Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Mike 07 Seg 07 Fev 2011, 15:11

Os automóveis de passageiros e os veículos de entregas novos têm, a partir de hoje, de estar equipados com luzes de circulação diurnas, uma medida que a Comissão Europeia considera muito importante para reduzir os acidentes.
As luzes de circulação diurnas -- conhecidas pela sigla DRL (Daytime Running Lights) em inglês - são lâmpadas especiais que se acendem automaticamente quando se liga o motor dos automóveis. Espera-se que a utilização destas luzes permita uma diminuição da sinistralidade nas estradas europeias visto que elas aumentam muito a visibilidade dos automóveis.
"As luzes de circulação diurnas darão uma contribuição importante para o nosso objectivo de reduzir o número de acidentes nas estradas europeias", disse o comissário europeu da Indústria. Para Antonio Tajani a utilização deste tipo de luzes especiais também significa "boas notícias" para a protecção do ambiente porque reduz o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono. Os novos camiões e autocarros também serão obrigados a utilizar este tipo de luzes daqui a 18 meses.
De acordo com as estatísticas europeias, em 2009 mais de 35 mil pessoas morreram em acidentes nas estradas dos 27 e por cada morto há ainda quatro pessoas com lesões incapacitantes permanentes, 10 com lesões graves e 40 com contusões menos graves.
Nalguns Estados-membros, nomeadamente nos países nórdicos, já é obrigatório a utilização destas luzes há algum tempo, o que não era o caso em Portugal.


Fonte:DN
Mike 07
Mike 07
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : Agente autoridade
Nº de Mensagens : 659
Meu alistamento : 20NOV1996

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Lince Seg 07 Fev 2011, 17:04

http://www.publico.pt/Sociedade/automoveis-novos-lancados-a-partir-de-hoje-tem-de-ter-luzes-de-circulacao-diurna_1478987
Lince
Lince
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : Guarda da GNR
Nº de Mensagens : 591
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Patrulhas Seg 07 Fev 2011, 17:51

Qual fiscalização, qual policiamento visivel, qual meio repressivo, qual BT, o problema era mesmo as luzes diurnas.
O tipo que deciobriu isto é um génio, e ainda vêm os gajos do ACP dizer que o aumento da sinistralidade foi por causa da extinção da BT.
Cambada de ignorantes, era a ausencia de luzes diurnas.
Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Pjr-laug
Cumprimentos,

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna 975527
Patrulhas
Patrulhas
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1253
Meu alistamento : Curso de 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por PGP Seg 07 Fev 2011, 18:47

Os acidentes são um conjunto de factores e acada acidente é um acidente. Agora na minha opinião tudo o que faça os automoveis mais visiveis aos outros condutores e sempre uma mais valia, ou seja mal não faz.
Agora essas luzes resolvem o problema da sinistralidade é claro que não, mas tb a GNR não resolve, melhores estradas não resolvem, melhores automoveis não resolve. Todos estes facores que disse antes nenhum resolve sozinho mas cada um deles pode fazer alguma diferença agora se trabalharem em conjunto apesar de tb não resolverem o problema podem marcar a diferença pela positiva.

Alias eu ate estou a pensar comprar uma luzes diurnas para contribuir com uma multinha para a crise.
PGP
PGP
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 50
Profissão : GP
Nº de Mensagens : 265
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Bruce Lee Seg 07 Fev 2011, 18:50

Penso que é uma medida positiva para o Trànsito mas muito mais há para fazer nomeadamente na mentalidade dos condutores.
Mas sem dúvida que é uma mais valia.
Bruce Lee
Bruce Lee
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 866
Mensagem : "A vida é um processo fluente e nalguns lugares do caminho coisas desagradáveis ocorrerão. Podem deixar cicatrizes, mas a vida continua a fluir. É como a água fluente, que ao estagnar-se, torna-se podre; não pare! Continue bravamente...porque cada experiência nos ensina uma lição."


Meu alistamento : 2003 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por xpt0 Seg 07 Fev 2011, 19:43

alias ja existem alguns modelos de 2010 que ja vem com essas luzes
mal ligam a ignição...
xpt0
xpt0
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 871
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Nero Seg 07 Fev 2011, 20:52

lá se abre um precedente para os tuning andarem carregados de luzes, e depois vem dizer que é para melhor visibilidade do veiculo... lol
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por IMagno Seg 07 Fev 2011, 21:32

Eu uso os médios durante o dia, para me verem bem!

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Yellowwi

Mas todas as medidas para evitarem os acidentes e atropelamentos, são uma mais valia.
IMagno
IMagno
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Feminino
Idade : 59
Profissão : informática
Nº de Mensagens : 390
Mensagem : "Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia."


Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Sadbutrue Ter 08 Fev 2011, 00:00

Buenas!

Só a título informativo, troquei de carro em Dezembro 2009 e na altura o veículo já vinha equipado com este sistema. Estou a falar de um VW golf, e na altura foi-me dito apenas que eram luzes diurnas , blá blá blá uma inovação VW, blá blá...

Bom, de facto acendem mal se dá à chave, ainda antes de se ligar o motor.

Adiante.

Sinceramente. acho aquilo apenas mais uma mariquice, não sinto que me vejam melhor ou pior, eles lá saberão!

Uma coisa é certa, a VW se inclui isso de série nos seus modelos é porque afinal veio a ser obrigatório (os gajos sabem muito), e o vendedor com uma grande conversa a explicar aquilo... Realmente, um gajo só vê "artistas" por todo lado... porra!
Sadbutrue
Sadbutrue
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 478
Mensagem : Carácter é aquilo que és quando ninguém está a ver.

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por msm Ter 08 Fev 2011, 00:41

Pessoalmente gosto e aprovo a medida. É que eu tenho uma especial dificuldade (visual) com os carros cinzentos e que assim tende a ficar resolvida.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por VaN_dRaCk Ter 08 Fev 2011, 09:39

assim como o colega msm, muita gente tem dificuldade visual com certas cores. Esta é uma boa medida, que já poderia ter sido implementada mais cedo..
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por AguiAzul Ter 08 Fev 2011, 10:25

Então mas estas luzes de circulação diurna não são aquelas celebres luzes de LED que alguns agentes de autoridade teimam em dizer que são azuis?

Querem ver que agora já vai haver matéria para multar quem não as tem instaladas e, para multar quem as tiver, porque se diz que dão luz azul!?
AguiAzul
AguiAzul
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 52
Profissão : Patrulheiro da GNR
Nº de Mensagens : 1361
Mensagem : =#= SE EU RESPONDESSE A TODAS AS "BESTAS" QUE ME RODEIAM, NÃO TERIA TEMPO PARA RESPONDER A TODOS, E PARA NÃO SER INJUSTO IGNORO-OS, ASSIM ELES DESISTEM!!! =#=
Meu alistamento : 5º alistamento da década de 90. A melhor década que Portugal e os Portugueses, viveram após o 25 de Abril...!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por ze_do_malho Ter 08 Fev 2011, 10:47

Então essas luzes não dão pra desligar? Como vão fazer os gajos da caça noturna para fugir à Guarda? mantenham as vossas pick-up velhas..... lol
ze_do_malho
ze_do_malho
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 86
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por redebaia Ter 08 Fev 2011, 12:27

Por vezes fico parvo com alguns comentários de pessoas que se são agente de autoridade.
Temos de ter ponderação sobre o que dizemos e como dizemso, para não cairmos em descredito na população.
As DRL já vem equipadas em alguns modelos de 2010, como os GOLF, Skoda Octavia, mercedes, Citroen, etc.
Em alguns modelos, são lampadas normais em outros são led.
As DRL apenas funcionam, quando nenhuma das luzes se encontra ligada, ou seja, mal se liguem os minimos, ou ou médios as DRL desligam.
Obviamente, os veículos que não estejam equipados com este dispostivo, por serem anteriores a 2011, não são obrigados a ter, por tal facto não podem ser autuados.
É um medida que pauta pela positiva, até porque este medida era já obrigatória em aguns países. tornando os veículos que circulas más visiveis.
redebaia
redebaia
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 155
Meu alistamento : 2001

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por SOLD_PARA Ter 08 Fev 2011, 17:06

já não era sem tempo há anos que isso andava na calha e até já tinha sido reprovado a pedido das associações motociclistas, de qualquer das maneiras eu ando sempre com os médios acessos
SOLD_PARA
SOLD_PARA
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR há quem me chame bombeiro só lhes tenho a dizer: .. com muito gosto!!
Nº de Mensagens : 440
Meu alistamento : maçarico

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Bruce Lee Ter 08 Fev 2011, 17:21

Boas
Penso que deviam ter iniciado estas medidas com a obrigatoriedade em todos os veiculos pesados de passageiros e de mercadorias.
Bruce Lee
Bruce Lee
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 866
Mensagem : "A vida é um processo fluente e nalguns lugares do caminho coisas desagradáveis ocorrerão. Podem deixar cicatrizes, mas a vida continua a fluir. É como a água fluente, que ao estagnar-se, torna-se podre; não pare! Continue bravamente...porque cada experiência nos ensina uma lição."


Meu alistamento : 2003 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Paulo B Ter 08 Fev 2011, 19:57

Não sei se vai diminuir o numero de acidentes, mas à primeira vista concordo com a medida.
Paulo B
Paulo B
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1403
Mensagem : .
Meu alistamento : 1995 (AIP)

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Guilherme Ter 08 Fev 2011, 21:08

vamos ver no que da....dito
Guilherme
Guilherme
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da Gnr
Nº de Mensagens : 210
Meu alistamento : o azarado curso de 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por AguiAzul Ter 08 Fev 2011, 22:16

Ja agora e para complementar esta ideia das interessantíssimas DRL, espero que tenham pensado nisso de forma consciente, ou seja, instalação para a frente (Luz branca) e na retaguarda (Luz vermelha) dos veiculos.
AguiAzul
AguiAzul
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 52
Profissão : Patrulheiro da GNR
Nº de Mensagens : 1361
Mensagem : =#= SE EU RESPONDESSE A TODAS AS "BESTAS" QUE ME RODEIAM, NÃO TERIA TEMPO PARA RESPONDER A TODOS, E PARA NÃO SER INJUSTO IGNORO-OS, ASSIM ELES DESISTEM!!! =#=
Meu alistamento : 5º alistamento da década de 90. A melhor década que Portugal e os Portugueses, viveram após o 25 de Abril...!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Diesel Ter 08 Fev 2011, 22:26

Realmente tem de ser um sistema que se liga automáticamente mal se ignite o motor, pois para alguns o que já é normal não fazerem de noite (ligar as luzes de estrada) de dia então era um milagre ...
Diesel
Diesel
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 95
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Oli Ter 08 Fev 2011, 23:18

Eu acho que é uma boa medida e sópeca por ser tardia.
Oli
Oli
Cabo
Cabo

Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 154
Mensagem : Quanda se ganha a vida honestamente a coragem nunca falha.
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por filipemx Ter 08 Fev 2011, 23:46

bastava fazer como em alguns paises nordicos....obrigatório médios em condução diurna.
Se me lembro ha uns anos o ACP ja tinha feito um estudo e uma recomendação para os automobilistas circularem de dia mesmo com boas condições com os médios ligados.
só peca por tardia esta visão "governamental"
filipemx
filipemx
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 605
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por JDC_90 Qui 24 Out 2013, 09:47

Nos dias de sol penso que é indiferente ter ou não pois existe uma boa visibilidade, mas agora nos dias de chuva durante o dia em que existe muita nublosidade, aí sim concordo que seja obrigatório.
JDC_90
JDC_90
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 33
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 89

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Raí Qui 24 Out 2013, 11:43

A mim parece-me que o novo Código da Estrada já tem uma falha, porque já o li assim um pouco por alto e segundo me parece, não fala nada sobre Luzes Diurnas, e as viaturas novas já todas trazem este tipo de luzes, corrijam-me se estiver enganado.
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Sierra Delta Qui 24 Out 2013, 13:53

Pelo que percebi a referidas luzes diurnas são obrigatórias conforme Di­
rectiva 76/756/CEE.
Logo, todos aqueles que não cumprirem são sancionados pela falta de luzes de presença, equivalentes às luzes diurnas.
Sierra Delta
Sierra Delta
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 62
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 811
Meu alistamento : Alistamento 2007 CFFF - Eterno estágio.

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por PedroSantos Qui 24 Out 2013, 23:24

O Código da Estrada nunca vem completamente actualizado... nao entendo... mas falta sempre alguma coisa...
PedroSantos
PedroSantos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Miltar GNR - Guarda
Nº de Mensagens : 827
Mensagem : Carpe diem... Wink
Meu alistamento : GIA 2001 - Turma A

Ir para o topo Ir para baixo

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna Empty Re: Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes