Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por иuησ Ter 14 Mar 2017, 17:11

Relembrando a primeira mensagem :

Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

O Presidente da República vetou hoje o novo Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), considerando que a possibilidade de promoção ao posto de brigadeiro-general "pode criar problemas graves" à GNR e às Forças Armadas.

Este veto - o quarto desde que Marcelo Rebelo de Sousa é Presidente da República - foi divulgado na página da Presidência da República, através de uma nota na qual se lê que "o Presidente comunicou ao primeiro-ministro por escrito o sentido do veto", e que reproduz essa mensagem.

"O artigo 208.º do Estatuto dos Militares da GNR consagra agora uma condição especial de promoção ao posto de brigadeiro-general, que traduz regime muito diverso dos vigentes nas Forças Armadas e na própria GNR. Esta diversidade de regimes, entre militares, em matéria particularmente sensível, ademais cobrindo universo limitado de potenciais destinatários, pode criar problemas graves no seio das duas instituições, ambas militares e essenciais para o interesse nacional. O que preocupa, a justo título, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas", refere essa mensagem.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/757676/presidente-da-republica-veta-novo-estatuto-dos-militares-da-gnr?utm_source=notification&utm_medium=push&utm_campaign=757676
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo


Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por FORASTEIRO Qua 15 Mar 2017, 23:18

Opanda escreveu:
FORASTEIRO escreveu:Camarada , O panda.....
Você com essa " ideia ', no ' meu " pt, em meia dúzia de dias, ia " rezar " para ser o mais novo, lhe Garanto.
Camarada Forasteiro, não se trata de assumir ocorrências ou rezar para ser o mais novo até porque se o quisesse ser deixava-me estar á sombra da bananeira no pt ao lado de casa mas tenho outros horizontes como muitos outros militares e não me faz confusão que haja outros militares que não os tenham mas a esses depois não podem é ser do género velhos do restelo, vou passar a explicar aqui debate-se o emgnr e eu até gosto de ler a legislação instituicional e a meu ver é uma situação que não vai de acordo com o rgsgnr é esse artigo de resto penso que o estatuto até está mais ou menos bem elaborado.


Não.
Desculpa lá, mas pelo que tenho lido, você quer é " mandar " nos cabos por antiguidade, mas desengane-se, não se iluda. militar
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por CARI2013 Qua 15 Mar 2017, 23:20

Inflação dos postos e dos cargos.
 exemplos:
"Há 50 anos, os directores do Colégio Militar e do Instituto dos Pupilos do Exército eram coronéis, hoje são majores-generais;
 Há 40 anos, sem computadores e usando máquinas de calcular manuais, escriturando a contabilidade à mão, os conselhos administrativos das unidades militares tinham, como chefes de contabilidade, às vezes um alferes ou um tenente, agora, com o apoio de toda a tecnologia, têm vários oficiais de Administração; Há 35 anos, havia sargentos pilotos na Força Aérea, actualmente só há oficiais do quadro permanente;
 Há 40 anos entregava-se o comando de uma Companhia — um pouco mais de 120 homens — a um capitão que se lançava, em operações, no mato, por vezes, distantes da sede do comando do Batalhão muitas centenas de quilómetros e quase sem ligações rádio; agora, mandam-se 130 militares para uma missão fora do país e é comandada por um tenente-coronel. Eu próprio era alferes, com 26 anos de idade, e estive dezoito meses numa situação em que o meu chefe directo se encontrava a 1 200 Km de distância! E tinha chefia sobre mais de 50 pessoas e responsabilidade perante mais de duas centenas!
Claro que se quisesse dar exemplos mais antigos, diria que, em 1914, foram nomeados três capitães do Estado-Maior para negociar com o Estado-Maior do Exército Britânico a forma como se devia processar a entrada e colaboração das tropas portuguesas na Grande Guerra.
 Chamei inflação de postos e cargos, porque, de facto e como se comprova, cada vez mais se dá menos responsabilidade às várias graduações militares. Assim, deste modo, a tendência é para fazer crescer o topo da pirâmide hierárquica e acelerar as promoções.
 Dêem-se mais responsabilidades aos capitães — porque estão no meio da escala de comando e organicamente podem ter um desempenho de grande importância — e aos coronéis — porque, realmente, são o topo da estrutura de comando de umas Forças Armadas, já que oficial general deveria ser uma situação de excepção — e, como disse o tenente-general Tomé Pinto, muita coisa, pela certa, vai mudar.
 Mas — há sempre um mas — para que se dignifiquem os capitães e os coronéis tem de se lhes reconhecer e dignificar a condição militar e a condição de comandantes e chefes. Têm de ser pagos com a dignidade das responsabilidades que se lhes exigem. Era por isso que há duas dezenas de anos um coronel ganhava quase o mesmo que um juiz de círculo!
As distorções resultantes da inflação da responsabilidade tiveram como consequência, também, a redução dos vencimentos dos vários postos. Assim, quando um major-general desempenha o cargo antes ocupado por um coronel, este têm de sofrer uma redução no seu soldo; quando um tenente-coronel fica responsável por um número de homens que antes eram comandados por um capitão, este tem de ser pago a um nível bastante inferior.
 A culpa não é das actuais chefias militares, mas são elas que têm resolver esta complicada situação: mais dignidade para capitães e coronéis com mais e melhor vencimento, com mais amplo reconhecimento público e político e, acima de tudo, como muito menos, mas muito menos mesmo, generais, porque é a raridade que traz o valor!"
por Luís Alves de Fraga
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por Croco Qui 16 Mar 2017, 14:38

ACTUALIDADE
Governo aprova alteração do estatuto da GNR e retira alínea que originou veto do PR
16 | 03 | 2017   14.34H
O Conselho de Ministros alterou hoje o novo estatuto da GNR, que foi vetado pelo Presidente da República, prevendo agora que naquela força apenas os coronéis com formação de base na academia militar possam ser promovidos a brigadeiro-general.
"O Conselho de Ministros reapreciou ainda o decreto-lei que aprova o estatuto militar da GNR, tendo em consideração a posição do senhor Presidente da República em relação a uma das disposições contida nesse diploma", anunciou a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros de hoje.
O Governo decidiu assim "alterar o projeto de decreto-lei por forma a prever que na GNR apenas os coronéis com formação de base obtida na academia militar possam ser promovidos ao posto de brigadeiro-general".

Destak/Lusa | destak@destak.pt
http://www.destak.pt/artigo/296339-governo-aprova-alteracao-do-estatuto-da-gnr-e-retira-alinea-que-originou-veto-do-pr
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por CARI2013 Qui 16 Mar 2017, 15:17

"Sabendo-se que em 1971 estava a decorrer uma guerra em três frentes nas colónias africanas, que todos os jovens válidos do sexo masculino eram recrutados, que o serviço militar obrigatório se prolongava por quatro longos anos, dois deles, em regra, passados no Ultramar em cenários de guerra, e que a alternativa à incorporação era atravessar clandestinamente a fronteira e ir para o exílio, caminho que milhares de jovens percorreram por se recusarem a combater, pode-se perguntar então: teria Marcelo alguma doença ou incapacidade física grave que o livrasse da tropa?
Em caso afirmativo, nem faço questão de saber pormenores do boletim clínico do candidato. Mas se a resposta for negativa, então gostaria de conhecer o estratagema a que terá recorrido o ministro do ultramar (pai de Marcelo Rebelo de Sousa) para livrar o filho da guerra promovida pelo governo de que fazia parte e que matou mais de oito mil militares portugueses, ferindo e mutilando dezenas de milhares."
FONTE: https://escolapt.wordpress.com/2016/01/11/marcelo-foi-a-tropa/
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por zedopipo Qui 16 Mar 2017, 16:28

FORASTEIRO escreveu:
Opanda escreveu:
FORASTEIRO escreveu:Camarada , O panda.....
Você com essa " ideia ', no ' meu " pt, em meia dúzia de dias, ia " rezar " para ser o mais novo, lhe Garanto.
Camarada Forasteiro, não se trata de assumir ocorrências ou rezar para ser o mais novo até porque se o quisesse ser deixava-me estar á sombra da bananeira no pt ao lado de casa mas tenho outros horizontes como muitos outros militares e não me faz confusão que haja outros militares que não os tenham mas a esses depois não podem é ser do género velhos do restelo, vou passar a explicar aqui debate-se o emgnr e eu até gosto de ler a legislação instituicional e a meu ver é uma situação que não vai de acordo com o rgsgnr é esse artigo de resto penso que o estatuto até está mais ou menos bem elaborado.


Não.
Desculpa lá, mas pelo que tenho lido, você quer é " mandar " nos cabos por antiguidade, mas desengane-se, não se iluda. militar

Eu concordo com o OPanda.

Não se admite cabos por excepção e por antiguidade estarem a comandar cabos de curso. Estudassem!

Eu estive anos colocado longe de casa...

Uma coisa vos garanto, segundo o futuro estatuto a possibilidade dos cabos por antiguidade poderem vir a ser promovidos a cabos-chefes e cabos-mor, vai certamente originar muitas exposições, sendo que uma delas será a minha.

Ninguém vos tira o mérito pelo tempo de serviço, mas isso não é imperativo para comandar cabos com curso, por essa ordem de ideias também iam comandar os sargentos e os oficiais mais modernos na instituição.


Alguns iluminados escreveram que a indignação do Opanda não era pertinente, mas sim outras situações de férias, etc. Todas as situações que gerem descontentamento e injustiça devem ser alvo de apreciação e resolução, pois os maiorais não se importam que andemos às "cabeçadas" uns com os outros, assim não lhes dirigimos a eles a nossa indignação e/ou revolta quer na situação supra, quer outras igualmente relevantes.
zedopipo
zedopipo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 98
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 290
Mensagem : Get a life!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por smelly Qui 16 Mar 2017, 16:39

camarada zedopipo, a mim não me interessa rigorosamente nada mandar seja em quem for.
interessa-me sim ter igualdade perante as outras categorias profissionais.
nenhum 2º Sargento faz provas de admissão para ser promovido a 1º Sargento. 
nenhum 1º Sargento faz provas de admissão para ser promovido a Sargento Ajudante.
porque raio há-de um Guarda - Principal ter que fazer provas de admissão para ser promovido a Cabo??
o que esteve mal foi a existência dessa prova de admissão a cabo, e não o facto de o pessoal ser promovido por antiguidade COMO EM TODAS AS OUTRAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS!!

provas de admissão, sim! mas apenas para mudança de categoria, não dentro da mesma.

minha opinião, vale o que vale.

claro que, atendendo à minha idade e ao meu tempo de serviço, irei reunir condições para vir a ser até mesmo cabo - mor...
mas como isso dependerá de ser escolhido ou não, duvido que lá chegue camarada, não se preocupe... e como eu, será a maioria. quem não lamber, não vai chegar lá, se me entende...

abraço
smelly
smelly
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1439
Mensagem : A união faz a força..
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por GUARDA86 Qui 16 Mar 2017, 16:47

Acho graça que alguns camaradas só são mais antigos quando é para o serviço que não interessa e para a marcação de ferias ai sim são cabos de antiguidade...
GUARDA86
GUARDA86
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 743
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por zedopipo Qui 16 Mar 2017, 16:53

GUARDA86 escreveu:Acho graça que alguns camaradas só são mais antigos quando é para o serviço que não interessa e para a marcação de ferias ai sim são cabos de antiguidade...

...e para os gratificados também!
zedopipo
zedopipo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 98
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 290
Mensagem : Get a life!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por papapedras Qui 16 Mar 2017, 18:19

Eu acho graça a esta conversa dos cabos curso vs antiguidade, mas se bem me lembra até 2009 não havia dúvidas nem ideias de iluminados!
papapedras
papapedras
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 40
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 165
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por GUARDA86 Qui 16 Mar 2017, 18:23

papapedras escreveu:Eu acho graça a esta conversa dos cabos curso vs antiguidade, mas se bem me lembra até 2009 não havia dúvidas nem ideias de iluminados!

Então o que quer dizer o camarada com isso que os militares de 2007 para a frente não têm direito de se pronunciar?
Ou estou a perceber mal
GUARDA86
GUARDA86
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 743
Meu alistamento : 2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por dragao Qui 16 Mar 2017, 19:04

[size=42]Só coronéis podem passar a brigadeiro-general[/size]
O Governo seguiu a indicação de Marcelo Rebelo de Sousa e já alterou o estatuto de militares da GNR.

O Conselho de Ministros alterou hoje o novo estatuto da GNR, que foi vetado pelo Presidente da República, prevendo agora que naquela força apenas os coronéis com formação de base na academia militar possam ser promovidos a brigadeiro-general.

TSF
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23269
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por papapedras Qui 16 Mar 2017, 19:11

Eu acho que toda a gente tem direito à sua opinião, agora eu desde que entrei para a GNR NUNCA VI UM CABO DE CURSO SER COMANDADO POR UM DE ANTIGUIDADE! Mas isso é a minha leitura.
papapedras
papapedras
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 40
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 165
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por Edr See Qui 16 Mar 2017, 19:45

Como já aqui alguém disse tanta coisa para se preocuparem e tudo se resume a quem comanda quem!!! Como disse logo no início o João Pedro Silva é preciso aproveitar o veto e mostrar descontentamento com o que aí vem... E em força! Manifestação se forem abaixo dos 5000 mais vale estar quieto!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por dragao Qui 16 Mar 2017, 20:05

Desta é de vez: Marcelo promulga 'novo' Estatuto da GNR
Foi há dois dias, dia 14, que o Presidente da República tinha vetado o diploma.
Depois de hoje o Conselho de Ministros ter aprovado um novo Estatuto da GNR, Marcelo Rebelo de Sousa já deu o seu aval e promulgou o mesmo.
Há dois o Presidente da República tinha vetado o anterior Estatuto, pois considerou que a possibilidade de promoção ao posto de brigadeiro-general “podia criar problemas graves” à corporação e Forças Armadas.

Agora, apenas os coronéis com formação de base na academia militar podem ser promovidos a brigadeiro-general.

“Tendo em consideração que as alterações introduzidas hoje em Conselho de Ministro traduzem as preocupações expressas na sua mensagem, o Presidente da República promulgou o diploma que aprova o Estatuto da GNR”, pode ler-se no site da Presidência.

Segundo Maria Manuel Leitão Marques, o Conselho de Ministros reapreciou o diploma vetado "tendo em consideração a posição do senhor Presidente da República em relação a uma das disposições contida nesse diploma".

A primeira versão do Estatuto dos Militares da GNR foi o quarto diploma vetado por Marcelo Rebelo de Sousa desde que é Presidente da República.

Notícias ao minuto
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23269
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por msm Qui 16 Mar 2017, 20:09

papapedras escreveu:Eu acho que toda a gente tem direito à sua opinião, agora eu desde que entrei para a GNR NUNCA VI UM CABO DE CURSO SER COMANDADO POR UM DE ANTIGUIDADE! Mas isso é a minha leitura.
Isso vai contra as praticas militares por mim conhecidas e vividas. Na tropa, onde estive 16 meses, vi oficiais da academia sendo comandados por milicianos do mesmo posto; o mesmo entre sargentos contratados e os vindos da ESE e por ai fora.... em igualdade de posto prevalecia sempre a antiguidade, a data de promoção. Isso era particularmente visível nas formaturas e paradas e levado muito a sério, com rigor....
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por sergiomizoca Qui 16 Mar 2017, 20:22

Mas onde é que anda esse novo estatuto que nenhuma associação teve acesso?
sergiomizoca
sergiomizoca
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da gnr
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por zedopipo Qui 16 Mar 2017, 20:53

sergiomizoca escreveu:Mas onde é que anda esse novo estatuto que nenhuma associação teve acesso?

Está no segredo dos Deuses! 

Só vamos conhecer o diploma após publicado em DR. Se isto não é ditadura, alguém que me explique p.f!
zedopipo
zedopipo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 98
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 290
Mensagem : Get a life!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por FORASTEIRO Qui 16 Mar 2017, 22:00

papapedras escreveu:Eu acho que toda a gente tem direito à sua opinião, agora eu desde que entrei para a GNR NUNCA VI UM CABO DE CURSO SER COMANDADO POR UM DE ANTIGUIDADE! Mas isso é a minha leitura.

Com a idade que tem, na altura não havia cabos por antiguidade.
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por msm Qui 16 Mar 2017, 22:01

......................


Última edição por msm em Sex 17 Mar 2017, 00:28, editado 1 vez(es)
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por msm Qui 16 Mar 2017, 22:06

msm escreveu:
CARI2013 escreveu:"Sabendo-se que em 1971 estava a decorrer uma guerra em três frentes nas colónias africanas, que todos os jovens válidos do sexo masculino eram recrutados, que o serviço militar obrigatório se prolongava por quatro longos anos, dois deles, em regra, passados no Ultramar em cenários de guerra, e que a alternativa à incorporação era atravessar clandestinamente a fronteira e ir para o exílio, caminho que milhares de jovens percorreram por se recusarem a combater, pode-se perguntar então: teria Marcelo alguma doença ou incapacidade física grave que o livrasse da tropa?
Em caso afirmativo, nem faço questão de saber pormenores do boletim clínico do candidato. Mas se a resposta for negativa, então gostaria de conhecer o estratagema a que terá recorrido o ministro do ultramar (pai de Marcelo Rebelo de Sousa) para livrar o filho da guerra promovida pelo governo de que fazia parte e que matou mais de oito mil militares portugueses, ferindo e mutilando dezenas de milhares."
FONTE: https://escolapt.wordpress.com/2016/01/11/marcelo-foi-a-tropa/
O Marcelo nao foi à tropa por ser um aluno fora de série. A prova é que só muitos anos depois é que alguém acabou o curso de direito naquela faculdade com uma nota superior à dele (mas creio, sujeito a confirmação, que apesar do facilitismo actual ele continua a ser o melhor aluno daquele curso); era um prémio que se oferecia aos excepcionais.
Estranho é o caso do Samapio, esse palerma, esse totó inútil; como é que um aluno vulgar, ainda por cima alegadamente contra o regime, escapou à tropa? Era contra o regime mas padrinhos e amigos lá dentro nao lhe faltavam...
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por CARI2013 Qui 16 Mar 2017, 22:09

papapedras escreveu:Eu acho que toda a gente tem direito à sua opinião, agora eu desde que entrei para a GNR NUNCA VI UM CABO DE CURSO SER COMANDADO POR UM DE ANTIGUIDADE! Mas isso é a minha leitura.
1.         Por força do disposto no art.º 164º do Regulamento Geral de Serviço da Guarda Nacional Republicana (RGSGNR), relativo à composição das patrulhas, o elemento mais graduado ou mais antigo é o Comandante, sendo por tal responsável por dirigir o serviço, de acordo com instruções recebidas.
2.         No tocante às antiguidades entre Cabos de curso e promovidos por exceção/antiguidade, há a referir que de acordo com o n.º 6 do art.º 33º do Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana (EMGNR), “Os militares promovidos ao posto de cabo por habilitação com curso adequado são sempre mais antigos que os militares promovidos ao mesmo posto por antiguidade, no ano em que ocorra a sua promoção.”
3.         Por conseguinte, sempre que a promoção a Cabo por exceção/antiguidade tiver ocorrido em ano anterior à promoção do Cabo de curso, é o Cabo por exceção/antiguidade o mais antigo, logo caber-lhe-á, naturalmente, o Comando da patrulha.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por иuησ Qui 16 Mar 2017, 22:10

Edr See escreveu:...Manifestação se forem abaixo dos 5000 mais vale estar quieto!

militar
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por zedopipo Qui 16 Mar 2017, 22:54

CARI2013 escreveu:
papapedras escreveu:Eu acho que toda a gente tem direito à sua opinião, agora eu desde que entrei para a GNR NUNCA VI UM CABO DE CURSO SER COMANDADO POR UM DE ANTIGUIDADE! Mas isso é a minha leitura.
1.         Por força do disposto no art.º 164º do Regulamento Geral de Serviço da Guarda Nacional Republicana (RGSGNR), relativo à composição das patrulhas, o elemento mais graduado ou mais antigo é o Comandante, sendo por tal responsável por dirigir o serviço, de acordo com instruções recebidas.
2.         No tocante às antiguidades entre Cabos de curso e promovidos por exceção/antiguidade, há a referir que de acordo com o n.º 6 do art.º 33º do Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana (EMGNR), “Os militares promovidos ao posto de cabo por habilitação com curso adequado são sempre mais antigos que os militares promovidos ao mesmo posto por antiguidade, no ano em que ocorra a sua promoção.”
3.         Por conseguinte, sempre que a promoção a Cabo por exceção/antiguidade tiver ocorrido em ano anterior à promoção do Cabo de curso, é o Cabo por exceção/antiguidade o mais antigo, logo caber-lhe-á, naturalmente, o Comando da patrulha.

Obrigado pelo negrito e pelo destaque a vermelho. 

Aproveite e veja no EMGNR  as missões atribuídas a cada um. Se voltar a citar, esqueça o vermelho, até sou portista!
zedopipo
zedopipo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 98
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 290
Mensagem : Get a life!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por dragao Qui 16 Mar 2017, 23:38

As pedras nos sapatos ainda prevalecem. Enquanto se distraem a tira-las, as mudanças ocorrem, o tempo passa e o esquecimento ocupará a parte das memórias.
Aguardem pelo novo estatuto, as mudanças são claras como a água... Smile
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23269
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por FORASTEIRO Qui 16 Mar 2017, 23:42

dragao escreveu:As pedras nos sapatos ainda prevalecem. Enquanto se distraem a tira-las, as mudanças ocorrem, o tempo passa e o esquecimento ocupará a parte das memórias.
Aguardem pelo novo estatuto, as mudanças são claras como a água... Smile

E para os mais novos, é que são mesmo.!!!!! até vão " apitar "...... militar Forum GNR
FORASTEIRO
FORASTEIRO
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 54
Profissão : agente gnr
Nº de Mensagens : 5640
Mensagem : " Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama.

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater. "

Dalai Lam.


Meu alistamento : já faltou mais.!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por xjpto Sex 17 Mar 2017, 09:23

Num Pais com tanto SOL e de facto uma aberração haver tanto estrelato
xjpto
xjpto
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : psp
Nº de Mensagens : 690
Mensagem : Perdoa sempre os teus inimigos, mas nunca te esqueças do nome deles.
Meu alistamento : 1991

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Marcelo promulga nova versão do Estatuto da GNR

Mensagem por castrum Sex 17 Mar 2017, 09:32

http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/marcelo-promulga-nova-versao-do-estatuto-da-gnr

O Presidente da República promulgou esta quinta-feira a nova versão do Estatuto dos Militares da GNR, no mesmo dia da sua aprovação em Conselho de Ministros, considerando que as alterações introduzidas pelo Governo traduzem as suas preocupações.

Na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa vetou um primeiro diploma do Governo referente ao Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), considerando que a norma que permitia a promoção ao posto de brigadeiro-general poderia criar "problemas graves" entre a GNR e as Forças Armadas.

"Tendo em consideração que as alterações introduzidas hoje em Conselho de Ministros traduzem as preocupações expressas na sua mensagem, o Presidente da República promulgou o diploma que aprova o Estatuto da GNR", lê-se numa mensagem divulgada na página da Presidência da República.


Este diploma foi aprovado hoje em Conselho de Ministros, com alterações em relação ao decreto-lei vetado, prevendo agora que "na GNR apenas os coronéis com formação de base obtida na academia militar possam ser promovidos ao posto de brigadeiro-general", anunciou a ministra da Presidência.

Segundo Maria Manuel Leitão Marques, o Conselho de Ministros reapreciou o diploma vetado "tendo em consideração a posição do senhor Presidente da República em relação a uma das disposições contida nesse diploma".

A primeira versão do Estatuto dos Militares da GNR foi o quarto diploma vetado por Marcelo Rebelo de Sousa desde que é Presidente da República.
castrum
castrum
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 52
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 161
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por Corvo79 Sex 17 Mar 2017, 09:54

se todos, mas quando digo todos, é mesmo todos, guardassem as canetas iam ver como alguém começaria a olhar para nós com outro cuidado...
Corvo79
Corvo79
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 684
Mensagem : Quando o inferno estiver cheio, os mortos caminharão pela terra.
Meu alistamento : O melhor.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por zedopipo Sex 17 Mar 2017, 10:37

иuησ escreveu:
Edr See escreveu:...Manifestação se forem abaixo dos 5000 mais vale estar quieto!

militar

"Eles" brincam connosco, porque não nos respeitam! Os "números" reflectem isso, pois há pessoal que parece estar bem!
zedopipo
zedopipo
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 98
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 290
Mensagem : Get a life!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por Maldisposto Sex 17 Mar 2017, 12:15

zedopipo escreveu:
иuησ escreveu:
Edr See escreveu:...Manifestação se forem abaixo dos 5000 mais vale estar quieto!

militar

"Eles" brincam connosco, porque não nos respeitam! Os "números" reflectem isso, pois há pessoal que parece estar bem!
Basta ver os mapas diários aqui publicados para verificar que não existem problemas...O povo é sereno, parece-me que a manif  agendada para Abril vai ser um fiasco. É pena  Furioso
Maldisposto
Maldisposto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 62
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por toinojaquim Sex 17 Mar 2017, 14:30

Já fomos......
toinojaquim
toinojaquim
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 520
Mensagem : " As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro, pelo contrário, degradam-se ao nível do pior"
Meu alistamento : 2003 Portalegre


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por иuησ Sex 17 Mar 2017, 15:52

zedopipo escreveu:
иuησ escreveu:
Edr See escreveu:...Manifestação se forem abaixo dos 5000 mais vale estar quieto!

militar

"Eles" brincam connosco, porque não nos respeitam! Os "números" reflectem isso, pois há pessoal que parece estar bem!
palmas
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por CARI2013 Dom 19 Mar 2017, 21:51

A existir uma manifestação, que os manifestantes sejam em grande numero. Uma manifestação  das forças de segurança composta por " meia dúzia de gatos pingados" é um "festa" para os seus detractores...
Para o regime politico, ora no Governo, e para as chefias (corpo de oficiais generais do exercito em comissão de serviço na GNR) qualquer manifestação , servirá de "barómetro"  que lhes revelará  os "estados de alma" e/ou a capacidade reivindicativa/associativa dos militares das forças de segurança.
Assim, espero que a manifestação  das forças de segurança não seja constituída  por " meia dúzia de gatos pingados" a não ser que vise "camuflar" a verdadeira força reivindicativa/associativa para, posteriormente, surpreender o regime e as chefias....
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Presidente da República veta novo Estatuto dos Militares da GNR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes