Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por IMPEDIDO DO CAPITÃO Sáb 21 Ago 2010, 14:55

Associação quer que arma seja fornecida pelo Estado. Reclama ainda que guardas estejam munidos de rádio para emergências



Os guardas-nocturnos que calcorreiam as ruas já fazem o patrulhamento armados. Mas ainda não desistiram de voltar a usar a chamada "arma de serviço", que desde sempre foi distribuída pelas polícias e é mais eficaz para as missões que desempenham. E não desistem do rádio com ligação às forças policiais, através do Siresp - Sistema de Redes de Emergência e Segurança em Portugal.
A Associação Socioprofissional de Guardas-Nocturnos quer que a arma "volte a ser fornecida pelo Estado", conta o presidente. "Continuamos à espera de respostas do Ministério da Administração Interna para que a arma de serviço volte a ser fornecida pelo Estado", diz Carlos Tendeiro.
Em causa está a actual arma, de defesa, "com um calibre pequeno e para situações de defesa, quando anteriormente usávamos a mesma arma que as forças policiais", lamenta o dirigente. É que os guardas viram as polícias recusar a entrega de arma de serviço, facto que acontecia "desde 1925". E sempre estiveram "dispensados da licença de uso e porte de arma", situação que foi alterada no ano passado, quando os guardas-nocturnos ficaram sujeitos a "uma licença administrativa", salienta Carlos Tendeiro. A legislação obrigou ainda a que estes vigilantes frequentem "um curso para portadores de armas de fogo, o mesmo administrado aos civis".
O problema é que esse curso "é ministrado em Lisboa e não nos comandos distritais da PSP, o que atrasa a entrada em funções de novos elementos". Os novos guardas "não irão andar armados até frequentarem o curso, o que poderá demorar três a quatro meses". Uma questão "ultrapassável se a formação fosse administrada nos comandos distritais".
Mas há outro problema a preocupar os guardas-nocturnos. É que, em caso de emergência, "ao contrário do que diz a lei", não possuem um rádio que os ligue às polícias das zonas que patrulham.
A Portaria 991/09 "obriga o guarda-nocturno a dispor de um rádio com ligação directa às forças de segurança" e o dirigente lembra que a associação já solicitou a inclusão dos guardas-nocturnos no sistema Siresp, de comunicações. "Aguardamos resposta, pois em situação de risco, como a que aconteceu na Marinha Grande, uma comunicação rádio poderia ter evitado as agressões ou facilitado um socorro mais eficaz", afirma.
A profissão viu serem admitidos novos guardas-nocturnos na Amadora e em Loulé. Também em Quarteira, Almancil e Pinhal Novo houve "admissões" e em estudo está o alargamento do serviço ao Porto e Portimão, "onde já há bairros interessados nos nossos serviços", conclui o dirigente. Há cerca de 300 guardas em todo o País.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1645593
IMPEDIDO DO CAPITÃO
IMPEDIDO DO CAPITÃO
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 61
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 668
Mensagem : O juiz não deve ter uma cultura de prepotência, de arrogância e de autoritarismo. A competência e a qualidade do seu serviço afere-se pela humildade de servir com dignidade o cidadão que lhe roga Justiça
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por jeka Sáb 21 Ago 2010, 15:10

Um pais tão pequeno, para tantas intituições...

É GNR, PSP, PJ, SEF, Polícia Maritima, Polícia Municipal, Guardas Nocturnos, Empresas Privadas Segurança, etc...

Com tanta oferta em questões de segurança, e o país continua com a criminalidade alta...

Não há dinheiro para equipar as policias, quanto mais para equipar os Guarda Nocturnos...

Isto está bonito...
jeka
jeka
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 37
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 143
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Edr See Sáb 21 Ago 2010, 17:32

Quem está por detrás das empresas de Segurança Privada, sabe muito bem que agora é o melhor momento de fazer pressão sobre o MAI!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por snake Sáb 21 Ago 2010, 18:56

Começa a ser o resultado do desgoverno das policias portuguesas, ainda vai ficar pior. Foi criada a ASAE porque a GNR deixou de lado a fiscalização policial, qualquer dia é criada uma policia de transito ligada ao IMTT.

É bom que comecem a abrir os olhos.
snake
snake
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por genere Sáb 21 Ago 2010, 19:47

Muita quintinha. Mas o que é isto ó meu?!!
Guardas-noturnos?
Pagos pela população?
Deviam ser equiparados a vigilantes e mais nada!
genere
genere
Aspirante
Aspirante

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 3049
Meu alistamento : CFP 2004 AIP ; CPCb 11/12 CFFF

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por snake Sáb 21 Ago 2010, 19:51

Qualquer dia temos Guardas-nocturnos a fiscalizar estabelecimentos e transito.
snake
snake
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por sfamoreira Sáb 21 Ago 2010, 20:07

snake escreveu:Qualquer dia temos Guardas-nocturnos a fiscalizar estabelecimentos e transito.

Mas os Guardas Nocturnos não vos ajudam/facilitam o trabalho?
Qualquer dia formam uma nova força denominada pelas siglas GNR (Guardas Nocturnos Republicanos)... Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp 270803

Melhores Cumps,
sfamoreira
sfamoreira
sfamoreira
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Offshore- Plataformas Petroliferas
Nº de Mensagens : 1024
Mensagem : A treinar para a ingressão no próximo CFG...
Meu alistamento : Já esteve mais longe...

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por marques Sáb 21 Ago 2010, 20:16

eu tb quero uma arma e ligação ao SIRESP
lol...
marques
marques
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 377
Meu alistamento : 01 de Setembro de 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Crocop Sáb 21 Ago 2010, 20:20

Isto é simplesmente ridiculo. Pra mim acabava tudo, Guardas nocturnos, vigilantes, policia municipal, tudo... é tudo a empatar.
Era GNR, PSP, PJ e acabou-se.
Só náo unificava a GNR e a PSP, porque todos os grandes países da europa têm uma força de segurança militar e outra civil, existe uma certa tradição.
O SEF era abolido e integrado na GNR.
Crocop
Crocop
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 112
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 17
Mensagem : Esta é a ditosa pátria minha amada

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por justiçeiro Sáb 21 Ago 2010, 22:20

Acho bem....
justiçeiro
justiçeiro
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 403
Mensagem : Guarda, Guarda principal, Guarda secundário, Guarda terciário, etç
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Papaléguas Sáb 21 Ago 2010, 22:35

Associação quer que arma seja fornecida pelo Estado. Reclama ainda que guardas estejam munidos de rádio para emergências

e umas minis no fim do serviço...? hmm
Papaléguas
Papaléguas
Furriel
Furriel

Profissão : militar
Nº de Mensagens : 479
Mensagem : "Quando a vida não te sorrir, faz-lhe cocegas..."
Meu alistamento : AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por coitadinho Sáb 21 Ago 2010, 23:34

Se está defenido na lei que têm direito a arma,estão no seu direito de exigirem
Mas ja acho que é gente a mais na segurança do pais e de competências e formação duvidosa
coitadinho
coitadinho
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 542

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por sfamoreira Dom 22 Ago 2010, 07:29

ruialen escreveu:Se está defenido na lei que têm direito a arma,estão no seu direito de exigirem
Mas ja acho que é gente a mais na segurança do pais e de competências e formação duvidosa

Eles têm direito a arma mas têm que ter o curso ministrado pela PSP... e o tempo de espera são de 4 meses... é isso que eles não querem...porque antes não tinham...
Estou de acordo que até possam ter arma (dependendo do calibre mas nunca 9mm) mas sempre com a formação adequada... senão é mais um perigo que anda por aí...

Melhores Cumps,
sfamoreira
sfamoreira
sfamoreira
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Offshore- Plataformas Petroliferas
Nº de Mensagens : 1024
Mensagem : A treinar para a ingressão no próximo CFG...
Meu alistamento : Já esteve mais longe...

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por PedroSantos Dom 22 Ago 2010, 12:17

Em suma, os critérios de seleção aos guardas nocturnos (e isto é uma dúvida minha), são rigorosos o suficiente para lhes pormos uma arma na mão? E que, daqui a pouco vemos, guardas nocturnos aos tiros por tudo e por nada... e ainda se desloca ao local a GNR/PSP e fica no meio do fogo cruzado... lol...
Este nosso país quando liga complicometro, torna as coisas mais dificeis que sei lá... parem de inventar... lol...
PedroSantos
PedroSantos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Miltar GNR - Guarda
Nº de Mensagens : 827
Mensagem : Carpe diem... Wink
Meu alistamento : GIA 2001 - Turma A

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Luisa Baião Dom 22 Ago 2010, 13:38

Ter direito a arma ,acho que sim.Desde que tenham o dever e a obrigação de ter formação adequada para saber usá-la se necessário.
Não se deve é enfiar á toa uma arma na mão de qualquer um .
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por jxp Dom 22 Ago 2010, 22:56

Eu que sou GNR tenho que ter formação para usar uma qualquer arma...
Eles são diferentes?????
Siresp????Também, já agora porque não um carro e etc???
Sabem quanto ganha um guarda nocturno????
Mais que eu....
jxp
jxp
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 633
Mensagem : Muito triste com esta Guarda...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por msm Dom 22 Ago 2010, 23:57

snake escreveu:Começa a ser o resultado do desgoverno das policias portuguesas, ainda vai ficar pior. Foi criada a ASAE porque a GNR deixou de lado a fiscalização policial, qualquer dia é criada uma policia de transito ligada ao IMTT.

É bom que comecem a abrir os olhos.
Errado...
A ASAE é (para ai em 80%) a antiga inspecção da actividades económicas.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por msm Dom 22 Ago 2010, 23:59

Os Guardas Nocturnos nada têm a ver com empresas de segurança privadas, trabalham a titulo individual e são (sobretudo nas grandes cidades) uma presença muito antiga, com muita história, muito carisma e tradição.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por rosa Seg 23 Ago 2010, 00:35

msm escreveu:Os Guardas Nocturnos nada têm a ver com empresas de segurança privadas, trabalham a titulo individual e são (sobretudo nas grandes cidades) uma presença muito antiga, com muita história, muito carisma e tradição.
ora ai esta, muito bem dito.
quanto a rádio com ligação à policia local concordo plenamente, já a arma...
rosa
rosa
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 647
Mensagem : Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de vitória estão enganados, Pois, a vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que sonham.
A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto da montanha...
Meu alistamento : 2003 - 1ºcompanhia, 3º pelotão, turma 7 (AIP)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 23 Ago 2010, 00:36

Crocop escreveu:Isto é simplesmente ridiculo. Pra mim acabava tudo, Guardas nocturnos, vigilantes, policia municipal, tudo... é tudo a empatar.
Era GNR, PSP, PJ e acabou-se.
Só náo unificava a GNR e a PSP, porque todos os grandes países da europa têm uma força de segurança militar e outra civil, existe uma certa tradição.
O SEF era abolido e integrado na GNR.

Fala a voz da sabedoria, concerteza...
E, pergunto, essa pretensa solução resultou de uma vasto estudo académico, presumo?
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por msm Seg 23 Ago 2010, 00:42

rosa escreveu:
msm escreveu:Os Guardas Nocturnos nada têm a ver com empresas de segurança privadas, trabalham a titulo individual e são (sobretudo nas grandes cidades) uma presença muito antiga, com muita história, muito carisma e tradição.
ora ai esta, muito bem dito.
quanto a rádio com ligação à policia local concordo plenamente, já a arma...

A arma... há mais de um século que a levantam na esquadra (ou levantavam). Era uma das atribuições dos graduados de serviço da psp, aprendia-se na escola.

Nao me parece que isso alguma vez constituísse algum tipo de problema. Portanto o que ao longo de tantas decadas nao cria problemas nao pode estar mal... e se estava bem, ou menos mal, porquê mudar? Ou mudar tão radicalmente?


Última edição por msm em Seg 23 Ago 2010, 00:43, editado 1 vez(es)
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 23 Ago 2010, 00:43

sfamoreira escreveu:Estou de acordo que até possam ter arma (dependendo do calibre mas nunca 9mm)

E porque não uma arma de calibre 9mm...?! Mas, fere assim tanto a susceptibilidade da GNR que outra força ou serviço policial, ou mesmo os guardas nocturnos, usem 9mm...?? Mas agora até já existem capelinhas no calibre das armas?? Acordem para a vida, "commilitones"... O chamado calibre de guerra já não existe!...
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por msm Seg 23 Ago 2010, 00:45

Sim, porque não?
Qual a razão objectiva para essa limitação no calibre?

Logo eles, que usavam, sempre usaram as mesmas armas que estvam distribuidas à PSP...
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por LCP 22 Seg 23 Ago 2010, 00:49

Quanto á arma desde que sejam devidamente formados para o seu uso não vejo qual é o problema o rádio não vejo o porque de estarem ligados ao Siresp existe tanto aparelho de emergência desde GPS, alarmes, telemóveis etc. não consigo compreender para que necessitam estar ligados às comunicações das forças de segurança.
LCP 22
LCP 22
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 37
Profissão : G.N.R
Nº de Mensagens : 814
Mensagem : Comigo quem quiser, contra mim quem puder
Meu alistamento : CFG 2006/2007 - CFCB 2011/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 23 Ago 2010, 00:57

Tendo em conta a barraca que o SIRESP tem dado, julgo que todos ficaremos melhor servidos com os rádios velhinhos...
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por moralez Seg 23 Ago 2010, 01:46

Eu também queria o ordenado e os meios que a PJ tem...
Por favor, cada macaco no seu galho...
Rádio?? Era bom!!! É rara a patrulha apeada em que tenho rádio para levar e os meninos querem um para eles... Só de pensar que alguns ganham 20 vezes mais do que eu, até tenho vergonha!!!
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por msm Seg 23 Ago 2010, 02:22

Eles nem sequer têm vencimento.
Vivem do que cada um entende dar-lhes, se quiser dar.

Parece que anda por aqui muita gente que nem sequer sabe o que é e como funcionam os guardas nocturnos... todavia e como bons portugueses nao se coíbem de opinar... Smile

msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Ribeiro Seg 23 Ago 2010, 03:54

Eu que sou vigilante de profissão acho que as empresas de segurança privada na merecem o chão que pisam infelizmente é assim.armas para guardas nocturnos para quê?nem podem disparar querem aquilo só fazer bonito em frente as gajas que entram nas discotecas...Armas só pa GNR e PSP/PJ e devia ser como no Brasil ter ordem pa disparar em casos eminentes de perigo.
Ribeiro
Ribeiro
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 36
Profissão : Vigilante
Nº de Mensagens : 130
Meu alistamento : CFG 2012

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Portaria 394/09 de 8 de Setembro

Mensagem por carlos_tendeiro Seg 23 Ago 2010, 04:10

Exmos. O que está a ser pedido consta da lei orgânica que regulamenta a actividade de Guarda-Nocturno, onde está consagrado na Portaria a comunicação permanente, via rádio, com as forças e serviços de segurança.
Nessa perspectiva só o SIRESP permite tal função.
A actividade de Guarda-Nocturno remonta a 1755 com a designação de vigias nocturnos, sendo que nos registos historicos aparece Guarda-Nocturno em 1860, sendo a unica profissão respeitante à Segurança Pública, que mantem os mesmo nome.
Os Guardas-Nocturnos chegaram a estar integrados nos Cabos de Policia, perdendo esse viculo com a possibilidade de se extinguir essa força.

Em 1975 projectava-se criar uma nova força de segurança que nasceria da fusão da GNR com a PSP e que integraria os guardas-nocturnos. poderão comprovar em http://guarda-nocturno.blogspot.com/2010/06/passagem-importante-na-historia.html .

No entanto, com a aprovação da nova Constituição da República Portuguesa, em 02 de Abril de 1976, é afastada a hipótese de extinção ou fusão da PSP e a sua legitimidade jurídica é inquestionável na medida em que o n.º 1 do seu art. 272.º se define que «a polícia tem por funções defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos».

Os Guardas-Nocturno sempre andaram armados, primeiro de cajado, depois de sabre e posteriormente a pistola, sendo que temos como referência o uso da pistola em 1904, juntamente com o sabre.

Em 1925, o Senador Aragão e Brito propôs a isenção de licença de uso e porte de arma de serviço, tendo sido publicada a isenção em 1927 que isentava os Guardas-Nocturnos da licença de uso e porte de arma de serviço de calibre não superior a 7,65 mm.

Não se conhece nada que revogue essa isenção que foi tida em conta até o ano passado, sendo que a Portaria 394/99 menciona no seu artigo 17º que a arma é entregue diariamente pela força de segurança territorialmente competente, no inicio do serviço e devolvida no seu termo.
Aqui também não se conhece legislação que tenha revogado a Portaria, apenas uma circular emitida pela PSP.

Apenas pedimos o que está na lei, não pedimos um aumento de calibre, embora não veja incoveniente, pois uma arma de baixo calibre é mais mortifera que uma de calibre maior, pois não é por acaso que as forças de segurança estão a receber as 9mm.

Os Guardas-Nocturnos vivem das compensações voluntárias de entidades particulares ou colectivas, para patrulharem a zona que lhes está afecta, tendo que prestar auxilio a quem careça ou necessite dele, tendo que apoiar as forças de segurança e protecção civil, factores este que determinam que um Guarda-Nocturno exerce um serviço Publico, ate pelo facto de não poder ter um vinculo contratual com os seus contribuintes, sendo que vive de gratificações pelas funções que exerce, pois é isso que é uma compensação aos olhos das leis fiscais.

Isto tudo aliado ao facto de um Guarda-Nocturno trabalhar sozinho, e quem anda no terreno sabe que è arriscado e que um telemovel não é um meio funcional para se pedir socorro.

Mais, se a arma for do estado, se a mesma for apreendida em função de um disparo, de imediato poderá ser fornecida outra, o que não acontece com uma arma de defesa pessoal, e não estou a falar em cowboiadas, pois posso dar um exemplo real que aconteceu comigo em Dezembro de 2005, aquando em apoio à PSP numa barreira policial, por minha conta e risco, mas não deixei de apoiar quem me apoia todas as noites, e disparam sobre mim e o chefe Martins que acabou por morrer no local, onde só não fui morto porque me baixei para me resguardar dos tiros que vinham em nossa direcção, e a arma foi-me apreendida para pericias porque efectuei fogo com ela, mas uma semana depois tinha outra.

Em relação à formação, também a exigimos, mas o que muitos desconhecem é que se não a temos, não é por culpa nossa, pois cabe às forças de segurança administra-la conforme decreto-lei 310/02.

Para quem não sabe, um Guarda-Nocturno tem que informar os dias que vai estar de folga ao comandante da força ao qual esteja afecto, sendo este que nomeia após proposta do Guarda-Nocturno, qual o colega que o irá substituir, bem como tem que entregar o mapa de férias até Abril ao mesmo Comandante.

Havia a designação de Guarda-Nocturno da PSP, até 2006, e que no passado as armas eram somente fornecidas por essa força, havendo postos da GNR que também as entregavam porque haviam um entendimento entre forças, mas essa arma era da PSP. Há largos anos os Guardas-Nocturnos do Cacém tinham que ir à Esquadra de Queluz levantar a arma e regressar aquele local por o Cacém ser area da GNR.


Existem vagas para Guardas-Nocturnos, quem achar que um Guarda-Nocturno ganha bem, força, não se esqueçam é que como as coisas estão, não é facil, pois gastasse perto de 300€ em fardamento, cerca de 800€ em formação para portadores de armas de fogo, licença de uso e porte de arma e aquisição da arma de fogo, cerca de 200€ para a segurança social, cerca de 200€ em gasoleo, mais alguns gastos, façam as contas e vejam se é facil, quando se começa uma actividade de interesse publico sem qualquer tipo de vencimento.

Quem conhecer o trabalho desempenhado pelos Guardas-Nocturnos, verá que temos razão quando pedimos somente o que é mencionado na lei e que sempre foi atribuido aos Guardas-Nocturnos.

Quem não quer mais e melhor equipamento e não gosta perder regalias?

Desculpem o testamento, mas acho que era necessária esta explicação.
carlos_tendeiro
carlos_tendeiro
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Guarda-Nocturno
Nº de Mensagens : 28
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por sfamoreira Seg 23 Ago 2010, 09:47

Brave Sir Robin escreveu:
sfamoreira escreveu:Estou de acordo que até possam ter arma (dependendo do calibre mas nunca 9mm)

E porque não uma arma de calibre 9mm...?! Mas, fere assim tanto a susceptibilidade da GNR que outra força ou serviço policial, ou mesmo os guardas nocturnos, usem 9mm...?? Mas agora até já existem capelinhas no calibre das armas?? Acordem para a vida, "commilitones"... O chamado calibre de guerra já não existe!...

Mas, segundo o que eu me apercebi, os Guardas Nocturnos não querem esperar pela dita licensa de uso e porte de arma que demora, em média, cerca de 4 meses até ser ministrada e depois ser emitida...
Então é mais seguro uma pessoa andar com uma arma de fogo, seja Guarda Nocturno ou não, sem formação... apenas porque é Guarda Nocturno?
Sim, os Guardas Nocturnos deveriam poder andar com uma arma de defesa pessoal (tal como os vigilantes deveriam, mas isso são outros quinhentos), mas não, não deveria ser de 9mm...
Conhecem alguém que não esteja numa força de segurança, ou melhor, que não seja Orgão de Polícia Criminal, que detenha em seu poder uma arma de defesa pessoal de 9mm?
Por essa ordem de ideias, e se 9mm não faz mal algum, então porque é que os Guardas Nocturnos se hão-de contentar com uma arma de 9mm e não começam a rondar de shotguns ou de G3?

Para mim, um Guarda Nocturno não tem uma profissão mais complicada do que tem um vigilante ou um taxista...
Então, vamos começar a dar-lhes também armas de calibre superior, porque os Vigilantes também tomam conta de pessoas e bens.. e os taxistas andam expostos a mais perigos actualmente que os Guardas Nocturnos...
Atenção que eu não percebo nada do assunto...
É apenas a minha opinião e como tal, vale o que vale... mas gostaria de ouvir outras...

Melhores Cumps,
sfamoreira
sfamoreira
sfamoreira
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Offshore- Plataformas Petroliferas
Nº de Mensagens : 1024
Mensagem : A treinar para a ingressão no próximo CFG...
Meu alistamento : Já esteve mais longe...

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 23 Ago 2010, 10:34

sfamoreira escreveu:Conhecem alguém que não esteja numa força de segurança, ou melhor, que não seja Orgão de Polícia Criminal, que detenha em seu poder uma arma de defesa pessoal de 9mm?

Companheiro, é como diz... possivelmente não sabe nada do assunto, mesmo...
A lei das armas obriga a aprovação em curso de formação a todos aqueles que quiserem ter uma arma ou a todos os portadores que queiram renovar a licença.
Mas, e como começa a ser hábito neste país, existem excepções à regra...
O Presidente da República, os membros do Governo, deputados e magistrados do Ministério Público, continuam a poder adquirir as mesmas armas que as forças de segurança sem terem de frequentar qualquer curso de formação. A lei das armas assim o prevê!
Diga-me lá quantos destes integram as forças de segurança...??? E quantos destes são OPC...???
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por sfamoreira Seg 23 Ago 2010, 11:15

E quantos destes são Guardas Nocturnos?
E quantas dessas excepções é que o senhor conhece?
Continuo a não achar que seja necessário!
Eu renovei a minha licença á pouco tempo e pura e simplesmente não me é possivel adquirir uma arma com esse calibre...
Pela sua ordem de ideias, posso adquirir qualquer arma de qualquer calibre?
Temos que jogar com o senso comum...
sfamoreira
sfamoreira
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Offshore- Plataformas Petroliferas
Nº de Mensagens : 1024
Mensagem : A treinar para a ingressão no próximo CFG...
Meu alistamento : Já esteve mais longe...

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por carlos_tendeiro Seg 23 Ago 2010, 12:19

sfamoreira escreveu:E quantos destes são Guardas Nocturnos?
E quantas dessas excepções é que o senhor conhece?
Continuo a não achar que seja necessário!
Eu renovei a minha licença á pouco tempo e pura e simplesmente não me é possivel adquirir uma arma com esse calibre...
Pela sua ordem de ideias, posso adquirir qualquer arma de qualquer calibre?
Temos que jogar com o senso comum...

Veja a exposição que fiz acima, não queremos ter armas sem formação, pois exigimos que ela exista, mas um Guarda-Nocturno nunca esteve obrigado a cumprir os mesmo requisitos que um civil, pois necessita da arma para trabalhar, tendo o Modelo V que é uma autorizção de uso e porte de arma, que dà acesso a arma de classe B, sendo eu possuidor de uma, mas estão a ser-nos retirados direitos.
A formação está prevista na lei orgânica dos Guardas, e se a mesma fosse aplicada, aliada à isenção de licença de uso e porte de arma de serviço, a atribuir pelas forças de segurança, como sempre aconteceu, quando um Guarda-Nocturno entrasse ao serviço, era administrada a formação em 3 ou 4 dias e não esperava 3 a 4 meses ou mais para ter uma licença administrativa. A previsão da formação para os Guardas é anual.
Um Guarda-Nocturno presta um serviço público e não privado, entranto ao serviço siariamente nas forças de segurança, essa é uma das pequenas diferenças com o serviço de vigilância privada.

Respeito os taxistas, mas não é uma comparação plausivel, todos têm direito à sua defesa mas pelos vistos não sabe o que é um Guarda-Nocturno, que se tem que defender por defender os outros, sem qualquer custa para o estado e até mesmo para quem é protegido.

Certamente também não sabe, que muitas vezes o unico apoio que as forças de segurança têm é dos Guardas-Nocturnos, dando-lhe um exemplo prático, em Evora existem 22 Guardas-Nocturnos, que apoaim diariamente a PSP da cidade. Numa ocorrência aparecem 2 carros patrulha, 4 policias, se necessitarem de apoio, aparecem 22 viaturas e 22 Guardas-Nocturnos, já viu o impacto que dá.

Sabia que um Guarda-Nocturno lida diariamente com o que de pior existe na sociedade, sendo uma mais valia para a investigação criminal?

Sabia que um Guarda-Nocturno presta um serviço social no apoio ao cidadão?

Que muitos Guardas-Nocturnos ao patrulharem a via publica, são alvos de homicidios na forma tentada por darem de caras com ocorrências criminais.

Leia mais sobre Guardas-Nocturnos, pode faze-lo em www.guarda-nocturno.blogspot.com .

Os mesu cumprimentos
carlos_tendeiro
carlos_tendeiro
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Guarda-Nocturno
Nº de Mensagens : 28
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por carlos_tendeiro Seg 23 Ago 2010, 12:38

sfamoreira escreveu:
Brave Sir Robin escreveu:
sfamoreira escreveu:Estou de acordo que até possam ter arma (dependendo do calibre mas nunca 9mm)

E porque não uma arma de calibre 9mm...?! Mas, fere assim tanto a susceptibilidade da GNR que outra força ou serviço policial, ou mesmo os guardas nocturnos, usem 9mm...?? Mas agora até já existem capelinhas no calibre das armas?? Acordem para a vida, "commilitones"... O chamado calibre de guerra já não existe!...

Mas, segundo o que eu me apercebi, os Guardas Nocturnos não querem esperar pela dita licensa de uso e porte de arma que demora, em média, cerca de 4 meses até ser ministrada e depois ser emitida...
Então é mais seguro uma pessoa andar com uma arma de fogo, seja Guarda Nocturno ou não, sem formação... apenas porque é Guarda Nocturno?
Sim, os Guardas Nocturnos deveriam poder andar com uma arma de defesa pessoal (tal como os vigilantes deveriam, mas isso são outros quinhentos), mas não, não deveria ser de 9mm...
Conhecem alguém que não esteja numa força de segurança, ou melhor, que não seja Orgão de Polícia Criminal, que detenha em seu poder uma arma de defesa pessoal de 9mm?
Por essa ordem de ideias, e se 9mm não faz mal algum, então porque é que os Guardas Nocturnos se hão-de contentar com uma arma de 9mm e não começam a rondar de shotguns ou de G3?

Para mim, um Guarda Nocturno não tem uma profissão mais complicada do que tem um vigilante ou um taxista...
Então, vamos começar a dar-lhes também armas de calibre superior, porque os Vigilantes também tomam conta de pessoas e bens.. e os taxistas andam expostos a mais perigos actualmente que os Guardas Nocturnos...
Atenção que eu não percebo nada do assunto...
É apenas a minha opinião e como tal, vale o que vale... mas gostaria de ouvir outras...

Melhores Cumps,
sfamoreira

Só para informar que os Guardas Prisionais não são OPC e andam com 9mm e muito bem...
Mas não há nada que diga que queremos andar com 9mm, apenas queremos o que tinhamos ou seja a 7.65mm, mas pelos vistos não sabe que os guardas-nocturnos sempre tiveram direito ao mesmo calibre que as forças de segurança, tendo ate o ano passado uma farda igual à PSP.

Sabia que uma 6,35 è mais mortifera que uma 9mm, sendo este ultimo calibre o adequado a quem defende terceiros, pois tem mais propabilidades de fazer fogo contra alguém evitando assim algumas mortes, dando um exemplo, um projectil de uma 6,35 ao bater num osso de um corpo tem grandes probabilidades de fazer ricochete e percorrer o resto do corpo levando a pessoa à morte, e que uma 9mm pelo seu poder de perfuração ao bater num osso destroi o mesmo, reduzindo assim as hipoteses de morte, pois apenas afecta aquela zona.

Já agora sabe qual a diferença entre um segurança e um vigilante?
carlos_tendeiro
carlos_tendeiro
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Guarda-Nocturno
Nº de Mensagens : 28
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por sfamoreira Seg 23 Ago 2010, 13:54

A formação que o mesmo tira e a classe que é atribuida pelo MAI...

Eu nunca disse que os Guardas Nocturnos não queriam fosse o que fosse, apenas que se lamentavam que a licença administrativa demorasse tanto tempo a sair (acho que é diferente).
Eu conheço bem o calibre de munições e quais os impactos delas bem como os vários tipos, em cada calibre, que existem!
Eu nunca desfiz a profissão de Guarda Nocturno, apenas acho que não é necessário uma vez que é apenas para uso de defesa pessoal, uma arma com o Calibre de 9mm.

Obrigado pela morada do blogue, vou dar-lhe uma vista de olhos uma vez que a informação nunca é demais!!! Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Thumbsup

Melhores Cumps,
sfamoreira
sfamoreira
sfamoreira
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Offshore- Plataformas Petroliferas
Nº de Mensagens : 1024
Mensagem : A treinar para a ingressão no próximo CFG...
Meu alistamento : Já esteve mais longe...

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 23 Ago 2010, 14:49

sfamoreira escreveu:E quantas dessas excepções é que o senhor conhece?

Mais do que alguma vez desejaria ter conhecido!!... E mais. Conheço civis, inclusive, que têm 9mm como arma de defesa devidamente licenciada!

sfamoreira escreveu:Temos que jogar com o senso comum...

Aqui não pode haver senso comum... Quem fala de senso comum, quando se tenta falar de igualdades, é porque não está dentro do assunto, e teima em criar diferenciações onde estas não podem, nem devem, existir!
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por MEO Seg 23 Ago 2010, 14:51

Porque não lhe dão também uma farda (PSP ou GNR), uma viatura caracterizada e assim a malta começa a trata-los como colegas!!!!
MEO
MEO
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 192
Meu alistamento : 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Karkuon Seg 23 Ago 2010, 14:56

ja li todos os comentarios... e... continuo a achar que GN apesar de ser muito antigo continua a nao ser nada eficaz...
um belo tacho isso sim...dormir a noite toda nao deve ser dificil...
ja temos patrulhas a civil...nao necessitamos de guardas nocturnos nenhum...
mais homens na rua? facil...é colocar os mesmos na rua que estao nas secretarias.
e a questao da policia municipal...vamos falar ser realistas,afinal o que é uma policia? é uma instituicao que tema principal funcao a segurança e de seguida vem a funcao de fiscalizar etc...
a policia municipal foi criada e nao vejo objectivo nenhum que visa a segurança...apenas fiscalizacao de estabelecimentos e etc, ora...para fiscalizar estabelecimentos temos a gnr e psp...e se for presiso algum fiscal da camara presente...muito bem que seja.
o que se passa é que basicamente antes eram fiscais da camara agora sao policias municipais.
Karkuon
Karkuon
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 488

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 23 Ago 2010, 15:05

Espantoso! Eu, que nunca fui fiscal da câmara, e há dez anos que sou polícia municipal... Pelos vistos, surge mais alguém que dispara para o ar aquilo que não sabe.
E, caricato, é que - diariamente - chovem aqui, na polícia municipal, inúmeros relatórios de ocorrência e informações de serviço dos vários postos da gnr locais, com matérias de fiscalização que são, analogamente, da sua competência fiscalizar.
Mas, agora a gnr só fiscaliza aquilo que quer, e o que não quer chuta para as políciais municipais??...
Afinal, para "fiscalizar estabelecimentos nem sempre temos a gnr e psp", não é verdade...?!
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 23 Ago 2010, 15:07

Mas, se calhar, isso até poderá ter um significado... Se calhar as polícias municipais até são bem superiores em matéria de fiscalização!
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por sfamoreira Seg 23 Ago 2010, 15:36

Brave Sir Robin escreveu:
sfamoreira escreveu:E quantas dessas excepções é que o senhor conhece?

Mais do que alguma vez desejaria ter conhecido!!... E mais. Conheço civis, inclusive, que têm 9mm como arma de defesa devidamente licenciada!

sfamoreira escreveu:Temos que jogar com o senso comum...

Aqui não pode haver senso comum... Quem fala de senso comum, quando se tenta falar de igualdades, é porque não está dentro do assunto, e teima em criar diferenciações onde estas não podem, nem devem, existir!

Caro Brave Sir Robin,
Opiniões toda a gente as tem.. eu nunca lhe disse que o senhor pensava mal, apenas porque a sua opinião era diferente da minha pois não?
Diga-me lá então, quando é que podemos usar o senso comum, se não o podemos utilizar em caso de igualdade? O senso comum é apenas para ser utilizado quando nos dá jeito? Quando é a nosso favor?
Eu não estou dentro do assunto, eu nunca escondi isso... agora também nunca disse que era dono da verdade... se acha que eu penso mal, eu também acho que o senhor, algumas vezes, deveria respeitar as várias opiniões dos outros!
Mas eu vou ser como o senhor!
Ora vejamos... G3 aos Guardas Nocturnos (PARA ARMA DE DEFESA PESSOAL), e já agora que tal uns carros de combate (uma vez que o calibre de guerra não existe, uma panhard vinha a calhar não)?
Eu não estou de acordo que andem desarmados!
E já agora, diga-me, onde é que não existe mais o "calibre de guerra"? Que eu saiba, sempre existiu e sempre há-de existir esse tipo de Calibre...

Vai-me desculpar... eu já concordei consigo em muitos tipios de situações... mas nesta, não concordo...

Melhores Cumps,
sfamoreira
sfamoreira
sfamoreira
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Offshore- Plataformas Petroliferas
Nº de Mensagens : 1024
Mensagem : A treinar para a ingressão no próximo CFG...
Meu alistamento : Já esteve mais longe...

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por msm Seg 23 Ago 2010, 16:26

MEO escreveu:Porque não lhe dão também uma farda (PSP ou GNR), uma viatura caracterizada e assim a malta começa a trata-los como colegas!!!!
Em Lisboa não é incomum tratar-mo-los por colegas.
Quando entrei para a PSP olhava para eles e a unica diferença era o emblema do boné. Até a arma era da mesma marca e modelo da minha.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por angkor Seg 23 Ago 2010, 17:06

Não pediram eles ordenado igual ao dos agentes da psp! Pudera, ganham 10X mais...
angkor
angkor
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 57
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 602
Mensagem : O medo depende da imaginação, a cobardia do carácter.
Joubert
Meu alistamento : 1991

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por carlos_tendeiro Seg 23 Ago 2010, 18:06

MEO escreveu:Porque não lhe dão também uma farda (PSP ou GNR), uma viatura caracterizada e assim a malta começa a trata-los como colegas!!!!

A farda sempre existiu e no passado era igual á da policia civica, depois igual á da PSP, agora têm farda própria.

As viaturas são obrigatoriamente caracterizadas, e estão autorizados a circular em marcha de urgência.
carlos_tendeiro
carlos_tendeiro
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Guarda-Nocturno
Nº de Mensagens : 28
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por carlos_tendeiro Seg 23 Ago 2010, 18:09

sfamoreira escreveu:A formação que o mesmo tira e a classe que é atribuida pelo MAI...

Eu nunca disse que os Guardas Nocturnos não queriam fosse o que fosse, apenas que se lamentavam que a licença administrativa demorasse tanto tempo a sair (acho que é diferente).
Eu conheço bem o calibre de munições e quais os impactos delas bem como os vários tipos, em cada calibre, que existem!
Eu nunca desfiz a profissão de Guarda Nocturno, apenas acho que não é necessário uma vez que é apenas para uso de defesa pessoal, uma arma com o Calibre de 9mm.

Obrigado pela morada do blogue, vou dar-lhe uma vista de olhos uma vez que a informação nunca é demais!!! Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Thumbsup

Melhores Cumps,
sfamoreira

Não se esqueça que a defesa pessoal é muito ampla, veja-se o Codigo Penal, e agora essa arma é também a arma de serviço, e serve para a protecção de pessoas e bens, dentro dos limites da defesa pessoal, tal igual ao uso das armas das forças de segurança.
carlos_tendeiro
carlos_tendeiro
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Guarda-Nocturno
Nº de Mensagens : 28
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Brave Sir Robin Seg 23 Ago 2010, 18:14

sfamoreira escreveu:Caro Brave Sir Robin,
Opiniões toda a gente as tem.. eu nunca lhe disse que o senhor pensava mal, apenas porque a sua opinião era diferente da minha pois não?
Diga-me lá então, quando é que podemos usar o senso comum, se não o podemos utilizar em caso de igualdade? O senso comum é apenas para ser utilizado quando nos dá jeito? Quando é a nosso favor?
Eu não estou dentro do assunto, eu nunca escondi isso... agora também nunca disse que era dono da verdade... se acha que eu penso mal, eu também acho que o senhor, algumas vezes, deveria respeitar as várias opiniões dos outros!
Mas eu vou ser como o senhor!
Ora vejamos... G3 aos Guardas Nocturnos (PARA ARMA DE DEFESA PESSOAL), e já agora que tal uns carros de combate (uma vez que o calibre de guerra não existe, uma panhard vinha a calhar não)?
Eu não estou de acordo que andem desarmados!
E já agora, diga-me, onde é que não existe mais o "calibre de guerra"? Que eu saiba, sempre existiu e sempre há-de existir esse tipo de Calibre...

Vai-me desculpar... eu já concordei consigo em muitos tipios de situações... mas nesta, não concordo...

Melhores Cumps,
sfamoreira

Companheiro sfamoreira
Eu também estou de acordo que os guardas nocturnos sejam obrigados a frequentar, com aproveitamento, o dito curso de formação... assim como a lei o estipula. Os guardas nocturnos não diferentes dos demais. Mas, ao mesmo tempo, quando se fala de segurança (ou mesmo de defesa pessoal) julgo que não se deveriam estabelecer diferenças, como é o caso do calibre.
Cada um tem o seu serviço. E essas diferenças advém, somente do conteudo funcional da carreira que cada um integra. O guarda nocturrno não é um agente de autoridade. Quiçá, para alguns, não é mais que um vigilante... Agora pergunto, no rol de todos os que envergam uma arma à cintura, porque é que a vida de um agente de uma força de segurança, ou OPC, deverá valer mais do que outro qualquer?... O porquê de, quando se atribui uma arma a alguém, fazê-lo com o intuito de esse alguém se prejudicar ainda mais por fazer uso dessa arma?.... Atirar areia aos olhos...??
Brave Sir Robin
Brave Sir Robin
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : Agente de Polícia Municipal
Nº de Mensagens : 1343
Mensagem : FAZ O QUE FOR JUSTO. O RESTO VIRÁ POR SI SÓ. (Johan Wolfgang Von Goethe)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por carlos_tendeiro Seg 23 Ago 2010, 18:41

Já não é a primeira vez que falam do ordenado dos Guardas-Nocturnos, se acham que é 10 ou 20 x mais como já foi dito, porque é que não vão para Guardas-Nocturnos?

A consideração dada em vários acordãos é que um Guarda-Nocturno é um agente revestido de autoridade derivado às funções que desempenha, aplicado-se as mesmas normas que são aplicadas ás forças de segurança (injurias, agressões) no Código Penal.

Se os Guardas-Nocturnos tivessem ordenado já tinham sido extintos, mas se existem é porque prestam um serviço publico sem custas para o estado, e se existem é porque a população quer e precisa, pois um Guarda-Nocturno presta um serviço de proximidade, e existe para ser uma mais valia para a segurança publica, e segundo declarações da PSP em relação ao armamento, que a situação estava a ser analizada até por tudo o que os Guardas-Nocturnos representa em abono do serviço policial.
Sabiam que os Guardas-Nocturnos deslocam-se várias vezes para junto da residência das pessoas para as mesmas sairem ou entrarem em casa, por receio de ser vitimas de crimes, que os mesmos se deslocão às Farmacias para irem buscar medicamentos urgentes, evitando que quem necessita saia de casa correndo riscos desnecessários.

Sabia que os Guardas-Nocturno são uma mais valia para a investigação criminal, porque apercebem-se de muita coisa durante as noite de serviço.

A razão de existirem é simples, cada crime que evitam, justifica a sua existência, quer directamente nas suas intervenções, quer durante o patrulhamento que faz na prevenção cirminal.
carlos_tendeiro
carlos_tendeiro
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Guarda-Nocturno
Nº de Mensagens : 28
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por sfamoreira Seg 23 Ago 2010, 18:56

Brave Sir Robin escreveu:

Companheiro sfamoreira
Eu também estou de acordo que os guardas nocturnos sejam obrigados a frequentar, com aproveitamento, o dito curso de formação... assim como a lei o estipula. Os guardas nocturnos não diferentes dos demais. Mas, ao mesmo tempo, quando se fala de segurança (ou mesmo de defesa pessoal) julgo que não se deveriam estabelecer diferenças, como é o caso do calibre.
Cada um tem o seu serviço. E essas diferenças advém, somente do conteudo funcional da carreira que cada um integra. O guarda nocturrno não é um agente de autoridade. Quiçá, para alguns, não é mais que um vigilante... Agora pergunto, no rol de todos os que envergam uma arma à cintura, porque é que a vida de um agente de uma força de segurança, ou OPC, deverá valer mais do que outro qualquer?... O porquê de, quando se atribui uma arma a alguém, fazê-lo com o intuito de esse alguém se prejudicar ainda mais por fazer uso dessa arma?.... Atirar areia aos olhos...??

Concordo consigo em vários pontos.
Mas porque é que não atribuem, por exemplo, um tipo de armamamento próprio e viaturas próprias?
Quantos e quantos Guardas Nocturnos é que circulam com as viaturas descaracterizadas?
Eu concordo que são um bem essencial. Cada um com o seu trabalho, com o seu desempenho...
E tudo e todos que contribuam para a segurança activa da população têm o meu respeito!
desde já o meu muito obrigado pelo debate e pela troca de ideias...

Caro carlos_tendeiro,
desejo-lhe as maiores felicidades com a sua luta... lutem, tal como todos os elementos das Forças de segurança, pelos direitos e melhores condições de trabalho...

Melhores Cumps,
sfamoreira
sfamoreira
sfamoreira
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : Offshore- Plataformas Petroliferas
Nº de Mensagens : 1024
Mensagem : A treinar para a ingressão no próximo CFG...
Meu alistamento : Já esteve mais longe...

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por carlos_tendeiro Seg 23 Ago 2010, 19:27

O armamento propio é o que pedimos, e somente o que tinhamos 7,65 atribuida pelas forças de segurnaça, pelo mais variados motivos.
As viaturas poderão ser uma realidade, nos contratos locais de segurança, mas depende da vontade de cada Câmara Municipal sendo o seu contributo para a segurança pública, mas não há dinheiro.
Apenas pedimos melhores condições de trabalho e que nos forneçam o que está na lei, formação e equipamento.
Muitos desconheçem o que os Guardas-Nocturnos fazem e a utilidade que têm, pois raramente são noticia, pois em cada serviço que fazem os detentores são as forças de segurança, excepto em crimes público, e as noticias publicam o que lhes é comunicado, a exemplo a morte do chefe Martins em Lagos, o que saiu na comunicção social foi que um policia que estava ao seu lado não morreu porque a arma encravou e se baixou, esse policia era eu, Guarda-Nocturno, e baixei-me porque me resguardei dos tiro, tendo o tiro que matou o Chefe passado por cima da minha cabeça, e foi feita referência que a arma que encravou seria uma walther com 20 anos, o que não é real, foi a velhinha Star de 1946, arma que as proprias forças de segurança usam, não fosse ser propriedade da PSP.
Muitos desconhecem esta realidade, o que não facilita a defesa da profissão.

Os meus cumprimentos.
carlos_tendeiro
carlos_tendeiro
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 42
Profissão : Guarda-Nocturno
Nº de Mensagens : 28
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Luisa Baião Seg 23 Ago 2010, 20:37

Na minha terra ,que eu saiba não existem guardas nocturnos. No entanto ,tenho gratas recordações desses srs. Nos meus tempos de mocidade devido ao trabalho por turnos,algumas vezes o guarda nocturno subiu as escadas comigo para se certificar que a escada estava livre e podia entrar em casa em segurança.
Sempre que se ouvia algum ruido estranho a maneira de lhes pedir ajuda era batendo palmas.
Eram pessoas prestáveis para tudo o que lhes estivesse ao seu alcance fazer.
Até para nos desenrascar se uma fechadura da porta não quizesse abrir.Belos tempos esses em que se via o guarda nocturno como um amigo sempre ás ordens.
Hoje em dia não sei ...mas ,espero que continuem assim.
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp Empty Re: Guardas-nocturnos querem ter arma da PSP e ligação ao Siresp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes