Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR Empty Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR

Mensagem por Croco Sáb 12 Dez 2015, 15:40

Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR
Isabel Tavares 11/12/2015 15:49
                                                 
As verbas do Fundo de Garantia Automóvel destinadas a acções de segurança rodoviária ser desviadas para a compra de equipamento para as polícias, dizem os representantes de organizações como a Prevenção Rodoviária Portuguesa ou o ACP. E a sinistralidade está a aumentar.

O Ministério da Administração Interna confirmou ao i que tem ido buscar dinheiro ao Fundo de Garantia Automóvel, mais de 20 milhões no últimos cinco anos, e que o maior quinhão, um pouco acima dos 18 milhões de euros em quatro anos, foi “distribuído às forças de segurança”, PSP e GNR.

Para o Ministério da Administração Interna (MAI) está tudo normal, a verba que vai buscar ao Fundo de Garantia Automóvel (FGA) é para a “realização de campanhas por parte da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), quer na promoção e apoio de iniciativas da sociedade civil, mediante concursos lançados para o efeito, quer ainda na aquisição de equipamento para as forças de segurança, no âmbito da prevenção e segurança rodoviárias”, disse ao i.

Mas a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) ou o Automóvel Club de Portugal consideram isso batota. Muitas seguradoras também. O presidente da direcção da PRP, José Miguel Trigoso, lembra que quando o Instituto de Seguros de Portugal fez o acordo com o governo, há mais de duas décadas, segundo o qual ficava com direito a uma percentagem do Fundo de Garantia Automóvel, “a intenção era que o dinheiro fosse utilizado especificamente em acções para reduzir os custos correntes com a sinistralidade automóvel”, para ajudar as companhias a ter menos prejuízos.


Sinistralidade sobe

Talvez a questão não se tivesse levantado se a sinistralidade não estivesse a aumentar. Mas está e de forma alarmante. Até Agosto deste ano, os dados acumulados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária mostravam já mais 3575 acidentes de viação do que em 2014, com mais mortos e mais feridos graves.

O FGA foi criado para garantir a reparação de danos decorrentes de acidentes rodoviários ocorridos em Portugal ou no estrangeiro causados por veículos sem seguro obrigatório de responsabilidade civil.

Em 2014, de acordo com o relatório e contas da ASF, ex-Instituto de Seguros de Portugal, o FGA fechou com 3768 novos processos e “no último trimestre registou um número de acidentes superior a todos os trimestres anteriores, com mais 11% do que no trimestre imediatamente anterior”. Mas nos últimos dez anos o número de acidentes participados ao FGA decresceu 47% - de 7069 em 2005, para 3768 em 2014.

O presidente do ACP, Carlos Barbosa, não tem dúvidas e diz que as campanhas de prevenção rodoviária são decisivas. Mas não tem havido.

José Miguel Trigoso diz que os concursos para financiar acções de segurança rodoviárias são cada vez menos e têm cada vez menos dinheiro. Neste momento, a PRP está a desenvolver uma campanha de reflectorização para peões, “mas nem sei o valor de cor”.

O que o presidente da direcção da PRP sabe é que “desde 2005, por causa de um despacho de António Costa, que era então ministro da Administração Interna, é maior a percentagem desviada para a aquisição de equipamentos para as polícias do que as verbas destinadas a acções de segurança rodoviária”.


A confirmação

Até 30 de Novembro deste ano, o Ministério da Administração Interna tinha recebido do Fundo de Garantia Automóvel mais de 20 milhões de euros, segundo dados enviados pelo ministério ao i.

Desse total, um montante superior a 18 milhões de euros foi “distribuído às forças de segurança” e mais de 1,9 milhões de euros destinaram-se a “concursos de prevenção rodoviária”.

Os dados do MAI mostram que, no total, foi este ano e em 2013 que se gostou menos dinheiro, 2,4 e 2,5 milhões, respectivamente. Por oposição, em 2012 gastou-se mais do dobro, 6,5 milhões, 5,6 milhões só com a GNR e a PSP.

E é isto que o presidente da PRP não compreende. “As verbas para a compra de automóveis - diz José Miguel Trigoso agora, como já tinha dito ao i o presidente do ACP - devem vir do Orçamento de Estado, como acontece em qualquer outro país”.

José Manuel Trigoso até admite a compra de algum equipamento que tem mais directamente a ver com a segurança, como instrumentos de controlo de álcool ou drogas, por exemplo, mas não muito mais do que isso e, seguramente, nada que implique a aquisição de veículos ou equipamentos de rádio, “que não são acções específicas de segurança rodoviária”.

Carlos Barbosa sabia o que estava a dizer quando contou ao i que “todo o dinheiro da prevenção rodoviária tem sido para comprar automóveis e pistolas e radares, e não tem sido para aplicar em campanhas de sensibilização como manda a lei. O Estado vai lá [ao FGA] buscar o dinheiro para comprar automóveis para as brigadas de trânsito, para a GNR, porque considera que as campanhas de segurança rodoviária passam por ter carros novos, radares novos, computadores nos carros. Eu não estou de acordo. Penso que o Orçamento do Estado deve englobar o equipamento de vigilância, o MAI é que gere isso”.


Tribunal

O i quis saber mais sobre o processo que a Prevenção Rodoviária Portuguesa moveu contra António Costa, então ministro da Administração Interna, e o MAI, pelo não pagamento de uma verba aprovada de 4,5 milhões de euros e que corre nos tribunais há oito anos. José Miguel Trigoso respondeu que “esse não é um assunto um assunto do qual eu queira falar neste momento”, acrescentando apenas que está parado.

Recorde-se que António Costa, actual primeiro-ministro, foi responsável pela extinção da Direcção-Geral de Viação e da Brigadas de Trânsito, quando foi ministro da Administração Interna, entre 2005 e 2007, e também quis acabar com a PRP, lembra Carlos Barbosa.

http://www.ionline.pt/490328
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR Empty Re: Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR

Mensagem por CARI2013 Sáb 12 Dez 2015, 17:21

"António Costa, actual primeiro-ministro, foi responsável pela extinção da Direcção-Geral de Viação e da Brigadas de Trânsito, quando foi ministro da Administração Interna, entre 2005 e 2007, e também quis acabar com a PRP" Parte tudo
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR Empty Re: Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR

Mensagem por Guarda que anda à linha Sáb 12 Dez 2015, 19:23

"Talvez a questão não se tivesse levantado se a sinistralidade não estivesse a aumentar. Mas está e de forma alarmante. Até Agosto deste ano, os dados acumulados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária mostravam já mais 3575 acidentes de viação do que em 2014, com mais mortos e mais feridos graves"

Nos últimos anos o país perdeu cerca de meio de milhão de pessoas, principalmente devido à emigração. Se a isto juntarmos o facto de, muitas das que cá estão, por dificuldades financeiras, desemprego etc. devido à situação que o país atravessa, facilmente concluiremos que há menos veículos e pessoas a circular nas nossas estradas.

Uma coisa  é certa, hoje, há menos veículos e menos pessoas nas nossas estradas e há mais acidentes, mais mortos e mais feridos.

Também é certo e comprovado, que durante a existência da BT da GNR se vinha a verificar uma tendência de descida da sinistralidade rodoviária, do número de mortos e do número de feridos, os factos e os números comprovam-no.

Será que a extinção da BT da GNR, cuja imagem os condutores em particular e a população em geral, que durante décadas se habituaram a respeitar e a "temer" e que agora de repente deixaram de ver, estará a provocar nas pessoas um sentimento de menos vigilância e de impunidade, estará a contribuir agora para este aumento da sinistralidade, do número de mortos e do número de feridos?



Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR Empty Re: Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR

Mensagem por DNS Sáb 12 Dez 2015, 20:59

Da BT contribui para o aumento da sinistralidade e da emigração também...

Vão pentear macacos pá...

Qual o efetivo do transito na altura? Qual agora? Praticamente o mesmo!
Qual a diferença do serviço desempenhado na altura? Qual agora? Exatamente o mesmo!
O que mudou? Deixaram de pertencer a uma brigada (deixamos todos) e passamos a pertencer a um Comando (passamos todos)!
Vão-se catar! Já se usam todos os argumentos. Então acho legitimo justificar tambem que a emigração se deve pela extinção de uma unidade da GUARDA NACIONAL REPUBLICANA. E já agora também a crise, o corte do meu vencimento, a falta de um horario e até o aquecimento global!!!!!!!!!!

Xiça já irrita sempre a mesma put@ da mesma conversa!
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR Empty Re: Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR

Mensagem por moralez Sáb 12 Dez 2015, 21:04

DNS escreveu:Da BT contribui para o aumento da sinistralidade e da emigração também...

Vão pentear macacos pá...

Qual o efetivo do transito na altura? Qual agora? Praticamente o mesmo!
Qual a diferença do serviço desempenhado na altura? Qual agora? Exatamente o mesmo!
O que mudou? Deixaram de pertencer a uma brigada (deixamos todos) e passamos a pertencer a um Comando (passamos todos)!
Vão-se catar! Já se usam todos os argumentos. Então acho legitimo justificar tambem que a emigração se deve pela extinção de uma unidade da GUARDA NACIONAL REPUBLICANA. E já agora também a crise, o corte do meu vencimento, a falta de um horario e até o aquecimento global!!!!!!!!!!

Xiça já irrita sempre a mesma put@ da mesma conversa!
Pois, lamento dizer que podes estar errado.
Sou utilizador diário do IC 19, a via com mais tráfego do País e até há quem diga da Europa.
Antes da extinção/restruturação, era raro o dia em que não via uma patrulha da BT nem que fosse no velhinho Corolla só para mostrar. Hoje é raríssimo ver a PSP. Só nos acidentes com feridos e, como vêm de Lisboa, demoram aquilo que se espera...
Isso influênciou com clara evidência no comportamento dos condutores e, por consequência, no número e gravidade dos acidentes.
A antes que digas: Não, não sou do Trânsito.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR Empty Re: Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR

Mensagem por Guarda que anda à linha Sáb 12 Dez 2015, 21:40

DNS escreveu:Da BT contribui para o aumento da sinistralidade e da emigração também...

Vão pentear macacos pá...

Qual o efetivo do transito na altura? Qual agora? Praticamente o mesmo!
Qual a diferença do serviço desempenhado na altura? Qual agora? Exatamente o mesmo!
O que mudou? Deixaram de pertencer a uma brigada (deixamos todos) e passamos a pertencer a um Comando (passamos todos)!
Vão-se catar! Já se usam todos os argumentos. Então acho legitimo justificar tambem que a emigração se deve pela extinção de uma unidade da GUARDA NACIONAL REPUBLICANA. E já agora também a crise, o corte do meu vencimento, a falta de um horario e até o aquecimento global!!!!!!!!!!

Xiça já irrita sempre a mesma put@ da mesma conversa!


"Da BT contribui para o aumento da sinistralidade e da emigração também..."

Veja (leia) lá bem se foi isso que eu disse (escrevi), que a BT contribui para o aumento da emigração!
Guarda que anda à linha
Guarda que anda à linha
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 58
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 2008
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR Empty Re: Governo usa dinheiro da prevenção rodoviária para comprar carros para a PSP e GNR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes