Direitos e deveres de ciclistas e automobilistas ainda desconhecidos por muitos

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Mensagem por Croco Sex 11 Jul 2014, 16:57

Direitos e deveres de ciclistas e automobilistas ainda desconhecidos por muitos
A nova versão do código da estrada em vigor desde Janeiro estabelece regras para condutores de velocípedes mas também para condutores de veículos automobilizados. Uma das principais alterações estabelece uma distância de segurança de um metro e meio nas ultrapassagens aos ciclistas. Quem conduz os veículos de duas rodas diz que nem toda a gente parece saber desta regra.
VÍDEO http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-07-05-direitos-e-deveres-de-ciclistas-e-automobilistas-ainda-desconhecidos-por-muitos
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Mensagem por vmgonçalves Sex 11 Jul 2014, 18:57

Assim como parece que muitos ciclistas também não sabem dos deveres que se lhes impõe e só lhes interessa os direitos.
Nunca apanhei tantos sustos com ciclistas como desde que saiu a nova legislação.
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Mensagem por Hugo Sex 11 Jul 2014, 19:43

No Posto onde estou este ano há um aumento significativo de acidentes com velocípedes.
Parece-me que as alterações legislativas poderão ter influência na forma como os condutores destes veículos circulam.

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Mensagem por Brave Sir Robin Sex 11 Jul 2014, 20:10

Hugo escreveu:Parece-me que as alterações legislativas poderão ter influência na forma como os condutores destes veículos circulam.

Partilho da mesma opinião. Contudo muitos deles consideram que esta alteração legislativa apenas veio consagrar direitos aos ciclistas. Muitos deles esquecem que, presentemente, a circulação de velocípedes na via pública obriga a determinados deveres, tal como como o cumprimento do Artigo 93.º do C.E. onde refere que, nos termos do Artigo 61.º, é obrigatório o uso de dispositivos de iluminação, os velocípedes só podem circular na via pública utilizando os dispositivos fixados em regulamento.
Ou seja, é obrigatória a utilização dos tais dispositivos «desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó». Questiono quantos ciclistas já diligenciaram pela colocação dos dispositivos de iluminação nas suas bicicletas...

Já para não falar das acrobacias com a bicicleta na estrada... o circular lado-a-lado com outro ciclista... e a mais grave de todas, que é a circulação nos passeios com a bicicleta...

Face a exta nova versão do código da estrada, julgo que ainda não é possível exercer uma fiscalização com rigor, considerando a tolerância que os ciclistas têm usufruído nos últimos vinte anos...
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Mensagem por moralez Sex 11 Jul 2014, 21:56

Notícia falsa...
Os direitos sabem bem. Os deverem nunca...
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Mensagem por Croco Seg 28 Jul 2014, 12:41

Direitos e deveres dos ciclistas causam discórdia entre entidades do setor

Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
8:35 Segunda feira, 28 de Julho de 2014
Lisboa, 28 jul (Lusa) - As regras do novo Código da Estrada para as bicicletas estão a causar discórdia nas entidades do setor quanto aos direitos e deveres dos ciclistas, levantando antigas questões como a necessidade de matrícula e de seguro.
Numa altura em que cada vez mais portugueses adotam a bicicleta para as suas deslocações, tornam-se mais frequentes as questões sobre a fiscalização destes veículos.
Contactado pela Lusa, o responsável da Unidade Nacional de Trânsito da GNR Gabriel Barão Mendes admitiu que, "para as entidades fiscalizadoras, seria benéfica a obrigatoriedade de os velocípedes terem uma matrícula", mas, sobretudo, que os ciclistas "tivessem formação [sobre as regras para circular na via pública] como uma licença de condução".

http://visao.sapo.pt/direitos-e-deveres-dos-ciclistas-causam-discordia-entre-entidades-do-setor=f791065
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Mensagem por COELHO.X Seg 28 Jul 2014, 13:02

Não é só puxar a brasa à "nossa" sardinha (Ciclistas) pois é vê-los na estrada a ocupar grande parte da mesma e por vezes sem necessidade e sem olhar aos inúmeros deveres (regras) que tem aquando circulam na mesma.
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Mensagem por bardock Seg 28 Jul 2014, 14:26

Associações de ciclistas querem seguradoras dos carros a pagar acidentes

O carro é "uma arma potencial", frisou Mário Alves, acrescentando que "quem tem uma carta de condução, tem de ter responsabilidades para com aqueles que não têm"

As associações de ciclistas defendem que os estragos causados por um acidente entre um veículo a motor e uma bicicleta devem ser pagos pela seguradora do motorizado, mesmo que a culpa seja do ciclista e o seguro seja agravado.
A posição é explicada por Mário Alves, representante da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mubi) com o facto de ser essa a legislação adotada noutros países da União Europeia.
Segundo referiu à Lusa, existe uma diretiva europeia denominada como "responsabilidade objetiva" que já é aplicada noutros países europeus e que determina que, "em caso de colisões, independentemente de quem é culpado, deverá haver uma cobertura dos danos por parte das seguradoras automóveis", mesmo que posteriormente seja agravado o valor pago à seguradora.
Para Mário Alves, é natural que o seguro do automóvel seja agravado, mesmo quando a culpa é do ciclista, já que o carro "é bastante pesado e custoso para a sociedade”.
“Mais um pequeno agravamento não parece que seja muito grave", afirmou.
O carro é "uma arma potencial", frisou Mário Alves, acrescentando que "quem tem uma carta de condução, tem de ter responsabilidades para com aqueles que não têm".
Para o presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (Fpcub) o pagamento pelo seguro automóvel dos danos de um acidente causado por uma bicicleta tem ainda uma outra explicação.
José Caetano acredita que se fosse obrigatório seguro para os ciclistas "também teria de ser obrigatório para os peões, já que [estes também] atravessam a via pública e usam passeios".
De acordo com o responsável da Fpcub, os problemas de sinistralidade devem ser "responsabilidade dos veículos motorizados, sejam eles motos, automóveis ou veículos pesados" até porque "a utilização de bicicleta é boa para a saúde, ambiente e economia".
A visão de quem representa o setor automóvel é, no entanto, diferente.
Para o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, o novo Código da Estrada "tem de ser revisto", tendo em conta que os ciclistas "não estão habituados a conviver em ambiente rodoviário" e ganharam direitos.
“Se têm mais direitos têm também de ter mais obrigações", considerou.

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/associacoes-ciclistas-querem-seguradoras-dos-carros-pagar-acidentes/pag/-1[/size]
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Mensagem por dragao Seg 28 Jul 2014, 14:56

Tópico com referencia aos ciclistas: http://forumgnr.virtuaboard.com/t35174-acidentes-com-bicicletas-aumentaram-desde-janeiro?highlight=acidentes
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Mensagem por Edr See Seg 28 Jul 2014, 17:14

bardock escreveu:José Caetano acredita que se fosse obrigatório seguro para os ciclistas "também teria de ser obrigatório para os peões, já que [estes também] atravessam a via pública e usam passeios".
Outro que também só leu os direitos e fez vista grossa aos deveres!
Os ciclistas só podem andar nos passeios se tiverem menos de 10 anos... os restantes tem que andar na via publica e não atravessam a via nas passadeiras como os peões!
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Mensagem por Serralha Seg 28 Jul 2014, 18:14

Quem inventou estas alterações deve pensar que o nosso país é uma Suiça ou uma Holanda, que as condições para os velocípedes são mais que muitas mas com infraestruturas para circularem com segurança e sem incomodarem os restantes utilizadores da via pública.
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Mensagem por vmgonçalves Ter 29 Jul 2014, 10:11

Por acaso é uma visão gira (para não dizer outra palavra qualquer).
Situação: vou eu descansado numa rua qualquer com semáforos. Acabo de ultrapassar uma bicicleta e tenho que parar muito mais á frente no vermelho. O condutor da bicicleta pensa que é o Fitipaldi (utilizando uma expressão duma publicidade antiga acerca dos perigos da condução sobre o efeito de álcool) e não consegue parar e entra-me pelo vidro traseiro da minha viatura.
Resultado: o meu seguro não me paga os estragos da minha viatura, o meu seguro paga os cuidados do ciclista (e bem) e como a culpa não é minha, o meu seguro ainda é agravado.
Como disse é uma visão gira.
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Mensagem por иuησ Ter 29 Jul 2014, 20:23

Este assunto vai dar que falar... Não tarda sairá algo que obrigue os ciclistas a ter seguro obrigatório, luzes, reflectores, capacete e matricula. Além disso, uma mini formação para obterem uma licença... Querem apostar?
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Mensagem por Serralha Ter 29 Jul 2014, 20:46

Acho que deve ser o próximo passo. Se querem direitos também tem de haver deveres! E mais dinheiros a circular (Estado, seguradoras...)!!
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Mensagem por moralez Ter 29 Jul 2014, 21:18

иuησ escreveu:Este assunto vai dar que falar... Não tarda sairá algo que obrigue os ciclistas a ter seguro obrigatório, luzes, reflectores, capacete e matricula. Além disso, uma mini formação para obterem uma licença... Querem apostar?
O que quer que criem como "obrigação" para os ciclistas, não irá funcionar, pois a maioria nunca iria cumprir...
Como automobilista, sempre tive uma certa "aversão" à maioria dos ciclistas em Portugal... Vermelhos, Stops, Sentidos Proibidos, Passadeiras, etc, etc...
As legislações que criaram/alteraram são boas para promover o ciclismo, mas os ciclistas Portugueses ainda não têm a mentalidade necessária para merecerem isso...
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