Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso GNR. MAI decide entre um comandante-geral por 10 meses ou fazer história

Mensagem por Croco Qua 16 Nov 2022, 19:17

GNR. MAI decide entre um comandante-geral por 10 meses ou fazer história
O sucessor do comandante-geral da GNR vai ser conhecido nos próximos dias. Os oficiais da GNR estão inconformados que volte a ser um General do Exército, o que é o mais certo.
Está em contagem decrescente a saída do comandante-geral da GNR, Tenente-General Rui Clero, no cargo desde julho de 2020, por atingir o limite de tempo no posto de oficial general no dia três de dezembro.
O momento, que acontecerá nos próximos dias, podia ser histórico, pois seria o último general do Exército a comandar esta força de segurança - uma situação inédita nas congéneres europeias - e a dar lugar, pela primeira vez, a um dos majores-generais da própria Guarda, com qualificações reconhecidas e que esperam este momento de viragem há mais de duas décadas.
Mas nada indica que tal acontecerá, a passagem do testemunho tem-se arrastado, mesmo sendo um desígnio idealizado pelo atual primeiro-ministro, António Costa, quando foi ministro da Administração Interna, em 2007.

O "incómodo" de José Luís Carneiro

Pelo menos, até ao momento, o atual titular da pasta, José Luís Carneiro, não chamou nenhum destes oficiais generais da "casa" e, quando questionado pelo DN, o seu porta-voz não explica porquê.
Essa é também a convicção da própria Associação Nacional dos Oficiais da Guarda (ANOG) que já questionou duas vezes José Luís Carneiro sobre o assunto e ficou surpreendida com a reação e a resposta.
"Numa primeira reunião, em agosto, sentimos um grande incómodo por parte do Sr. Ministro da Administração Interna quando lhe colocámos a questão sobre a sucessão do comandante-geral, nomeadamente se seria, como todos esperávamos, um dos generais da GNR que já têm condições para essa nomeação. Disse-nos que o assunto já tinha sido "discutido no Conselho Superior". Estranhamos muito que os nossos generais nunca tenham sido chamados e ouvidos", conta o tenente-coronel Feliciano Amaral, da ANOG.
"Numa segunda reunião, esta mais recente, a nove de novembro, com outras associações da Guarda, voltei a insistir. Não reagiu bem, mostrou-se de novo incomodado e remeteu outra vez para o Conselho Superior.
 Presumimos que se referia ao Conselho Superior da GNR e fomos indagar. Para nossa surpresa ficámos a saber que este tema nunca foi debatido ali. Tememos que o Sr. Ministro possa ter sido mal informado e que esteja a ser tomada uma decisão com base em pressupostos errados", afiança este dirigente associativo.
Também em relação a esta conclusão, o ministério da Administração Interna (MAI) não faz comentários. Não confirma, nem desmente se será mesmo Santos Correia o próximo comandante-geral.

Comandante-geral a prazo?

A acontecer, será também um caso sui generis: como atinge o limite de idade (62) em setembro de 2023, só poderá estar neste cargo durante 10 meses.
"Não está em causa o mérito do Sr. General, que já assumiu vários cargos de comando na GNR (comandante operacional e comandante da Unidade de Intervenção, por exemplo), mas as missões são para três anos. Embora preferíssemos que fosse já nomeado um general da GNR, pelo menos, como fase transitória, o seu 2º comandante deveria ser da Guarda", assinala Amaral.

Santos Correia desempenhou no Exército várias funções de comando, como general do Exército, como a de Chefe do Estado-Maior do Comando das Forças Terrestres e Comandante da Força de Reação Rápida.
Tenente-General Santos Correia, paraquedista do Exército, poderá ser comandante-geral por 10 meses
:copyright: D.R.
Cumpriu missões de serviço na United Nations Protection Force (UNPROFOR), na ex-Jugoslávia; na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas em Nova Iorque; e na International Security Assistance Force (ISAF), no Afeganistão.
"Aqui todos já assumiram que será ele. Ainda há dias, numa cerimónia, toda a gente o viu a ser cumprimentado e parabenizado por várias pessoas", admite uma fonte militar que observou a situação.

Os generais que se seguem

A GNR, que já chegou a ter 12 generais do Exército em cargos de comando, com a saída de Rui Clero, ficará apenas com dois: Santos Correia e Maurício Raleiras, atualmente a dirigir a Inspeção da Guarda e que pode subir a número dois.
O oficiais da GNR olham para a PSP, onde há 10 anos que os lugares de topo são da "casa", e não encontram outra explicação que não seja a "utilidade" para o Exército deste sistema que permite que, cada vez que um general seu vai para a guarda, abre uma nova vaga para outro dentro do ramo.
Neste momento há sete generais da GNR em condições para chegar ao topo da maior força de segurança do país, com destaque para três deles, os primeiros a serem promovidos a major-general: António Bogas, Paulo Silvério e Rui Ribeiro Veloso.
António Bogas comanda atualmente o Comando de Administração e Recursos Internos, é o mais antigo, foi primeiro classificado no seu curso, passou por todas as estruturas financeiras e logísticas da GNR.
Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR Image
Major-General António Bogas, comanda o Comando de Administração e Recursos Internos
:copyright: Reinaldo Rodrigues / Global Imagens
"Foi uma maratona. (...) Claro que sabíamos quando entrámos na Academia que este dia podia chegar, mas nunca fiz disto um cavalo de batalha, embora fosse um desiderato assumido", disse ao DN numa reportagem quando entrou no curso de promoção a oficial general.
Paulo Silvério está à frente da Unidade de Intervenção. Tem vasta experiência operacional, de planeamento, académica - foi o primeiro oficial da Guarda a dar aulas no Instituto de Estudos Superiores Militares (atual IUM) - nacional e internacional (Iraque e Timor).
Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR Image
Major-General Paulo Silvério, comanda a Unidade de Intervenção
:copyright: Reinaldo Rodrigues / Global Imagens
"Autodomínio, sangue-frio e serena energia", "coragem e bravura quando se expõe aos perigos", "exemplo de excecional comandante" - caracteriza-o o ex-ministro da Administração Interna, António Figueiredo Lopes, no louvor que lhe concedeu pela sua missão no Iraque.

Ribeiro Veloso, é o atual comandante operacional da GNR (em suplência), esteve na criação do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro, que comandou até 2021.

Começou a carreira militar no curso de oficiais milicianos no Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego.
Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR Image
Major-General Rui Ribeiro Veloso, é o comandante Operacional da GNR
:copyright: Reinaldo Rodrigues / Global Imagens
Comandou o Destacamento de Trânsito de Carcavelos; foi formador nas escolas de polícia de Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe; foi oficial de segurança da seleção portuguesa no Euro 2004, foi professor na Academia Militar, na Escola da Guarda e no Instituto Universitário Militar.
https://www.dn.pt/politica/gnr-mai-decide-entre-um-comandante-geral-por-10-meses-ou-fazer-historia-15355506.html

Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por dragao Qui 17 Nov 2022, 11:06

O tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia, atual segundo comandante da GNR, foi nomeado pelo Governo para o cargo de comandante-geral da Guarda Nacional Republicana.
Santos Correia substituiu o tenente-general Rui Clero, que estava no cargo desde julho de 2020 e está de saída do comando-geral da GNR por atingir o limite de tempo no posto oficial general.
Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), a nomeação de Santos Correia para comandante-geral da GNR foi feita pelo primeiro-ministro, pela ministra da Defesa Nacional e pelo ministro da Administração Interna.
Santos Correia, que desde outubro desempenha a função de segundo comandante-geral da GNR, tem 61 anos e 43 anos de serviço, tendo sido promovido ao posto de tenente-general a 12 de novembro de 2019.
O recém-nomeado comandante-geral da GNR está habilitado com os cursos de infantaria da Academia Militar, de promoção a oficial superior, de Estado-Maior e de promoção a oficial general, além de possuir diversas qualificações, nomeadamente cursos de paraquedismo militar, precursor aeroterrestre, saltos operacionais a grande altura, instrutor de queda-livre operacional, conselheiro militar e de Polícia da Organização das Nações Unidas.
Ao longo da carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército, das Forças Armadas, da ONU e da NATO.
Em junho de 2014 ingressou na GNR, onde até 2015 desempenhou as funções de adjunto do comandante operacional, passando por comandante da Unidade de Intervenção da GNR, inspetor da Guarda e comandante do comando operacional, entre julho de 2020 e outubro deste ano.
A cerimónia de tomada de posse do novo comandante-geral da GNR está marcada para o próximo dia 22 no Ministério da Administração Interna.
https://www.jn.pt/justica/governo-nomeia-tenente-general-santos-correia-para-comandante-geral-da-gnr-15360457.html
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por TiagoGouveia Qui 17 Nov 2022, 16:15

militar
TiagoGouveia
TiagoGouveia
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 336
Meu alistamento : CFP 2004/2005 AIP
13º Curso SEPNA
CPCb 2015/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por zucatruca Qui 17 Nov 2022, 18:31

Deus o ajude e ilumine, mas se o homem sabe que já está prazo, acham que vai alterar alguma coisa? 
Também vai ficar na história como sendo o último general do exercito a comandar a GNR.
avatar
zucatruca
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 284
Mensagem : eu sei que sim
Meu alistamento : muitos anos disto.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por Leozoor Sex 18 Nov 2022, 10:10

zucatruca escreveu:Deus o ajude e ilumine, mas se o homem sabe que já está prazo, acham que vai alterar alguma coisa? 
Também vai ficar na história como sendo o último general do exercito a comandar a GNR.
Não vai ser apenas por 10 meses, mas sim por 3 anos em conformidade com o nº 1 do artº 88 do EMGNR.
Leozoor
Leozoor
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR / Inv. Criminal
Nº de Mensagens : 1676

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por moralez Sex 18 Nov 2022, 11:43

Leozoor escreveu:
zucatruca escreveu:Deus o ajude e ilumine, mas se o homem sabe que já está prazo, acham que vai alterar alguma coisa? 
Também vai ficar na história como sendo o último general do exercito a comandar a GNR.
Não vai ser apenas por 10 meses, mas sim por 3 anos em conformidade com o nº 1 do artº 88 do EMGNR.
Salvo melhor opinião, isso aplica-se aos militares da Guarda
Este General é dos quadros do Exército em comissão de serviço na GNR.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por Leozoor Sex 18 Nov 2022, 12:32

moralez escreveu:
Leozoor escreveu:
zucatruca escreveu:Deus o ajude e ilumine, mas se o homem sabe que já está prazo, acham que vai alterar alguma coisa? 
Também vai ficar na história como sendo o último general do exercito a comandar a GNR.
Não vai ser apenas por 10 meses, mas sim por 3 anos em conformidade com o nº 1 do artº 88 do EMGNR.
Salvo melhor opinião, isso aplica-se aos militares da Guarda
Este General é dos quadros do Exército em comissão de serviço na GNR.
Artigo 88.º
Suspensão da passagem à reserva
1 - Ao comandante-geral é suspenso o limite de idade de passagem à reserva enquanto não completar um período de três anos no desempenho do cargo.
O nº 1 só menciona o Comandante-geral. Os números seguintes do mesmo artigos, também referentes à suspensão da passagem à reserva, mencionam "O Militar da Guarda que...", pelo que em minha opinião o nº 1 se aplica ao Comandante-geral seja ele oriundo do Exercito ou não
Leozoor
Leozoor
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR / Inv. Criminal
Nº de Mensagens : 1676

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por moralez Sex 18 Nov 2022, 14:47

Leozoor escreveu:
moralez escreveu:
Leozoor escreveu:
Não vai ser apenas por 10 meses, mas sim por 3 anos em conformidade com o nº 1 do artº 88 do EMGNR.
Salvo melhor opinião, isso aplica-se aos militares da Guarda
Este General é dos quadros do Exército em comissão de serviço na GNR.
Artigo 88.º
Suspensão da passagem à reserva
1 - Ao comandante-geral é suspenso o limite de idade de passagem à reserva enquanto não completar um período de três anos no desempenho do cargo.
O nº 1 só menciona o Comandante-geral. Os números seguintes do mesmo artigos, também referentes à suspensão da passagem à reserva, mencionam "O Militar da Guarda que...", pelo que em minha opinião o nº 1 se aplica ao Comandante-geral seja ele oriundo do Exercito ou não
É uma interpretação válida, de facto.
Mas se formos a ler o artigo 2.° vemos que apenas refere que o EMGNR apenas se aplica a Oficiais, Sargentos e Guardas,.em qualquer situação, da Guarda Nacional Republicana.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por carocha Sex 18 Nov 2022, 18:30

Foi nomeado Cmdt e bem nomeado pelo Governo. 
Mais não digo...
avatar
carocha
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 873
Mensagem : O respeito e a humildade chegam a todo o lado



Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por moralez Sex 18 Nov 2022, 19:32

carocha escreveu:Foi nomeado Cmdt e bem nomeado pelo Governo. 
Mais não digo...
A ver vamos como diz o cego.
Se bem que ser CG significa não mudar muita coisa nem dedicar-se a resolver problemas.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Governo nomeia tenente-general Santos Correia para comandante-geral da GNR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes