Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por dragao Seg 09 Jan 2023, 22:53

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou hoje que o despacho governamental sobre pré-aposentação só permite que os elementos da PSP se pré-aposentem cinco anos após os da GNR, numa "inaceitável discriminação negativa".

Numa nota hoje enviada à agência Lusa, o SPP/PSP considera que o facto de o Ministério da Administração Interna (MAI), em 2022, "não ter autorizado a pré-aposentação do número de policiais anteriormente anunciados revela a importância que a tutela atribui aos profissionais da PSP que passaram uma vida a dar o seu melhor em prol da sociedade".

"Centenas e centenas de policiais possuem todas as condições para se poderem pré-aposentar, no entanto continuam sem o poder fazer", afirma o sindicato, sublinhando a "inaceitável discriminação negativa" quando comparada com a decisão para a GNR.

Na passada sexta-feira, os sindicatos da Polícia de Segurança Pública (PSP) consideraram que o despacho do Governo que autoriza a passagem de 600 agentes à pré-aposentação "já vem tarde" e "é um número bastante abaixo do necessário".

Para colmatar esta situação, o segundo maior sindicato da PSP sugere que, "transitoriamente, enquanto não se resolve este problema", seja "criada uma listagem única de elementos destas duas forças de segurança (PSP e GNR) - com diplomas idênticos quanto à pré-aposentação -, de forma a que as vagas existentes sejam preenchidas pelos que possuam condições há mais tempo, independentemente da força de segurança a que pertençam".

"Os polícias não podem continuar a ser prejudicados pela falta de atratividade desta profissão, a falta de candidatos existente é da responsabilidade do Governo", declara o sindicato.

Para o sindicato é "normal que o número de candidatos à PSP continue a baixar", uma vez que, "para além de ser uma profissão muito exigente ao nível pessoal e familiar, não é bem remunerada, não oferece condições de trabalho adequadas e não permite que muitos dos que já conquistaram esse direito se possam pré-aposentar".

"O SPP/PSP vai continuar a lutar para que os polícias se possam pré-aposentar de acordo com as regras estipuladas em estatuto próprio, ou seja, logo que perfaçam 55 anos de idade e 36 de serviço e que estes sejam antecipadamente informados da data dessa transição", defende.

O Sinapol, um outro dos sindicatos da PSP, que tem uma vigília marcada para terça-feira, em Lisboa, para se manifestar precisamente contra este problema, foi chamado para uma reunião hoje com a secretária de Estado do MAI, Isabel Oneto, que começou por volta das 18:00 e sobre a qual não são ainda conhecidos resultados.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2148677/sindicato-da-psp-aponta-discriminacao-em-diploma-sobre-pre-aposentacao
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23269
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por zucatruca Qui 12 Jan 2023, 13:08

Com essa reendivicação, anda vão fazer com que os militares da GNR passem também para os 60 e acabem com a reserva. Se bem que podiam pelo menos esperar mais um ano!
avatar
zucatruca
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 287
Mensagem : eu sei que sim
Meu alistamento : muitos anos disto.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por eduardo1143 Qui 12 Jan 2023, 13:31

zucatruca escreveu:Com essa reendivicação, anda vão fazer com que os militares da GNR passem também para os 60 e acabem com a reserva. Se bem que podiam pelo menos esperar mais um ano!
E bem... Porque é que os camaradas da PSP hão de ir aos 60 e nos aos 55.
avatar
eduardo1143
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 811

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por zucatruca Qui 12 Jan 2023, 15:36

eduardo1143 escreveu:
zucatruca escreveu:Com essa reendivicação, anda vão fazer com que os militares da GNR passem também para os 60 e acabem com a reserva. Se bem que podiam pelo menos esperar mais um ano!
E bem... Porque é que os camaradas da PSP hão de ir aos 60 e nos aos 55.

Eles é que estão mal... ou ainda não percebeste?
avatar
zucatruca
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 54
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 287
Mensagem : eu sei que sim
Meu alistamento : muitos anos disto.

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por smelly Qui 12 Jan 2023, 16:25

Perdoem o "whataboutismo", mas e da discriminação que os Guardas sentem quanto aos vencimentos dos seus "pares" da PSP, não falam?

É que tenho a sensação de que um Agente Principal da PSP, com o meu tempo de serviço, ganha bem mais que eu...
smelly
smelly
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1439
Mensagem : A união faz a força..
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por paulo673 Qui 12 Jan 2023, 17:47

E andamos uma vida a folgar ao 8 dia, sem férias  no natal e ano novo isso nao vêem.
paulo673
paulo673
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 50
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 174
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por ROSINHA53 Qui 12 Jan 2023, 18:29

Só se olha para o que os outros comem...
ROSINHA53
ROSINHA53
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 63
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 329
Mensagem : UM HORÁRIO DE TRABALHO
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por Lynx Qui 12 Jan 2023, 18:59

Este assunto ainda vai sobrar para nós 
Escalas horário semanal vencimentos nisso não falam eles
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3785
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por msm Sex 13 Jan 2023, 02:45

Não me lixem (com F). Dentro do mesmo ministério não podem existir regras tão dispares e tão disparatadas.
Isto, na minha opinião não pode ser tolerado.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por Lynx Sex 13 Jan 2023, 09:50

Então teremos de analisar tudo e então sim compararmos.....não esquecendo a vertente militar
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3785
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por msm Sex 13 Jan 2023, 16:10

Ok, vamos comparar o numero de autos, detenções, NUIPCs, idas a tribunal, etc...
Essa é a comparação que interessa, aquela que nos desgasta e envelhece prematuramente... e, sem ter a certeza, tenho razões para desconfiar quem é infelizmente ganharia essa corrida.

A condição e a qualidade de militar acrescenta quanta penosidade ao vosso trabalho? Zero, é um mero conceito burocrático.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por Lynx Sex 13 Jan 2023, 16:33

Isso dos nuipc ou idas a tribunal e igual em ambas as instituições...se a PSP tem zonas difíceis e outras por assim dizer mais fáceis também a GNR as tem.....
Análise o porquê de haver diferença na remuneração....não será discriminação também?
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3785
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por msm Sex 13 Jan 2023, 16:57

Não vos queremos tirar nada. Apenas queremos o mesmo tratamento, tal como vocês já fizeram muitas vezes, outros tempos.
Carreguei as vossas bandeiras num tempo em que entre vós não havia quem tivesse tomates para o fazer. Por isso, fico agora muito aborrecido com o cinismo das vossas posições.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por smelly Sex 13 Jan 2023, 17:06

msm, caro colega, fui possivelmente o primeiro a deixar aqui o primeiro "então e se...", pelo que peço desculpa se houve algum mal entendido.

Claro que concordamos consigo, e acredito falar por todos, quando diz que devemos ter condições iguais! Não duvide disso...

Mas quando se fala em condições, falemos de todas, e não apenas naquelas que achamos que estarão menos bem para o nosso lado...

Claro que os colegas da PSP devem passar à reserva aos 55 anos como nós!

Claro que nós devemos deixar de ver sobreposições de índices na categoria profissional mais baixa, que não ocorrem na vossa tabela remuneratória. 

Claro que defendemos que vocês tenham o direito a alojamento minimamente digno que nós temos! 

Claro que nós, em igualdade de função, posto e antiguidade, queremos ganhar o mesmo que vocês! Nem mais um cêntimo que vocês, mas nem menos um cêntimo que vocês. 

Etc etc etc...

Aqui ninguém está a ser cínico, todos queremos o mesmo, acredite...

Cumprimentos!
smelly
smelly
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 1439
Mensagem : A união faz a força..
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por Lynx Sáb 14 Jan 2023, 00:18

Partilho da mesma opinião sendo que a haver cinismo será da vossa associação ou associações que expuseram essa situação mas não falaram noutras que eu ou o camarada smelly referimos
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3785
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Sindicato da PSP aponta discriminação em diploma sobre pré-aposentação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes