Carga policial sem aviso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Carga policial sem aviso

Mensagem por Raí Sáb 26 Out 2013, 14:48

Carga policial sem aviso Ng1413786_435x290

Tribunal não deu como provada a ordem de dispersão antes da carga policial em São Bento, há um ano. Três dos nove manifestantes detidos – e já julgados – foram absolvidos do crime de desobediência.
Quase um ano após os tumultos em frente ao Parlamento, que terminaram com uma violenta carga policial, o tribunal não deu como provado que a PSP tenha emitido uma ordem de dispersão “clara e perceptível”, aos manifestantes concentrados em São Bento, no dia 14 de Novembro de 2012 – nove dos quais detidos por apedrejar a Polícia.

Três dos quatro arguidos que já foram julgados – um deles sindicalista da CGTP – foram por isso absolvidos do crime de desobediência a ordem de dispersão de reunião pública, tendo sido condenados a penas suspensas, por apedrejarem o Corpo de Intervenção (resistência e coacção sobre funcionário). Um dos quatro foi absolvido de ambos os crimes.

Ontem começam a ser julgados os restantes cinco manifestantes também detidos no rescaldo dos distúrbios – entre eles um italiano de 23 anos que trabalha em Portugal desde Julho do ano passado. Cada um está acusado de resistência e coacção e de desobediência à alegada ordem de dispersão.

Naquela tarde, segundo os despachos de acusação, ao fim de cerca de duas horas de apedrejamentos, o comandante que conduzia a operação no local pegou no megafone, dirigindo-se à multidão, dizendo: “Atenção senhores manifestantes, o vosso comportamento constitui a prática de um crime de desobediência previsto na lei e deve cessar de imediato. Quem mantiver esse comportamento, será impedido pela força e detido”.

Depoimentos contraditórios

Mas a juíza do Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa que assinou as primeiras quatro sentenças, de Junho e Julho, não deu como certo o que foi sustentado nas acusações deduzidas pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa. E considerou que não foi proferida “nenhuma” ordem de dispersão, nem tão-pouco que tenha sido dada “de forma clara e perceptível”.

Segundo os processos, consultados pelo SOL, apenas “foi proferida, através de megafone, uma mensagem de teor não concretamente apurado”.

Nem sequer se provou que os arguidos tenham ouvido e compreendido a ordem. Isto devido, sobretudo, ao “barulho” que se fazia sentir. E mesmo os agentes da PSP prestaram depoimentos contraditórios: uns foram peremptórios, dizendo que foram feitos três avisos antes da carga, mas outros não souberam reproduzir o conteúdo exacto do que foi transmitido pelo megafone. Um polícia alegou mesmo que, por estar ocupado a defender-se das pedras e por causa do ruído, mal conseguiu ouvir o que foi dito. “A prova mostrou-se inconsistente para que este crime pudesse ser dado como provado”, concluiu a juíza Conceição Moreno.

Obrigados a seguir plano de reinserção social

Joaquim Paz, o mais velho dos quatro arguidos já julgados, foi condenado, a 11 de Julho, a uma pena suspensa de dois anos e seis meses de prisão por resistência e coacção sobre funcionário. Naquela tarde, o sindicalista da CGTP, de 65 anos, lançou quatro pedras aos agentes do Corpo de Intervenção que formavam um cordão, destacando-se por fazer “pontaria”, pois lançava as pedras “de baixo para cima”, e para o alto.

Em tribunal, Joaquim admitiu que, depois do desfile da CGTP, tirou e escondeu o colete da central sindical e juntou-se à fileira dos manifestantes mais violentos – ele que estava incumbido pelo sindicato de afastar os anarquistas que tentassem infiltrar-se na manifestação. À juíza, disse que atirou as pedras “de mansinho” contra os escudos, não contra os agentes, alegando não ter consciência do que fez – sendo certo que o facto de ganhar pouco (150 euros de pensão de invalidez) contribuiu para a sua atitude.

O polícia que o deteve contou que Joaquim confessou ter decidido “juntar-se à paródia” quando as primeiras pedras foram arremessadas. E fê-lo de forma “ardilosa”, atingindo os agentes por trás dos escudos. Com cadastro por ofensas graves e injúrias, o sindicalista vai ter de seguir um plano de reinserção que vier a ser delineado pela Reinserção Social.

O mesmo irá acontecer a David Mendes, de 33 anos, que foi condenado em Julho a uma pena suspensa de um ano e três meses de prisão por agredir agentes, tendo sido absolvido de desobediência a ordem de dispersão. O tribunal deu como provado que David – com o 7.º ano e desempregado há ano e meio, sendo sustentado pela mãe – foi dos manifestantes mais provocadores e violentos, apesar de não ter antecedentes criminais. Arrancou e lançou aos agentes várias pedras e até um pino de ferro, tendo pontapeado e conseguido arrancar um escudo de protecção a um polícia, levando-o para o meio da multidão e devolvendo-o mais tarde graffitado com a palavra ‘Povo’. Durante todo o tempo, teve o rosto tapado com um lenço.

Leandro Silva era o único que não estava acusado de desobedecer à ordem de dispersão porque não integrou a manifestação desde o início. Foi condenado a três anos de prisão (pena suspensa), por resistência e coacção. Aos 29 anos, tem apenas o 6.º ano, está desempregado há dois e vive do rendimento social de reinserção (320 euros). O arguido, que já tem cadastro por roubo, furto e ofensas graves, arremessou uma garrafa de vidro contra polícias na rua de São Bento, já depois da carga policial, à medida que a multidão recuava. Veio a ser detido mais tarde, no Cais do Sodré, por agentes à civil que o reconheceram, apesar de usar um capuz preto.

Fonte_Sol
Raí
Raí
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 51
Profissão : Militar da G.N.R
Nº de Mensagens : 1599
Mensagem : Antes de me criticares tenta superar-me
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por coitadinho Sáb 26 Out 2013, 22:22

E assim anda a justiça portuguesa, parece que só anda atras dos erros das policias, e quando não os descobre arranja  maneira de invalidar o serviço efetuado por nós.
coitadinho
coitadinho
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 54
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 542

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por bardock Sáb 26 Out 2013, 22:55

tem de se montar uma colunas bem potentes nos locais das manifestações
bardock
bardock
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 1152
Mensagem : "Morte ou Glória"

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por Gil Vicente Sáb 26 Out 2013, 22:57

O melhor mesmo e para o julgador não ter dúvidas, nas próximas manifs quando a segurança dos agentes e a ordem pública for posta em causa, deve o comandante que conduz a operação no local em vez de pagar no megafone que ninguém ouve, tão pouco quer saber o que diz, deve proceder como medida cautelar à apreensão da aparelhagem sonora que serviu aos oradores. Através dela servindo-se de uma gravação pré-concebida e que não deixe no futuro suspeitas quanto à ordem dada, deve dirigir-se à populaça, dizendo: “Atenção senhores manifestantes, o vosso comportamento constitui a prática de um crime de desobediência previsto na lei e deve cessar de imediato. Quem mantiver esse comportamento, será impedido pela força e detido”.
Deste modo, apresentada a prova em Tribunal, não restavam dúvidas da veracidade das ordens dadas.
Gil Vicente
Gil Vicente
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 64
Profissão : Duarda da Guarda
Nº de Mensagens : 1946
Mensagem : Gozar na Reserva aquilo que não me era permitido gozar no Activo. Já agora também poder livremente privar com os Netos, coisa que muitas vezes me foi sonegado para acompanhamento dos Filhos.
Finalmente a Reserva, mas até agora nos retiram DIREITOS.
Meu alistamento : 13MAI85 2ºT/GF
Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por moralez Dom 27 Out 2013, 08:05

Até me espumo...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7050
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por Filipe.T Dom 27 Out 2013, 11:19

atras dos erros dos opc´s para anularem as nossas decisoes
Filipe.T
Filipe.T
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 33
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : Wink Wink

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por NIC Dom 27 Out 2013, 21:28

Filipe.T escreveu:atras dos erros dos opc´s para anularem as nossas decisoes
Mas será que houve algum erro????
NIC
NIC
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 821
Meu alistamento : 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por Filipe.T Dom 27 Out 2013, 22:03

NIC escreveu:
Filipe.T escreveu:atras dos erros dos opc´s para anularem as nossas decisoes
Mas será que houve algum erro????
nao estou a falar nesta caso em especifico
Filipe.T
Filipe.T
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 33
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : Wink Wink

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por clokess Seg 28 Out 2013, 11:25

Acredito que os manifestantes possam não ter ouvido o aviso por parte da PSP, agora, duvido muito que eles não o tenham feito, até porque estou convicto que apareceram imagens na televisão, com tal alocação por parte dos camaradas da PSP.
É triste, é começar a ser pretexto para não serem condenados, mais uma vez os maus vencem.
E nós continuamos a perder batalhas a trás de batalhas. 
Da próxima deviam deixa-los entrar na assembleia e ...  Parte tudo
clokess
clokess
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : Patrulheiro
Nº de Mensagens : 629
Meu alistamento : 1º de 96

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por tintin 2000 Seg 28 Out 2013, 11:55

é sempre assim, agora os cidadãos não ouviram aos ordens..... ou as mesmas não foram emanadas com a devida clareza e rotulância....
deviam era levar com umas pedras em cima para ver se depois piavam como cães....
tintin 2000
tintin 2000
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 47
Profissão : MILITAR - GNR
Nº de Mensagens : 113
Mensagem : Servir a população, para que esta nos respeitem, com zelo e proficionalismo.
Meu alistamento : Alistamento do ano de 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por halatuga Seg 28 Out 2013, 16:01

Tem toda a razão deveriam ter sido todos notificados por escrito, lido e explicado todo o conteúdo do crime que estavam a cometer, só depois das notificações devidamente assinadas é que se dava inicio à carga policial!!!!!!!!!!!! 
Que País é este!
halatuga
halatuga
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 46
Profissão : Ag. PSP
Nº de Mensagens : 98
Mensagem : A todos os camaradas e colegas de profissão vamos lutar pelos nossos direitos
Meu alistamento : Entrada na Escola Pratica em Torres Novas em 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por moralez Seg 28 Out 2013, 21:35

Isto abriu um precedente muito mau...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7050
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por Filipe.T Ter 29 Out 2013, 13:52

agora em todos as cargas policiais vao haver problemas
Filipe.T
Filipe.T
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 33
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : Wink Wink

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por Escorpião Ter 29 Out 2013, 18:58

Começa a ser grave
Escorpião
Escorpião
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 243
Mensagem : Por vezes sabemos e não sabemos que sabemos

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por Filipe.T Ter 29 Out 2013, 21:22

Escorpião escreveu:Começa a ser grave
Concordo. mt grave
Filipe.T
Filipe.T
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 33
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : Wink Wink

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por JDC_90 Qua 30 Out 2013, 12:28

Qualquer dia uma pessoa vai ao futebol com mulher e filhos, levamos porrada e temos de calar, porque as autoridades não podem atuar. Somos mesmo um pais dos coitadinhos por parte de quem nos governa.
JDC_90
JDC_90
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 33
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 89

Ir para o topo Ir para baixo

Carga policial sem aviso Empty Re: Carga policial sem aviso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes