Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp - Página 3 Empty Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por IMPEDIDO DO CAPITÃO Sáb 21 Ago 2010, 14:55

Relembrando a primeira mensagem :

Associação quer que arma seja fornecida pelo Estado. Reclama ainda que guardas estejam munidos de rádio para emergências



Os guardas-nocturnos que calcorreiam as ruas já fazem o patrulhamento armados. Mas ainda não desistiram de voltar a usar a chamada "arma de serviço", que desde sempre foi distribuída pelas polícias e é mais eficaz para as missões que desempenham. E não desistem do rádio com ligação às forças policiais, através do Siresp - Sistema de Redes de Emergência e Segurança em Portugal.
A Associação Socioprofissional de Guardas-Nocturnos quer que a arma "volte a ser fornecida pelo Estado", conta o presidente. "Continuamos à espera de respostas do Ministério da Administração Interna para que a arma de serviço volte a ser fornecida pelo Estado", diz Carlos Tendeiro.
Em causa está a actual arma, de defesa, "com um calibre pequeno e para situações de defesa, quando anteriormente usávamos a mesma arma que as forças policiais", lamenta o dirigente. É que os guardas viram as polícias recusar a entrega de arma de serviço, facto que acontecia "desde 1925". E sempre estiveram "dispensados da licença de uso e porte de arma", situação que foi alterada no ano passado, quando os guardas-nocturnos ficaram sujeitos a "uma licença administrativa", salienta Carlos Tendeiro. A legislação obrigou ainda a que estes vigilantes frequentem "um curso para portadores de armas de fogo, o mesmo administrado aos civis".
O problema é que esse curso "é ministrado em Lisboa e não nos comandos distritais da PSP, o que atrasa a entrada em funções de novos elementos". Os novos guardas "não irão andar armados até frequentarem o curso, o que poderá demorar três a quatro meses". Uma questão "ultrapassável se a formação fosse administrada nos comandos distritais".
Mas há outro problema a preocupar os guardas-nocturnos. É que, em caso de emergência, "ao contrário do que diz a lei", não possuem um rádio que os ligue às polícias das zonas que patrulham.
A Portaria 991/09 "obriga o guarda-nocturno a dispor de um rádio com ligação directa às forças de segurança" e o dirigente lembra que a associação já solicitou a inclusão dos guardas-nocturnos no sistema Siresp, de comunicações. "Aguardamos resposta, pois em situação de risco, como a que aconteceu na Marinha Grande, uma comunicação rádio poderia ter evitado as agressões ou facilitado um socorro mais eficaz", afirma.
A profissão viu serem admitidos novos guardas-nocturnos na Amadora e em Loulé. Também em Quarteira, Almancil e Pinhal Novo houve "admissões" e em estudo está o alargamento do serviço ao Porto e Portimão, "onde já há bairros interessados nos nossos serviços", conclui o dirigente. Há cerca de 300 guardas em todo o País.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1645593
IMPEDIDO DO CAPITÃO
IMPEDIDO DO CAPITÃO
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 668
Mensagem : O juiz não deve ter uma cultura de prepotência, de arrogância e de autoritarismo. A competência e a qualidade do seu serviço afere-se pela humildade de servir com dignidade o cidadão que lhe roga Justiça
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo


Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp - Página 3 Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Shadow.bjp Qui 28 Mar 2013, 13:22

moralez escreveu:Utilizar bens do erário público para fazer segurança a bens privados?? Não querem também um veículo de serviço??


 :bravo:
Shadow.bjp
Shadow.bjp
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão : Militar da G.N.R.
Nº de Mensagens : 853
Mensagem : "Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado."
Meu alistamento : (",)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp - Página 3 Empty Também é verdade

Mensagem por CFerreira Qui 28 Mar 2013, 22:27

moralez escreveu:
CFerreira escreveu:Caro Hugo André

para não gastar tempo desnecessário só lhe digo que se quiser falar com conhecimento de causa e não se sujeitar a fazer uma fraca figura sugiro que dê uma olhadela à alínea e) do nº 2 do art, 3º da Lei 19/2004

"Artigo 3.º
Funções de polícia
nº1 - As polícias municipais exercem funções de polícia administrativa dos respectivos municípios, prioritariamente nos seguintes domínios:..."
nº2 - e) "Regulação e fiscalização do trânsito rodoviário e pedonal na área de jurisdição municipal.",

e já agora veja bem no código da estrada quem tem competência para o fiscalizar, ou será que todos os agentes, chefes e oficiais da PSP que nos deram instrução na Escola Prática da PSP estavam enganados e o Sr. descobriu a pólvora?!

Uma coisa é voçê não gostar que a Polícia Municipal fiscalize trânsito, outra coisa muito diferente é o que a lei diz, eu também não gosto que o governo me vá ao bolso todos os meses e não é por isso que eles mudam de estratégia,

Deixem de tentar descobrir quem tem a p...... maior, todos temos as nossas funções e se cada um cumprir bem as suas, a opinião dos cidadãos acerca de todos os serviços do estado só poderá melhorar!

Cumprimentos a todos!
Discordo. As Finanças têm trabalhado muito e os cidadão cada vez gostam menos deles...

Caro Moralez, nisso também tenho que concordar consigo (infelizmente), mas o que é facto é que eles (funcionários das finanças) apenas cumprem as leis que esta cambada de incompetentes que têm sido os sucessivos desgovernantes brotam, mas se pelo menos cumprirem o seu serviço e tentarem ajudar o cidadão que se dirige à repartição elucidando-o e esclarecendo-o já ninguém os pode condenar, e o mesmo se passa connosco diariamente, porque os políticos só são julgados, normalmente de 4 em 4 anos (e pior que lhes acontece é adquirirem direito a uma qualquer subvenção de valor igual ou superior ao de 7 ou 8 GNR's), em quanto que todos nós, que somos o rosto do Estado na rua, somos julgados e escrutinados diariamente por toda a gente!

Aproveito desde já para desejar a todos os que como eu vão passar a Páscoa a trabalhar, uma Santa Páscoa para todos vocês e vossos familiares!
cheers
avatar
CFerreira
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 38
Profissão : Agente Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 17
Meu alistamento : 2008

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp - Página 3 Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por VaN_dRaCk Qui 28 Mar 2013, 22:29

Mais logo estamos como os states, que em certos estados até já obrigam os professores a irem armados para as aulas..

Acho haverem instituições suficientes, ou mais até, com armas.
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp - Página 3 Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes