Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo Empty Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Mensagem por dragao Ter 07 Jan 2014, 00:39

Deixo à consideração do Fórum uma situação que pode ocorrer durante o registo de uma ocorrência.

Durante o exercício de funções, os agentes de autoridade, foram solicitados à EN. 109, afim de registar um acidente de viação(colisão) entre dois veículos ligeiro de passageiros, (apenas danos materiais).

À chegada da patrulha ao local, intitulou-se como condutor do veículo de matricula 12-ss-dd, o Sr. José. Entretanto, passados alguns minutos, o sr. Joaquim que também se encontrava no local, intitulou-se condutor do mesmo veículo.

Questão 1: O que fazer em termos de identificação e teste de álcool?

Questão 2: No caso de haver TAS superior a 1.2g/l, o que fazer?

 desorientado  HeeHeeHee


Última edição por dragao em Qua 15 Jan 2014, 21:13, editado 1 vez(es)
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo Empty Re: Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Mensagem por Edr See Ter 07 Jan 2014, 11:02

A mim já me aconteceu chegar ao local e ter um que se assumia como condutor do veiculo e o condutor do outro veiculo dizer que não era aquele, mas sim outro! Como eu não vi o acidente, identifiquei os 2, fiz o teste aos 2, um deu alcool, mas não ultrapassou os 0,5g/l, descrevi tudo e até hoje ainda ninguém em disse nada, já lá vão quase 3 anos!
Mas se um dos "condutores" tivesse dado taxa crime, auto de noticia para tribunal, apenas não o detia! A nossa função é relatar os acontecimentos, não decidir sobre a verdade...
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo Empty Re: Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Mensagem por PKX Ter 07 Jan 2014, 11:22

Já me aconteceu esta situação.
Procedimentos tomados foi identificar ambos em todos os aspectos como condutores.
Após fazer o teste a um deles deu taxa crime.
A nivel de expediente elaborei a participação de acidente e fiz Auto de denúncia para tribunal.
Resultado final:
O que acusou alcool era efectivamebnto condutor e gramou com a "pastilha" em tribunal por condução sob influência, o outro gramou a "pastilha" por favorecimento pessoal.
Caso não houvesse taxa crime de álcool eu faria na mesma auto de Denúncia pra tribunal.
Julgo ser este o procedimento a adoptar.
PKX
PKX
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 886
Mensagem : Podes fugir, mas não te podes esconder...
Meu alistamento : AIP 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo Empty Re: Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Mensagem por rafaelcardoso Ter 07 Jan 2014, 14:04

Penso que identificar ambos os condutores está correto, e Auto de Notícia para tribunal, mas penso que se deveria apreender o veículo como medida cautelar (CPP), afim de ser efetuado inspeção judiciária, podendo ser importante para apurar o verdadeiro condutor...
rafaelcardoso
rafaelcardoso
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 35
Profissão : Guarda Nacional Repúblicana
Nº de Mensagens : 947
Mensagem : "QVE OS MVITOS POR SER POVCOS NAM TEMAMOS"
Meu alistamento : 02-12-2010

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo Empty Re: Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Mensagem por jack74 Ter 07 Jan 2014, 18:28

Penso que apreender o automóvel como medida cautelar, não iria resolver nada.
Os procedimentos que os camaradas mencionaram é o mais correto. Cabe ao tribunal decidir
jack74
jack74
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 49
Profissão : militar da GNR
Nº de Mensagens : 143
Meu alistamento : 1999/2000

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo Empty Re: Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Mensagem por Hugo Ter 07 Jan 2014, 18:48

No Posto onde estou aconteceu um acidente destes com um morto.
Foram os dois indivíduos que se deram como condutores sujeitos a análises ao sangue, e o veículo inspeccionado pelo NAT.
Veio-se a apurar que ambos estavam com taxa crime, com estupefacientes no sangue. Quanto aos vestígios biológicos e lofoscópicos certamente a inspecção do NAT ajudou.
Hugo
Hugo
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 409
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo Empty Re: Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Mensagem por dragao Sáb 11 Jan 2014, 14:13

Agradecido pela vossa colaboração  militar 

Sem dúvida alguma, parece-me que todos tomariam as medidas mais adequadas que seria então:
- Em auto, dar-se conhecimento de toda a ocorrência, procedendo-se à identificação e ouvir em declarações ambos os que reivindicam ser condutores;
- Submeter ambos ao teste de alcoolemia;
- Se possível identificar testemunhas dos factos e incidentes;
- Daquele que acusar uma TAS superiormente ao estabelecido (1.23 g/l), elaborar auto de noticia.
- Posteriormente em sede de inquérito que se apure as responsabilidades de cada um.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo Empty Re: Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Mensagem por PKX Sáb 11 Jan 2014, 22:12

Aliado á resposta que já tinha dado, existe inclusive numa das Actas do Tribunal da área do PT que se devia proceder assim,ou seja perante dois condutores proceder de igual forma para os dois como se do condutor se tratasse
PKX
PKX
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 886
Mensagem : Podes fugir, mas não te podes esconder...
Meu alistamento : AIP 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo Empty Re: Questão - Registo acidente de viação em que se intitulam dois condutores do mesmo veículo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes