È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por snake Qua 22 Ago 2007, 18:01

Alguem tem algum despacho ou esclarecimento sobre a obrigação dos condutores de pesados terem de usar cinto???
snake
snake
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por Edr See Qua 22 Ago 2007, 18:41

Não é preciso despacho nenhum...
Artigo 82.º
Utilização de acessórios de segurança1 - O condutor e passageiros transportados em automóveis são obrigados a usar os cintos e demais acessórios de segurança com que os veículos estejam equipados.

Eles não tem isenção nenhuma

Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por CSI Qua 22 Ago 2007, 23:35

Ora nem mais, Edr See... tens toda a razão!

ok1


Última edição por CSI em Qua 19 Nov 2008, 15:02, editado 1 vez(es)
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por snake Qui 23 Ago 2007, 00:35

Ok, é isso mesmo.
snake
snake
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por cavalaria28 Seg 03 Set 2007, 13:31

Têm razão o codigo da estrada não isenta os camionistas do uso do cinto de segurança eu tenho um irmão que é camionista e que me fez a mesma pergunta pois um colega dele tinha sido autuado por não usar o cinto de segurança no camião e apôs eu lhe explicar ele agora usa sempre o cinto .
Pois o codigo da estrada não diz que os condutores de pesados estão isentos de usar o cinto de segurança.
cavalaria28
cavalaria28
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 47
Profissão : Militar Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 142
Meu alistamento : 15/06/1998 EPG/Queluz

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por jxp Seg 03 Set 2007, 14:40

Já agora...
No outro dia um motorista de um autocarro, estava a falar comigo (sem saber a minha profissão) e a determinada altura começou-se a falar da "moina". Ele por acaso até tinha boa imagem das FS, mas a determinada altura eu disse-lhe que se passa-se naquele momento pela GNR ia ser autuado por não estar a usar o cinto.
Resposta dele:
"Pois, é o habito, como quando fazemos as carreiras urbanas não temos de usar, depois ao fazer serviço expresso esqueço-me"
E eu, a dizer-lhe que pelo que sabia, isentos de cinto só os taxis, FS, Bombeiros, etc, mas só dentro das localidades, e desconhecia que os urbanos estariam isentos, para se informar melhor...
E ele continuou na dele, que estavam isentos, que até já tinha lido onde estava isso escrito...etc etc etc...
Ilucidem-me...
jxp
jxp
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 633
Mensagem : Muito triste com esta Guarda...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por Lince Seg 03 Set 2007, 15:12





REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DE ACESSÓRIOS DE SEGURANÇA

Portaria n.º 311-A/2005 de 24 de Março

Dispensa do uso de cinto de segurança
1—Quando o uso de cinto de segurança se revele inconveniente para o exercício eficaz de determinadas actividades profissionais, o director-geral de Viação pode dispensar o uso daquele acessório, a requerimento do interessado que comprove devidamente a inconveniência do uso do mesmo.
2—Para os efeitos previstos no número anterior, são emitidos certificados de dispensa do uso do cinto de segurança, de acordo com o modelo e as regras técnicas aprovados por despacho do director-geral de Viação.
3—Independentemente do despacho referido no n.º 1 do presente artigo, ficam dispensados do uso obrigatório do cinto de segurança dentro das localidades: a)
Os condutores de veículos de polícia e de bombeiros, bem como os agentes de autoridade e bombeiros quando transportados nesses veículos;

b)
Os condutores de automóveis ligeiros de aluguer, letra A, letra T ou taxímetro.

Estes sim, são os casos de dispensa de uso de cinto de segurança

e esse condutor de pesados de passageiros deverá saber ainda o seguinte:

Artigo 10.º
Informação da obrigação do uso do cinto de segurança
1—Os passageiros de automóveis pesados de passageiros devem ser informados de que, quando se encontrem sentados e os veículos estejam em marcha, são obrigados a usar o cinto de segurança.
2—A informação a que se refere o número anterior deve ser dada por um dos seguintes modos:
a) Pelo condutor;
b) Pelo revisor, guia ou pessoa nomeada chefe de grupo;
c) Por meios áudio-visuais;
d) Através da colocação nos assentos do pictograma constante do gráfico II anexo ao presente Regulamento.




Lince
Lince
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : Guarda da GNR
Nº de Mensagens : 591
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por jxp Seg 03 Set 2007, 18:04

Essa era a minha teoria, mas como todos sabemos, nem sempre as leis/DLs/Portarias/outras chegam aos postos...muitas vezes andamos meios enganados em relação às coisas...

Thanks
Abraço
jxp
jxp
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 633
Mensagem : Muito triste com esta Guarda...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por IN Sáb 29 Set 2007, 00:51

Boas

Art.º 82.º
1- .......



2 - Em regulamento são fixadas: (Port.ª n.º 311-A/2005, de 24MAR)
a) As condições excepcionais de isenção ou de dispensa da obrigação do uso dos acessórios referidos no n.º 1
b) O modo de utilização e características técnicas dos mesmos acessórios.

Portaria n.º 311-A/2005 de 24 de Março

O Código da Estrada, designadamente no seu artigo 82.o, impõe o uso de equipamentos e acessórios de segurança e prevê a necessidade de, por portaria do Ministro da Administração Interna, estabelecer o modo de
utilização, as características técnicas e as condições excepcionais de isenção ou de dispensa da obrigação de uso dos referidos acessórios.

Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e da Administração Interna, nos termos conjugados da alínea b) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro, e do n.º 2 do artigo 82.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, na última redacção que lhe foi conferida, o seguinte:





1.º
É aprovado o Regulamento de Utilização de Acessórios de Segurança, previsto no artigo 82.º do Código da Estrada, anexo à presente portaria e que dela faz parte integrante.

Artigo 2.º
Obrigatoriedade de instalação de
cintos de segurança


1— Os automóveis ligeiros devem estar providos de cintos de segurança ou de sistemas de retenção aprovados nos lugares do condutor e de cada passageiro.
2— Exceptuam-se da obrigatoriedade de instalação daquele acessório:
a) As máquinas, tractores agrícolas, tractocarros e motocultivadores;
b) Nos bancos da frente, os automóveis ligeiros de passageiros e mistos matriculados antes de 1 de Janeiro de 1966 e os restantes automóveis ligeiros matriculados antes de 27 de Maio de 1990;
c) Nos bancos da retaguarda, os automóveis ligeiros matriculados antes de 27 de Maio de 1990.

Atento a isto, não vejo qualquer obrigação dos condutores dos veículos pesados terem que usar.
Atenção que isto é a minha opinião, caso tenham uma diferente gostava de saber, desde que fundamentada.
Supondo que era obrigátorio, imagem que o veículo pesado não possui cintos, porque foram tirados de forma intencional... ou até um veículo ligeiro de topo de gama, matriculado neste mês e ano!!!! Art.º 114.º do CE ???????

Fikem bem
IN
IN
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 269
Meu alistamento : 99

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por dive Sáb 29 Set 2007, 03:41

CSI escreveu:
Edr See escreveu:Não é preciso despacho nenhum...
Artigo 82.º
Utilização de acessórios de segurança
1 - O condutor e passageiros transportados em automóveis são obrigados a usar os cintos e demais acessórios de segurança com que os veículos estejam equipados.
Eles não tem isenção nenhuma

Ora nem mais, Edr See... tens toda a razão!

ok1

A dgv disse-me o mesmo...militar
dive
dive
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR/UCC
Nº de Mensagens : 592
Meu alistamento : 1º Alistamento de 1997.

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por tantofaz Qua 17 Out 2007, 23:28

IN. Boas.
Disse: "Supondo que era obrigátorio, imagem que o veículo pesado não possui cintos, porque foram tirados de forma intencional... ou até um veículo ligeiro de topo de gama, matriculado neste mês e ano!!!! Art.º 114.º do CE ???????"
Concordo relativamente aos veiculos pesados.
Efectivamente não conheço nenhum tipo de legislação que imponha a obrigação de utilização de cintos de segurança, salvo se os mesmos estiverem equipados com eles.
Se forem retirados intencionalmente... só conseguindo provar. Nesse caso, em minha opinião, alteração de caracteristicas.
Não percebi foi a menção do veiculo ligeiro topo de gama...
tantofaz
tantofaz
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 58
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 31
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por Edr See Qui 18 Out 2007, 13:06

tantofaz escreveu:Nesse caso, em minha opinião, alteração de caracteristicas.

E o art. 114 não serve para isso mesmo?!

Artigo 114.º
Características dos veículos
(...)2 - Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.
(...)

Penso que era isto que o IN se estava a referir!?
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por João Paulo Sex 19 Out 2007, 23:20

é assim:

se o veículo automovel ligeiro ou misto tem cinto (foi aprovado pela DGV com o cinto) mesmo não sendo obrigado a ter (as tais excepções), o condutor e demais passageiros têm de usar
caso se prove que o veículo foi aprovado pela DGV com o cinto e o mesmo foi retirado porque o veículo é um dos tais constantes nas excepções, já sabem, alterações de caracteristicas
João Paulo
João Paulo
Cabo
Cabo

Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 145
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por IN Sáb 20 Out 2007, 12:53

Boas

è sim eu acho que não é obrigatorio, mas é só a minha opinião.

Quanto ao veículo topo de gama, saiu um DL que aprova as condições de homolgação dos cintos, a partir de uma data, pelo que um "engraçadinho" os retirar, iremos pelo Art.º 114.º se não acho que nada feito!!

Espero que tenha me conseguido fazer perceber
IN
IN
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 269
Meu alistamento : 99

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por Xerife Sáb 20 Out 2007, 12:56

Exactamente, nem mais nem menos...
Xerife
Xerife
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 474
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por Contador Qua 19 Nov 2008, 12:36

O que está aqui em causa são duas coisas diferentes.
1 - Uso de cinto de segurança;
2 - Obrigatoriedade de instalação de cinto de segurança.

Desde que o cinto de segurança esteja instalado é obrigatória a sua instalação, tal como está estipulado no Art.º 82.º do Código da estrada. Aplica-se aos veículos pesados o que se aplica aos ligeiros de mercadorias matrículados antes de 27 de Maio de 1990 (se tiver cinto tem que usar, se não tiver cinto não há Problema).

A portaria 311-A/2005, apenas nos informa que os veículos pesados não são obrigados a ter cinto de segurança, pois se um ligeiro não tiver está em infracção, o pesado já não.

Se os veículos pesados tiverem cinto de segurança instalado quem lá vier dentro tem que o utilizar.
Contador
Contador
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 89
Meu alistamento : 1995 - Turma das Composições

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por jaquim Qui 20 Nov 2008, 08:27

Companheiros, tenho tido conhecimento que tanto na PSP como na GNR, estão a ser levantados autos acerca do assunto acima referido no entanto tenho dúvidas na aplicação da coima, uma vez que o artº. 82º do CE, no nº1. refere que "o condutor e passageiros transportados em automóveis são obrigados a usar os cintos e demais acessorios de segurança com que os veiculos estejam equipados", no entanto o nº. 2 deste artigo remete-nos para o regulamento que é a portaria 311-A/2005 de 24 de Março.

Na Portaria o nº. 2 apenas refere da obrigação da instalação do cinto nos veiculos ligeiros, o artigo 10º apenas fala nos passageiros dos veiculos pesados de passageiros, nem aqui refere o condutor, pelo que gostaria de saber a vossa opinião em relação a este assunto.


De salientar que tenho uma copia de um esclarecimento do Gabinete Juridico e Contencioso da antiga DGV, referente a este assunto no entanto ainda relativo ao nº. 3 da portaria 849/94 de 22 de Setembro, entretanto já revogada pela 311-A/05, o qual diz o seguinte: " face ao disposto no nº. 3 da portaria 849/94 de 22 de sentembro, surgiram duvidas sobre a obrigatoriedade de utilização dos cintos de segurança, pelo condutor e passageiro dos automóveis pesados, que de fábrica, venham equipados com aquele acessório. Assim, informa-se V. Exª. que apenas os condutores dos automóveis ligeiros, com as excepções previstas nas alineasa a) a C) do nº. 1 da referida portaria, estão obrigados á utilização daquele acessório. Donde, não devem ser levantados autos de contra-ordenação ao condutor e passageiros dos automoveis pesados, equipados com o citado acessório, quando dele não façam uso."


Em conversa com um familiar militar na BT/Coimbra, disse-me que o proprio Gabinete de Estudos da GNR deu instruções no sentido de ser fiscalizado o uso dos cintos nos pesados.


Na minha humilde opinião uma vez que a portaria 311-A/2005, não acrescenta nada de novo em relação á 849/94 e a redação do artigo 3º é identica ao nº. 1 do artigo 82º do CE, não vejo razão para ser levantado nesta caso autos, porque não se pode fazer a análise por analogia e esquecer o regulamento.

E era bom uniformizar os procedimentos nesta situação.


Aguardo sugestões!

Um abraço
avatar
jaquim
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 48
Profissão : Agente Principal PSP
Nº de Mensagens : 30
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por CSI Qui 20 Nov 2008, 15:51

jaquim, na minha humilde opinião a obrigação de instalação nada tem a ver com a obrigatoriedade de utilização. Os veículos ligeiros de mercadorias que não eram obrigados a ter cintos de segurança instalados, se os proprietários optassem pela sua instalação teriam forçosamente que utilizar aquele acessório de segurança. Nos pesados funciona da mesma maneira, tendo instalado tem que usar, por força do nº 1 do artº 82º do CE.

Esta obrigatoriedade surgiu com a transposição para o direito interno da Directiva 2003/20/CE!


Fixe
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por Convidad Sáb 17 Jan 2009, 00:33

existe sim uma directiva ou despacho a solicitar a fiscalização dos pesados de mercadorias, sendo os mesmos obrigados a usar o cinto de segurança.

caso necessitem, posteriormente verifico qual o despacho.


cumps
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por só ares Ter 27 Jan 2009, 22:28

Desde que tenha o acessório têm de usar


lol!
só ares
só ares
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR, agora não sei se Guarda, Guarda Principal ou Cabo
Nº de Mensagens : 1747
Mensagem : Só quem bebe tem a certeza absoluta que o mundo gira
Meu alistamento : 99 - Portalegre, 6 Curso Fiscal e 6 Curso SEPNA

Ir para o topo Ir para baixo

È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto????? Empty Re: È obrigatorio os condutores de pesados usarem cinto?????

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes