Cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ( saiba o que fazer para o obter)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Novo Cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ( saiba o que fazer para o obter)

Mensagem por dragao Qui 12 Dez 2013, 10:02

Estacionamento

1. Tenho uma deficiência que me condiciona a mobilidade, tenho direito a um lugar de estacionamento reservado na via pública ou em parques de estacionamento?

Sim, se tiver uma deficiência condicionadora da mobilidade que lhe confira um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, e possuir um Cartão de Estacionamento,tem direito a estacionar nos locais que lhe estão especialmente destinados, e que para o efeito estarão devidamente assinalados.

A sinalização destes lugares é feita por um painel que contem os seguintes pictogramas: uma pessoa em cadeira de rodas, ou, uma pessoa em cadeira de rodas, uma mulher grávida e outra com uma criança ao colo.

Em situações de absoluta necessidade, pode ainda estacionar, fora dos locais reservados, por curtos períodos de tempo, desde que não prejudique a normal e livre circulação de peões e de veículos.

2. O que são consideradas deficiências condicionadoras da mobilidade?

Consideram-se pessoas com deficiência condicionadora da mobilidade as que possuam:

a) Deficiência motora, ou seja, toda aquela que, por motivo de lesão, deformidade ou enfermidade, congénita ou adquirida, seja portadora de deficiência motora ao nível dos membros inferiores ou superiores, de carácter permanente, de grau igual ou superior a 60%, avaliada pela Tabela Nacional de Incapacidades, desde que tal deficiência lhe dificulte, comprovadamente:

1) A locomoção na via pública sem auxílio de outrem ou sem recurso a meios de compensação, nomeadamente próteses e ortóteses, cadeiras de rodas, muletas e bengalas, no caso de deficiência motora ao nível dos membros inferiores;

2) O acesso ou utilização dos transportes públicos colectivos convencionais, no caso de deficiência motora ao nível dos membros superiores;

ou

b) Multideficiência profunda, ou seja qualquer pessoa que para além de deficiência física ou motora, tenha cumulativamente deficiência sensorial, intelectual ou visual de carácter permanente, de que resulte um grau de incapacidade igual ou superior a 90% avaliada pela Tabela Nacional de Incapacidades.

3. Como é identificado o meu carro?


É identificado, desde Dezembro de 2003, através de um Cartão de Estacionamento, de modelo comunitário, para pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade, cujo modelo foi aprovado pelo Decreto-Lei nº307/2003, de 10 de Dezembro.

O Cartão deve ser colocado junto ao pára-brisas dianteiro do seu automóvel, ou daquele em que se faça deslocar, de forma visível do exterior, sempre que este se encontre estacionado nos locais que lhe estão especialmente destinados.

4. Qual a entidade onde devo requerer o Cartão de Estacionamento para pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade?

Para requerer o novo Cartão de Estacionamento deve o interessado ou quem o represente, apresentar requerimento no Instituto da Mobilidade e Transportes, IP (IMT,IP). 

5. O que é necessário para pedir o cartão e como posso pedi-lo?

Pode o interessado ou quem o represente, pedi-lo por meio electrónico ou presencialmente, em qualquer posto de atendimento do IMT, IP, incluindo nas Lojas do Cidadão (algumas destas lojas prestam este serviço no Balcão multiserviços).

Deverá fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:

- Requerimento fornecido pelo IMT, IP, devidamente preenchido e assinado;

- Documento de identificação, nomeadamente o Cartão do Cidadão, que fará prova da identificação e residência do interessado;

- Atestado Médico de Incapacidade Multiuso emitido pelo Delegado de Saúde da área de residência, onde esteja certificada a condição de pessoa com deficiência motora ou de pessoa com multideficiência profunda (no caso de pessoas com deficiência das Forças Armadas ou a elas equiparadas, com incapacidade motora igual ou superior a 60%, a certificação do grau de incapacidade faz-se através do Cartão de Pessoa Deficiente das Forças Armadas, emitido pelo Ministério da Defesa Nacional).

6. Que características tem o cartão e qual a sua validade?


- O cartão de estacionamento é de modelo comunitário uniforme. Na frente consta o símbolo internacional da acessibilidade com uma figura em branco representando uma pessoa em cadeira de rodas sobre um fundo azul, com a frase Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência nas línguas da Comunidade Europeia;

- No verso consta a identificação do seu portador (nome, apelido, data de nascimento, morada e assinatura);

- Pelas suas características este cartão é pessoal e intransmissível;
- Tem a validade de dez anos, salvo se o atestado médico multiuso determinar a reavaliação da incapacidade, caso em que o período de validade corresponde à data estabelecida para a reavaliação. 

7. Quais as vantagens do Cartão de Estacionamento?

O Cartão é reconhecido pelos estados-membros da União Europeia, garantindo aos seus titulares, quando estes se desloquem aos mesmos, idênticas facilidades de estacionamento que aos seus nacionais.

O Cartão é concedido independentemente da titularidade ou propriedade do veículo, podendo ser requerido por qualquer pessoa com deficiência, condicionada na sua mobilidade, facilitando o seu transporte em veículo de outrem.

O Cartão garante o estacionamento da sua viatura ou da de outrem onde se faz transportar, não só nos locais reservados para o efeito, como permite ainda o estacionamento em outros locais, em situações de absoluta necessidade e por curtos períodos de tempo desde que não prejudique a normal e livre circulação de peões e de veículos.

8. Que responsabilidades são cometidas ao titular do Cartão de Estacionamento?

O Cartão só pode ser utilizado em veículo que transporte efectivamente a pessoa com deficiência seu titular.

A utilização indevida ou fraudulenta do cartão implica a sua imediata apreensão e suspensão por um período de um ano, podendo o mesmo ser apreendido definitivamente no caso de reincidência.

São competentes para apreender o Cartão as autoridades de investigação criminal ou de fiscalização do trânsito ou seus agentes.
9. Se encontrar um lugar reservado a pessoas com deficiência ocupado por uma viatura que nele se encontre indevidamente, prejudicando o meu direito ao estacionamento, a lei permite alguma forma de intervenção no sentido de desmotivar esta prática?

Sim. No Código da Estrada e legislação complementar, estão consagrados explicitamente novos direitos das pessoas com deficiência, designadamente, a possibilidade de remoção dos veículos estacionados indevidamente.

10. Para além do direito de estacionamento nos locais assinalados nos parques de estacionamento e via pública em geral, posso requerer um lugar de estacionamento junto da minha habitação ou do meu local de trabalho?

Em princípio, se tiver uma deficiência motora que lhe confira um grau de incapacidade igual ou superior a 60% ou tiver multideficiência profunda com grau de incapacidade igual ou superior a 90%, poderá requerer um lugar de estacionamento junto da sua habitação ou do seu local de trabalho.

11. A que entidade me devo dirigir para o efeito?

Para obter estes lugares de estacionamento junto da sua habitação ou do seu local de trabalho deverá dirigir-se à respectiva Câmara Municipal.
12. Outro automóvel que transporte uma pessoa com deficiência detentora de Cartão de Estacionamento pode estacionar junto da minha residência, no local que requeri?

Sim pode, desde que esteja devidamente  identificado através de Cartão de Estacionamento.


13. Que legislação devo consultar?

  • Decreto-Lei nº307/2003, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº17/2011, de 27 de Janeiro, Cartão de Estacionamento de modelo Europeu;
  • Decreto-Lei n.º 202/96, de 23 de Outubro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº174/97, de 19 de Julho, e pelo Decreto-Lei nº291/2009, de 12 de Outubro, Atestado Médico de Incapacidade Multiuso ;
  • O Código da Estrada.
    Decreto-Lei nº81/2006, de 20 de Abril - Regime relativo às condições de utilização dos parques e zonas de estacionamento.


Última edição por dragao em Ter 17 Dez 2013, 18:08, editado 3 vez(es)
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Re: Cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ( saiba o que fazer para o obter)

Mensagem por alves80 Qui 12 Dez 2013, 10:38

Fixe
alves80
alves80
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 16
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Re: Cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ( saiba o que fazer para o obter)

Mensagem por Christo Qui 12 Dez 2013, 14:55

Certificado médico com indicação da incapacidade MOTORA, com este documento dirigir ao IMT, que posterioremente vem ter a casa o respetivo cartão
Christo
Christo
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 49
Mensagem : Quando apontares o dedo a alguém, lembra-te que estão três a apontar para ti....
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Re: Cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ( saiba o que fazer para o obter)

Mensagem por dragao Qui 12 Dez 2013, 15:36

christo, o post colocado já elucida o cidadão sobre os passos a dar para obter o dito cartão Smile
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Re: Cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ( saiba o que fazer para o obter)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes