Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por dragao Ter 01 Dez 2015, 09:04

O estatuto profissional do pessoal com funções policiais da PSP cria uma nova tabela remuneratória, o que implica um aumento de cerca de 50 euros para os polícias que estão no início das carreiras de agente, chefe e oficial


O novo estatuto profissional da Polícia de Segurança Pública, que prevê um aumento salarial de mais de 50 euros para cerca 25% do efetivo, entra em vigor esta terça-feira. O estatuto profissional do pessoal com funções policiais da PSP cria uma nova tabela remuneratória, o que implica um aumento de cerca de 50 euros para os polícias que estão no início das carreiras de agente, chefe e oficial.
Numa resposta enviada à agência Lusa, a direção nacional da PSP refere que estão a ser realizadas "as ações necessárias para a rápida efetivação" da nova tabela remuneratória, sublinhando que a "verba necessária não foi consagrada no orçamento em vigor".
A direção nacional da PSP refere também que estão a ser desenvolvidas as "diligências necessárias à plena operacionalização" do novo estatuto profissional, "designadamente os normativos internos e as propostas a submeter superiormente".
A primeira versão do documento apresentada pelo Governo PSD/CDS foi fortemente criticada pelas estruturas sindicais, mas acabou por merecer a aprovação dos principais sindicatos, sendo uma das exceções o Sindicato Nacional dos Oficiais de Polícia (SNOP).
O presidente do SNOP, Henrique Figueiredo, disse à Lusa que o sindicato apresentou aos grupos parlamentares, Presidente da República, procuradora-geral da República e provedor de Justiça um pedido de fiscalização da constitucionalidade de algumas normas do diploma.
O presidente do sindicato que representa a maioria dos comandantes e dos diretores da PSP afirmou que "há um conjunto de normas que são claramente inconstitucionais", como a promoção automática de 130 oficiais de carreira e os aumentos salariais para 25% do efetivo, além dos dias de férias terem passado dos atuais 25 para os 22.
Henrique Figueiredo adiantou que a alteração do número de dias de férias é uma matéria da competência da Assembleia da República, não do Governo, e que o aumento remuneratório apenas para 25% dos polícias é "claramente uma violação".
Já a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), que assinou um memorando de entendimento com o Ministério da Administração Interna no final das negociações do diploma, considera que a direção nacional da PSP já teve tempo para se adaptar.
O presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, disse à Lusa que a ASPP recebeu garantias da anterior ministra da Administração Interna Anabela Rodrigues que existem as condições financeiras para a entrada em vigor do diploma.
O novo estatuto procede "à alteração dos tempos mínimos de antiguidade como condição de promoção, tendo em vista uma adequada projeção da carreira dos polícias", e prevê uma progressão normal para os oficiais de carreira.
O decreto-lei consagra também o mecanismo de passagem automática à pré-aposentação, desde que reunidos os requisitos, designadamente 55 anos de idade e 36 anos de serviço.
Para tal, segundo o documento, vai ser feito um "reforço e renovação de efetivos por meio de abertura de concursos regulares de ingresso na PSP".
O novo estatuto profissional da PSP estabelece a criação de uma nova categoria na carreira de agente e uma outra na de chefe, permitindo que "os polícias com mais experiência possam desempenhar funções de supervisão e assessoria".
O estatuto prevê igualmente que os polícias que tenham mais de 55 anos deixem de realizar trabalhos por turnos em período noturno em 2019, além de manter as 36 horas de trabalho e diminuir os dias de férias, que serão compensados com uma folga após trabalho nos feriados e com um prémio de desempenho.
O diploma estabelece ainda que os polícias que completem 60 anos ou após cinco anos de pré-aposentação passem à aposentação, sem redução no valor da pensão.

Expressos
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por dragao Ter 01 Dez 2015, 09:13

Triste realidade.
Num País que se diz haver igualdade de direitos, por aqui se vê as diferenças profundas entre duas forças de segurança (PSP/GNR)que por sinal desempenham exatamente as mesmas funções.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por DNS Ter 01 Dez 2015, 09:26

Mas a GNR continua a encher os cofres aos gatunos!
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por FORASTEIRO Ter 01 Dez 2015, 10:11

A GNR vai ter direito ao mesmo, ou seja, 22 dias de férias em vez dos 25.........
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por joao carlos rua Ter 01 Dez 2015, 10:49

Já não é mau... grande risota2
joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por LuisAlentejano Ter 01 Dez 2015, 10:58

Quer concordemos ou não, o anterior governo foi muito inteligente na gestão deste processo. 
Negociou com toda a gente, assinaram-se memorandos e coisas parecidas. "Tudo era lindo!!"
Depois aprova apenas um dos estatutos e divide para reinar!
A PSP deixou de ter motivo para contestar pois todas as suas "preces foram ouvidas" e a GNR ficou a ver passar os barcos (outra vez). E os memorandos assinados nem para limpar o XXXXXX servem, pois o anterior governo caiu e o actual não se vai rever nas negociações já efetuadas!!!
LuisAlentejano
LuisAlentejano
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 258
Meu alistamento : 2003/2004 - O melhor da história da GNR

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por joao carlos rua Ter 01 Dez 2015, 11:13

Nem La Palisse diria melhor...
joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por DNS Ter 01 Dez 2015, 11:28

E só a PSP se manifesta e luta pelos direitos. Os guardinhas andam de bico calado e não piam! Sem os policias, os guardas não têm força! E não se faz nada para mudar isso. Somos muito tristes.

Uma greve mudava tudo.
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por joao carlos rua Ter 01 Dez 2015, 11:33

Uma greve? A quê? Como?
joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por CARI2013 Ter 01 Dez 2015, 12:42

A PSP a as  FA viram os seus estatutos aprovados em 2015.
A GNR , "parente pobre", "contentou-se", em 2015,  com um  diploma (DL-214-F/2015, 02 Outubro) que clarifica a passagem à reserva e reforma dos militares da Guarda Nacional Republicana, harmonizando-o com o regime aplicável aos militares das Forças Armadas. 
"harmonia" que, na prática, ainda não foi constatada....
amen
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por GUARDA86 Ter 01 Dez 2015, 12:46

agradeçam aos nossos comandantes de lisboa esses sim estão bem..
GUARDA86
GUARDA86
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 742
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por Guarda que anda à linha Ter 01 Dez 2015, 14:12

CARI2013 escreveu:A PSP a as  FA viram os seus estatutos aprovados em 2015.
A GNR , "parente pobre", "contentou-se", em 2015,  com um  diploma (DL-214-F/2015, 02 Outubro) que clarifica a passagem à reserva e reforma dos militares da Guarda Nacional Republicana, harmonizando-o com o regime aplicável aos militares das Forças Armadas. 
"harmonia" que, na prática, ainda não foi constatada....
amen
"harmonia" que, na prática, ainda não foi constatada....
amen

Mas além da "harmonia" que, na prática, ainda não foi constatada, mais grave ainda, foi a desarmonia que este DL 214-F/2015 de 02 de outubro veio provocar entre os próprios militares da Guarda, que foi o cumulo da injustiça e da discriminação, ao prever que se aplica a cerca de quatro mil e tal militares, que são todos os que ainda se encontram no serviço ativo e que em 31DEC05 já contavam pelo menos 20 anos de serviço militar, e no fim de contas, verifica-se que só pode beneficiar cerca de metade para efeitos de passagem à reserva e reforma, que são os que vão completar 36 anos de serviço militar até ao fim de 2016.
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por joao carlos rua Ter 01 Dez 2015, 14:22

No intuito de não haver desarmonia achou por bem o Governo não mexer uma palha, acabando com as injustiças que repetidamente aqui são denunciadas entre uns militares que poderiam vir a ser beneficiados com os outros que também queriam.
Vai-se proceder à distribuição de andarilhos a partir dos 56 que serão devolvidos à Logistica quando os militares perfizerem os 66.
Assim fica toda a gente satisfeita e todos venceram nas negociações.
Como em tudo na Guarda é como o escorpião que pediu boleia à rã para atravessar o ribeiro e lhe ferrou o veneno a meio rio.
Porque fizeste isso escorpião, se agora morremos os dois afogados, perguntou a rã?
Isto não é defeito, é feitio, retrucou o escorpião.
joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por CARI2013 Ter 01 Dez 2015, 17:37

joao carlos rua escreveu:No intuito de não haver desarmonia achou por bem o Governo não mexer uma palha, acabando com as injustiças que repetidamente aqui são denunciadas entre uns militares que poderiam vir a ser beneficiados com os outros que também queriam.
Vai-se proceder à distribuição de andarilhos a partir dos 56 que serão devolvidos à Logistica quando os militares perfizerem os 66.
Assim fica toda a gente satisfeita e todos venceram nas negociações.
Como em tudo na Guarda é como o escorpião que pediu boleia à rã para atravessar o ribeiro e lhe ferrou o veneno a meio rio.
Porque fizeste isso escorpião, se agora morremos os dois afogados, perguntou a rã?
Isto não é defeito, é feitio, retrucou o escorpião.

"Há dois tipos de pessoas, o escorpião e a rã. Um escorpião não consegue atravessar o rio. Vai ter com uma rã, que consegue, e pede boleia. A rã diz: "não posso levar-te às costas, picar-me-ás"; o escorpião responde: "será contra os meus interesses picar-te, pois morreríamos juntos". A rã pensa nisso um bocado e aceita o acordo, entrando na água com o escorpião às costas. A meio caminho, sente uma dolorosa ferroada no dorso e apercebe-se que o escorpião vai morrer, de qualquer forma. Vão afogar-se juntos. A rã chora: "por que me picaste? Vamos morrer os dois"; o escorpião responde: "não pude evitá-lo. Está na minha natureza." ( do filme: Jogo de lágrimas)
palmas
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por CARI2013 Ter 01 Dez 2015, 17:45

Guarda que anda à linha escreveu:
CARI2013 escreveu:A PSP a as  FA viram os seus estatutos aprovados em 2015.
A GNR , "parente pobre", "contentou-se", em 2015,  com um  diploma (DL-214-F/2015, 02 Outubro) que clarifica a passagem à reserva e reforma dos militares da Guarda Nacional Republicana, harmonizando-o com o regime aplicável aos militares das Forças Armadas. 
"harmonia" que, na prática, ainda não foi constatada....
amen
"harmonia" que, na prática, ainda não foi constatada....
amen

Mas além da "harmonia" que, na prática, ainda não foi constatada, mais grave ainda, foi a desarmonia que este DL 214-F/2015 de 02 de outubro veio provocar entre os próprios militares da Guarda, que foi o cumulo da injustiça e da discriminação, ao prever que se aplica a cerca de quatro mil e tal militares, que são todos os que ainda se encontram no serviço ativo e que em 31DEC05 já contavam pelo menos 20 anos de serviço militar, e no fim de contas, verifica-se que só pode beneficiar cerca de metade para efeitos de passagem à reserva e reforma, que são os que vão completar 36 anos de serviço militar até ao fim de 2016.
Nem a GNR - segundo parece - esta fixar a pensão de reforma (provisória) de harmonia com o DL-214/F nem a CGA publicou a lista dos reformados dos meses de Novembro e Dezembro com as pensões conforme o referido DL. 
«Que insensato eu fui! Como me esforcei para forçar todas as coisas a harmonizarem-se com o que eu pensava que devia ser...» (Carl Jung)
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por jarosma Ter 01 Dez 2015, 18:28

Nem a GNR - segundo parece - esta fixar a pensão de reforma (provisória) de harmonia com o DL-214/F nem a CGA publicou a lista dos reformados dos meses de Novembro e Dezembro com as pensões conforme o referido DL. 

Camarada cari2013, segundo parece e já consta no portal social de alguns Camaradas que a Guarda já está  a fixar a pensão de reforma (provisória) de harmonia com o DL-214/F.
 Transcrevo a seguir um comentario publicado noutro site que cofirma o que segundo parece que já está ser cumprida a lei pela Guarda. (  boa noite camarada, pelos dados que constam no portal social sobre a minha pensão de reforma provisória, consta conforme o dec lei e tem uma diferença para menos em 20 € comparativamente aos camaradas das FFAA nas mesmas condições e como é a pensão provisoria ... dá para entender.) palmas
jarosma
jarosma
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 63
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 505
Meu alistamento : 1981

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por jose alho Qua 02 Dez 2015, 11:51

A ASPIG tomou posição hoje  na TVI24 sobre esta matéria dos estatutos . Vejam.
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por joao carlos rua Qua 02 Dez 2015, 14:23

Sem desprimor de ninguém e enaltecendo todas as posições tomadas pelas Associações durante estes anos e que, infelizmente não tiveram acolhimento por quem governa, acho que já elaborava um Kamasutra de posições em que o resultado sobra sempre para a mesma moça, que no caso vertente, somos nós...
joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por CARI2013 Qua 02 Dez 2015, 14:27

jarosma escreveu:Nem a GNR - segundo parece - esta a fixar a pensão de reforma (provisória) de harmonia com o DL-214/F nem a CGA publicou a lista dos reformados dos meses de Novembro e Dezembro com as pensões conforme o referido DL. 

Camarada cari2013, segundo parece e já consta no portal social de alguns Camaradas que a Guarda já está  a fixar a pensão de reforma (provisória) de harmonia com o DL-214/F.
 Transcrevo a seguir um comentário publicado noutro site que cofirma o que segundo parece que já está ser cumprida a lei pela Guarda. (  boa noite camarada, pelos dados que constam no portal social sobre a minha pensão de reforma provisória, consta conforme o dec lei e tem uma diferença para menos em 20 € comparativamente aos camaradas das FFAA nas mesmas condições e como é a pensão provisória ... dá para entender.) palmas
Sim assim é, reconheças - se o mérito da GNR !!!
Fixe
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estatuto profissional da PSP entra em vigor Empty Re: Estatuto profissional da PSP entra em vigor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes