Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por dragao Qui 23 maio 2013, 11:06

O "uso excessivo da força" por parte da polícia contra manifestantes e ciganos em Portugal é assinalado no relatório da Amnistia Internacional divulgado esta quarta-feira, que adianta que a violência doméstica continua a constituir uma "preocupação séria".



foto Álvaro Isidoro / Global Imagens
Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Ng2565012
O relatório anual da organização de defesa dos direitos humanos, com dados de 2012, enumera alguns casos, entre os quais o da manifestação realizada em Lisboa a 22 de março, dia de greve geral, e promovida pela Plataforma 15 de Outubro.
A polícia terá usado "força excessiva contra manifestantes pacíficos", refere a AI, adiantando que "dois jornalistas receberam tratamento médico depois de alegadamente terem sido espancados pela polícia".
Os fotojornalistas José Goulão, da agência Lusa, e Patrícia Melo Moreira, da AFP, faziam a cobertura da carga policial sobre os manifestantes no Chiado quando foram agredidos.
A Amnistia assinala também uma carga policial sobre manifestantes a 14 de novembro, junto à Assembleia da República, adiantando que os media deram conta de 48 feridos.
Indica ainda que alguns dos detidos (foram detidas nove pessoas e identificadas 21) não foram informados das razões da detenção e não tiveram acesso a um advogado em tempo oportuno.
FONTE-JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por PedroSantos Qui 23 maio 2013, 11:22

O relatorio em causa da AI, revela que todos são santos, os policias não sabem como proceder e quando procedem fazem-no de foma abusiva... como é bom fazer uma relatorio sentado num gabinete sem ter noção da realidade do mundo... pura demagogia politica e mediatica para dar mais razao ainda aos criminosos...
PedroSantos
PedroSantos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : Miltar GNR - Guarda
Nº de Mensagens : 827
Mensagem : Carpe diem... Wink
Meu alistamento : GIA 2001 - Turma A

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por joao miguel silva Qui 23 maio 2013, 11:34

A carraça é um ser que se aproveita do "sangue" alheio. grudam, nada produzem, mas tudo chupam e tudo querem e tudo destroiem.
qualquer semelhança entre uma carraça e estes pseudo grupos defendores, é um insulto á carraça.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por Ark Qui 23 maio 2013, 12:05

so me posso rir
Ark
Ark
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1267

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por adpedrol Qui 23 maio 2013, 18:13

tambem concordo que houve excesso... nao tinham nada que impedir os manif. de no covil e partir aquilo tudo, assim davam mais valor as policias ... assim ...
adpedrol
adpedrol
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 59
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 75
Meu alistamento : 1º de 1989

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por adpedrol Qui 23 maio 2013, 18:15

adpedrol escreveu:tambem concordo que houve excesso... nao tinham nada que impedir os manif. de entrar no covil e partir aquilo tudo, assim davam mais valor as policias ... assim ...
adpedrol
adpedrol
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 59
Profissão : Guarda
Nº de Mensagens : 75
Meu alistamento : 1º de 1989

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por JosePinto Qui 23 maio 2013, 19:54

Estou a favor que para a próxima manifestação virem as costas e deixem os manifestantes entrarem, somos presos por ter cão e por não ter, pois eu prefiro ter um processo com razões para isso do que um sem razão nenhuma, portanto virem as costas e deixem-nos passar já que se não o fizerem os direitos dos animais tentam processar-nos na mesma...
JosePinto
JosePinto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 442
Meu alistamento : 2001 GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por Croco Qui 23 maio 2013, 21:29

A Associação Nacional de Guardas (ANAG-GNR) refutou hoje as acusações da Amnistia Internacional de "uso excessivo da força" numa operação da GNR em Cabanelas (Vila Verde), a 24 de setembro do ano passado.

No relatório anual da Amnistia Internacional, a ANAG-GNR "lamenta" que a organização "não tenha tido em conta todos os factos inerentes à operação da GNR realizada no acampamento de indivíduos de etnia cigana".

Em comunicado, a ANAG-GNR sustenta que a Amnistia Internacional "terá apenas validado a queixa do movimento SOS Racismo, que, na altura, acusou também os militares da GNR" de exercerem "extrema violência".

O relatório da organização internacional refere que, “pelo menos, nove pessoas de etnia cigana, incluindo crianças, foram espancadas e vítimas de abusos verbais e de agressão física por cerca de 30 agentes da polícia”, mas a ANAG-GNR justifica que "o uso da força durante a rusga foi justificado pela "forte e agressiva resistência dos suspeitos à detenção".

"A ANAG reserva às alegadas vítimas o direito de apresentar, pelas vias legais, as queixas que entender, mas relembra que, no caso em concreto, o alegado 'uso excessivo de violência' envolveu seis detidos suspeitos da prática de dezenas de violentos assaltos e roubos nos distritos de Braga e Viana do Castelo", salienta-se no comunicado.

A associação representativa dos militares da GNR sublinha ainda que, na operação, "foram apreendidas duas armas de fogo, uma das quais considerada arma de guerra, bastões, facas e catanas", além de "diverso material roubado".

"A GNR e as outras forças de polícia trabalham todos os dias no combate ao crime para que todos os cidadãos, seja qual for a sua etnia, raça ou religião, vivam em segurança", acrescenta-se no documento.

Revelando "toda a consideração pelo trabalho que a Amnistia Internacional desenvolve no mundo contra os atentados aos direitos humanos", a ANAG acentua, no entanto, que "lamenta que nos seus relatórios não sejam mencionados os atos violentos praticados contra as forças de segurança e militares portugueses que apenas cumprem as suas missões".
Diário Digital com Lusa
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=635234
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por joao miguel silva Qui 23 maio 2013, 21:55

Muito bem ANAG, muito bem.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por Greendevil Qui 23 maio 2013, 22:45

Mais do mesmo neste triste país... Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes 99078
Greendevil
Greendevil
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 44
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 94
Meu alistamento : 2002


Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por sauuude Sex 24 maio 2013, 18:34

o que diriam eles dum premio nobel da paz que disse que a guerra que trava o seu pais contra uma organização é 'legal' e que 'ou somos nos ou eles' que 'eles é que nos atacaram' e 'ou acabamos com eles ou eles conosco' e que não ha leis nacionais ou internacionais que impeçam este premio nobel, de perseguir os seus inimigos e elimina-los com todos os meios possiveis, onde quer que se encontrem no globo, etc

a AI não defende as minorias e as organizaçoes contra os abusos dos poderes publicos?

isto daria ca um relatorio em Portugal... Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes 270803
sauuude
sauuude
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 231
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes Empty Re: Polícia portuguesa acusada de "uso excessivo da força" contra manifestantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes