dias a um familiar meu surgiu-lhe uma avaria no carro particular, mais concretamente a bomba de água gripada.
Ora como tinha feito a revisão dos 90.000Km numa oficina á 23 meses foi-lhe dito por representante desta que iriam assumir a avaria e substituir a referida bomba de água.
Assim esse meu familiar deixou lá o carro para reparar, tendo-o ido buscar alguns dias depois. Nessa altura questionou o representante da oficina acerca da garantia da nova bomba e este disse que esta apenas teria garantia de um mês, mais concretamente até ao fim da garantia da que foi substituida.

Face á situação exposta fui consultar a legislação que regula esta área e encontrei o Dec.lei nº 84/2008 de 21 de Maio que diz no nº 6 do artº 5º que "Havendo substituição do bem, o bem sucedânio goza de um prazo de garantia de dois ou cinco anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel".

Face á intrepretação deste diploma fiquei com a ideia que a nova bomba de água tem que ter garantia no minimo de dois anos a contar do dia em que foi montada no motor.

Apesar de tudo gostaria de saber outras opiniões, pois várias cabeças pensam melhor que uma.
J.B.
J.B.
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 50
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 230
Mensagem : Vive e deixa viver.....
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida Empty Re: Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 09 Set 2013, 11:32

Camarada,
Qualquer nova peça automóvel tem 2 anos de garantia, seja ela paga, ou seja 'dada' em substituição de uma outra avariada.
Contrariamente ao que se tem verificado no sector automóvel, o prazo de garantia de um bem será reiniciado caso exista a sua substituição.
No que diz respeito às garantias dos bens de consumo, o Dec.Lei 84/2008, de 21 Maio, estabelece "um prazo máximo de 30 dias para a reparação dos bens móveis"... julgo estar aqui a origem do equívoco.
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida Empty Re: Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Mensagem por J.B. Seg 09 Set 2013, 11:51

Brave Sir Robin escreveu:Camarada,
Qualquer nova peça automóvel tem 2 anos de garantia, seja ela paga, ou seja 'dada' em substituição de uma outra avariada.
Contrariamente ao que se tem verificado no sector automóvel, o prazo de garantia de um bem será reiniciado caso exista a sua substituição.
No que diz respeito às garantias dos bens de consumo, o Dec.Lei 84/2008, de 21 Maio, estabelece "um prazo máximo de 30 dias para a reparação dos bens móveis"... julgo estar aqui a origem do equívoco.
Obrigado camarada.
Vejo que tem a mesma interpretação do diploma que eu.
Em relação ao "equivoco" não tem a ver com o tempo de reparação mas sim com a garantia da peça avariada que tinha somente 23 meses de funcionamento.
No entanto obrigado pela opinião e vamos ver se mais alguem opina sobre este assunto.
J.B.
J.B.
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 50
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 230
Mensagem : Vive e deixa viver.....
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida Empty Re: Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 09 Set 2013, 16:26

Referia-me ao equívoco tido pelo representante da oficina, uma vez que o mesmo afirmou que a "nova bomba (...) apenas teria garantia de um mês"...

O meu conselho é que, seja em oficinas de marca ou em mero biscateiro, quando instalarem peças novas nos vossos veiculos, para além do documento comprovativo da realização dos trabalhos de reparação, e o de facturação, solicitem igualmente a apresentação das peças substituídas.
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida Empty Re: Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Mensagem por dragao Seg 09 Set 2013, 16:28

Fixe 
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23261
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida Empty Re: Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Mensagem por PINTAROLAS Seg 09 Set 2013, 18:19

Muito se aprende neste nosso Fórum.

_____________________________________________
Regras
Utilizadores com acessos especiais
Posto Virtual/Expediente
Facebook Fórum GNR
UTILIZAR FUNÇÃO "BUSCAR"
Linha de Apoio Psicossocial 800962000
Wink
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida Empty Re: Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Mensagem por Overlord Ter 10 Set 2013, 22:24

Em relação a bomba de agua esta poderá ser considerado peça de desgaste rápido e portanto a sua garantia seria de 6 meses apenas
Overlord
Overlord
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 94
Profissão : GUarda de infantaria
Nº de Mensagens : 1183

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida Empty Re: Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Mensagem por Almeida Pinto Qua 11 Set 2013, 01:35

Brave Sir Robin escreveu:Camarada,
Qualquer nova peça automóvel tem 2 anos de garantia, seja ela paga, ou seja 'dada' em substituição de uma outra avariada.
Contrariamente ao que se tem verificado no sector automóvel, o prazo de garantia de um bem será reiniciado caso exista a sua substituição.
No que diz respeito às garantias dos bens de consumo, o Dec.Lei 84/2008, de 21 Maio, estabelece "um prazo máximo de 30 dias para a reparação dos bens móveis"... julgo estar aqui a origem do equívoco.
Sempre pronto a ajudar palmas palmas
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida Empty Re: Duvida - prazo de garantia de peça auto substituida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes